1. Tarot
  2. Arcanos Menores

O Naipe de Ouros no Tarot

A Matéria. Representa o Elemento Terra.



Sobre naipe de ouros no Tarot

As cartas de Ouros no Tarot cobrem os aspectos materiais da vida, incluindo a praticidade, os negócios, comércio, propriedades, bens, dinheiro e outros recursos. Lida também com o nível físico ou externo de consciência (como os sentidos físicos, por exemplo) e, dessa forma reflete as situações externas como a nossa saúde, nossas finanças, nosso trabalho ou nossos recursos.

O naipe de Ouros é associado ao Elemento Terra. Suas respostas nos incentivam a compreender melhor o valor real de cada coisa, a cuidarmos bem do patrimônio e a expandir nossos horizontes. Na idade média, era o naipe associado à burguesia e aos comerciantes.

Embora o naipe de Ouros não se relacione, à princípio, com amor ou afeto, as cartas podem indicar um romance, uma ligação que traz segurança financeira, o envolvimento com alguém que é digno de confiança e com quem podemos contar. Indicam, muitas vezes, amigos ou alguém que é detentor de poder financeiro e que se disponibiliza para nos dar a mão.

Tem a ver com o que fazemos com nossos ambientes externos - como os criamos, moldamos, transformamos e os desenvolvemos. Em um nível mais esotérico, estão associadas ao Ego, à autoestima e à imagem que temos de nós mesmos.

Em sua maioria são cartas positivas, que geralmente indicam recebimento de dinheiro ou agem como um alerta para não o perdermos em alguma situação. Podem indicar também que dispomos de recursos, que poderemos contar com ajuda no momento ou que novidades estão à caminho, possivelmente relacionadas à vida material (embora não obrigatoriamente).

Os significados positivos das cartas de Ouros incluem manifestação física da coisas, disciplina, realização, eficiência, concretização e prosperidade. Já os aspectos negativos incluem possessividade, ganância e indulgência. Pode haver um excesso de materialismo que compromete uma boa gerência das finanças, além do foco no trabalho em detrimento de outras prioridades da vida.

Para contra-atacar os significados negativos, é necessário um retorno à natureza para se fundamentar e redescobrir o que é realmente importante. Além disso, pode haver bloqueios para manifestar ideias e planos, resultando em falta de sucesso. As cartas tambémm mostram quando é necessária uma melhor definição de metas e planejamento.

Em uma consulta, este naipe também pode indicar um caminho para a riqueza e o sucesso, indicando onde é mais provável se sair bem e onde as coisas podem ser mais desafiadoras. Se for uma questão ligada à área afetiva ou familiar, pode ser que o dinheiro esteja influenciando o rumo dos acontecimentos ou tem uma grande importância no assunto. Em consultas sobre saúde, geralmente trazem boas notícias, porém podem apontar para a necessidade de dinheiro na questão.