Júpiter na Astrologia

Júpiter - Impulso de expansão e proteção

Júpiter é o maior planeta do nosso sistema solar e na astrologia está relacionado ao otimismo, expansão e nosso estado de graça, senso de justiça - seja esta criada pelo homem ou uma justiça divina. A nossa relação com o universo na forma de religião e filosofia pode ser proporcionada pelo planeta. O amor pela liberdade, novas experiências, generosidade e expansividade nos permitem crescer mesmo sob desafios.

Características e dignidades de Júpiter:


No glifo de Júpiter, astrólogos gregos em suas observações desejaram representar a percepção de que este componente reflete um esforço de superação através da razão, da filosofia e dos meios de comunicação criados pelo homem para dialogar com o mundo natural, através do saber (semicírculo) de forma a minimizar as dificuldades, os ciclos, as repetições que ocorrem no mundo material (cruz).

Na astrologia, a equação de Júpiter refere-se às percepções mais lógicas, leves e que portanto, se afastam dos medos naturais do sistema nervoso da iminência de morte. Sendo assim, a posição de Júpiter nos ajuda a entender a capacidade de relaxar, descontrair e a possibilidade de vermos a vida de forma mais otimista e prazerosa.

Assim, esta posição nos permite perceber os sinais de motivação existencial com a presença da serotonina para nos permitir confiança para ir além, algo que muitas vezes nos leva a uma exploração física ou jornada mental a fim de ampliar nossa experiência consciente, gerando um maior suporte para vivermos nossas vidas com mais otimismo e ambição.

Esta equação se refere ao que na psicanálise se chama de "gozo", ou fluxo. Em outras palavras, o prazer que sentimos ao viver a vida em todos os instantes, focalizar a entrada e a saída de energias através das trocas com o meio.

Respirar, alimentar-se, ir ao banheiro, espirrar, ter orgasmos, etc., tais entradas e saídas, se em bom fluxo, geram prazer tanto na entrada quanto na saída. Assim, estamos a todo momento, vivenciando uma sensação de prazer, bem estar e fluxo.

Júpiter neste sentido se refere ao desprazer gerado pela tensão, repressão, contenção de entrada e saída na forma de como nos relacionamos com qualquer coisa no meio externo.

O fascínio de estar sempre vivenciando este fluxo em tudo pode levar, se mal gerido, a vivenciar apenas o lado prazeroso dos processos, explorando as situações e pessoas, comendo apenas o que é gostoso ao paladar, ter baixa tolerância à frustração, nos afastarmos das responsabilidades, os comprometimentos que gerarem tensão e preocupação, etc.

De certa forma, se a equação de Júpiter estiver ostensiva e ligada aos ângulos e aos luminares (Sol e Lua), podemos viver os prazeres do fluxo comendo demais, dormindo demais, evitando as disciplinas, agindo de forma a não se tensionar, algo que pode levar à indolência, a preguiça, a irresponsabilidade e ao descompromisso. Passamos a não compreender o impacto que o exagero pode causar na própria vida e a dos outros.

Já quando a posição de Júpiter está proporcional e sistêmica em relação às demais posições, conseguimos fluir, nos divertir e descontrair sem deixar de viver de forma responsável e produtiva.

Júpiter desloca-se entre 3 a 5 minutos diariamente, levando aproximadamente 12 anos para atravessar todo o zodíaco e ficando cerca de 1 ano em cada signo. A Casa 9 está associada a Júpiter, que rege os signos de Sagitário e Peixes, tem sua exaltação no signo Câncer, fica debilitado no signo de Capricórnio.

Astrologicamente, o astro possui afinidade com o Sol e Marte. Quanto as casas, Júpiter expressa melhor sua ação nas casas 1, 4 e 11, podendo trazer resultados muito bons quando posicionado nelas. Também tem a fama de proteger uma casa astrológica - ou dar o máximo dos resultados esperados e em processo de fluxo, diminuindo a sensação de adversidades a serem vencidas.

Raramente consegue atrapalhar o potencial de uma casa mundana, mesmo durante um trânsito mais tenso. A casa onde Júpiter está posicionado é onde tendemos a ser otimistas e onde os temas desse setor geralmente fluem mais facilmente e são expandidos.

É a nossa busca por significado e representa o bom senso, a justiça, filosofia, religião quando esta renova as esperanças e a educação superior. Tem potencial para expandir os assuntos do setor em que se encontra, independente da afinidade que possui com ela, podendo com isso ser uma faca de dois gumes: como símbolo de expansão, pode expandir os ganhos, mas também os débitos, de acordo com os significados daquela casa e também de como em especial o ascendente e os luminares se relacionam no mapa de nascimento (mapa astral).

A natureza de Júpiter em geral não é restritora. Se aparecer bem relacionado com os luminares, ângulos e astros estruturadores (pessoais), se observa que o indivíduo se sente bem consigo mesmo em termos psíquicos e físicos, e por este estado, transfere e distribui este estado às pessoas e ambientes externos.

Portanto, uma natureza mesquinha, agressiva, possessiva ficam claramente distantes, pois o medo da morte não é uma carga clara e constantemente manifesta. É como o nosso lado professor, que dependendo de onde se posicione no mapa, pode ser aquele tipo mais religioso, idealista, ator,influenciador, espiritualista ou político.

As casas com as quais Júpiter pode se envolver por seus ângulos (aspectos) ou regências no mapa, mostram onde podemos agir e viver, interagir e criar, enfrentar desafios, errar e acertar como seres humanos que somos sem necessariamente nos culparmos ou levarmos a sério demais determinadas experiências existenciais.

Se encaramos este fluxo como algo mais sofisticado, inteligente e adulto, pode-se dizer que estaremos "crescendo" ou "amadurecendo", feito um nadador que ao invés de brigar com a água, agora flui por ela e assim, cresce na forma de se relacionar com o meio.

A diferença entre a forma de processar a informação entre Júpiter e Mercúrio nos estudos de astrologia, implicam em uma natureza mais teórica e puramente informativa em Mercúrio e a mais vivenciada em conjunto com os instintos e um sentido existencial em Júpiter.

Em Mercúrio, estudamos, lemos, catalogamos, nos informamos, falamos e compartilhamos, por exemplo, informações sobre vinhos. Assim, nomes, lugares, bibliografia, tipos de solos são evidenciados.

Na equação de Júpiter, os anseios de estudar o vinho têm de ser entendido em suas relações com as províncias, as histórias das pessoas, a tradição, as festas e também a de tomar os vinhos, ir para tais locais e ouvir as histórias dos próprios produtores. Em outras palavras, em Júpiter o conhecimento não é somente bibliográfico, mas também vivencial e aprofundado.

Para fins de interpretação, Júpiter simboliza o protetor, o pai adotivo ou o tutor, a pessoa que patrocina e estimula as artes, a ciência ou o ensino, aquele amigo influente, o administrador, o religioso motivador, o professor inspirador e o educador motivado.

As figuras do político, magistrado, jurista, banqueiro, empresário e o bon vivant também podem ser simbolizadas pelo planeta, que trata fundamentalmente de crescimento, abundância, expansão, graça, abrangência e ascensão, além de integração, otimismo, confiança e fé.

Mostra onde temos mais chances de receber benefícios materiais, apoios, estímulos, motivações e por conseguinte, expressar generosidade para com os outros.

Outros significados importantes da vida que podem sofrer influência de Júpiter são a riqueza pessoal, o autoaperfeiçoamento, os padrões éticos, a vontade de explorar a vida, o conhecimento acadêmico, como fazemos as coisas quando são em grande escala, o nosso sistema de crenças, esperanças, desejos grandiosos, o nosso apreço por algumas coisas, estado de graça e todas as grandes celebrações felizes. Grandes passos e progressos na vida de uma pessoa geralmente são alcançados quando há toques e benção de Júpiter.

Um outro significado derivado de correntes astrológicas tradicionais também diz que Júpiter simbolizava o marido (no caso de mulheres heterossexuais), mostrando como geralmente é o companheiro de uma mulher (ou como deve ser o seu comportamento para com ela).

O motivo desta interpretação se dava por conta do "homem príncipe", aquele que tendo posses, podia oferecer uma vida de prazer, diversão e riqueza. Entretanto, por conta do aumento dos direitos humanos, esta interpretação não poderia hoje ser interpretada como sendo o marido, um homem, etc. e sim, as oportunidades, os votos de confiança pela rede de relacionamentos, algum homem ou mulher que possa oferecer mais do que romance.

Júpiter pode ser interpretado um arquétipo benevolente e generoso, que quando está interagindo de forma franca e intensa em nosso horóscopo, pede que incorporemos sua natureza otimista, seu conhecimento superior, seu espírito aventureiro e sua coragem em muitos aspectos de nossa vida.

Se estivermos nos sentindo confiantes e com energia física, podemos nos arriscar mais, sem medo, simplesmente dando um passo a frente. Basta acreditar que vai dar certo. Pensar que, seja o que for, vai funcionar, melhorar, crescer, que "vai dar boa".

Quando estamos neste estado, com níveis de serotonina mais elevados, motivados e mais extrovertidos, é bem provável que o Júpiter em nossos mapas natais (mapa astral) esteja sendo ativado por trânsitos, luas novas e direções.

Júpiter também pode suavizar as dificuldades de um planeta ou casa de dar resultados muito negativos, provendo boas coisas quando em conjunção com a Lua, Marte ou Vênus.

Quando o planeta está conjunto a planetas que em geral geram caos, intensidade ou profundidade psicológica - ou aos nodos lunares -, tende criar interferências capazes de se expressarem de forma muito negativa. Há sempre um desgaste envolvido no processo, e por conta disto, uma certa quantidade de energia física e motivação psíquica acaba sendo perdida.

Já se Júpiter se posiciona em uma casa, pode melhorar as condições do assunto desta casa, dependendo sempre das outras posições.

É claro que os aspectos, incluindo as conjunções, operam de uma forma muito mais complexa e dinâmica dentro de um mapa, sendo esta apenas uma compreensão básica desse tipo de interatividade. Júpiter operará de maneira muito singular e única em cada mapa astral dependendo do contexto e interação com outros astros o ângulos.

Quer saber como essas informações afetam a sua vida?

JúpiterO que Júpiter pode trazer para o seu mapa astral

Júpiter é um astro lento e por isto seu efeito é mais coletivo nos signos zodiacais. Assim, Suas passagens relacionam-se mais aos aspectos coletivos como a política, a economia, a cultura, as artes, etc. Assim, a posição de Júpiter nos signos pode mostrar aspectos do que estava acontecendo no meio social no qual nascemos.

Quando Júpiter (alegria, viagens, diversão) entra em Capricórnio (preocupações limitações) por exemplo, o signo de Capricórnio limita tais ações e as expectativas mais otimistas. Esta é uma das muitas equações que se pode ter com o astro.

A posição de Júpiter no mapa astral também indica onde a pessoa demonstra expansividade e onde pode ser capaz de realizar coisas em ampla escala. Indica também como a pessoa compartilha o que lhe foi oferecido e como manifesta a sua generosidade em relação a ordem social mais ampla, recebendo, assim, ajuda e benefícios trazidos pela própria vida. Este efeito pode ser sentido nas casas astrológicas, por exemplo.

Traz o impulso de unir-se em torno de um ideal ou objetivo comum. Este princípio de colaboração ajuda e torna possível a realização de amplos empreendimentos e progressos sociais. Assim, a casa astrológica onde Júpiter se encontra geralmente é uma casa onde podemos ter sorte e proteção, onde é possível melhorarmos cada vez mais de vida, embora tudo dependerá de nós. Devemos sempre procurar fazer algo para aproveitar tais oportunidades.

De 12 em 12 anos, Júpiter retorna à posição inicial do mapa astral e com isso inicia um novo ciclo de oportunidades, benefícios e diversas experiências de crescimento e expansão na vida de cada pessoa.

O lado do componente Júpiter que tende a ser mais admirado pelas pessoas está ligado ao bom humor, bondade, sabedoria, moralidade, confiança, otimismo, fé, espiritualidade, simpatia, receptividade, extroversão, sociabilidade e inspiração. Sugere também abundância material, generosidade, filantropia, nobreza de caráter, senso de justiça e proteção, vontade de ajudar e apoiar, tendo igualmente uma natural tolerância.

Já seu lado mal gerido traz desejos compulsivos e exagerados de ter, de possuir e um comportamento orgulhoso, onde o indivíduo se engrandece e infla seu ego constantemente. Isso dá margem a imprudência, fazendo com que indivíduo passe a confiar demais na sorte assim como a esbanjar, desperdiçar de forma desregrada, despreocupada e sem moderação.

Quando em extremos ou colocado de forma ostensiva, pode manifestar negligência, hipocrisia, desperdício, fanatismo, preguiça, otimismo exacerbado, comodismo e extravagância.

Júpiter ainda tem a ver com exploração e descoberta, seja material, física, espiritual, intelectual ou mesmo sociocultural. Representa também um conhecimento que temos (ou temos o potencial de obter) e a transmissão dessa aprendizagem. Cria um ambiente protetor que estimula o indivíduo a crescer, transformar em realidade sua obra e transmitir sua visão.

É o planeta responsável por abrir as portas para a sabedoria, disponibilizando os recursos necessários, tornando possível para o homem transcender o que é normal, comum. Ele facilita e favorece essa ascensão - nós só precisamos fazer a nossa parte e ajudar no processo de receber e manifestar a graça.


A influência de Jpiter Júpiter nos Signos

A influência de Jpiter Júpiter nas Casas Astrológicas

Júpiter e você...

Descubra a importância do astro Júpiter no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber qual signo ou casa este astro está posicionado e quais são seus benefícios!



O céu no momento...

Terça-feira, 28 de Novembro de 2023 | 06h07
Sol 05° 43' Sag
Lua
Cheia
16° 28' Gem
ver ciclo lunar
Mercúrio 25° 49' Sag
Vênus 22° 22' Lib
Marte 02° 43' Sag
Júpiter 07° 22' Tou R
Saturno 01° 00' Pei
Urano 20° 28' Tou R
Netuno 24° 54' Pei R
Plutão 28° 26' Cap
Quiron 15° 49' Ari R
Lilith 06° 12' Vir
Nodo Norte 24° 15' Ari R
Aspectos ativosorbe
SolConjunçãoMarte3.00
SolQuadraturaSaturno4.72
SolSextilPlutão7.29
LuaTrígonoVênus5.91
LuaSextilNodo Norte7.79
MercúrioQuadraturaNetuno0.91
MercúrioTrígonoNodo Norte1.56
VênusOposiçãoNodo Norte1.89
MarteQuadraturaSaturno1.72
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    8.95%
Cancerianos    8.80%
Arianos    8.80%
Geminianos    8.64%
Taurinos    8.60%
Aquarianos    8.27%
Leoninos    8.24%
Virginianos    8.24%
Escorpianos    8.07%
Librianos    7.91%
Capricornianos    7.88%
Sagitarianos    7.60%