A Casa 12 e seu significado na Astrologia

A Casa 12 - O inconsciente e a integração

Casa 12

Casa Cadente de Água Água

A Casa 12 é a última casa de água. Nela, vemos a integração emocional de todas as experiências presentes no mapa astral, através das quais alcançamos o que de mais íntimo e profundo existe em nós. Representa o mergulho nas memórias do inconsciente, o momento em que confrontamos a nós mesmos.

É considerada uma das casas astrológicas mais complexas de ser analisada. Muitas vezes, quando achamos que estamos começando a entende-la, essa compreensão parece se esvanecer num piscar de olhos.

É um setor do mapa que se não for bem tratado, pode transformar nossas vidas em uma verdadeira prisão. É o lugar dos sonhos, do subconsciente, das ilusões, de tudo o que é misterioso e oculto à vista de todos, mostrando também como analisamos nossas vidas, indicando nossos pensamentos em relação ao futuro ou sobre assuntos mais elevados ou "espirituais". Pode referir-se ainda ao carma (ou a casa da lei do retorno).

Na terceira casa aprendemos e conhecemos as coisas básicas. Na sexta tornamos esse conhecimento automático, rotineiro. Na nona temos a chance de ampliar o nosso pensamento, expandindo nossos horizontes através da fé.

Na Casa 12, deixamos de lado o “Eu” em troca de uma integração maior com o Todo. Significa transcender a nós mesmos e não pensar apenas em nossas próprias necessidades e pontos de vista egoístas. Passamos a enxergar sob o ponto de vista da humanidade, ou de tudo o que existe.

A casa 12 tem a sua fonte em questões coletivas, no destino social ou nacional e na pressão da sociedade sobre o indivíduo. Nela experimentamos os resultados da nossa adesão cega aos valores da sociedade (Casas 10 e 11) ou das consequências da nossa rebelião contra esses mesmos valores.

O sentido da vida, o universo e tudo mais

Vivemos os assuntos relacionados à Casa 12 de forma interior e subjetiva. Tudo pode ser vivenciado como experiências místicas ou oníricas, sendo bastante relevantes temas como meditação, redenção, intuição e entrega a algo maior que o Ser. Através dessa casa temos acesso ao inconsciente coletivo.

A Casa 12 ainda está associada a grandes instituições, como hospitais, monastérios, prisões e asilos, sendo considerada a casa do isolamento e das "prisões emocionais", de quaisquer apegos ou laços muito fortes que mantemos. Perante o isolamento, a reclusão e o silêncio interior, poderemos perceber o sentido da vida; encontrarmos a nós mesmos; entramos em contato com o nosso verdadeiro Eu, nossa Alma. Assim, essa Casa simboliza a prisão da alma que precede a libertação, a iluminação e o início de um novo ciclo de manifestação (Casa 1).

Só depois deste mergulho no Todo poderá, mais tarde, surgir um verdadeiro renascimento e uma reintegração. A casa 12 representa, por isso, a dissolução que antecede o renascimento; é o "Eu subjetivo", interior, inconsciente, latente, enquanto a Casa 1 representa a manifestação objetiva, exterior e consciente da identidade.

Quando revemos nossa vida, podemos pensar nas coisas que não fizemos ou que gostaríamos de ter feito. Pensamos também no que fizemos e nos lembramos dos desejos que nunca pudemos satisfazer. Isso pode trazer alguma tristeza, assim como culpa ou vergonha. Porém, também traz orgulho e satisfação quando nos recordamos das coisas boas que fizemos (ou nas tentações que tivemos que resistir).

Por isso, a Casa 12 é a transição entre o "velho" e "novo". Devemos nos render a circunstâncias que não podemos controlar para termos uma chance de renascer. Pense nela como um oceano escuro, mas cheio de possibilidades, de onde a luz vai emergir.

A décima segunda casa também está associada com a nossa saúde mental, seja seguindo uma profissão na área ou lidando com problemas e doenças. Lida também com a meditação, reflexão, o auto sacrifício (desapego) e a caridade (doação). É uma casa altruísta, o que significa que está associada a tudo que gira em torno do serviço público e social, que são as áreas que servem ao povo em vez de buscarem lucro, onde os trabalhadores e gestores são basicamente anônimos.

Os bastidores e inimigos ocultos

A Casa 12 indica as áreas onde temos inimigos ocultos, pessoas que nos querem mal e não fazemos a menor ideia. Certos aspectos negativos do nosso mapa também podem ser considerados inimigos secretos, que podem nos sabotar sem que a gente se dê conta. Representa todas as coisas que acontecem pelas nossas costas, tudo o que é deixado pra trás ou que está escondido de nós. Não conseguimos analisar direito o que acontece lá se não usarmos nossa intuição e decifrarmos nossos sonhos. É o nosso lugar de reflexão, solidão, retiro e auto-sacrifício.

Tudo que é feito nos bastidores, longe do conhecimento das pessoas, seja para o bem ou para o mal é do escopo da Casa 12. Quando é algo bom, tende a não é mostrado por altruísmo ou modéstia, porém, quando é algo para o mal, é escondido e velado de propósito para atender a esquemas egoístas.

É preciso ter cuidado cuidado para não perturbar suas águas senão não conseguiremos ver as coisas de forma clara. Podemos aproveitar essa área para lidar de forma profunda com amigos e contatos íntimos, mas o ideal é que toda essa aura de mistério e ocultismo seja bem utilizada, com uma pegada mais espiritual e não com interesses escusos como fofocas e tratados feitos nos bastidores.

Geralmente, os segredos da casa 12 são mais escondidos para nós mesmos, pois muitas vezes podem ser vistos pelas pessoas ao nosso redor, seja amigos ou as pessoas em geral sem que saibamos.

A Casa 12 ainda lida com assuntos ocultos que estão sendo descobertos, como pesquisas científicas.

Os temas regidos pela Casa 12 na Astrologia
Atributos que devem ser levados em consideração em uma análise de Mapa Astral.

Fatalidade Desapego Ilusão Destino coletivo Saúde mental Auto-sabotagem Pesquisas científicas Crises coletivas Drogas Atitude em relação às finalizações Hospitais e asilos Frustrações O ventre Partes desconhecidas de si mesmo Conclusões Caridade Bastidores Segredos O que está escondido Tristezas e mágoas secretas Ilusões Compaixão e empatia Doenças mentais Limitações Inconsciente coletivo Dor Misticismo Sentimentos reprimidos Sacrifícios Sofrimento Agendas secretas Inimigos ocultos Grandes instituições Oração e reflexão Karma Medos Negação Ruína pessoal Prisão Problemas psicológicos Força oculta Doação Abnegação Inconsciente Escapismo Integração Serviço à comunidade

O que estão falando sobre a Casa 12 no Astrolink

Últimos tópicos.

A influência dos astros situados na Casa 12 do Mapa Astral


Saiba mais sobre todas as casas astrológicas

A Casa 12 e você...

Descubra a importância da Casa 12 no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum planeta nesta casa quais são seus benefícios!



Signos no Astrolink

Piscianos    9.08 %
Arianos    8.83 %
Cancerianos    8.79 %
Geminianos    8.68 %
Taurinos    8.66 %
Aquarianos    8.22 %
Virginianos    8.16 %
Leoninos    8.15 %
Escorpianos    8.04 %
Librianos    7.93 %
Capricornianos    7.83 %
Sagitarianos    7.61 %

O céu no momento...

Sol 16 Sag 56' 48"
Lua 12 Tou 49' 19"
Mercúrio 29 Esc 55' 03"
Vênus 16 Cap 30' 18"
Marte 13 Esc 14' 22"
Júpiter 01 Cap 28' 39"
Saturno 18 Cap 50' 45"
Urano 03 Tou 05' 49" R
Netuno 15 Pei 57' 59"
Plutão 21 Cap 40' 49"
Quiron 01 Ari 26' 26" R
Lilith 24 Pei 30' 50"
Nodo Norte 08 Can 31' 49" R

Aspectos ativos

Sol QuadraturaNetuno
Lua OposiçãoMarte
Vênus ConjunçãoSaturno
Vênus SextilNetuno
Marte TrígonoNetuno
Júpiter TrígonoUrano
Saturno SextilNetuno
Saturno ConjunçãoPlutão