Os signos opostos e complementares

Os opostos se atraem?
Os signos opostos e complementares
por Astrolink em Astrologia

Como todos sabemos, o Zodíaco é representado como um círculo, onde cada signo é situado ao lado do outro de forma a expressar todo um conceito dinâmico.

Esse formato permite angulações diversas entre os astros, signos e casas envolvidas. Quando um signo está à 180 graus de distâcia um do outro, dizemos que eles estão em oposição e tal interpretação pode esclarecer muitos pontos de sua relação.

Por estarem em polos opostos do zodíaco, os signos em questão são considerados as duas metades de um inteiro. Por isso, possuem características bastante diferentes, mas que se completam entre si, podendo criar uma relação de amor e ódio ou de equilíbrio entre os nativos.

Estando a 180° de distância, esses signos opostos também são de elementos que se complementam. Por exemplo, Ar e Fogo: o Ar faz o Fogo se expandir e ficar mais forte - e Água e Terra, que cria o ciclo da vida com o qual já estamos familiarizados.

Geralmente, sentimos uma certa atração por pessoas do signo solar complementar ao nosso. No entanto, esse relacionamento pode sofrer com muita inconstância devido à características essencialmente diferentes. Porém, quando encontram o equilíbrio, podem ter uma relação agregadora, com um ajudando o outro a melhorar nos pontos necessários para a sua evolução.

Quais são os signos complementares?

Analisando o zodíaco, os signos opostos e complementares da astrologia são: Áries e Libra / Touro e Escorpião / Gêmeos e Sagitário / Câncer e Capricórnio / Leão e Aquário / Virgem e Peixes.

Confira algumas informações básicas sobre as combinações possíveis de acordo com o signo solar, o núcleo organizador do seu mapa astral.


Áries ÁRIES + LIBRA Libra

Áries é o signo da impulsividade e do Eu, enquanto Libra representa a ponderação e Os Outros. Por isso, o ariano precisará de muita paciência para lidar com o libriano, que por sua vez aprenderá a perder o medo de agir com a energia do fogo ariano. Além disso, a agressividade de Áries pode pesar, obrigando Libra a se concentrar em si mesmo para reequilibrar a balança.

Quando conseguem aprender um com o outro, no entanto, ambos aprendem a refletir sobre a situação antes de agir, sem exageros e focando apenas no que é necessário.


Touro TOURO + ESCORPIÃO Escorpião

A atração entre esses dois signos costuma ser forte, já que ambos possuem muita sensualidade e fazem parte da cruz dos signos fixos. No entanto, a possessividade e intensidade de Escorpião pode bater de frente com o desejo de segurança e calma de Touro, criando algumas instabilidades. Nos momentos de crise, o escorpiano também tende a agir de forma colérica e quase vingativa, já o taurino reage ficando silencioso e se afastando.

O processo para encontrarem o ponto ideal passa por Escorpião provar sua lealdade a Touro, que precisa sentir segurança. Já Touro deve tentar entender as emoções profundas do escorpiano, que deseja o domínio da alma e não da matéria, como Touro.


Gêmeos GÊMEOS + SAGITÁRIO Sagitário

Os dois signos têm uma vertente alegre e expansiva, mas com diferenças marcantes. Sagitário pode reagir às dificuldades usando o sarcasmo característico do signo e desejando se libertar. Porém, o signo de fogo também pode ser mandão, e a pluralidade de responsabilidades, ideias e compromissos pode afastar o geminiano, que passa a não ter tanto interesse assim nos diálogos mais profundos.

Quando conseguem se entender, Sagitário aprende a ter mais versatilidade e leveza na comunicação e Gêmeos conquista o zelo e abrangência do sagitariano.


Câncer CÂNCER + CAPRICÓRNIO Capricórnio

Enquanto Câncer é um signo reconhecido por seu sentimentalismo, Capricórnio é referência em praticidade. O estilo temperamental e emotivo do canceriano tem chance de irritar seu oposto, assim como o jeito mais seco do capricorniano pode magoar o nativo de Câncer.

Quando encontram o equilíbrio, ambos ganham. Capricórnio traz segurança e amadurecimento para a relação, enquanto Câncer deixa o coração do capricorniano mais suave.


Aquário AQUÁRIO + LEÃO Leão

O rei da selva adora mandar e desmandar nos outros, mas o livre aquariano não vai permitir nenhum tipo de controle sobre sua vida. Do atrito entre os dois pode surgir um Leão ainda mais dominador e um Aquário cada vez mais apático. Um ponto pode piorar essa relação é que ambos tendem a ser bem diferentes ao lidar com sentimentos, o que pode afastá-los ainda mais.

O ponto principal para construir uma relação saudável vai ser o diálogo honesto. Com isso, Leão pode aprender a ser mais altruísta e se entregar aos outros, enquanto Aquário encontra uma pessoa inspiradora e dinâmica para orientar seu caminho.


Virgem VIRGEM + PEIXES Peixes

Virgem tende a ser prático e perfeccionista, já Peixes emotivo e sonhador. Nessa relação, Peixes pode acabar se sentindo incapaz e Virgem podem ficar exaustos por ter que sempre cuidar do outro. Quando isso acontece, as fraquezas de cada um se acentuam, e enquanto o pisciano se recolhe em seu mundo o virginiano se torna ainda mais controlador. Para alcançarem uma relação saudável, precisam começar a se entender nesse sentido.

Aos poucos, o virginiano aprende a ser mais sensível e escutar seus sentimentos. Já o pisciano vai atingir o equilíbrio, principalmente emocional e ter a segurança que tanto busca.


O aprendizado é garantido

Mesmo quando não há a intenção de ter um relacionamento amoroso com alguém do signo oposto e complementar ao seu, a convivência sempre é uma escola que nos leva a elevação espiritual. Aprender a lidar com as diferenças de cada um é um pré-requisito para se desenvolver, independentemente do signo de cada um.

Mas lembre-se: a astrologia é muito complexa! O signo solar tem um peso importante sobre a sua personalidade, mas não é o único fator que interfere nela. Na astrologia, você também deve levar em conta outros posicionamentos e aspectos do Mapa Astral. E, não se esqueça, as diversas circunstâncias da vida de cada um de nós também ajudam a moldar as pessoas que somos.

Por isso, embora a relação entre signos complementares possa ser de um aprendizado rico e engrandecedor, não use apenas isso como um guia na sua vida. Busque se cercar de indivíduos de todos os signos e aprenda cada dia mais com o ponto de vista de cada um deles.

Quer buscar ajuda na astrologia para descobrir quais os pontos fortes e fracos do seu relacionamento? Conheça nossa sinastria! Você pode ver a sua compatibilidade astral com qualquer pessoa.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Entendendo os 4 ElementosEntendendo os 4 Elementos
Todos nós incorporamos os 4 elementos de alguma forma em nossas vidas e podemos dividi-los em duas partes: Feminina (água e terra) e Masculina (fogo e ar). É um espelho dos dois maiores arquétipos humanos. Aprenda sobre todas as características dessa espinha dorsal da astrologia.
Entendendo as Qualidades dos SignosEntendendo as Qualidades dos Signos
A divisão dos 12 signos pelos 4 elementos na astrologia é chamada de triplicidade, ou seja, para cada elemento teremos um grupo de 3 signos. E esses 4 elementos que formam a espinha dorsal do estudo também podem ser expressados em três diferentes variações. Os resultados dessa divisão são chamados de quadruplicidades - ou qualidades, expressões. Assim, teremos um grupo de 4 signos para cada expressão.
Entendendo as Polaridades na AstrologiaEntendendo as Polaridades na Astrologia
As polaridades dividem o círculo do Zodíaco em dois grupos distintos de seis signos cada, que são categorizados como Masculinos (Ativos, Yang) e Femininos (Passivos, Yin). Tais características se alternam uma após a outra, a começar por Áries (Masculino), seguido por Touro (Feminino), Gêmeos (Masculino) e assim por diante, até sua finalização em Peixes.


ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.

Signos no Astrolink

Piscianos    9.11 %
Arianos    8.83 %
Cancerianos    8.81 %
Geminianos    8.65 %
Taurinos    8.62 %
Aquarianos    8.26 %
Leoninos    8.18 %
Virginianos    8.11 %
Escorpianos    8.06 %
Librianos    7.91 %
Capricornianos    7.81 %
Sagitarianos    7.64 %


O céu no momento...

Sol 25 Sag 48' 32"
Lua 22 Ari 22' 57"
Mercúrio 04 Sag 47' 26"
Vênus 10 Esc 33' 57"
Marte 20 Pei 27' 49"
Júpiter 08 Sag 43' 18"
Saturno 09 Cap 42' 44"
Urano 28 Ari 46' 18" R
Netuno 13 Pei 50' 32"
Plutão 20 Cap 07' 56"
Quiron 27 Pei 55' 52"
Lilith 14 Aqu 47' 24"
Nodo Norte 27 Can 12' 33" R

Aspectos ativos

Sol TrígonoUrano
Lua QuadraturaPlutão
Vênus SextilSaturno
Marte SextilPlutão