astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

5 Linguagens do Amor: aprenda a ver a sua no Mapa Astral

Saiba quais são as 5 linguagens do amor e descubra no Mapa Astral pistas de qual é a sua

Modo claro

7 minutos de leitura

Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

O amor é uma linguagem universal, mas nem todos a falam da mesma maneira. Gary Chapman, renomado autor e terapeuta de casais, identificou 5 linguagens do amor distintas pelas quais expressamos e recebemos amor. Essas linguagens podem ser fundamentais para construir relacionamentos saudáveis e duradouros.

Mas você sabia que os signos astrológicos também podem lançar luz sobre como nos relacionamos e amamos? Neste artigo, mergulharemos nas 5 Linguagens do Amor e exploraremos como o Mapa Astral pode nos ajudar a descobrir nossa forma única de amar.

Lembrando que as 5 linguagens do amor estão presentes em nossas vidas, porém, com algumas nos identificamos mais. Geralmente, temos uma linguagem predominante e outra secundária.

Eu gosto de associar a linguagem de amor principal à nossa Vênus no Mapa Astral, pois esse astro revela nossa forma de amar e o que nos deixa satisfeitos a nível de relacionamento e autoestima. Já a Lua pode ser associada à linguagem de amor secundária, pois revela nossos instintos de amar e cuidar.

Quais são as 5 linguagens do amor?

As 5 linguagens do amor são Palavras de afirmação, Tempo de qualidade, Presentes, Atos de serviço e Toque físico. Saiba mais sobre cada uma delas.

Palavras de afirmação: expressões que elevam

Para algumas pessoas, ouvir palavras de carinho, elogios e incentivos é a maneira mais eficaz de sentir amor. Se você ou seu parceiro valorizam as palavras, essa pode ser sua linguagem dominante.

Aqui, o autoconhecimento desempenha um papel importante. Reflita sobre como você se sente quando alguém elogia ou critica você.

No Mapa Astral, Casa 3 está associada à comunicação e à expressão, revelando como você se comunica em relacionamentos, quais são as palavras de afirmação que você gosta de ouvir e procura dizer aos outros também. Procure o signo que você tem nessa casa, ele vai te auxiliar a como ser mais assertivo na sua comunicação.

As palavras de afirmação podem ser a linguagem principal de quem tem Vênus em Gêmeos ou na Casa 3 e também Vênus em Leão ou na Casa 5.

Tempo de qualidade: presença significa amor

Algumas pessoas consideram passar tempo de qualidade juntas como a maneira mais genuína de se sentirem amadas. Se você ou seu parceiro se encaixam nesse perfil, a qualidade do tempo que passam juntos é crucial.

No âmbito astrológico, a Casa 7 governa os relacionamentos, mostrando como você interage com os outros, incluindo parceiros românticos. Procure o signo que você tem nessa casa, vai te trazer mais clareza sobre o como você busca de presença com o amor.

O tempo de qualidade pode ser a linguagem principal de quem tem Vênus em Câncer ou na casa 4, ou também para Vênus em Sagitário ou na casa 9.

Presentes: gestos que simbolizam amor

Dar e receber presentes vai além do materialismo, é uma linguagem que simboliza pensamento e consideração. Se você valoriza os presentes como expressão de amor, é importante refletir sobre o significado simbólico dos presentes que dá e recebe.

A Casa 2 em seu Mapa Astral está ligada aos valores e posses, oferecendo insights sobre como você encara a troca de presentes. Procure o signo que você tem nessa casa.

Presentes pode ser a linguagem do amor principal para quem tem Vênus em Touro ou na Casa 2, ou também para Vênus em Libra ou na Casa 7.

Atos de serviço: amor em ação

Para algumas pessoas, ações ‘falam mais alto’ que palavras. Realizar atos de serviço e ajudar o parceiro é uma maneira tangível de demonstrar amor. Reflita sobre como você se sente ao ser cuidado por meio de ações.

No Mapa Astral, a sexta casa está associada ao serviço e à rotina diária, revelando como você cuida dos outros. Procure o signo que você tem nessa casa.

Atos de serviço pode ser a principal linguagem do amor de quem tem Vênus em Virgem ou na Casa 6, Vênus em Capricórnio ou na Casa 10 ou Vênus em Aquário ou na Casa 11.

Toque físico: a linguagem sensorial

O toque físico é uma linguagem poderosa que pode expressar amor, conforto e conexão. Se você ou seu parceiro se sentem mais amados por meio do toque, considere como abraços, carícias e proximidade afetam suas emoções.

No Mapa Astral, a oitava casa se relaciona à intimidade e às conexões profundas, trazendo à tona seu relacionamento com o toque. Procure o signo que você tem nessa casa, vai te trazer mais clareza.

O toque físico pode ser a principal linguagem do amor de quem tem Vênus em Escorpião ou na Casa 8, Vênus em Áries ou na Casa 1, ou também para Vênus em Peixes ou na Casa 12.

Linguagens do amor

Um aspecto de grande relevância é que frequentemente tentamos aplicar nossa própria linguagem do amor ao outro, esperando que a outra pessoa demonstre amor da mesma forma com que o fazemos. Neste ponto, cometemos um equívoco. É essencial compreender a linguagem do parceiro para empregar de maneira assertiva essa poderosa ferramenta.

Uma comunicação eficaz dentro das relações desempenha um papel fundamental nos relacionamentos. Ao descobrir a linguagem amorosa do outro, seja por meio de perguntas, seja por meio de testes, podemos ampliar ainda mais essa compreensão. Além disso, é válido também explorar o Mapa Astral de ambos.

No geral, a base de um relacionamento saudável é a compreensão mútua, a empatia e a comunicação eficaz. Cada pessoa é única e tem diferentes formas de dar e receber amor. Portanto, investir tempo para conhecer e entender o parceiro é fundamental para nutrir o relacionamento.

Como usar as 5 linguagens do amor para o amor próprio

Além de aprimorar relacionamentos românticos, as 5 linguagens do amor também podem ser aplicadas ao amor próprio. Seja consciente de como você se trata nas diferentes linguagens. Para o amor próprio:

Palavras de Afirmação: fale consigo mesmo com gentileza e reconhecimento.

Tempo de qualidade: reserve tempo para autocuidado e autodescoberta.

Presentes: presenteie-se com algo que simbolize seu amor próprio.

Atos de serviço: faça coisas que promovam seu bem-estar e crescimento.

Toque físico: pratique o autocuidado por meio de massagens ou abraços calorosos.

Em última análise, a conexão entre as 5 linguagens do amor e os signos pode nos ajudar a compreender como nós e nossos parceiros preferimos expressar e receber amor.

As linguagens do amor

Nesse sentido, o autoconhecimento obtido por meio do Mapa Astral adiciona profundidade à nossa jornada de compreensão pessoal e interpessoal. Ao compreender e comunicar nossas necessidades de amor, podemos nutrir relacionamentos mais ricos e fortalecer o vínculo conosco mesmos.

Como descobrir a sua linguagem de amor?

Para descobrir a sua linguagem de amor predominante ou a linguagem de amor do seu parceiro, você pode realizar o "Teste das Cinco Linguagens do Amor", desenvolvido por Gary Chapman. Este teste pode ser feito online ou com ajuda do livro "As Cinco Linguagens do Amor". Aqui estão as etapas básicas para fazer o teste:

1 - Leitura das linguagens do amor

Primeiro, familiarize-se com as 5 linguagens do amor: Palavras de afirmação, Tempo de qualidade, Presentes, Atos de serviço e Toque físico. Leia as descrições de cada linguagem e entenda o que cada uma envolve.

2 - Autoavaliação

Reflita sobre suas próprias preferências e comportamentos em relacionamentos passados e atuais. Pergunte a si mesmo como você gosta de expressar amor e como se sente amado(a) quando os outros agem de certas maneiras.

3 - Perguntas de exemplo

  • Quando alguém me elogia, eu me sinto realmente bem.
  • Gosto de passar tempo de qualidade com meu parceiro, mesmo que seja apenas relaxando juntos.
  • Receber presentes inesperados me faz sentir especial.
  • Quando alguém faz algo para me ajudar, isso demonstra amor para mim.
  • O toque físico é importante para mim em um relacionamento.

4 - Avalie-se

Avalie cada afirmação e atribua uma pontuação de 1 a 5, sendo 1 o equivalente a ‘Discordo Totalmente’ e 5 o equivalente a ‘Concordo Totalmente’. Não há respostas certas ou erradas; a ideia é identificar qual afirmação ressoa mais com você.

5 - Calculando os resultados

Some as pontuações que você deu para cada linguagem. A linguagem com a pontuação mais alta é provavelmente a sua linguagem predominante do amor.

6 - Reflexão e compreensão

Depois de calcular sua pontuação, reflita sobre seus resultados. Isso faz sentido para você? Você identifica essas características em suas interações passadas e presentes? Lembre-se de que as pessoas podem ter uma ou duas linguagens principais, mas também podem se beneficiar de todas elas.

Embora o teste seja uma ótima ferramenta introdutória às 5 linguagens do amor, é importante comunicar com seu parceiro sobre suas preferências e aprender as dele(a) diretamente. O teste oferece uma compreensão inicial, mas a comunicação aberta e constante é fundamental para construir relacionamentos saudáveis e satisfatórios.

Se você se interessa pelo tema e busca conhecimento para fortalecer relacionamentos, leia também nosso artigo sobre sinastria.

Categorias

O céu no momento...

sábado, 18 de maio de 2024 | 09:57