1. Tarot
  2. Arcanos Menores

O Naipe de Espadas no Tarot

O Intelecto. Representa o Elemento Ar.



Sobre naipe de espadas no Tarot

As cartas de Espadas no Tarot estão associadas às ideias, à ação, aos pensamentos, ao plano mental, às ideologias em geral, mudança, força, poder, opressão, ambição, coragem e conflito. Quanto à ação, esta pode ser construtiva ou destrutiva, até mesmo às vezes significando violência.

O naipe é associado ao elemento Ar, representando a lógica, a racionalidade e o pensamento - fonte geradora de todo o resto. Nesse caso, pode ser o que nós estamos pensando ou o que outras pessoas podem estar pensando ou planejando.

Na idade média, o naipe de Espadas era associado ao exército, aos soldados, mas também à nobreza. Como representantes da força e do poder e associadas ao conhecimento, as cartas de Espadas de alguma forma sempre indicam poder.

Também podem significar ódio, batalha e inimigos. De todos os naipes, este é considerado o mais poderoso (e perigoso). Os significados positivos são racionalidade, intelectualidade e imparcialidade. Os negativos são instabilidade, superficialidade e pretensão. Além disso, pode sugerir raiva, sentimento de culpa, falta de compaixão e excesso de crítica.

Para que possamos crescer e evoluir, a vida nos apresenta constantes desafios. Por isso, as cartas de Espadas não são, em geral, muito positivas: quando saem em uma consulta, nos avisam de provas futuras que nos esperam, as quais teremos de enfrentar pois fazem parte do nosso desenvolvimento.

Este naipe simboliza ainda maturidade e um equilíbrio delicado entre poder e intelecto, que podem ser usados para coisas boas ou não. Por isso, o naipe de Espadas deve ser equilibrado pelo espírito (Paus) e pelos sentimentos (Copas). Em uma consulta, este naipe ao sair pode nos ajudar a entender os obstáculos que encontramos com relação a uma determinada pessoa ou situação.

As cartas de Espadas podem ser muito desafiadoras, pois são intensas e cheias de uma emoção muito diferente das de Copas. Por conta disso, deve haver mais reflexão na interpretação por conta de sua complexidade, que sugerem ameaças e premeditações. Perante uma carta de Espadas, cabe sempre a nós decidirmos como vamos agir e reagir face às circunstâncias que a vida nosa presenta.

Quando tiramos uma carta de Espadas, em geral significa que temos o poder nas nossas mãos (ou alguém que detém algum poder pode estar usando tal poder em relação a nós). Muitas vezes indica lutas, conflitos e discussões de todo tipo. Quando há uma carta de Espadas em jogo, fica implícito na resposta que "batalhas serão travadas".

Mas, nem sempre pode ser uma luta física, pode ser também uma batalha interior, uma vez que o naipe de Espadas está ligado ao aspecto mental. Muitas vezes pode também significar a ansiedade gerada pela mente, pelo medo, dúvida ou angústia. É um naipe que nos obriga a tomar uma atitude e aceitar algum desafio, tendo em mente que o poder de agir perante a situação é nosso: se cruzarmos os braços e não fizermos nada diante de uma Espada, corremos o risco de sermos feridos. Mas, se arregaçar as mangas, empunharmos nossas armas e vestirmos nossa armadura, temos a chance de saírmos vencedores.

As cartas de Espadas também nos advertem contra inimigos ocultos e pessoas traiçoeiras do tipo, as quais não devemos confiar, seja no campo afetivo, pessoal ou profissional. À nível de saúde, as cartas de Espadas geralmente apontam para o risco de acidentes, doenças e problemas envolvidos na situação, exigindo cuidados redobrados.