astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

Cruz celta no Tarot: aprenda a jogar esse método

A Cruz Celta no Tarot é um método indicado para quem busca respostas mais profundas e completas

Modo claro

4 minutos de leitura

Existem diversos métodos de tiragens do Tarot, que podem ser utilizados dependendo do objetivo de cada consulta. A tiragem Cruz Celta no Tarot é uma das mais antigas e tradicionais, muito indicada para quem está começando.
Neste artigo, você descobre um pouco mais sobre este método e suas origens e também aprende como jogar Cruz Celta no Tarot. Boa leitura!

 

 

A Cruz Celta usa como referência um dos mais importantes símbolos do povo celta – a sua cruz que tem 4 pontas de comprimentos iguais onde cada uma representa os elementos da natureza: água, ar, fogo e terra. Estão envoltos por um círculo simbolizando que tudo está interligado e conectado de alguma forma – o Sol e a eternidade na cultura céltica.

consulte o tarot no astrolink

Como jogar Tarot no método Cruz Celta?

A tiragem Cruz Celta no Tarot serve para analisar com profundidade um assunto ou situação específica como, por exemplo, compreender a situação no presente, passado, futuro, fatores externos e obter um conselho e desfecho final.

Neste método, são utilizadas 10 cartas — essa quantidade de ‘casas’ detalha o assunto de forma muito clara e precisa.

Para jogar Cruz Celta no Tarot, você pode utilizar somente os Arcanos Maiores ou ainda optar pelo baralho completo, com as 78 cartas. Sinta a sua intuição e considere seu estágio de manejo com as cartas. Para quem está começando agora ou ainda tem insegurança nas consultas, sugiro jogar somente com os arcanos maiores até sentir mais confiança em si mesmo.

Agora, existe uma questão muito importante que precisará fazer sentido para você, antes de começar a jogar: existem formas diferentes de posicionar as cartas 3, 4, 5 e 6.

Tem tiragens:

  • que seguem a disposição das cartas como o gesto da cruz católica – acima (carta 3), abaixo (carta 4), esquerda (carta 5) direita (carta 6).
  • no sentido contrário – acima (carta 3), abaixo (carta 4), direita (carta 5) e esquerda (carta 6).
  • no sentido horário, começando debaixo (carta 3) para esquerda.
  • no sentido horário, mas começando acima, para direita.

Essa última, para mim, faz muito mais sentido porque segue a lógica de leitura da tiragem Mandala da Vida e está descrito no livro que acompanha em alguns tarôs de Marselha. Vamos aos significados?

Significado das posições no Tarot Cruz Celta

cruz celta no tarot

Casa 1 (A questão/A situação presente) – Representa a questão ou as energias do consulente no momento.

Casa 2 (O obstáculo/Os obstáculos) – Indica pessoas e forças entre o consulente. Aponta a origem de determinado problema e/ou dificuldades referentes ao mesmo.

Casa 3 (O consulente diante da questão) – Indica as reações do consulente diante da questão e/ou do problema.

Casa 4 (O passado) – Apresenta dados do passado (positivos ou negativos) relacionados à situação atual.

Casa 5 (Fatores ocultos) – Aponta segredos ou informações desconhecidas e/ou desconsideradas pelo consulente, as quais devem ser assimiladas para a compreensão holística da questão e/ou do problema. Evoca também o inconsciente, os desejos mais íntimos que, por vezes, tão secretos que escapam ao próprio consulente.

Casa 6 (O futuro) – Indica o futuro próximo relacionado à situação presente.

Casa 7 (O consulente) – Indica o caráter, os traços psicológicos, o comportamento do consulente. Importante para o autoconhecimento. Essa carta/casa não se refere apenas à questão ou ao problema. Ele aponta traços marcantes, característicos em relação ao que se discute especificamente na leitura das cartas.

Casa 8 (Fatores externos/O entorno) – Espécie de complemento da casa 1, trata das pessoas, das condições, do ambiente que cerca o consulente.

Casa 9 (Caminho do destino) – Sugestão de caminho(s) para o sucesso, para a resolução da questão/do problema.

Casa 10 (Desfecho/Resposta) – Encaminhamento da questão/do problema, consequências e/ou resultados.

Tente criar uma narrativa contando a história da situação ou do problema em direção à última carta, assim, sua leitura será mais precisa e estimulará seu cérebro, levando sua intuição a compreender o que as cartas lhe respondem.

Gostou de saber mais sobre a Cruz Celta no Tarot? Então, convidamos você a ler também o artigo sobre o Tarot Sim ou Não e entender como funciona este método.

Categorias

O céu no momento...

sábado, 13 de julho de 2024 | 06:33