A Casa 11 e seu significado na Astrologia

A Casa 11 - O Coletivo

Casa 11 na Astrologia

Na Casa 11 vivemos a possibilidade de nos integrarmos a algo mais amplo do que apenas nossa fama e imagem social. É a área da vida onde as nossas conquistas sociais (Casa 10) se relativizam perante a nós mesmos e a humanidade.

A Casa 11, portanto, significa nossos projetos futuros e de certa maneira, nossos legados em relação ao futuro.

Assim como a Casa 5 representa a liberação de energia acumulada na Casa 4, a Casa 11 representa a liberação do poder e criatividade acumulados na Casa 10 e traz experiência através de amizades e da coletividade.

Assim, este setor se refere a nossos contatos especiais, capazes de nos auxiliar em nosso processos. Assim, são mais que amigos. A Casa 5 se refere a amigos do dia a dia, de festas, de férias em uma praia. Mas a casa na 11, teremos amizades sólidas construídas em cumplicidade, confiança e comprometimento.

É a porta de entrada para vivenciar nossas esperanças, desejos e planos para o futuro, bem como a manutenção de importantes contatos sociais. Este setor se relaciona com nossos projetos mais profundos, que dependem muitas vezes de linhas de financiamento, órgãos de fomento, verbas de ministérios de ciência, institutos de pesquisas entre outros. Por isto, diferem-se dos assuntos da casa 5. Nesta casa, a criatividade é desenvolvida de forma mais leve, implica projetos de curto prazo, fomentos culturais de pequeno alcance.

A Casa 11 implica em grandes projetos, que muitas vezes envolvem um número grande de pessoas com efeitos de médio e longo prazo. Em muitos casos, os patrocinadores são aqueles que confiam no projeto e por isto, o defendem. A casa 11 relaciona-se com burocracias que envolvem a liberação de verbas e podem envolver vários departamentos que precisam estar envolvidos e convencidos e de fato, abracem o projeto.

É o local aonde vamos lidar com os ganhos e benefícios adquiridos através do trabalho, a recompensa dos nossos esforços na carreira e tudo o que foi feito com o objetivo de evoluir e nos tornar uma pessoa melhor, o dinheiro destinado para ser usado após terminamos nossas obrigações e responsabilidades.

O sentido se relaciona no sentido de que a fama, o currículo desenvolvido na casa 10, pode proporcionar na casa 11, perspectivas de projetos maiores que podem ser apoiados no fato das entregas de resultados obtidos no setor 10. Vemos que em astrologia, os setores não estão separados, e sim interligados por princípios lógicos.

Tradicionalmente é conhecida também como a "Casa do Bom Espírito". Com isto se quer dizer uma certa "sorte", por encontrarmos alguém que acredita em nós.

Trata da nossa rede de conhecidos e contatos que se acumulam ao longo da vida. É o modo como as forças criadoras, a natureza da natureza, o manifesto (ou a inteligência universal que muitas religiões chama de Deus) fala conosco, através de insights e vislumbres que, quando percebidos, dão mais propósito à nossa existência.

Também dialogam conosco através de sinais ou signos usados na ciência. Assim, a Casa 11 são estes sinais. São também as linguagens criadas para o diálogo com a "natureza da natureza", como a matemática, a geometria, a medicina, a botânica, a química, a físcia entre tantas outras.

Assim, a Casa 11 refere-se às colaborações intelectuais e os recursos captados para a realização de grandes projetos. Neste setor, temos no passado os marchands, os tutores, os nobres, os benfeitores, os pistolões, os padrinhos, os defensores entre outros.

Também temos as rainhas, mulheres e bem feitoras que se envolviam com pessoas sem muito dinheiro, e ao se relacionarem, acabavam se envolvendo financeiramente, custeando obras de arte e toda sorte de projetos.

Enquanto a Casa 5 se refere aos flertes e pequenos casos, a Casa 11 se refere aos casos de longo prazo, mas que muitas vezes não culminaram em casamento por questões sociais, preconceitos ou impedimentos jurídicos e até mesmo, casos passionais de longa duração.

Tal percepção nos moverá para ações e escolhas mais humanitárias, que contemplem o bem-estar de todo o planeta. É nessa vivência mundana que temos a possibilidade de integrar-nos com as ideologias e correntes de pensamento coletivas. É onde vivenciamos uma ânsia de ir além da identidade individual, de nos vermos como parte de um coletivo maior que os nossos próprios limites individuais. Muitas vezes, estamos a idealizar.

É a nossa seguridade social (também entra no escopo de pensões e aposentadorias) e intelectual. Através da análise dos planetas posicionados ou que aspectam esse setor do mapa, podemos entender como é a nossa abordagem com amigos, grupos e organizações, bem como nossa relação com os nossos conceitos de esperança.

Tudo dependerá da forma como administrarmos nossos potenciais como um todo. Sempre lembrando que sempre deveremos estudar os luminares e os pessoas e nunca a Casa 11 isoladamente.

A necessidade de uma maior cumplicidade é muito importante para o aprofundamento e desenvolvimento de grandes projetos.

É um setor agradável do mapa, mas se houver planetas aflitos posicionados nele, tais energias podem renegar amizades duradouras, criar experiências dolorosas dentro de grupos ou gerar falta de esperança.

É comumente referida como a "Casa dos Amigos", pois é através deles que começamos a encontrar a força dos grupos, onde podemos ver o poder do coletivo em ação através da colaboração e cooperação. A Casa 11, portanto, se refere à sinergia de se trabalhar juntos pelo saber.

No escopo da décima primeira casa também estão os clubes, organizações, movimentos sociais, ativismo coletivo, sindicatos e associações profissionais. O foco aqui é nas atividades que são empreendidas dentro desses grupos, em como fazemos a diferença quando dentro do coletivo e como crescemos e "atualizamos a versão" da nossa essência humana. Se refere portanto às equipes de projetos, aos editais do CNPQ, às bolsas dados aos bacharéis, aos órgãos de fomento e ONGS.

De alguma forma, nossa ação em grupo nos ajuda a definir melhor o que nós como indivíduos.

O astro Urano e também Júpiter sãos os que mais se assemelham à natureza desta casa.

Amigos, sonhos e esperanças

A casa 11 também é um palco que eventualmente disponibiliza o vislumbre de oportunidades e possibilidades variadas, todas de acordo com nossas prioridades na vida. Através de nossos amigos e atividades em grupo, por exemplo, damos mais substância e significado às nossas vidas e à sociedade. Representa todas as organizações sem fins lucrativos bem como associações, irmãos mais velhos e contatos mais relevantes e com atitudes afins às nossas, que aprovam nossa personalidade sem julgamento e com quem conversaremos de maneira espontânea e liberal sobre tudo.

Neste sentido, este setor se refere à nossos clientes, amigos, admiradores, aqueles que indicam novos clientes e que nos indicam para pessoas importantes e igualmente motivadoras.

É também o lugar dos nossos desejos e vontade que temos de visitá-los com frequência. Versa sobre nossas esperanças, sonhos, o que desejamos e o que queremos alcançar.

Assim, nossas fantasias possíveis bem como aquilo que possa realizar, mas ao grande futuro pertence, pode ser estudado neste setor.

O poder de criação advindo dos insights do inconsciente coletivo, bem como aqueles gerados diretamente pelo grupo também são relevantes no escopo de análise da casa 11. É fato que ao nos unirmos, podemos criar muito mais.

Ao nos juntarmos aos nossos parceiros, não apenas realizamos muito, mas também podemos desfrutar dos frutos de um trabalho efetivado de uma forma mais equalizada.

Fala também fala sobre o tipo de amigo que somos, incitando perguntas como: "o que fazemos para os outros?", "Como vemos nossos amigos e como eles nos veem?".

Na casa 11 conseguimos analisar também como é o nosso lado filantrópico, nossa capacidade de ajudar os outros de forma desinteressada, como se manifesta a nossa humanidade.

A presença de Júpiter na casa 11 em um mapa astral (mapa natal) pode ser particularmente agradável, já que este é o seu local da "alegria e contentamento" de acordo com a astrologia tradicional. Portanto, é um setor que acaba engrandecendo e facilitando em nossa existência.

O coletivo em evidência

Na Casa 11 procuramos ser criativos, mas agora num contexto coletivo e não individual (como acontece na casa oposta, a Casa 5). A ênfase é no grupo, não na pessoa.

Com base no coletivo, a Casa 11 mostra:

- Como funcionamos enquanto parte de um todo maior (grupos, associações, corporações, sindicatos, conglomerados, etc.).
- O tipo de amigos e o tipo de grupos com que nos envolvemos.
- De que forma estabelecemos a ligação com a "mente coletiva": a nossa capacidade de captar os grandes conceitos e arquétipos da humanidade.

Nesta área de vida, nos vemos como seres criativos individuais, mas integrados num todo maior (o grupo, a humanidade). Tem a ver com o estágio em que somos capazes de nos comunicar a nível global. É a essência da globalização.

Por isto, ela muitas vezes se refere à nos integrarmos a organizações, grupos livres que fazem trabalhos em comuns sem fins lucrativos, organizações de festivais, feiras de conhecimento, organizações que visam divulgação científica e viradas culturais.

Esta casa representa qualquer forma de "criatividade coletiva". Pode ser um grupo revolucionário dedicado a derrubar um sistema obsoleto, ou apenas pessoas comemorando e colhendo os frutos e sucesso obtidos através das experiências da Casa 10. Ou seja, as experiências da Casa 11 podem variar de "vamos nos divertir juntos" até "vamos criar um mundo melhor juntos".

Pode também está relacionada à grupos políticos, partidos e congregações sociais e administrativa, sindicatos, museus de cultura, centros de fomento, planetários, aquários, zoológicos e órgãos de defesa às minorias.

A 11ª Casa é uma casa de comunhão e de senso comum de fraternidade. Ela representa a humanidade como uma entidade criativa, fazendo o poder do grupo fluir através de cada um de nós.

Um futuro promissor

A Casa 11 mostra como reagimos com o sucesso social, ou com a falta de sucesso. Rege nossa capacidade de reformular e transformar a sociedade.

A Casa está associada com o futuro. Na terceira casa, você tem amigos que são irmãos, irmãs ou vizinhos. Na sétima casa, você tem amigos próximos e parceiros. E na Casa 11, os amigos são aqueles que se relacionam com a sua imagem pública. Por exemplo, no trabalho você é "fulano, o engenheiro" e seus amigos são as pessoas que trabalham com você. Podemos pensar na possibilidade da casa 11 estar relacionada também àquilo que não vivemos e ao que se chama de futuro novo.

Esta Casa também está associada com os sonhos, planos, ideais, ideologias, grupos, contatos, clubes, partidos políticos, sindicatos, grupos sociais, atividades humanitárias e altruístas. Tem a ver com os bem-intencionados, com as grandes esperanças e nossas aspirações.

Interpretações Extras

Para interpretações além do mapa astral, como na astrologia horária e mudana visando respostas para acontecimentos, locais, governos ou situações específicas, a Casa 11 significa basicamente o parlamento, congresso, conselhos municipais, nacionais e entidades similares. Se refere ainda aos partidos, os conchavos, as emendas, as reformas, as fofocas políticas e o ministério de ciências e tecnologia.

Os temas regidos pela Casa 11 na Astrologia
Atributos que devem ser levados em consideração em uma análise de Mapa Astral.

Nosso papel nos grupos Enteados e filhos dos outros Atividades de grupo e ativismo social Circunstâncias fora de controle Redes sociais Humanitarismo Planos e projetos Cidadania Correntes na atmosfera Internet Desejos e esperanças Justiça social Dinheiro ganho Amizades Criatividade compartilhada Empreendimentos coletivos Consciência social Entretenimento coletivo Colegas de classe Consciência global Tendências Surpresas Sindicatos Revoluções, revoltas, rebeliões Fraternidades Grupos, tribos, gangues, ONGs e organizações Participação social Partidos políticos e parlamentos Alianças Amigos Clubes sociais Amor recebido A mente coletiva Atividades humanitárias Comunidade Times Cultura

A influência dos astros situados na Casa 11 do Mapa Astral


Saiba mais sobre todas as casas astrológicas

Baixe agora o aplicativo e acesse seu horóscopo personalizado

A Casa 11 e você...

Descubra a importância da Casa 11 no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum planeta nesta casa quais são seus benefícios!



O céu no momento...

Sábado, 18 de Maio de 2024 | 05h38
Sol 27° 46' Tou
Lua
Quarto Crescente
27° 40' Vir
ver ciclo lunar
Mercúrio 03° 16' Tou
Vênus 23° 05' Tou
Marte 13° 28' Ari
Júpiter 28° 10' Tou
Saturno 17° 58' Pei
Urano 23° 23' Tou
Netuno 29° 23' Pei
Plutão 02° 02' Aqu R
Quiron 21° 37' Ari
Lilith 25° 19' Vir
Nodo Norte 14° 55' Ari
Aspectos ativosorbe
SolTrígonoLua0.11
SolConjunçãoVênus4.69
SolConjunçãoJúpiter0.40
SolConjunçãoUrano4.39
SolSextilNetuno1.61
SolTrígonoPlutão4.27
LuaTrígonoVênus4.58
LuaTrígonoJúpiter0.51
LuaTrígonoUrano4.28
LuaOposiçãoNetuno1.72
LuaTrígonoPlutão4.38
MercúrioQuadraturaPlutão1.22
VênusConjunçãoUrano0.29
MarteConjunçãoNodo Norte1.45
JúpiterSextilNetuno1.21
NetunoSextilPlutão2.66
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    8.95%
Arianos    8.82%
Cancerianos    8.80%
Geminianos    8.65%
Taurinos    8.60%
Aquarianos    8.27%
Leoninos    8.23%
Virginianos    8.22%
Escorpianos    8.06%
Librianos    7.91%
Capricornianos    7.88%
Sagitarianos    7.59%