Escorpião

Escorpião - Signo de Água Fixa

O Signo de Escorpião na Astrologia

Escorpião

O setor de Escórpio está posicionado entre 210 e 240 graus eclípticos. Como as imagens do zodíaco saíram de atividades coletivas ou de organização social, esta imagem foi colocada para representar a morte lenta e dolorosa (como quando se é picado por vários escorpiões) da natureza no mês central do outono no hemisfério norte.

Em suas características, compõe-se de princípios frios e úmidos (os últimos resquícios das últimas duas estações do ano). Assim, o elemento água é uma característica. Os dois astros mais próximos em termos de efeito observados são Marte e o recentemente descoberto no século XX, Plutão. Assim, observar em conjunto estes três sinais em um mapa é importante para verificar se estes componentes estão ostensivos e estas naturezas estão evidentes.

Escorpião simboliza o conflito entre a psique humana e instinto, morte e desejo. Em Freud, seria um grande embate entre o Ego Gestor (Eu) e o Id (instintos).

É um signo que rege as profundezas mais escuras e desconhecidas de nossa natureza e por isso, ameaçadoras, mas também as alturas mais elevadas, se conseguimos integrar as sombras, as memórias ancestrais presentes em nossos instintos.

As observações sobre este componente mostram características típicas de preocupações do Ser com um desenvolvimento emocional que vai além daquelas mais fáceis de serem observadas, como laços de família e proteção como vemos em Câncer, por exemplo.

O envolvimento emocional de Escorpião é baseado na tentativa de controle e compreensão das emoções humanas e no papel que desempenham no processo misterioso dos ciclos da vida e da morte.

As imagens astrológicas de Escorpião são o escorpião e em alguns zodíacos, um homem atormentado e em sofrimento, em luta contra a morte e seus temores, que representam a potência e o alcance da capacidade de poder, observação, regeneração e controle.

O homem em conflito representa a capacidade de regeneração, superação e um progresso feito através de imensas adversidades para se alcançar grandes feitos, caso consiga dominar suas sombras e temores.

O escorpião, no entanto, representa o lado que ainda não compreendeu o poder da psique de "perceber-se percebendo", de se auto regular, ressignificar, retardar os impulsos instintivos para averiguar melhor ações e instintos mais básicos, satisfazendo de forma intensa as paixões mais urgentes independentemente das consequências.

Existe portanto, um embate de forças, memórias e características muito distintas na psique que forçam muitas vezes as pessoas a viverem nos limiares de suas estruturas, criando um certo desconforto.

Há grande profundidade, intensidade e paixão envolvidas quando este componente esta presente de forma ostensiva, envolta a temas como transformação, regeneração, sexo e morte, sendo um signo frequentemente associado pedagogicamente pela fênix, um pássaro mitológico que surge de suas próprias cinzas.

Este signo mostra a presença de vozes internas extremadas e em conflito com defender-se ou amar, entregar-se afetivamente ou lutar. Um conflito entre o cérebro reptiliano, o sistema nervoso central autômato herdados da fase dos répteis (defesa de território, não falhar, não errar não se expor, etc.) e o cérebro paleo mamífero (desenvolvido na fase dos mamíferos), onde proteção significa contato físico, confiar, proteger e desejar proteção.

Em Escorpião ele também quer travar contato com os outros, pela natureza defensiva do componente, mas de maneira bem mais íntima. Ele precisa descobrir o que está escondido no outro, precisa vivenciar as transformações que a relação com outras pessoas traz - precisa saciar seus desejos mais profundos.

Busca entender e controlar as emoções humanas e descobrir que papel desempenham no misterioso ciclo da vida. Com natureza engenhosa, curiosa e investigativa, o signo de Escorpião tem verdadeiro fascínio pela forma como as engrenagens do universo funcionam. Descobrir os mistérios mais profundos do si mesmo e do Universo fazem parte de sua estrutura.

A relação com outras pessoas ampliará os conceitos do Ser em Escorpião, ou então o levará a ter dificuldades para se relacionar com o entorno e com as pessoas.

Em alguns casos, precisa ter controle e pode desafiar tudo em prol de sua sobrevivência até as últimas consequências. Afinal é uma luta pela vida, pela existência e portanto, mobilizam os mecanismos mais antigos e primários para tal.

Pode desafiar até a própria morte, real ou imaginária, persecutória, em alguns casos podendo levar a ferro e fogo determinadas posições, às vezes de forma bastante rígida.

Não ter medo da morte, ou mesmo ser fascinado pelo poder que ela possui, ou ainda ir até as últimas consequências faz com que Escorpião transcenda, se intensifique e resgate o significado primordial da morte, que é a transformação. Em muitos casos, se enfrentar cara a cara a morte e torná-la íntima, é uma forma de se entender com ela, para que a chamada "pulsão de morte" Freudiana se torne suportável.

Sobreviver e possuir são os nortes do signo de Escorpião, o que se dá através de uma força por vezes irracional, cega, quase animal. A impulsividade de Marte encontra em Escorpião sua forma mais intensa, obstinada e de uma introversão potente e intensa. É também uma força capaz de superar adversidades imensas, possuindo um alto poder de regeneração.

Quando os conflitos internos de pessoas com ênfase em Escorpião são melhor compreendidos e bem elaborados, o sujeito alivia-se de suas tensões internas mais intensas e passa aceitar, dentro do possível, suas contradições, intensidades e vozes que emergem de seu lado mais inconsciente.

Aceitando seu destino inevitável, pessoas com ênfase em Escorpião alcançam um modo de sobrevivência administrável e relaxam seus persecutórios de controle internos e externos, atingindo um outro nível de sua consciência, aceitando a vida sem reservas, aceitando o afeto, as oportunidades, prazeres e desprazeres possíveis dentro dos limites de possibilidade existencial. Assim, passa a se entender melhor com o mundo natural.

É uma característica que está envolvida nos processos mais completos da mudança e da transformação, entendendo com clareza o ciclo da destruição e da reconstrução, da vida e da morte.

"Eu desejo", "Eu sondo" são termos comuns utilizados por pessoas com este componente evidenciado. Não raro, são magnéticos, independentes, intensos e corajosos, em especial em situações de encurralamento e intimidação, por estarem envolvidas com a sobrevivência.

Em pré processo de elaboração e trabalho interno, geralmente é obstinado, destruidor, arrogante, manipulador e precisa em alguns casos exercer emocionalmente um papel intimidador para controlar os riscos envolvidos.

O perseverante pode se tornar destruidor, o profundo se torna obsessivo e o poderoso se transforma em um controlador emocional. Equilibrar essas energias significa alcançar a verdade, serenidade, equilíbrio emocional, autocontrole, confiança e clareza de propósito.

Um texto que pode ajudar a trazer algumas reflexões sobre este componente é:

A ti, Escorpião, darei uma tarefa muito difícil. Terás a habilidade de conhecer a mente dos homens, mas não te darei a permissão de falar sobre o que aprenderes. Muitas vezes te sentirás ferido por aquilo que vês, e em tua dor te voltarás contra Mim, esquecendo que não sou Eu, mas a perversão de Minha Ideia o que te faz sofrer. Verás tanto do homem enquanto animal, que muitas vezes lutarás contra os instintos em ti mesmo. Perderás o caminho, mas quando finalmente voltares, terei para ti o Dom supremo das Finalidades e Propósitos. E Escorpião retornou ao seu lugar.

Características de Escorpião:

Elemento: Água
Qualidade: Fixo
Período solar: +/- de 24/10 a 22/11
Planeta regente: Marte
Natural da Casa 8
Princípio: Reativo | Feminino - Yin
Palavra-chave: Intensidade
Frase-chave: Eu desejo
Glifo: Cauda e ferrão do escorpião
Signo oposto: Touro
Anatomia: órgãos genitais, reto, ânus, urétra, próstata, intestino grosso.


Pessoas com Sol em Escorpião

O que a Astrologia diz sobre os Escorpianos.

Embora sempre envolvidos de alguma forma a tudo o que é oculto, interessante, profundo ou misterioso, nem escorpianos passam a vida toda refletindo sobre tais coisas, embora tenham um talento especial para a psicologia e investigação.

São dotados de uma poderosa intuição, um grande magnetismo pessoal e uma tremenda percepção da natureza humana. De sentimentos mais contidos, interiorizados e intensos, a energia escorpiana se exterioriza através do arquétipo solar (ou outras ênfases como a Lua, astros pessoais e ângulos) com uma grande obstinação.

À primeira vista, prefere conduzir seus objetivos de modo secreto ou discreto, intenso e focado, controlando (ou manipulando) as coisas ao seu redor. A sinceridade e a franqueza de Touro encontram em Escorpião seu contraponto ou seus antagonismos.

Frequentemente podem ser atraídos pelo que é estranho e oculto, sendo geralmente indivíduos mais observadores, curiosos, engenhosos e investigativos, fascinados pela forma como as coisas funcionam. Seus poderes de recuperação também podem ser notáveis e eles podem aprender a usá-los para ajudar e inspirar outras pessoas a também conseguirem se regenerar quando necessário.

A vida dos nativos de Escorpião é composta de muitos estágios carregados de contrastes e intensidades. Se por ventura em algum momento estiverem no fundo do poço, é lá que têm mais chances de encontram suas poderosas habilidades regenerativas.

Têm uma força de vontade extremamente poderosa e raramente não conseguem o que querem. Seus desejos os movem e estimulam, mas uma vez conquistados, tendem a se desinteressar pelo fruto do desejo, uma atitude que é compartilhada com o componente Áries em astrologia pela divisão do regente, Marte, que acha que pode, por suas naturezas observadas nos mapas astrológicos, motivar-se mais durante a luta pela conquista e a superação das adversidades do que o período pós conquista.

De fato, talvez precise se acostumar com a mudança de percepção e estímulos dos momentos, para preservar. Neste caso, o componente Escorpião tende a preservar-se mais motivadamente no pós conquista do que os componentes Marte e Áries.

Sabem dizer "não" como ninguém e seguirem em frente sem olhar pra trás quando de fato tomaram uma decisão. Muitas vezes, acham mais fácil controlar ou manipular os outros do que dominarem a si mesmos, muito embora isso seja válido para os seres humanos em geral quando estão com o poder nas mãos. E escorpianos (ou quem tem ênfase deste signo) podem ter bastante afinidade (e desejo) pelo poder em seus diversos níveis.

Na superfície, escorpianos podem parecer fáceis de lidar, mas podem ser pessoas extremamente obstinadas e mais difíceis do que parecem. As chaves para o seu sucesso são a força de vontade e a capacidade de chegar ao fundo das coisas com as quais se envolvem. Dê uma tarefa difícil a um escorpiano que, se ele se sentir motivado, ele vai conseguir completar aquela missão independente da dificuldade.

Naturalmente desconfiados, quando querem respostas, persistem até obtê-las. Querem saber tudo e, quando sabem, podem permanecer misteriosos. Em uma oitava mais desarmônica da energia, podem ser ciumentos, sarcásticos, rancorosos, teimosos, possessivos e vingativos, usando de sua astúcia para atacar quando menos se espera.

Geralmente gostam do que é difícil, das tarefas impossíveis, de trabalhos que exijam esforço contínuo, determinação, investigação e concentração. Possuem uma boa capacidade de planejar o que vem pela frente.

Tendem a ter opiniões muito bem definidas. Tais opiniões podem ser tão rígidas que, a princípio, nada nem ninguém os faz mudar de ideia. Gostam de saber quais são os planos das outras pessoas, mas, por conta de seu secretismo, não querem que elas saibam o que estão planejando.

Quer saber como essas informações afetam a sua vida?

Muitas vezes se posicionam de forma a demonstrar controle, conhecimento e que tem as cartas na manga, dando uma de misterioso, quando de fato está apenas blefando.

Também tendem a ser capazes de fazer sacrifícios extremos por aqueles que amam. Se algum de seus entes queridos está sendo ameaçado de alguma forma, sentem que eles também estão sendo ameaçados e isto faz com que ataquem instintivamente.

Em geral têm dificuldades em remover dos campos de memórias, as ofensas e ameaças, que são gravadas profundamente. Assim, esquecer e voltar a confiar se torna mais difícil.

Geralmente é mais difícil enganar um escorpiano, pois sua intuição e instintos combinados à inteligência lhe permitem compreender e captar os motivos internos das outras pessoas e de seus potenciais. Agem como enxadristas, antecipando passos. Muitas vezes não acreditam nas falas honestas e transparentes por as acharem sempre um jogo.

É essa noção de captar o potencial humano que muitas vezes aumenta sua desconfiança. Eles sabem, instintivamente, do que eles (e as outras pessoas) são capazes - para o bem ou para o mal.

Em seus objetivos, uma vez que seu curso de ação é definido, é difícil para eles mudarem seu foco. Coisas muito triviais os entediam e preferem se aprofundar em algo específico do que em várias outras coisas superficialmente.

Têm uma reação imediata às coisas e às pessoas, seja amor ou ódio, através de instintos poderosos, e querem se sentir absorvidos no que fazem. Têm uma forte primeira impressão sobre os outros: gostam ou desgostam logo de cara. Meio termo definitivamente não é para eles, ou é ou não é!

Existem fortes emoções e desejos trabalhando debaixo da superfície escorpiana. Às vezes, em suas batalhas internas, pisam nas outras pessoas pelo caminho, por isso podem ser classificados como radicais, extremados e pessoas de contrastes.

Consideram-se como seu próprio juiz, júri e carrasco e, às vezes, eles mesmos se punem. Raramente querem aparecer ou ser o centro das atenções. Devido ao contexto regenerativo da energia, geralmente são saudáveis, mas podem cometer excessos com comidas, bebidas e sexo em momentos de oscilação.

Em matéria de amor, são leais e gostam de demonstrar uma postura carinhosa, mas possuem tendência a possessividade, ciúme e controle da pessoa amada. Costumam ficar mais felizes e satisfeitos com um parceiro que saibam nutrir um constante elo emocional e sexual, e aos mesmo tempo, ser de certa forma submisso(a), mostrar as fragilidades ou mesmo suas dependências.

Têm um lado suave que mantêm muito bem escondido e há uma necessidade inata de se conectar com outra pessoa em um nível mais intenso e profundo. Mas, para conseguir isso, sabem que precisam deixar a outra pessoa conseguir, em algum momento, enxergar esse tal lado mais suave para não espantá-la. O problema é que com isso vem o medo de revelar sua sensibilidade e perder o controle, tornando-se vulnerável e este é um dos conflitos internos que eles têm que lidar constantemente.

Por isto, existe invariavelmente e em níveis diferentes a presença do jogo. Isto pode lhe ser muito atrativo: quem controla quem, o que fazer para controlar, exercer poder, seduzir, prender, ser aprisionado, etc., embora isto não necessariamente envolve amor e admiração.

São muito bons em manter a calma em situações de emergência ou crise. Ter um escorpiano como amigo pode ser um trunfo para uma ajuda com as finanças.

São ótimos para administrar recursos e quando gostam de alguém, são cativantes e muito leais. Quando fazem amigos, a amizade costuma ser bem sólida, pois conseguem perceber quando o amigo não está bem e precisa daquela forcinha. Mas, se faltar honestidade ou o escorpiano se sentir traído, amigos viram inimigos com uma facilidade um pouco maior.

Possibilidades para se melhor administrar estes níveis de complexidade?

  • Não ser tão inflexível;
  • Ser mais confiante em si e nos outros;
  • Ser menos ciumento e possessivo;
  • Administrar melhor os impulsos;
  • Refletir sobre o significado do desejo de vingança;
  • Nem sempre na vida pode ser tudo ou nada.

O que esperar dos homens de Escorpião?

De personalidade controladora, o escorpiano tende a ser destemido, podendo até escolher carreiras que flertam com o perigo, além de ser obstinado. Mais reservados e intuitivos, podem passar muito do seu tempo, sozinhos, mas podem se revelar verdadeiros amigos.

Não daqueles que puxam o saco ou que grudam, mas do tipo que guardam o que foi feito por eles e retribuem em algum momento. Porém, podem nutrir tanto simpatia quanto aversão pelas pessoas, já que adoram extremos. Se acreditam que alguém os atrapalhou, podem guardar um enorme rancor. Também não perdoam uma ofensa tão facilmente. Difícil reconstruir, recomeçar e esquecer.

O escorpiano está sempre evoluindo, por isso sua vida é feita de altos e baixos, onde sempre renasce e se reinventa, não importando a altura do tombo. Construir e reconstruir são palavras de ordem, seja na profissão, vida pessoal ou nos relacionamentos.

É a força do renascimento nas mais diversas escalas. Tende a entrar de cabeça nos relacionamentos amorosos. Intenso, também pode ser misterioso e arrogante. São influentes e conseguem manipular e modificar as pessoas através do seu poder psicológico, persuasivo e magnético. O jogo pode ser uma forma de se relacionar e de se envolver.

Porém, o jeito reservado do escorpiano vai por água abaixo no amor, pois pode ao longo do tempo mostrar suas fragilidades mesmo que as esconda e por isto, na convivência, terá dificuldade de ocultar suas emoções.

Ele demonstra seus sentimentos e cultiva um amor sólido, mas sem rompantes, sempre do seu modo particular, com calma.

Os únicos rompantes que pode ter são ciúmes, seguidos possivelmente de afirmações implícitas de vingança caso detectem uma traição. Empurrado por motivações sexuais, tem tendência para desejos compulsivos, o que pode fazer com que se envolvam em relacionamentos por vezes inadequados.

São donos de uma incrível força de vontade e autocontrole para realizar seus desejos e objetivos. Para o escorpiano é muito difícil o amor platônico, quanto mais físico e intenso, melhor. Desta forma, podem não desistir com facilidade daquilo que acham que é deles, mesmo com rejeições e clareamentos de papéis.

O que esperar das mulheres de Escorpião?

Fascinante, magnética, misteriosa e dona de certa sensualidade, tende a ser destemida e nunca se deixa controlar ou condicionar por alguém. Sempre busca seus desejos, seus planos são calculados de forma engenhosa. Temem se expôr ou se abrir totalmente, sendo mais reservadas. Na maior parte das vezes esconde suas fragilidades e deseja que o outro exponha as suas.

São capazes de quase ler sua mente e querem saber seus segredos, porém não revelam muita coisa sobre elas. São mestres em ocultar emoções e reações, mas se as suas necessidades forem reprimidas, podem se tornar possessivas, ciumentas e vingativas.

Quando contrariadas se magoam, mas basta um pouco de carinho e massagem no ego para apaziguar as coisas. Mas se engana quem pensa que ela é ingênua. Essa é uma palavra que não existe em seu dicionário, por isso não é nada fácil enganá-la.

Ao entrar em uma relação, quer que dure e fará de tudo para isso. Costuma ser leal, apoiando e defendendo seu par. Infidelidade geralmente não faz parte do cardápio da escorpiana (ou quem tem ênfase neste signo), por isso quando seu par se envolve com alguém, pode ficar arrasada.

Mas por pouco tempo, pois logo ela se ergue das cinzas e começa tudo de novo. Essa mesma determinação é aplicada aos seus relacionamentos. Ela é capaz de mover mundos para fazer seu relacionamento dar certo e o mesmo para destruí-lo e se afastar quando ele representa uma ameaça a sua integridade.


Os outros astros quando posicionados em Escorpião

Baixe agora o aplicativo e acesse seu horóscopo personalizado

Escorpião Escorpião e você

Descubra a importância de Escorpião no seu mapa astral.

Crie sua conta grátis e veja como esse signo influencia a sua vida!



O céu no momento...

Sábado, 18 de Maio de 2024 | 06h15
Sol 27° 48' Tou
Lua
Quarto Crescente
27° 58' Vir
ver ciclo lunar
Mercúrio 03° 18' Tou
Vênus 23° 07' Tou
Marte 13° 29' Ari
Júpiter 28° 11' Tou
Saturno 17° 58' Pei
Urano 23° 23' Tou
Netuno 29° 23' Pei
Plutão 02° 02' Aqu R
Quiron 21° 37' Ari
Lilith 25° 19' Vir
Nodo Norte 14° 55' Ari
Aspectos ativosorbe
SolTrígonoLua0.17
SolConjunçãoVênus4.68
SolConjunçãoJúpiter0.38
SolConjunçãoUrano4.42
SolSextilNetuno1.59
SolTrígonoPlutão4.24
LuaTrígonoVênus4.85
LuaTrígonoJúpiter0.21
LuaTrígonoUrano4.58
LuaOposiçãoNetuno1.42
LuaTrígonoPlutão4.08
MercúrioQuadraturaPlutão1.25
VênusConjunçãoUrano0.26
MarteConjunçãoNodo Norte1.43
JúpiterSextilNetuno1.21
NetunoSextilPlutão2.66
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    8.95%
Arianos    8.82%
Cancerianos    8.80%
Geminianos    8.65%
Taurinos    8.60%
Aquarianos    8.27%
Leoninos    8.23%
Virginianos    8.22%
Escorpianos    8.06%
Librianos    7.91%
Capricornianos    7.88%
Sagitarianos    7.59%