astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

Mercúrio retrógrado na astrologia

Mercúrio Retrógrado e seus efeitos

Por Astrolink em Astrologia básica

Modo claro

19 minutos de leitura

Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

Na Astrologia, Mercúrio retrógrado é popularmente conhecido por ser um período mais desafiador. As retrogradações do planeta da comunicação e do raciocínio, que ocorrem por pelo menos 3 vezes por ano, são interpretadas por alguns astrólogos como um convite para uma revisão de aspectos específicos de nossas vidas.

É como se fosse um pedido para a desaceleração de nosso ritmo e para que prestemos atenção no que realmente importa - para só então seguirmos em frente, sendo um olhar comumente divulgado em tempos recentes.

Mas atenção: não é necessariamente verdade que em tempos de Mercúrio retrógrado tudo dá errado, relacionamentos chegam ao fim e aparelhos eletrônicos param de funcionar. A retrogradação indica tendências diferentes para cada indivíduo e, para isso, é preciso entender como ela se relaciona com cada Mapa Astral individualmente.

Neste artigo, portanto, queremos te fazer um convite: relativize o tema, colocando-o hierarquicamente abaixo dos estudos de mapa natal e demais métodos de predição, como os trânsitos individuais - que podem ser vistos em seu horóscopo pessoal.

Para te ajudar nessa missão, preparamos este conteúdo, que tem como objetivo desmistificar alguns pontos e transmitir conhecimento correto sobre o assunto. Aqui, você entende melhor o que é Mercúrio Retrógrado, quais são suas influências e significados, possíveis impactos no dia a dia e ainda entende quais mitos e verdades cercam o tema.

Boa leitura!

Pontos importantes sobre Mercúrio retrógrado

Antes de nos aprofundarmos neste artigo, gostaríamos de trazer 3 pontos que consideramos importantes sobre Mercúrio Retrógrado, respeitando a sua atenção e interesse sobre este assunto. Sabemos que, ao pesquisar sobre o tema, muitas pessoas buscam conhecimento, autoconhecimento e até mesmo ter um olhar astrológico para tomar decisões importantes, o que pode ser bastante agregador. Por isso, as informações abaixo merecem destaque.

1 - A retrogradação de astros é um tema técnico e importante na astrologia. Entretanto, atualmente, há uma certa banalização e alguns excessos sobre o assunto. Para entender melhor todos os aspectos que envolvem este tópico, você pode consultar nosso artigo sobre Planetas Retrógrados na Astrologia e também nosso texto com Reflexões sobre planetas retrógrados.

2 - Apesar de comumente aceitas por uma parte dos astrólogos, muitas opiniões expressas abaixo não são consenso entre profissionais, professores, pesquisadores e congressistas. Portanto, como em qualquer área de conhecimento, algumas informações sobre Mercúrio Retrógrado não são parte de um domínio plenamente consensual e assim devem ser entendidas.

A astrologia é um estudo e possui um corpo de saber. Está, portanto, em constante revisionismo. Seus pensadores mais sérios estão a todo tempo observando os avanços de outras áreas de conhecimento e revendo seus olhares, atentos a abusos quanto à sua prática. Estamos aqui apenas trazendo algumas ideias sintetizadas sobre o assunto.

3 - Independentemente das divergências sobre o tema, tenha mente que:

  • Os estudos e afirmações sobre a interpretação de astros retrógrados não são plenamente aceitos por profissionais e estudiosos em astrologia;
  • As tabelas e datas geralmente estão corretas em termos astronômicos na maioria dos lugares;
  • Independentemente destes períodos serem ou não favoráveis, seu mapa astral é sempre o primeiro critério a ser levado em consideração. Assim, o estudo de seu mapa virá em primeiro lugar para qualquer avaliação;
  • Da mesma forma, as datas de retrogradações (e elas, sim, são consenso entre os astrólogos) não são superiores aos indicadores no mapa natal e aos métodos de predição, como os trânsitos pessoais, seu horóscopo personalizado;
  • Se a data indicar um momento não favorável para algo, por exemplo, mas em seus métodos e trânsitos não houver nenhum indicador claro, siga sempre as informações sobre seu mapa individual de acordo com o seu conhecimento;
  • Consulte sempre seu horóscopo personalizado como base, pois é mais individualizado e determinante do que apenas olhar retrogradações de forma isolada.

A seguir, oferecemos alguns olhares para que você possa refletir sobre isto e conseguir separar melhor as meras repetições sem tanto fundamento das possibilidades.

O que é Mercúrio Retrógrado?

Todos os planetas, exceto os luminares (o Sol e a Lua) entram em movimento retrógrado todos os anos. De todos, Mercúrio é o que parece atrair mais a atenção popular. Sua retrogradação é bastante conhecida e está envolta por afirmações controversas entre estudiosos do assunto.

Boa parte dessa "popularidade" advém do fato de Mercúrio ser um planeta que tem bastante relação com questões cotidianas. Assim, quando está retrógrado, indica tendências para o nosso dia a dia, nos levando a notar empecilhos e imprevistos em nossos caminhos. Mas, existe também a possibilidade de estarmos tentando culpar alguém por nossas adversidades e fracassos.

Para que você entenda melhor, vamos voltar alguns passos. Quando a astrologia foi desenvolvida, estudiosos notaram que os movimentos de Mercúrio no céu demonstravam mais ênfase em nossa comunicação, negociações e habilidades de fala e venda - ou inabilidades.

Na mesopotâmia, entre assírios e babilônios, Mercúrio era chamado de "Nabú ou Nisaba" e seus ciclos eram associados às pessoas que levavam e traziam mensagens, aos escribas e caldeus, aos que prediziam o futuro pela observação, à rapidez de processos, aos ladrões e espertos, ao comércio, aos contratos, à escrita e à comunicação.

Isto se confirmou nas escolas gregas, islâmicas, renascentistas e pós-renascentistas e é um consenso mundial entre os que estudam astrologia.

Vem daí o fato de Mercúrio ser conhecido como o planeta associado aos ciclos da comunicação.

Em linhas gerais, Mercúrio tem relação com nosso sistema nervoso (o néocórtex em especial, como o lobo esquerdo, dedicado à linguagem, à fala, à lógica, aos modelos, etc.) e com todos os tipos de comunicação, incluindo ouvir, falar, aprender, ler, editar, pesquisar, negociar, ludibriar, contar vantagens, vender, comprar e etc.

Mercúrio retrógrado - imagem que remete ao sistema nervoso

Mercúrio também está relacionado a todos os contratos e acordos formais, bem como documentos importantes, manuscritos de livros ou documentos de termos, acordos, escrituras, arrendamentos, testamentos e assim por diante.

Outro ponto de atenção para Mercúrio são todos os tipos de código (incluindo de computação), bem como transportes e viagens.

Quando Mercúrio entra em retrogradação (o que acontece cerca de 3 a 4 vezes por ano, com cada ciclo durando em torno de 20 dias), pode, sim, indicar algumas alterações em nossas vidas, mas não é o fim do mundo.

A primeira coisa a fazer é não se preocupar tanto. Algumas pessoas podem ser mais sensíveis aos períodos de Mercúrio retrógrado, já outras são praticamente "imunes". Mesmo com a fama (ou infâmia) alcançada nos últimos tempos, este não é um momento de desastres: cada um vai perceber este movimento de uma forma única. Portanto, não devemos dar importância excessiva a isso.

O que acontece quando Mercúrio está retrógrado?

É fato que há muito alarde em torno deste tema. Alguns astrólogos, principalmente os mais afeitos à astrologia moderna e de aprendizado rápido, dizem que este movimento indica falhas de comunicação, problemas no envio de e-mails, mau funcionamento de aparelhos, documentos perdidos, problemas em projetos pessoais e outras coisas coisas do tipo.

Porém, se analisarmos com mais calma, esse tipo de coisa pode acontecer em qualquer tempo, independentemente de Mercúrio estar retrógrado ou não. Para este período, se há algo importante a fazer, é dar atenção ao aspecto de revisão e concentração. Ações como limpar e organizar nosso ambiente de trabalho ou de descanso, jogar fora papéis acumulados que não servem pra nada, empreender tarefas de revisão e correção e toda sorte de ações desse tipo são boas coisas a serem realizadas durante este período.

Planetas em movimento retrógrado, segundo alguns astrólogos, sugerem um estado de introspecção, descanso e preparação para um novo rumo. Portanto, enquanto Mercúrio tira seu "momento de concentração", as atividades que ele governa podem não apresentar a mesma fluidez de quando ele está em seu curso normal. Não seria, segundo afirmam, um momento para impulsividade.

Mas, como já explicamos, há divergência de opinião entre astrólogos tradicionais e modernos em relação ao assunto. Enquanto a astrologia tradicional coloca pouco foco na retrogradação de Mercúrio ou dos demais astros (pois entende que o foco nos aspectos de introspecção, contemplação e revisão estão mais relacionados à um conjunto de indicações como signos, luminares, aspectos astrológicos e casas todos conjugados), astrólogos modernos (que talvez não tenham estudado autores tradicionais) defendem que podem haver mais chances de mal-entendidos, problemas, atrasos, panes, perder coisas, descuido no trânsito, celulares que não funcionam, repetir-se com mais frequência para expressar algo corretamente ou ter que refazer certas coisas que teimam em não dar certo.

As grandes diferenças decorrem do fato de que as retrogradações de Mercúrio parecem, para alguns, estarem acima de tudo o que já se estudou sobre o assunto ao longo do tempo.

Quando Mercúrio começa a estacionar, dizem, podemos ficar em um estado mais vacilante e cometer erros, estar em meio a mal-entendidos e interpretar de forma equivocada as informações. Talvez precisemos refazer ou corrigir as coisas à medida que Mercúrio vai, volta e segue novamente, passando pelo mesmo lugar três vezes.

Já quando, de fato, Mercúrio está retrógrado, segundo esta doutrina adotada, a fase efetiva de análise e revisão se dá com mais propriedade e podemos dizer que já estamos operando em outro modo de ação. O mesmo acontece quando o movimento torna-se direto novamente. É como se houvesse uma "troca de chave" e tudo voltasse ao normal.

Quais são as influências de Mercúrio retrógrado?

Planeta Mercúrio

Pelo Princípio da Correspondência, Mercúrio retrógrado indicaria tendências para todos. Porém, algumas pessoas percebem este período de uma forma mais intensa que outras. Se você tem Mercúrio, Gêmeos ou Virgem muito fortes em seu Mapa Astral (inclusive com aspectos formados com este planeta e signos), por exemplo, você pode sentir este momento com mais intensidade.

Em geral, depende de onde Mercúrio está em seu Horóscopo durante este período: se você tem muitos planetas, ou pelo menos os mais importantes, como os luminares, no signo em que a retrogradação se apresenta, este período tende a ser mais desafiador.

E não é só isto. Se você tiver trânsitos favoráveis sobre Mercúrio de seu mapa e ao mesmo tempo Mercúrio estiver em trânsito com aspectos consonantes, eles devem preponderar diante deste movimentos isolados de retrogradação ou não.

A Casa Astrológica em que Mercúrio transita em seu Mapa Astral durante a retrogradação indica a área específica da sua vida em que você poderá experimentar essa interação.

Assim, podemos dizer que, na opinião de alguns astrólogos, se você verificou o seu Horóscopo Pessoal e viu que Mercúrio está retrógrado está transitando pela sua:

Casa 1 (Ascendente): a forma como você se enxerga e como permite que os outros te enxerguem entram em foco. Sua autenticidade, a maneira como se comunica, se porta e se coloca no mundo ganham destaque. Momento propício para uma reflexão sobre si, sobre quem você é, o que está fazendo e se está realmente feliz. Há, também, uma possibilidade de você se revolucionar, mudar a forma como se apresenta, agir com mais autenticidade e trabalhar o seu amor-próprio.

Casa 2: o foco são os seus valores pessoais, as finanças e a forma como você lida com posses. Aqui, você tem um momento em que as coisas que valoriza são colocadas em xeque, te levando à uma reflexão sobre seus bens e aquilo que deseja. Momento de se organizar, estabelecer controle sobre seu dinheiro e a forma como vem gastando na medida em que ganha.

Casa 3: curiosidade e criatividade geminiana ganham foco, podendo fazer com que um turbilhão de ideias e situações passem pela sua mente. Sendo assim, surge a necessidade de organizar seus pensamentos. Momento de rever e repensar a forma como você tem se comunicado com o seu interior e com os demais. Você tem se expressado da melhor maneira?

Casa 4 (Fundo do Céu): necessidade interna de se voltar para dentro com o intuito de estabelecer uma conexão e comunicação com o seu íntimo. Aqui, o objetivo principal é compreender como será possível lidar com seus impulsos daqui pra frente. Tais impulsos podem ser uma mudança de lar, de ambiente e até mesmo de pessoas que você confia verdadeiramente, mas que podem se mostrar mais distantes neste momento.

Casa 5: seus hobbies e interesses se intensificam e há necessidade de olhar para este aspecto da sua vida, de praticar mais atividades que tragam prazer durante o seu tempo livre, de descobrir novas formas de diversão e se dedicar a outras coisas que não tenham um objetivo concreto ou exijam produtividade.

Casa 6: é tempo de você olhar para a sua saúde, ter mais cuidado com o seu corpo, mente e espírito, e talvez cogitar uma mudança, que pode ser desde uma nova profissão, cargo ou trabalho, até algo menor, como a busca de uma promoção ou algo mais conectado com aquilo que você quer e acredita.

Casa 7 (Descendente): surge a necessidade de rever suas relações, tanto amorosa quanto profissionais, buscar formas mais leves de lidar com o outro, repensar suas atitudes e ir de encontro a conexões mais saudáveis e significativas. Por outro lado, é importante não agir por impulso e apenas refletir, uma vez que conflitos podem surgir a partir de falhas na comunicação.

Casa 8: esta casa representa suas emoções mais íntimas, seu subconsciente e a necessidade interna de transformação. Com isso, o melhor conselho é se voltar para dentro, embarcar em uma jornada mais introspectiva e compreender como suas dores interiores, traumas e fraquezas estão afetando o seu desenvolvimento. O que pode ser feito para encontrar a cura e se livrar das amarras? Reflita.

Casa 9: representa suas aspirações de vida, seus desejos de expansão e crescimento. Com isso, este é um momento de reflexão sobre ao que você tem dedicado tempo até aqui, quais experiências isso tem te proporcionado e o que isso tem te acrescentado. As reflexões sobre você, o que você gosta e o que espera do seu futuro podem ser comuns, mas pedem uma mudança de palco para que você consiga enxergar a vida a partir de um novo ângulo.

Casa 10 (Meio do Céu): talvez sua atividade profissional precise de alguma transformação, seja por completo ou pequenos ajustes que irão te auxiliar a ter uma vida com mais liberdade e autonomia. Além disso, reflexões sobre o que você gosta e qual a marca quer deixar no mundo, e como deixá-la, podem ser propícias durante este período.

Casa 11: cautela com os seus contatos, atenção às pessoas que possam estar sugando sua energia, te desgastando. É importante analisar os seus ideais e observar se está se envolvendo com alguma causa que acredita. Caso não esteja se engajando em algo, este pode ser o melhor momento para buscar uma organização que lhe ajude a trabalhar com um ideal maior do que você.

Casa 12: momento de ter uma reflexão consistente que te ajuda a buscar foco e atenção para coisas que são realmente importantes. Porém, para isso acontecer, será preciso parar de fazer coisas sem sentido e dedicar ainda mais tempo ao autoconhecimento. A principal tendência é trabalhar seu lado espiritual ou tomar cuidado com os pensamentos fixos, em círculos que não o levaria a lugar algum, ou mesmo, o carinho que você tem com sua essência e a forma como lida com suas emoções e desejos.

Mercúrio retrógrado favorece a reflexão

Tenho Mercúrio retrógrado em meu Mapa Astral. O que isso significa?

Segundo adeptos da astrologia moderna, quem nasceu durante a retrogradação de Mercúrio e, consequentemente, tem este posicionamento no Mapa Astral, pode ter mais dificuldade para colocar os pensamentos e opiniões em palavras ou em papel. São pessoas que podem pensar demais e ter uma natureza mental mais filosófica, interiorizada e reflexiva, algo que as ajuda a refletir conceitos complexos de uma forma bastante criativa.

Muitas pessoas consideradas inteligentes nasceram durante o período da retrogradação de Mercúrio. Normalmente, são grandes pensadoras, embora também muito individualistas, concentrando toda a informação necessária para chegar a uma conclusão sozinhas. Não costumam ser influenciadas facilmente e também podem ter o dom de ver as coisas por meio de uma perspectiva diferente.

O que evitar com Mercúrio retrógrado?

Ainda seguindo o entendimento propagado pela astrologia moderna que se é veiculado de forma geral a respeito de Mercúrio retrógrado, durante este período devemos evitar:

  • Veicular anúncios e ações de marketing;
  • Decisões muito importantes;
  • Assinar acordos ou contratos importantes;
  • Iniciar negócios e empreendimentos;
  • Começar brigas e discussões, assim como fazer fofocas;
  • Fazer reparos importantes em casa ou em máquinas;
  • Se possível, escolha com mais atenção viagens e equipamentos de comunicação, como smartphones.

Entenda que não é proibido firmar compromissos, assinar contratos e iniciar coisas importantes no momento, tampouco que você deve protelar decisões como essas considerando apenas a retrogradação de Mercúrio. Mas é aconselhado nos questionar constantemente se é isso mesmo que queremos ou se é o melhor caminho.

Lembrando que SEMPRE devemos colocar essas indicações em segundo plano, caso não esteja indicado em seus trânsitos pessoais. Consulte seu horóscopo pessoal sempre para verificar essas orientações de maneira personalizada.

O que fazer com Mercúrio retrógrado?

Por outro lado, é recomendado que você:

  • Verifique se os arquivos digitais estão à salvo e com backups em dia;
  • Desacelere, como se tivéssemos um momento onde nos é permitido fazer menos e de forma mais concentrada;
  • Aproveite a tendência de revisão e tenha cautela, não permitindo que o movimento atrapalhe a produtividade e evitando algumas frustrações;
  • Revise e reavalie seus planos;
  • Recupere velhos negócios e projetos;
  • Limpe armários e depósitos de tralhas;
  • Analise questões de forma mais minuciosa;
  • Verifique horários, itinerários, mensagens e destinatários antes de clicar em enviar alguma coisa;
  • Finalize ou conclua projetos já iniciados;
  • Equilibre sua vida online e interaja mais no mundo real, com as pessoas que te cercam;
  • Aja com bastante senso de humor.

O outro lado de Mercúrio Retrógrado

Mercúrio retrógrado indica também, segundo os defensores da astrologia moderna, uma excelente oportunidade para estudar e se aprofundar nos assuntos desejados. Além disso, coletar informações, filtrá-las e organizá-las para que possam ser bem utilizadas após o período de retrogradação também é interessante.

Ainda há quem diga que muitos empreendimentos iniciados durante esta retrogradação podem ser muito bem sucedidos, já que tivemos a oportunidade de reavaliação, contemplação, foco e aprimoramento de pensamentos, algo que certamente pode ajudar a obtenção de sucesso, já que tudo foi revisto de forma mais minuciosa.

Em todo caso, talvez o ideal não seja lançar, mas de fato aprimorar o que quer que seja, para que tudo fique o mais bem feito possível para um possível lançamento assim que Mercúrio voltar ao movimento direto.

mercúrio retrógrado formas de comunicação

Mercúrio Retrógrado em 2024

Em 2024, teremos quatro momentos em que Mercúrio estará retrógrado, ou seja, teremos 4 vezes a ilusão de que o planeta estará se movendo para trás no céu durante o ano. Vamos entender o que acontece em cada período:

  1. Mercúrio Retrógrado em Capricórnio e Sagitário: Iniciaremos o ano de 2024 com Mercúrio Retrógrado em Capricórnio (08°), que iniciou no dia 13 de dezembro de 2023. O astro voltará ao seu movimento direto em Sagitário (22°) na madrugada do dia 02 de janeiro de 2024. Este período sugere uma transição de uma abordagem prática e estruturada para uma visão mais abrangente e filosófica.
  2. Mercúrio Retrógrado em Áries: Aqui, Mercúrio retrógrado acontece em Áries, movendo-se de 27° para 15°, do dia 1° a 25 de abril de 2024. Áries é um signo impulsivo, então há um foco em pensar antes de agir e comunicar-se claramente para evitar mal-entendidos.
  3. Mercúrio Retrógrado em Virgem e Leão: Do dia 5 a 28 de agosto, viveremos o penúltimo Mercúrio Retrógrado de 2024, que se inicia em Virgem (04°) e termina em Leão (21°). Este período pede atenção aos detalhes e pode trazer desafios na expressão de criatividade ou liderança.
  4. Mercúrio Retrógrado em Sagitário: O último Mercúrio retrógrado de 2024 acontece em Sagitário, de 22° a 06°, dos dias 25 de novembro a 15 de dezembro. Este período destaca a reflexão sobre crenças e a comunicação de ideias, com cuidado para não exagerar ou simplificar demais os fatos.

Durante todos esses períodos, é uma boa ideia revisar planos, evitar decisões rápidas e pensar bem antes de falar. Uma boa dica é prestar atenção se você tem planetas posicionados entre os graus de retrogradação de Mercúrio no seu Mapa Astral, uma vez que, esses momentos de encontro, podem ser mais proeminentes na sua vida, do que outros.


Próximas datas de Mercúrio retrógrado:

13/12/2023 - Mercúrio retrógrado aos 08º de Capricórnio
02/01/2024 - Mercúrio direto aos 22° de Sagitário
01/04/2024 - Mercúrio retrógrado aos 27° de Áries
25/04/2024 - Mercúrio direto aos 15° de Áries
05/08/2024 - Mercúrio retrógrado aos 04° de Virgem
28/08/2024 - Mercúrio direto aos 21° de Leão
25/11/2024 - Mercúrio retrógrado aos 22° de Sagitário
15/12/2024 - Mercúrio direto aos 06° de Sagitário
15/03/2025 - Mercúrio retrógrado aos 09° de Áries
07/04/2025 - Mercúrio direto aos 26° de Peixes
18/07/2025 - Mercúrio retrógrado aos 15° de Leão
11/08/2025 - Mercúrio direto aos 04° de Leão
09/11/2025 - Mercúrio retrógrado aos 06° de Sagitário
29/11/2025 - Mercúrio direto aos 20° de Escorpião

Neste conteúdo você entendeu que Mercúrio retrógrado não é exatamente um período de apocalipse, como muita gente anuncia por aí e que seus efeitos reverberam de modo bastante pessoal.

Se você quiser saber mais sobre como a astrologia pode interagir a todo instante na sua vida, consulte sua área pessoal no Astrolink e confira seu horóscopo diário e outras informações muito interessantes.

Categorias

O céu no momento...

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 | 09:01