Planetas Retrógrados em 2022

Spoiler: 2022 terá 4 períodos de Mercúrio retrógrado!
Planetas Retrógrados em 2022
Por Astrolink em Trânsitos e Previsões
Publicado em: 20/12/2021 às 14h30

Para começar o ano atento a todas as possibilidades, veja como vai ser a participação dos planetas em retrogradação na movimentação astrológica e as previsões para 2022.

Spoiler: serão 4 períodos de Mercúrio retrógrado!

Os Planetas Retrógrados em 2022

O movimento de retrogradação acontece no momento em que o planeta se encontra mais perto da Terra, dando a ilusão de que ele está se movendo para trás a partir do nosso ponto de vista. Apesar do estigma de que um planeta retrógrado pode não significar bons presságios, a sua energia atua de forma mais intensa na vida de cada um. Isso pode ajudar no surgimento de excelentes oportunidades.

Dessa forma, 2022 nos aguardará com diversas retrogradações importantes, nos fazendo iniciar o ano já no meio das de Urano e Vênus (o primeiro que está há quase cinco meses retrógrado e o segundo começa em 19 de dezembro de 2021). A partir de então, teremos uma virada de ano com uma importante revisão sobre a vida emocional e financeira.

Tabela 1

Mercúrio

Mercúrio Retrógrado

O planeta regente das comunicações, pensamentos e tráfego de informações ficará retrógrado em quatro momentos de 2022:

  • Entre 14 de janeiro e 4 de fevereiro: Mercúrio retrógrado entrará em Aquário
  • Entre 10 de maio e 3 de junho: Mercúrio retrógrado em Gêmeos
  • Entre 10 de setembro e 2 de outubro: Mercúrio retrógrado em Libra
  • Entre 29 de dezembro e 18 de janeiro de 2023: Mercúrio retrógrado em Capricórnio

O momento será ideal para focar nas relações pessoais e na maneira como interage com as suas ideias. Além disso, será ótimo explorar a criatividade e o aprendizado em novas áreas para definir o que é realmente importante para a sua vida.

A atenção também precisa ser dada a possíveis falhas de comunicação e à dificuldade de trabalhar com hierarquias. Pode ser que períodos de grande estresse se façam presentes, mas o momento será de aprendizado e renovação.

Coloque o pensamento em ordem e estabeleça uma meta a ser seguida com paixão;

Escreva as suas emoções, anote as boas ideias e converse com outras pessoas. Esse movimento ajudará a mente a enxergar boas alternativas para questões que estão te rondando;

Evite tomar decisões que podem afetar sua vida de forma significativa, aguarde um pouco e faça ajustes.

Vênus

Vênus Retrógrado

Vênus ficará retrógrado apenas uma vez, acontecendo de 19 de dezembro de 2021 a 29 de janeiro de 2022.

Nesse caso, o período de mudança de ano trará momentos importantes para refletir sobre os seus relacionamentos e a sua vida em pares. Suas finanças também entrarão em foco, uma vez que esse planeta estará retrógrado em Capricórnio, o que normalmente incentiva a assumir compromissos de longo prazo com objetivos que você quer conquistar.

Entretanto, pode também ser um momento de quebra de laços. Com essa retrogradação, Vênus poderá te incentivar a se aproximar da pessoa que você ama, a fim de sintonizar as suas expectativas, sonhos e sentimentos.

Sendo assim, este movimento de Vênus irá te auxiliar, a partir do diálogo franco e saudável, a definir onde vocês querem chegar como casal: podendo ser um grande potencial para vocês se aproximarem ou se tornar o gatilho para um final necessário.

Marte

Marte Retrógrado

Em 2022, Marte entrará em retrogradação por quase três meses a partir do fim de outubro, englobando também o próximo ano novo: mais especificamente de 30 de outubro de 2022 a 12 de janeiro de 2023.

Como este planeta representa as ações e atitudes, este é um momento propício para repensar como tem agido na vida, os caminhos que tem tomado e, principalmente, as decisões impulsivas que podem trazer consequências negativas. E, com Marte retrógrado no signo de Gêmeos, situações de confusão que deixam a mente em conflito podem ser geradas.

Pense bem antes de agir e vá com calma;

Exercite a paciência e a confiança;

Preste atenção na virada de 2022 para 2023, já que teremos duas retrogradações vigentes: Mercúrio e Marte. Aproveite esse momento com sabedoria para conseguir movimentar a sua vida de acordo com o que deseja.

Planetas Sociais e Geracionais

Os planetas sociais e geracionais costumam ficar de três a seis meses em retrogradação todo o ano, agindo na nossa vida pessoa de forma mais genérica, trazendo mais tendências para a sociedade em geral. Dessa forma, em meados do ano, principalmente entre junho e julho, poderá ocorrer movimentos coletivos importantes para o povo, gerando gatilhos para uma tomada de consciência e organização estrutural.

Tabela 2

Urano

Urano Retrógrado

Começaremos o ano com a retrogradação de Urano, que iniciou em 19 de agosto de 2021 e vai terminar em 18 de janeiro de 2022.

Estaremos no meio de um momento importante de transformação social e, nesse momento, devemos considerar uma atenção especial para as finanças e a maneira como as posses materiais são gerenciadas. Aproveite oportunidades para a renovação de como você ganha dinheiro, como lida com as posses materiais e como está a sua consciência. Como a sociedade está em transformação, é necessário que você transforme a sua forma de olhá-la.

Plutão

Plutão Retrógrado

Em abril, teremos o início da retrogradação de Plutão, começando no dia 29 e terminando em 8 de outubro.

Como Plutão está presente em Capricórnio desde 2008, e nele permanece até 2023, modificações na nossa vida política entram em ênfase, alterando a forma como nos relacionamos politicamente. Esse é um marco astrológico e histórico que irá marcar as próximas gerações.

Como o fim da sua estadia em Capricórnio se aproxima, sendo que entraremos no seu último ano no signo, poderemos presenciar novidades surpreendentes que levarão o nosso futuro a seguir um caminho diferenciado do que estamos vivendo atualmente. A atenção fica especialmente voltada para o período das eleições, incentivando que tomemos uma decisão assertiva de acordo com nossas verdadeiras ideologias.

Saturno e Netuno

Saturno e Netuno Retrógrados

Em junho, teremos o início da retrogradação de Saturno e Netuno, com o primeiro começando dia 4 de junho e terminando 23 de outubro e Netuno começando dia 28 de junho e chegando ao fim em 3 de dezembro.

Essas retrogradações indicarão um momento que precisamos nos organizar física e mentalmente de forma a continuar cumprindo com as nossas obrigações. Nesse caso, é importante compreender se existem limitações que estão te impedindo de seguir em frente e aprender a separar a sua energia pessoal da energia do ambiente que você se encontra. Essa atitude é capaz de te ajudar a se fortalecer e não se deixar levar por climas tensos e pesados.

É interessante que você invista no desenvolvimento da sua criatividade, que perceba a importância de estruturar a sua opinião e comece a agir de acordo com os seus princípios. Esse também é o momento de você se fortalecer espiritualmente e realizar atividades que valorizem o seu corpo espiritual, sem praticar julgamentos.

Júpiter e Urano

Júpiter e, mais uma vez, Urano Retrógrado

Em julho e agosto, teremos, por fim, as retrogradações de Júpiter e, novamente, Urano. Com o primeiro iniciando em 28 de julho e terminando em 23 de novembro e o segundo tendo início em 24 de agosto e chegando ao fim em 22 de janeiro de 2023.

Júpiter será retrógrado no signo de Áries, retornando a Peixes. Já Urano, estará no signo de Touro.

Com essa leitura, precisaremos trabalhar a paciência para saber lidar com os imprevistos da vida e tomar cuidado com as possibilidades de acidentes. Para o segundo semestre de 2022, os astros também sinalizam a atenção com decisões impulsivas. Mas a reflexão sobre o que realmente importa e a atitude de se colocar de forma humilde diante dos desafios da vida poderá oferecer a você um grande aprendizado. É tempo de refletir, mas também de crescer.

Confira todas as previsões para o ano no nosso Guia Astrológico 2022!

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Os Planetas RetrógradosOs Planetas Retrógrados
Retrogradação é a percepção de que a órbita de algum astro está alterada. Um astro retrógrado mostra as energias mais voltadas para dentro do indivíduo.
Mercúrio retrógrado na astrologiaMercúrio retrógrado na astrologia
Quando Mercúrio entra em retrogradação, seu trânsito pode influenciar algumas alterações em nossas vidas. Leia tudo o que você precisa saber sobre este período.
Marte retrógradoMarte retrógrado
Dentre os planetas pessoais, Marte é o que tem o maior período de retrogradação, iniciando este movimento a cada 26 meses e ficando cerca de 2 meses e meio em assim (diferente de Mercúrio que entra de duas a três vezes por ano, ou da Vênus que entra a cada 19 meses).


O céu no momento...

Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2022 | 10h28
Sol 01° 20' Aqu
Lua
Cheia
10° 49' Vir
ver ciclo lunar
Mercúrio 05° 51' Aqu R
Vênus 12° 22' Cap R
Marte 27° 45' Sag
Júpiter 04° 49' Pei
Saturno 14° 13' Aqu
Urano 10° 49' Tou
Netuno 21° 07' Pei
Plutão 26° 36' Cap
Quiron 08° 55' Ari
Lilith 20° 43' Gem
Nodo Norte 29° 30' Tou R
Aspectos ativosorbe
SolConjunçãoMercúrio4.52
SolConjunçãoPlutão4.74
SolTrígonoNodo Norte1.84
LuaTrígonoVênus1.56
LuaOposiçãoJúpiter6.00
LuaTrígonoUrano0.00
VênusTrígonoUrano1.56
PlutãoTrígonoNodo Norte2.90
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.01 %
Arianos    8.81 %
Cancerianos    8.78 %
Geminianos    8.64 %
Taurinos    8.63 %
Aquarianos    8.31 %
Virginianos    8.20 %
Leoninos    8.18 %
Escorpianos    8.02 %
Capricornianos    7.92 %
Librianos    7.88 %
Sagitarianos    7.62 %