astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

Os signos opostos e complementares

Os opostos se atraem?

Por Astrolink em Astrologia básica

Modo claro

6 minutos de leitura

Os signos opostos em Astrologia de fato são complementares. O mesmo sentido, mas em direções opostas. Assim, eles têm muitas coisas em comum.

O Zodíaco é representado como um círculo e é baseado na Eclíptica, onde cada signo é situado ao lado do outro de forma a expressar todo um conceito dinâmico.

Esse formato permite angulações diversas entre os astros, signos e casas envolvidas. Quando um signo está à 180 graus de distância um do outro, dizemos que eles estão em oposição e tal interpretação pode esclarecer muitos pontos de sua relação.

Por estarem em polos opostos do zodíaco, os signos em questão possuem algumas características e modos de operação diferentes, mas que se completam entre si.

Estando a 180° de distância, esses signos opostos também são de elementos que se complementam. Por exemplo, Ar e Fogo: o Ar faz o Fogo se expandir e ficar mais forte - e Água e Terra, que cria o ciclo da vida com o qual já estamos familiarizados.

Digamos que duas pessoas tenham luminares no eixo Leão / Aquário. Ambos buscarão o protagonismo, o desejo de aparecer, destacar-se, diferenciar-se de forma não muito comum, mas no mesmo sentido.

Um pode gostar do clássico, pois ele não é do tempo atual (Leão) e o outro, do ultra moderno, ou que também é da nova geração (Aquário). Nesse sentido, ambos desejam fugir do presente, do meio, do comum, do normal.

Algumas ideias podem ajudar a pensar nos signos opostos, mas não com o propósito de fazer uma relação "dar certo" no sentido de ser longeva, mas sim no sentido de ser produtiva para ambos enquanto ela puder existir:

  • Conheça-se melhor, para entender como partimos de nós para medir os outros;
  • Procure olhar o diferente e oposto com seus olhos;
  • Ouça mais profundamente o que o outro deseja;
  • Aprenda a estar aberto ao novo, mesmo que isto traga uma estranheza inicial;
  • Respeite a si mesmo e saiba seus limites ao aceitar diferenças;
  • Estabeleça dinâmicas de trocas simétricas e não aceite relações assimétricas, onde somente um entende e coopera;
  • Tenha sempre em mente que o mundo tem bilhões de pessoas;
  • Lembre-se de que ninguém, nem mesmo nós, somos insubstituíveis;
  • Procure perceber as semelhanças ocultas pelas aparentes divergências, em especial nos signos opostos. Ex.: Capricórnio e Cancer, ambos são cuidadores e protetores, mas de formas diferentes. Brigas neste caso geralmente são por conta de métodos, caminhos, técnicas e escolhas e não por méritos, que é o essencial.

Quais são os signos complementares?

Analisando o zodíaco, os signos opostos e complementares da astrologia são: Áries e Libra / Touro e Escorpião / Gêmeos e Sagitário / Câncer e Capricórnio / Leão e Aquário / Virgem e Peixes.

Confira algumas informações básicas sobre as combinações possíveis de acordo com o signo solar, o núcleo organizador do seu mapa astral.


Áries ÁRIES + LIBRA Libra

Áries é o signo da impulsividade e do Eu, enquanto Libra representa a ponderação e Os Outros. Por isso, o ariano precisará de muita paciência para lidar com o libriano, que por sua vez aprenderá a perder o medo de agir com a energia do fogo ariano. Além disso, a agressividade de Áries pode pesar, obrigando Libra a se concentrar em si mesmo para reequilibrar a balança.

Quando conseguem aprender um com o outro, no entanto, ambos aprendem a refletir sobre a situação antes de agir, sem exageros e focando apenas no que é necessário.


Touro TOURO + ESCORPIÃO Escorpião

A atração entre esses dois signos costuma ser forte, já que ambos possuem muita sensualidade e fazem parte da cruz dos signos fixos. No entanto, a possessividade e intensidade de Escorpião pode bater de frente com o desejo de segurança e calma de Touro, criando algumas instabilidades. Nos momentos de crise, o escorpiano também tende a agir de forma colérica e quase vingativa, já o taurino reage ficando silencioso e se afastando.

O processo para encontrarem o ponto ideal passa por Escorpião provar sua lealdade a Touro, que precisa sentir segurança. Já Touro deve tentar entender as emoções profundas do escorpiano, que deseja o domínio da alma e não da matéria, como Touro.


Gêmeos GÊMEOS + SAGITÁRIO Sagitário

Os dois signos têm uma vertente alegre e expansiva, mas com diferenças marcantes. Sagitário pode reagir às dificuldades usando o sarcasmo característico do signo e desejando se libertar. Porém, o signo de fogo também pode ser mandão, e a pluralidade de responsabilidades, ideias e compromissos pode afastar o geminiano, que passa a não ter tanto interesse assim nos diálogos mais profundos.

Quando conseguem se entender, Sagitário aprende a ter mais versatilidade e leveza na comunicação e Gêmeos conquista o zelo e abrangência do sagitariano.


Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

Câncer CÂNCER + CAPRICÓRNIO Capricórnio

Enquanto Câncer é um signo reconhecido por seu sentimentalismo, Capricórnio é referência em praticidade. O estilo temperamental e emotivo do canceriano tem chance de irritar seu oposto, assim como o jeito mais seco do capricorniano pode magoar o nativo de Câncer.

Quando encontram o equilíbrio, ambos ganham. Capricórnio traz segurança e amadurecimento para a relação, enquanto Câncer deixa o coração do capricorniano mais suave.


Aquário AQUÁRIO + LEÃO Leão

O leonino adora mandar e desmandar, mas o livre aquariano não vai permitir nenhum tipo de controle sobre sua vida. Do atrito entre os dois pode surgir um Leão ainda mais dominador e um Aquário cada vez mais apático. Um ponto pode piorar essa relação é que ambos tendem a ser bem diferentes ao lidar com sentimentos, o que pode afastá-los ainda mais.

O ponto principal para construir uma relação saudável vai ser o diálogo honesto. Com isso, Leão pode aprender a ser mais altruísta e se entregar aos outros, enquanto Aquário encontra uma pessoa inspiradora e dinâmica para orientar seu caminho.


Virgem VIRGEM + PEIXES Peixes

Virgem tende a ser prático e perfeccionista, já Peixes emotivo e sonhador. Nessa relação, Peixes pode acabar se sentindo incapaz e Virgem podem ficar exaustos por ter que sempre cuidar do outro. Quando isso acontece, as fraquezas de cada um se acentuam, e enquanto o pisciano se recolhe em seu mundo o virginiano se torna ainda mais controlador. Para alcançarem uma relação saudável, precisam começar a se entender nesse sentido.

Aos poucos, o virginiano aprende a ser mais sensível e escutar seus sentimentos. Já o pisciano vai atingir o equilíbrio, principalmente emocional e ter a segurança que tanto busca.


O aprendizado é garantido

Mesmo quando não há a intenção de ter um relacionamento amoroso com alguém do signo oposto e complementar ao seu, a convivência sempre é uma escola que nos leva a elevação espiritual. Aprender a lidar com as diferenças de cada um é um pré-requisito para se desenvolver, independentemente do signo de cada um.

Mas lembre-se: a astrologia é muito complexa! O signo solar tem um peso importante sobre a sua personalidade, mas não é o único fator que interfere nela. Na astrologia, você também deve levar em conta outros posicionamentos e aspectos do Mapa Astral. E, não se esqueça, as diversas circunstâncias da vida de cada um de nós também ajudam a moldar as pessoas que somos.

Por isso, embora a relação entre signos complementares possa ser de um aprendizado rico e engrandecedor, não use apenas isso como um guia na sua vida. Busque se cercar de indivíduos de todos os signos e aprenda cada dia mais com o ponto de vista de cada um deles.

Quer buscar ajuda na astrologia para descobrir quais os pontos fortes e fracos do seu relacionamento? Conheça nossa sinastria! Você pode ver a sua compatibilidade astral com qualquer pessoa.

Categorias

O céu no momento...

quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 01:33