Mercúrio retrógrado na astrologia

Mercúrio Retrógrado e seus efeitos
Mercúrio retrógrado na astrologia
por Astrolink em Astrologia

Como já foi explicado no artigo sobre Planetas Retrógrados, na astrologia há determinados períodos em que planetas e corpos celestes parecem estar se movendo de maneira diferente no céu. Seus ciclos parecem se alterar, ficando mais lentos ou mesmo dando a impressão de estarem se movendo para trás. Para isso, dá-se o nome de Movimento Retrógrado.

Todos os planetas, exceto os luminares (o Sol e a Lua) entram em movimento retrógrado todos os anos, embora alguns demorem umm pouco mais. De todos os planetas em suas retrogradações, Mercúrio é o que parece atrair mais atenção. O motivo para isso é que seus efeitos tendem a afetar a vida de todos de maneira igual. Se você começar a prestar mais atenção a como as coisas podem se comportar durante essa fase, verá como é interessante acompanhar seus efeitos.

Quando Mercúrio entra em processo de retrogradação (o que acontece cerca de 3 vezes por ano), seu trânsito pode influenciar algumas alterações em nossas vidas, mas não é o fim do mundo. A primeira coisa a fazer é não se preocupar tanto, pois algumas pessoas são muito sensíveis aos períodos onde Mercúrio está retrógrado, já outras são praticamente imunes.

Mercúrio rege todos os tipos de comunicação, incluindo ouvir, falar, aprender, ler, editar, pesquisar, negociar, vender, comprar... Também rege todos os contratos e acordos formais, bem como documentos importantes, manuscritos de livros ou documentos de termos, acordos, escrituras, contratos, arrendamentos, testamentos e assim por diante, por isso este momento costuma inspirar um pouco mais de atenção, já que no mundo atual, tais coisas são muito importantes.

Também está incluído no domínio deste planeta todos os tipos de código (incluindo códigos de computador), bem como transportes e viagens.

É fato que há muito alarde em torno do assunto "Mercúrio retrógrado". Muitos astrólogos, principalmente os mais afeitos à astrologia moderna, dizem que este movimento causa falhas de comunicação, problemas no envio de emails, mau funcionamento de aparelhos, documentos perdidos, problemas em projetos pessoais e outras coisas coisas do tipo.

Mas, se analisarmos com mais calma, esse tipo de coisa pode acontecer em qualquer tempo, independente de Mercúrio estar retrógrado ou não. Para este período, se há algo importante à fazer, é dar atenção ao aspecto de revisão e concentração que este período sugere. Ações como limpar e organizar nosso ambiente de trabalho ou de descanso, jogar fora papéis acumulados que não servem pra nada, empreender tarefas de revisão e correção e toda sorte de ações desse tipo são boas coisas a serem realizadas durante este período.

Quando um planeta está em movimento retrógrado, astrologicamente está em um estado de introspecção, descanso, preparando-se para um novo rumo. Portanto, enquanto Mercúrio tira seu "momento de concentração", as atividades que ele governa podem não ter a mesma influência de quando ele está em seu curso normal.

Quais as coisas mais comuns do período?

Há certa divergência de opinião entre astrólogos tradicionais e modernos em relação ao assunto. Enquanto a astrologia tradicional coloca muito mais foco nos aspectos de introspecção, contemplação e revisão de  Mercúrio retrógrado, a moderna, além de também focar nisso, diz que podem haver mais chances de ocorrerem mal-entendidos, problemas, atrasos, panes, coisas que se perdem, celulares que não funcionam, repetir-se com mais frequência para expressar algo corretamente ou ter que refazer certas coisas que teimam em não dar certo.

De um modo geral, muitos astrólogos recomendam que algumas coisas sejam evitadas durante este período, tais como:

  • Não colocar anúncios e fazer ações de marketing
  • Evitar tomar decisões muito importantes
  • Se possível,evitar viagens de curta distância
  • Adiar a compra de equipamentos de telecomunicação como smartphones
  • Evite realizar eleições
  • Não asssinar acordos ou contratos importantes
  • Não iniciar negócios e empreendimentos
  • Não iniciar projetos educativos ou de ensino à distância
  • Evitar agendar reuniões para tomadas de grandes decisões
  • Evitar fazer reparos em casa ou em máquinas

É bom também verificar se os arquivos digitais estão à salvo e com backups em dia.

De qualquer forma, acompanhando de perto os períodos retrógrados de Mercúrio, podemos aproveitar sua energia de revisão e também nos precaver, não permitindo que o trânsito atrapalhe nossa produtividade e evitando pelo menos algumas das frustrações que a influência pode ou não causar.

Lembre-se que esta não é necessariamente uma influência ruim, apenas diferente e nem todo mundo é influenciado da mesma maneira.

Será que eu vou ser influenciado?

Pela Lei da Correspondência, Mercúrio retrógrado afeta a todos. Porém, algumas pessoas acabam sendo mais afetadas do que outras. Se você tem uma forte influência de Mercúrio, Gêmeos ou Virgem em seu mapa astral (inclusive com aspectos formados com este planeta e signos), por exemplo, você pode ser especialmente afetado por este trânsito.

Depende, em geral, de onde Mercúrio retrógrado cairá em seu horóscopo: se você tem muitos planetas (ou pelo menos planetas importantes como os luminares) no signo em que a retrogradação cair, você tende a sofrer mais seus efeitos. A Casa em que Mercúrio retrógrado transita também indica a área específica da sua vida em que você poderá experimentar seus efeitos.

Mercúrio quando está retrógrado também nos dá a chance de corrigir o curso atual dos eventos que estão ocorrendo em nossas vidas, reajustando-os se necessário. Desentendimentos recorrentes nos relacionamentos também podem ser resolvidos.

É um período onde a verdade têm mais chances de ser trazida à tona, independente de ser uma boa coisa ou não para nós. O momento é bom para refletir, rever e corrigir nossos planos em andamento, além de ser um período mais contemplativo, onde somos convidados a tomar decisões assertivas de forma original e subjetiva, sem "seguir a manada".

Há quem diga que muitos empreendimentos iniciados durante uma retrogradação de Mercúrio podem ser muito bem sucedidos se comparados àqueles iniciados quando seu movimento está direto. Tal sucesso pode ser atribuído a uma maior reavaliação sugerida pelo movimento, pois sugere uma maior contemplação, foco e aprimoramento de pensamentos, algo que certamente pode ajudar a obtenção de sucesso ante ao fracasso, já que tudo foi revisto de forma mais minuciosa.

Em todo caso, talvez o ideal não seja lançar, mas de fato aprimorar o que quer que seja, para que tudo fique o mais bem feito possível para um possível lançamento assim que Mercúrio voltar ao movimento direto.

O que fazer quando Mercúrio está Retrógrado?

Mercúrio retrógrado realmente ganhou um estigma pejorativo com o passar dos anos. Quando se fala sobre isso, quase sempre é com muito receio e até medo. Como tudo na Astrologia, devemos abordar esse assunto de maneira ponderada. Como dito acima, vários fatores determinarão o grau de influência que Mercúrio em retrogradação trará para a vida de cada um, além de ser um tema um pouco divergente entre as áreas da astrologia.

Se já pensarmos de maneira negativa, apenas iremos piorar os possíveis efeitos. Devemos tentar encarar tudo de maneira positiva, encontrando propósito até para os momentos mais complicados. Como falamos antes, dá para aproveitar Mercúrio retrógrado de forma muito positiva e produtiva. Para ajudar, veja algumas ideias sobre como usar esta energia para o seu benefício:

  • Revise seus planos
  • Recupere velhos negócios e projetos
  • Limpe armários e depósitos de tralhas
  • Analise questões de forma mais minuciosa
  • Faça backup constante dos seus dados
  • Bom período para finalizar ou concluir projetos já iniciados
  • Bom também para analisar de forma minuciosa os detalhes de algum projeto para melhorá-lo
  • Fique em dia com a papelada, organizando tudo o que precisa
  • Aja com bastante senso de humor

E mais:

  • Embase seus objetivos! Se você tem objetivos a longo prazo, pode ser um bom momento para rever seu planejamento. Divida em etapas, divida essas novas etapas em etapas menores e assim por diante, até você ter tudo esquematizado da melhor maneira possível. Projetos e planos bem embasados têm muito mais chances de obter sucesso.
  • Revise seu aprendizado! É consenso que Mercúrio retrógrado não facilita muito nosso aprendizado, mas podemos aproveitar esse tempo para rever coisas que já aprendemos. Se a informação já foi aprendida, dá para voltar a estudá-la e colocá-la de vez na memória de longo prazo.
  • Recordar é viver! Sabe aquelas fotos antigas, que você nunca mais viu? Que tal revivê-las durante a retrogradação de Mercúrio? Relembrar os bons momentos e refletir sobre sua vida sempre é algo interessante e muitas vezes emocionante.
  • Reconecte-se! Lembra aqueles amigos das antigas que você perdeu contato? É hora de falar com eles, que podem voltar a fazer parte da sua vida. É um bom momento para reestabelecer o contato!
  • Renove-se! Dê uma sacudida no que está estagnado ou não te agrada. Arrume o quarto, a casa, enfim, dê uma geral na sua vida e mexa um pouco nas coisas. Jogue fora papéis velhos que não tem mais serventia, atualize as suas contas nas redes sociais, organize seu guarda-roupa, sua geladeira ou qualquer outra coisa que faça parte do seu dia a dia.
  • Let it go! Essa talvez seja a dica mais valiosa. Sabe aquele ditado "não adianta dar murro em ponta de faca"? Pois é, não adianta tentar nadar contra a corrente durante esse período. As chances são de você se estressar ainda mais com os eventuais problemas que podem ocorrer. Nesse caso, o melhor é relaxar, deixar as coisas acontecerem e esperar que tudo passe. Escute música, assista a filmes, leia livros, converse com os amigos normalmente para descobrir como cada um está vivenciando seu momento, mas é como dizem... Um olho no padre, outro na missa.

Mercúrio retrógrado no Mapa Astral

Que tem Mercúrio retrógrado em seu mapa astral não é menos inteligente por conta da interferência dessa influência, pode ter uma maior dificuldade para colocar seus pensamentos e opiniões em palavras ou em papel. Tais pessoas podem também constantemente pensar demais e ter uma natureza mental mais filosófica, interiorizada e reflexiva, algo que as ajuda a pensar em conceitos complexos de uma forma bastante criativa.

Muitas pessoas consideradas inteligentes nasceram durante o período onde Mercúrio estava retrógrado. Normalmente, são grandes pensadores, embora também muito individualistas, pessoas que obtêm e concentram toda a informação necessária para chegar a uma conclusão sozinhos. Não costumam ser influenciadas facilmente e também costumam ter o dom de ver as coisas através de uma perspectiva diferente.


Datas onde Mercúrio estará retrógrado:

12/08/2017 - Mercúrio Retrógrado aos 11° de Virgem
05/09/2017 - Mercúrio Direto aos 28° de Leão

02/12/2017 - Mercúrio Retrógrado aos 29° de Sagitário
22/12/2017 - Mercúrio Direto aos 13° de Sagitário

22/03/2018 - Mercúrio Retrógrado aos 16° de Áries
15/04/2018 - Mercúrio Direto aos 04° de Áries

25/07/2018 - Mercúrio Retrógrado aos 23° de Leão
18/08/2018 - Mercúrio Direto aos 11° de Leão

16/11/2018 - Mercúrio Retrógrado aos 13° de Sagitário
06/12/2018 - Mercúrio Direto aos 27° de Escorpião

05/03/2019 - Mercúrio Retrógrado aos 29° de Peixes
28/03/2019 - Mercúrio Direto aos 16° de Peixes
 
07/07/2019 - Mercúrio Retrógrado aos 04° de Leão
31/07/2019 - Mercúrio Direto aos 23° de Câncer
 
31/10/2019 - Mercúrio Retrógrado aos 27° de Escorpião
20/11/2019 - Mercúrio Direto aos 11° de Escorpião

16/02/2020 - Mercúrio Retrógrado aos 12° de Peixes
09/03/2020 - Mercúrio Direto aos 28° de Aquário

17/06/2020 - Mercúrio Retrógrado aos 14° de Câncer
12/07/2020 - Mercúrio Direto aos 05° de Câncer

13/10/2020 - Mercúrio Retrógrado aos 11° de Escorpião
03/11/2020 - Mercúrio Direto aos 25° de Libra

30/01/2021 - Mercúrio Retrógrado aos 26° de Aquário
20/02/2021 - Mercúrio Direto aos 11° de Aquário

29/05/2021 - Mercúrio Retrógrado aos 24° de Gêmeos
22/06/2021 - Mercúrio Direto aos 16° de Gêmeos

26/09/2021 - Mercúrio Retrógrado aos 25° de Libra
18/10/2021 - Mercúrio Direto aos 10° de Libra

14/01/2022 - Mercúrio Retrógrado aos 10° de Aquário
03/02/2022 - Mercúrio Direto aos 24° de Capricórnio

10/05/2022 - Mercúrio Retrógrado aos 04° de Gêmeos
03/06/2022 - Mercúrio Direto aos 26° de Touro

09/09/2022 - Mercúrio Retrógrado aos 08° de Libra
02/10/2022 - Mercúrio Direto aos 24° de Virgem

29/12/2022 - Mercúrio Retrógrado aos 24° de Capricórnio
18/01/2023 - Mercúrio Direto aos 08° de Capricórnio

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Os Aspectos PlanetáriosOs Aspectos Planetários
Aspectos mostram basicamente como os vários planetas se dão uns com os outros, com base no local onde estão em um determinado momento. Um aspecto planetário é a distância específica entre quaisquer dois pontos ao redor da eclíptica zodiacal e são formados entre dois planetas.
Os Planetas RetrógradosOs Planetas Retrógrados
Retrogradação é a percepção de que a órbita de algum astro está de alguma forma alterada. Mas nenhum planeta altera seu ciclo em torno do Sol, é apenas uma ilusão do nosso ponto de vista. Quando um astro está retrógrado, isso influencia a dinâmica de um mapa astral. Na verdade, conclui-se que as energias parecem estar voltadas mais para dentro do indivíduo.
Os Ciclos PlanetáriosOs Ciclos Planetários
Astrologia é o estudo dos movimentos dos planetas ao redor dos signos do zodíaco. Quando olhamos um mapa astral, estamos na verdade olhando para um momento específico no tempo, tentando dessa forma compreender e aprofundar o conhecimento sobre uma pessoa ou evento que teve seu início naquele exato local e momento.
O que é o Inferno Astral?O que é o Inferno Astral?
Você com certeza já ouviu alguém reclamar que está vivendo no inferno astral quando está se aproximando da data de seu aniversário. Esse período é popularmente conhecido como uma fase turbulenta, em que tudo dá errado e a pessoa passa por um grande sofrimento. No entanto, será que ele existe mesmo?
Previsões para 2018 na AstrologiaPrevisões para 2018 na Astrologia
A astrologia nos promete uma série de gatilhos planetários em 2018, que nos permitirão uma análise notável em relação às questões práticas do nosso dia a dia e dá bons indícios de que este ano astrológico será um bom ano para se lançar nos negócios e presenciar o início de muitas transformações no mundo.


ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.

Signos no Astrolink

Piscianos    9.11 %
Arianos    8.83 %
Cancerianos    8.81 %
Geminianos    8.65 %
Taurinos    8.63 %
Aquarianos    8.26 %
Leoninos    8.19 %
Virginianos    8.12 %
Escorpianos    8.07 %
Librianos    7.92 %
Capricornianos    7.79 %
Sagitarianos    7.60 %


O céu no momento...

Sol 24 Esc 43' 12"
Lua 11 Pei 20' 24"
Mercúrio 13 Sag 29' 28" R
Vênus 25 Lib 15' 07"
Marte 00 Pei 44' 40"
Júpiter 01 Sag 54' 13"
Saturno 06 Cap 23' 26"
Urano 29 Ari 36' 34" R
Netuno 13 Pei 42' 43" R
Plutão 19 Cap 17' 44"
Quiron 28 Pei 07' 20" R
Lilith 11 Aqu 23' 27"
Nodo Norte 29 Can 09' 01" R

Aspectos ativos

Lua QuadraturaMercúrio
Lua ConjunçãoNetuno
Mercúrio QuadraturaNetuno
Marte QuadraturaJúpiter
Marte SextilUrano