Fogo, Terra, Ar e Água


Entendendo os 4 Elementos

Astrolink
por Astrolink em Astrologia.

lido 32598 vezes

Todos nós incorporamos os 4 elementos de alguma forma em nossas vidas.

Estamos de pé sobre a Terra. As informações ao nosso redor apelam para o nosso intelecto, som e verbo, evocando o elemento Ar. Nossas ações são regidas pelo domínio do Fogo, com sua vontade, iniciativa e ação, enquanto as emoções desencadeadas pelas nossas experiências invocam o elemento Água, o mais fluido. O ser humano experimenta todos os elementos desde sua concepção: quando imerso no líquido amniótico (água), na formação do corpo material (terra), ao ligar a chave dos batimentos cardíacos (fogo) e fazendo valer seus pulmões com a primeira inação de oxigênio e emissão sonora (ar).

Em uma outra analogia, quando você beija alguém, também há uma certa química envolvida. O contato físico dos lábios (terra), a emoção que percorre o corpo (água), os pensamentos que atravessam a sua mente (ar) bem como o desejo, iniciativa, paixão e a atração (fogo). Alquimistas e astrólogos sempre se empenharam em alcançar o equilíbrio dos quatro elementos a fim de transmutar o imperperfeito, o normal e as situações mundanas.

A maioria das substâncias ou interações físicas são misturas de múltiplos elementos que interagem dinamicamente entre si. Vejamos uma madeira em combustão, por exemplo. Pode conter fogo (visível através do processo de queima), ar (quando consome o oxigênio que alimenta a chama e quando ouvimos o sibilar de sua queima), água (que será removida no processo para que a madeira vire carvão) e terra (a cinza deixada para trás quando a madeira é queimada por inteiro). O Fogo e a Água são os elementos mais puros. O fogo é mais leve e sobe, já a tendência natural da água é descer.

O Quadrado Elemental

Como os elementos são definidos por duas qualidades de um total de quatro, eles formam o chamado Quadrado Elemental. Elementos que compartilham uma de suas qualidades são considerados adjacentes um ao outro, enquanto aqueles que são diagonais uns dos outros no quadrado são considerados opostos.

As qualidades opostas, quentes e frias, úmidas e secas, tentam se mover uma para a outra, mas não podem fazê-lo diretamente. A Rotação dos Elementos começa com o processo de adaptação (Água), continua com a expansão (Ar), depois a produção (Fogo) e finalmente a retração (Terra). Os alquimistas usavam este modelo para mudar a matéria de um elemento para o outro. A água elementar não pode ser transformada em fogo sem primeiro passar pelo ar.

Este conceito é refletido em muitos lugares na natureza: as estações da primavera (adaptação), verão (expansão), verão (produção) e inverno (retração), no tempo de vida dos seres humanos (infância, juventude, maturidade e velhice) e na jornada das plantas (semente, rebento, árvore, casca podre).

A contribuição dos 4 elementos na astrologia

Podemos dividir os quatro elementos em duas partes: Feminina - Yin (água e terra) e Masculina - Yang (fogo e ar). É um espelho dos dois maiores arquétipos humanos, o feminino (ternura, introspecção, fertilidade e praticidade) e o masculino (atividade, expansão, energia e comunicação).

Essa divisão nos diz que, para alcançar o equilíbrio e criar uma vida perto da perfeição, precisamos honrar, equilibrar e melhorar todas as nossas características inerentes respeitando o conceito dos 4 elementos.

FOGO

Fogo

O elemento Fogo na astrologia representa ação, ímpeto e criatividade, sendo o combustível de Áries, Leão e Sagitário. É considerado quente e seco. Tem uma abrangência radiante, simboliza expansão, calor, luz, coragem, vontade de lutar, de dominar e conquistar, mas também favorece a elevação espiritual, a lucidez extrema e a purificação da alma. Nos seres humanos representa a mente superconsciente. O símbolo do elemento Fogo é um triângulo apontando para cima, representando o desejo de subir por conta de suas qualidades quentes e secas.

Pessoas com abundância do elemento fogo tendem a ser mais otimistas, idealistas, dinâmicas, ardentes, apaixonadas, entusiasmadas, diretas, espontâneas, ingênuas, expansivas, com mais inspiração, motivação, coragem de se impôr, de assumir riscos e enfrentar desafios. Geralmente demonstram energia, determinação, ardor, perseverança e podem gostar mais de mandar do que obedecer. Toda essa disposição pode trazer mais agitação e impulsividade. Um fogo fora de controle, por exemplo, pode ser muito perigoso, pois o outro lado da energia tende a possuir uma certa falta de tato, uma ambição desmedida, ser violento, raivoso, autoritário e agessivo - física ou verbalmente. Podem ser um pouco insensíveis e indiferentes, por vezes egoístas e arrogantes também. Na raiva tendem a magoar os outros, mas geralmente não guardam rancor. Antigamente eram chamadas de pessoas com Humor Colérico.

Pense sempre no Fogo como algo mais ardente, idealista e abstrato, uma energia que influencia a criatividade, as novas ideias, que atiça as aventuras, propele a ação e o nosso lado artístico. Aquecer, viver o presente, virar a página da situação, mostrar que a vida é boa e superar-se são temas sempre presentes em sua cartilha elemental.

Aprenda mais sobre o elemento Fogo


TERRA

TerraA elemento Terra significa substância e praticidade, sendo a marca de Touro, Virgem e Capricórnio. É considerada frio e seco. Representa estabilidade e solidez, dando às substâncias sua força e forma. Nos seres humanos, representa o corpo físico. O símbolo do elemento Terra é um triângulo apontado para baixo com uma linha através dele. O triângulo descendente representa que a Terra está úmida e procura descer, mas seu componente seco bloqueia sua total descida.

Pessoas com grande quantidade de terra no mapa tendem a ser mais introspectivas, passivas e dotadas de forte empatia, além de mais calmas, lentas e frias. Tendem a ser mais resilientes, com muita força de vontade. O elemento também proporciona mais solidez, estabilidade, persistência e uma natureza concreta que pode atrair ansiedade, pessimismo ou realismo extremo. Este elemento também é sinônimo de sensualidade, prazeres terrenos e segurança material ou sentimental, sendo suas características: produzir, manter, formar, construir, estabelecer, conter e limitar. Os signos de terra se valem de sua característica elemental de formas diferentes: Touro investe, desfruta, produz e se apropria. Virgem elabora, aperfeiçoa, detalha e esmiuça as coisas. Capricórnio administra, estrutura, planeja e governa. Antigamente eram chamadas de pessoas com Humor Melancólico.

Pense sempre na Terra como algo concreto, detalhado, prático, seguro, uma energia que influencia nossa capacidade de realização sólida, além de uma maior afinidade com limites, com o mundo material e os sentidos físicos.

Aprenda mais sobre o elemento Terra


AR

O elemento Ar corresponde ao espectro mental, ao intelecto, a comunicação e ao intercâmbio, sendo a força motriz dos signos de Gêmeos, Libra e Aquário. É considerado quente e úmido. Fica abaixo do Fogo e acima da Terra, sendo penetrante, difuso e móvel. Nos seres humanos representa a mente autoconsciente. O símbolo do seu elemento é um triângulo apontando para cima com uma linha horizontal através dele. O triângulo ascendente representa que é quente e procura ascender, mas o componente úmido bloqueia sua subida total.

A função do Ar é estimular o raciocínio e o intercâmbio de informações. Como todos respiramos o mesmo ar, o elemento também age como componente social, ou seja, de todos os elementos, é o único que somos forçados a compartilhar de uma forma menos controlada. Favorece muito mais a razão e a lógica em detrimento da sensibilidade ou das emoções. Algumas de suas carecterísticas são: transmitir, agitar, mobilizar, comunicar, oxigenar, fomentar, energizar e purificar.

Nesse caso, Gêmeos trata de comunicar, desdobrar e intercambiar, Libra de ajustar, equilibrar, harmonizar e socializar e Aquário de progredir, revolucionar, inventar, inovar e energizar. Assim como os outros elementos, o Ar tem seus extremos, podendo se mostrar como uma leve brisa ou se transformar em um furacão devastador. De todos os elementos, é o mais difícil de prever suas ações e possui uma tendência à instabilidade e imprevisibilidade. O mesmo ar que sopra e refresca, também pode alimentar incêndios e espalhar toxinas. Pessoas com uma grande força do elemento ar têm como foco sempre melhorar as propostas e ideias, trazendo novos conceitos e favorecendo invenções. Antigamente eram classificadas como pessoas de Humor Sanguíneo.

Pense sempre no Ar como algo volátil e atrelado ao intelecto e a comunicação. É uma energia que estimula a mente e dá força aos nossos pensamentos e a propagação de informações.

Aprenda mais sobre o elemento Ar


ÁGUA

Água

O elemento Água na astrologia rege as emoções, a mente subconsciente, a sensibilidade, os sentimentos e sublinha os signos de Câncer, Escorpião e Peixes. É considerado frio e úmido. Eleva-se acima da Terra, mas está abaixo do Ar. Proporciona flexibilidade e nutrição das substâncias. O símbolo do elemento Água é um triângulo apontado para baixo, representando seu desejo de descer por conta de suas qualidades frias e úmidas.

A força desse elemento pode fazer as pessoas serem mais pacientes, compassivas, empáticas, secretivas, imaginativas, sonhadoras, abnegadas, com uma maior inclinação artística, intuitivas, emotivas e sensíveis, daquelas que sentem com uma maior facilidade algo que que possa ter passado despercebido por outras pessoas. Suas características elementais são umidificar, hidratar, purificar, refrescar, tonificar, limpar, acalmar, proteger e diluir. Pessoas com muita evidência do elemento água tendem a ser mais influenciáveis, consideradas mais emocionais e sensíveis além de mais adaptáveis a qualquer ambiente. No entanto, podem achar mais difícil se adaptar totalmente aos limites do mundo material, sendo também um pouco mais mais preguiçosas, irresolutas, vulneráveis ou hipersensíveis.

Ao contrário do fogo, que sobe e se expande, a água é de natureza Yin, direcionada para baixo. É por isso que muitas pessoas com predominância desse elemento tem certa tendência à melancolia, se deprimem ou se desmotivam mais facilmente. As emoções podem passar a impressão de estarem sempre transbordando, à flor da pele, embora possam agir de forma pouco impulsiva, se afogando em seus próprios sentimentos. Tendem a seguir o desejo de outros em detrimento dos seus próprios com mais facilidade. Precisam sempre estar em boa sintonia com a sua existência, senão podem mergulhar tão fundo que o retorno se torna algo difícil. Antigamente eram classificadas como pessoas de Humor Fleumático.

Pense sempre na Água como algo ligado às emoções. A água é transparente, fazendo todos os sentimentos ganharem fluidez, nutrição e força por onde passa.

Aprenda mais sobre o elemento Água

Leia também...

Entendendo as Qualidades dos SignosEntendendo as Qualidades dos Signos
A divisão dos 12 signos pelos 4 elementos na astrologia é chamada de triplicidade, ou seja, para cada elemento teremos um grupo de 3 signos. E esses 4 elementos que formam a espinha dorsal do estudo também podem ser expressados em três diferentes variações. Os resultados dessa divisão são chamados de quadruplicidades - ou qualidades, expressões. Assim, teremos um grupo de 4 signos para cada expressão.
Entendendo as Polaridades na AstrologiaEntendendo as Polaridades na Astrologia
As polaridades dividem o círculo do Zodíaco em dois grupos distintos de seis signos cada, que são categorizados como Masculinos (Ativos, Yang) e Femininos (Passivos, Yin). Tais características se alternam uma após a outra, a começar por Áries (Masculino), seguido por Touro (Feminino), Gêmeos (Masculino) e assim por diante, até sua finalização em Peixes.
O Elemento FogoO Elemento Fogo
O elemento Fogo na astrologia representa ação, o ímpeto e a criatividade, sendo o combustível de Áries, Leão e Sagitário. É considerado quente e seco. Tem uma abrangência radiante e simboliza expansão, calor, luz, coragem, vontade de lutar, de dominar e conquistar, mas também favorece a elevação espiritual, a lucidez extrema e a purificação da alma. Nos seres humanos representa a mente superconsciente. O símbolo de elemento Fogo é um triângulo apontando para cima, representando o desejo de subir por conta de suas qualidades quentes e secas.
O Elemento TerraO Elemento Terra
A elemento Terra na astrologia significa substância e praticidade, sendo a marca de Touro, Virgem e Capricórnio. É considerado frio e seco. Representa estabilidade e solidez e dá às substâncias sua força e forma. Nos seres humanos, representa o corpo físico. O símbolo do elemento Terra é um triângulo apontado para baixo com uma linha através dele. O triângulo descendente representa que a Terra está úmida e procura descer, mas seu componente seco bloqueia sua total descida.
O Elemento ArO Elemento Ar
O elemento Ar na astrologia corresponde ao espectro mental, ao intelecto, a comunicação e ao intercâmbio, sendo a força motriz dos signos de Gêmeos, Libra e Aquário. É considerado quente e úmido. Nos seres humanos representa a mente autoconsciente. O símbolo do seu elemento é um triângulo apontando para cima com uma linha horizontal através dele.
O Elemento ÁguaO Elemento Água
O elemento Água na astrologia rege as emoções, a mente subconsciente, a sensibilidade, os sentimentos e sublinha os signos de Câncer, Escorpião e Peixes. É considerada frio e úmido. Proporciona flexibilidade e nutrição das substâncias. O símbolo do elemento Água é um triângulo apontado para baixo.


ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.

Signos no Astrolink

Piscianos ♓   9.09%
Cancerianos ♋   8.81%
Arianos ♈   8.77%
Geminianos ♊   8.73%
Taurinos ♉   8.60%
Aquarianos ♒   8.30%
Virginianos ♍   8.12%
Leoninos ♌   8.12%
Escorpianos ♏   8.06%
Librianos ♎   7.98%
Capricornianos ♑   7.84%
Sagitarianos ♐   7.58%


O céu no momento...

Sol ☉ 24 Lib 52' 20"
Lua ☽ 04 Lib 24' 28"
Mercúrio ☿ 01 Esc 12' 12"
Vênus ♀ 04 Lib 31' 40"
Marte ♂ 27 Vir 01' 49"
Júpiter ♃ 01 Esc 37' 31"
Saturno ♄ 23 Sag 24' 20"
Urano ♅ 26 Ari 35' 28" R
Netuno ♆ 11 Pei 48' 25" R
Plutão ♇ 16 Cap 56' 48"
Quiron ⚷ 25 Pei 19' 07" R
Lilith ⚸ 27 Sag 32' 08"
Nodo Norte 22 Lea 25' 13" R

Aspectos ativos

Sol☉Sextil ⚹Saturno♄
Sol☉Oposição ☍Urano♅
Lua☽Conjunção ☌Vênus♀
Mercúrio☿Conjunção ☌Júpiter♃