A Parte da Fortuna no Mapa Astral

O Sol e a Lua em extrema harmonia
A Parte da Fortuna no Mapa Astral
por Astrolink em Astrologia

Muito se fala sobre a Parte da Fortuna na Astrologia (também conhecida como Ponto da Fortuna ou Roda da Fortuna). Este posicionamento do mapa astral faz parte das chamadas partes árabes, posicionamentos distintos que são obtidos com base no cálculos de três pontos de um mapa astral, como planetas ou ângulos. A distância entre dois dos pontos é somada a um terceiro, geralmente o Ascendente, para conseguir a posição das partes (que são muitas, como a parte do espírito, do casamento, da sabedoria, entre outras, sendo a mais utilizada a da Fortuna).

As partes árabes fazem parte de técnicas muito antigas dentro da astrologia e existem desde os primórdios do estudo. Sua origem é relativamente obscura e remete à época dos antigos babilônios, sumérios, egípcios e persas, milênios atrás.

Especificamente sobre a parte da fortuna, esta representa um ponto no mapa astral de um indivíduo em que o Sol e a Lua encontram um aspecto extremamente harmonioso. É no último ponto em que a luz solar reflete na Lua que estará a Parte da Fortuna no mapa astral, atribuindo a cada um - de forma aleatória e individual - os anseios e os conceitos de realização e felicidade.

Essa localização nos mostra um pouco das coisas que nos dão alegria na vida e também o que pode nos trazer sorte. No entanto, o próprio nome "Parte da Fortuna" pode levar a interpretações erradas sobre seu real significado. Por isso, elencamos os principais mitos e verdades sobre esta área do mapa.

A Parte da fortuna é um ponto no céu?

Cuidado para não se confundir: a Parte da Fortuna não é um astro, signo ou casa zodiacal. Como dissemos, é um ponto virtual no mapa astral que tem condições de mostrar onde cada um de nós encontrará o propósito do relacionamento entre a Lua e o Sol no momento do nascimento.

Por que Fortuna?

Fortuna era a deusa romana responsável pelo destino, era ela quem impulsionava a Parte da vida e conduzia as pessoas para sua sina. Na mitologia grega, essa divindade é chamada de Tique, sendo representada com os olhos vendados para demonstrar que a sorte é atribuída às pessoas ao acaso.

Há algumas divergências entre a interpretação grega e a romana. A primeira considera Tique uma deusa muito poderosa que gira a Parte do Destino, oferecendo às pessoas os altos e os baixos da vida; a segunda considera a deusa Fortuna, primeira filha de Júpiter, também responsável pelo acaso, mas geralmente vinculada a eventos positivos: boa sorte, fertilidade e prosperidade. Foi isso que originou muitas intrepretações mais "sortudas" na astrologia ocidental do século XX, sempre associando este posicionamento e abundância e boa sorte.

Vale lembrar que um dos signicados mais ancestrais para a palavra "fortuna" é "Destino". Com isso, esta área do mapa está ligada também à coisas que não podemos controlar totalmente e a muito movimento acontecendo por ali o tempo todo. No mapa astral, fortuna não vai significar riqueza material ou prosperidade somente. O significado será muito mais amplo, pois está relacionado com a noção de destino que cada pessoa terá e as emoções originadas desses acontecimentos.

Quais são os benefícios? Vai me trazer dinheiro?

Não necessariamente. Apesar de o nome trazer uma referência a dinheiro, a Parte da Fortuna ajuda a clarear o que realmente é uma riqueza para você, nem sempre representando um valor material. Isso vai depender diretamente da posição da Parte no seu mapa astral. Por exemplo, uma pessoa que tenha a Parte da Fortuna em Touro, possivelmente vai ficar mais feliz em ganhar dinheiro do que alguém que a tenha em Sagitário. No entanto, ambos podem atingir o mesmo nível de satisfação pessoal quando conhecerem aquilo que realmente os traz felicidade.

Uma das coisas que a Parte da Fortuna vai enfatizar é a essência mais pura de cada pessoa, pois é nesse ponto do mapa que estarão guardados a motivação e os objetivos de vida de cada um. Não se trata dos objetivos temporários, aqueles que podem mudar de acordo com a situação, mas os objetivos que dizem respeito ao verdadeiro "Eu" de cada ser e o que faz as pessoas realmente felizes.

O signo em que ela estiver posicionada será o responsável por algumas características de amadurecimento individual, respeitando a história de vida de cada um durante a infância e a adolescência. Como sabemos, é na infância que a nossa personalidade é construída e é também neste período que se tem as primeiras impressões sobre o mundo, assim como na adolescência, quando nosso caráter começa a ser formado.

Portanto, se a pessoa tiver uma educação repressora, a relação com mundo será diferente de alguém que cresceu em um ambiente mais estruturado e livre. As experiências vivenciadas quando se é criança determinam a energia recebida da Lua - que é basicamente a mesma da Parte da Fortuna - será boa ou será ruim.

É necessário observar que a Parte da Fortuna irá agir em conjunto com a energia do signo solar em que ela se posicionar, intensificando as características primordiais das pessoas. Então, tanto as qualidades quantos os defeitos inerentes a cada signo serão ressaltadas pela atuação deste posicionamento.

Pode servir também como um amplificador para outras influências planetárias. Assim, devemos observar quais são os planetas natais conjuntos à parte da fortuna e outros que fazem trânsito por ela, criando conjunções e outros aspectos. Pode também dar pistas para encontrar um caminho mais completo e realizado em nossas vidas, mostrando um pouco do que realmente importa para nós, as coisas que têm condições de nos trazer alegria.

Cada pessoa deve identificar esse local em seu mapa para observar o que acontece por ali. É um ponto onde muitas energias podem estar em ação ao mesmo tempo, onde você pode ter muita agitação. Quanto mais você se tornar equilibrado e centrado na energia que ali se encontra (ou seja, mais no meio da roda), mais você atrairá os benefícios dela.

A posição da Parte da Fortuna no signo é a mesma das casas?

Este é outro mito que ronda a Parte da Fortuna na Astrologia. As casas em que ela se situa não necessariamente precisam ter uma relação entre número e signo. Por exemplo, uma pessoa pode ter a parte na Casa 2 e no signo de Aquário. Ela não precisa estar na mesma casa que a do signo (mas, obviamente, pode estar).

O Mapa Astral é a ferramenta usada para calcular a Parte da Fortuna?

Sim. Para isso, é levado em conta se o nascimento foi diurno ou noturno. Se for diurno, o local é calculado somando a posição do ascendente com a da lua e subtraindo a posição do sol. Se for noturno, soma-se o ascendente com o sol e subtrai-se a lua. Dessa forma, são encontradas a casa e o signo em que sua parte da fortuna se situa.

A Parte da Fortuna da Astrologia é a mesma do Tarot?

Embora ambos os conhecimentos, astrologia e tarot, estejam relacionados entre sí em seus fundamentos, eles possuem suas diferenças. A única semelhança entre suas Parte da Fortuna na astrologia e a Roda da Fortuna no Tarot está no nome e no fato que, para ambas, a fortuna está relacionada ao destino de cada um.

Para a Astrologia, esse significado é extremamente interessante, pois está atrelado ao conceito de prosperidade. Isso explica porque é uma parte, um item dinâmico, que pode mudar de acordo com o período da vida da pessoa. Ou seja: o que te traz a felicidade hoje pode não ser o mesmo que amanhã, pois o Ser Humano amadurece e sua perspectiva muda.

A Parte da Fortuna pode formar aspectos com outros astros?

Em relação aos aspectos do mapa astral, há controvérsias entre os astrólogos. Do ponto de vista técnico ela tem muitas semelhanças com os aspectos, uma vez que é calculada a partir da posição do Sol e Lua. No entanto, não há muito sentido em avaliar essa angulação, a não ser que ela se sobreponha a um planeta ou ponto focal. Planetas que formam conjunções natais com a parte da Fortuna podem ter influências bem significativas e a intensidade dessas influências depende da proximidade da conjunção - quanto mais próxima a orbe, mais forte será.

Em se tratando dos trânsitos, planetas que se movem lentamente, como Saturno, podem realizar durante conjunções e outros aspectos perto da parte da fortuna durante bastante tempo. Os planetas transaturninos (ou transpessoais) - Urano, Netuno e Plutão também exercem influência. Os efeitos desses planetas podem ser sentidos de forma mais intensa durante alguns períodos, já que formam conjunções duradoura. Algumas dessas influências podem representar desafios, outras podem trazer uma sorte inesperada, daquele tipo que faz as coisas acontecerem sem o tanto esforço da nossa parte. Pode ser vista como uma parte positiva do mapa, amplificando os assuntos tratados na casa onde está localizada.

Outros trânsitos importantes de planetas podem aspectar essa área, mudando influências durante nossas vidas e literalmente abrindo o baú da fortuna, trazendo benefícios e amenizando características da casa consideradas negativas. Podem até trazer aquele golpe de sorte na área da vida que a casa representa, quando tudo parece conspirar a nosso favor e não conseguimos entender o motivo.


Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

A Parte da Fortuna, os signos e casas

Agora que as suas principais dúvidas sobre esse ponto astrológico foram esclarecidas, podemos nos concentrar em sua influência básica nas casas ou nos signos relacionados.

Ainda não sabe em qual signo e casa está a sua Parte da Fortuna? Cadastre-se no Astrolink ou efetue o login para visualizar o seu Mapa Astral grátis!

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Os Elementos, Qualidades e PolaridadesOs Elementos, Qualidades e Polaridades
Intelecto e raciocínio são do elemento ar, nossas ações são do domínio do fogo, as emoções vibram nas águas e o que é concreto e material vibra na terra.
As Casas AstrológicasAs Casas Astrológicas
As casas astrológicas são separações, dividem o campo celeste em 12 áreas distintas e são como as áreas das nossas vidas. Ter um signo em uma determinada casa, significa poder se expressar ou adquirir algo para em seguida ponderar sobre as consequências e fazer uma nova ação, se necessário.
O que é o Inferno Astral?O que é o Inferno Astral?
Você com certeza já ouviu alguém reclamar que está vivendo no inferno astral quando está se aproximando da data de seu aniversário. Esse período é popularmente conhecido como uma fase turbulenta, em que tudo dá errado e a pessoa passa por um grande sofrimento. No entanto, será que ele existe mesmo?
Mercúrio retrógrado na astrologiaMercúrio retrógrado na astrologia
Quando Mercúrio entra em retrogradação, seu trânsito pode influenciar algumas alterações em nossas vidas. Leia tudo o que você precisa saber sobre este período.
Quadrantes e Hemisférios do Mapa AstralQuadrantes e Hemisférios do Mapa Astral
Um mapa astral pode ser dividido em quatro quadrantes: Horizontal com Ascendente e Descendente e vertical, com Meio do Céu e Fundo do Céu. São as cúspides das Casas 1, 4, 7 e 10.


O céu no momento...

Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020 | 02h41
Sol 05° 26' Sag
Lua
Quarto Crescente
00° 58' Tou
Fase Gibosa
ver ciclo lunar
Mercúrio 22° 51' Esc
Vênus 07° 02' Esc
Marte 16° 21' Ari
Júpiter 25° 25' Cap
Saturno 28° 04' Cap
Urano 07° 38' Tou R
Netuno 18° 09' Pei R
Plutão 23° 10' Cap
Quiron 05° 06' Ari R
Lilith 04° 06' Tou
Nodo Norte 19° 58' Gem R
Aspectos ativosorbe
SolSextilSaturno7.36
LuaOposiçãoVênus6.06
LuaQuadraturaJúpiter5.55
LuaQuadraturaSaturno2.90
LuaConjunçãoUrano6.67
LuaQuadraturaPlutão7.80
MercúrioSextilJúpiter2.56
MercúrioSextilPlutão0.31
VênusOposiçãoUrano0.61
JúpiterConjunçãoSaturno2.65
JúpiterConjunçãoPlutão2.25
NetunoQuadraturaNodo Norte1.82
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.05 %
Arianos    8.85 %
Cancerianos    8.78 %
Geminianos    8.68 %
Taurinos    8.62 %
Aquarianos    8.27 %
Virginianos    8.19 %
Leoninos    8.15 %
Escorpianos    8.02 %
Capricornianos    7.89 %
Librianos    7.89 %
Sagitarianos    7.60 %