astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

Sinastria: um importante guia para entender os relacionamentos

A sinastria pode ser um grande guia para seus relacionamentos.

Por Astrolink em Relacionamento

Modo claro

16 minutos de leitura

A sinastria é uma técnica astrológica que se dedica a estudar os relacionamentos. Ela analisa o mapa astral de duas pessoas e pode revelar os segredos por trás de uma relação - seja ela amorosa, de trabalho, familiar ou entre colegas - e, assim, abrir as portas para uma convivência mais harmoniosa e satisfatória.

Será que os encontros podem virar namoro? Um casamento que está no fim tem chances de voltar a dar certo? Como melhorar o relacionamento com o chefe e tornar o dia a dia mais prazeroso no trabalho? A sinastria pode responder essas e outras questões.

E não apenas isso: ela é especialmente interessante para quem busca se aprofundar na complexidade das interações humanas, afinal, nosso sucesso e felicidade estão intimamente atrelados à nossa capacidade de conviver harmoniosamente com nossos semelhantes. Se pararmos para pensar, quase tudo que fazemos envolve o contato com outras pessoas.

Neste artigo, você vai entender o que é a sinastria e de que forma ela é útil para desvendar as dinâmicas existentes entre indivíduos, oferecendo insights profundos sobre os desafios e oportunidades dos relacionamentos.

O segredo para conviver bem com outras pessoas

O caminho que cada um trilha na vida pode ser mais suave ou mais complicado, dependendo de como o indivíduo se ajusta à família e à sua comunidade, além das associações que formará ao longo de sua vida, como namoros, parcerias na vida profissional e até mesmo casamentos.

Quase todo o estresse que a vida moderna provoca muitas vezes não vem de condições difíceis, mas é derivado de emoções perturbadoras, despertadas em contatos com amigos, grupos, colegas de trabalho e outras pessoas do nosso convívio.

Estamos falando, por exemplo, daquela resposta atravessada que você recebeu, muitas vezes porque a pessoa simplesmente não estava em um dia bom, e que te despertou gatilhos, fazendo você somatizar com outras situações e remoer possíveis respostas durante o banho.

O autoconhecimento e o autocontrole são requisitos primordiais para se conviver bem com os outros. Se você compreender bem a si mesmo, verá que é mais fácil entender as outras pessoas.

O primeiro passo para isso é saber quais são suas próprias virtudes, falhas e limites. Somente depois é que deve buscar, na medida do possível, se ajustar aos outros.

compatibilidade astral

Autoconhecimento no mapa astral

Esse é um dos motivos pelos quais a Astrologia enfatiza o autoconhecimento. Em um mapa astral, podemos ver certas tendências da nossa personalidade individual por meio dos vários posicionamentos astrológicos encontrados. Cada aspecto tenso em nosso mapa pode ser visto como um traço de personalidade que testa a nossa capacidade individual de conviver harmoniosamente com os outros.

Entretanto, esse teste não significa necessariamente que haverá conflito, principalmente se o indivíduo for emocionalmente equilibrado. Neste caso, o teste é mais um fator psicológico, que fará parte da personalidade ou do crescimento espiritual ao longo da vida.

Os planetas são correspondências dos próprios instintos e impulsos e se houver um conflito interno indicado por um aspecto dissonante no mapa astral e por algumas das conjunções (principalmente aquelas em que Marte, Saturno, Urano e Plutão estão envolvidos), este conflito interior se expressará em muitos dos seus contatos humanos, embora não necessariamente em todos. Cabe análise de tais aspectos no mapa pessoal e em uma sinastria.

Tenha em mente que ao fazer uma sinastria e comparar mapas você está analisando o efeito de um indivíduo sobre outro. O objetivo de comparar mapas é explorar as possibilidades e as nuances de uma associação, para entender como a outra pessoa afeta você e como você a afeta.

No Astrolink você pode fazer a sua Sinastria com amigos,
com outros perfis ou com mapas extras criados por você em sua Área Pessoal.
Procure nos perfis pelo botão

coração

Atração e durabilidade nos relacionamentos

Atrair ou ser atraído por certas pessoas ou ambientes raramente é puro acaso, isso faz parte das diversas leis da atração.

Atrair é: "trazer para si; fazer aproximar-se através de alguma influência”. É de alguma forma encantar, seduzir, fazer-se admirar, ganhar, conquistar. Podemos dizer que algumas pessoas são mais atraentes para alguém do que outras, dessa forma estão envoltas a mais oportunidades de relacionamentos.

Quando uma pessoa se sente atraída por outra, ela fica interessada, curiosa, tem um sentimento amigável e está disposta a enxergá-la com bons olhos. Ela dá seguimento ao contato e incentiva a convivência. Havendo atração entre duas pessoas, ela se torna base para um romance, mas relações também surgem por outros interesses: amizade, cooperação, etc.

Às vezes, uma atração é superficial e temporária. É comum que as pessoas se sintam atraídas por outras por um breve período e depois não saibam exatamente o que viram naquela pessoa. Às vezes uma atração é unilateral. Muitas pessoas confundem pena com amor, ou são enganados por adulações e atenção demasiada.

Existem ainda casos de pessoas que podem precisar desenvolver mais coragem e força de vontade para dizer "NÃO" a uma associação que poderia ser prejudicial para elas, os chamados relacionamentos tóxicos.

Às vezes uma atração brota de pura solidão e se transforma em dependência emocional. Às vezes é uma breve admiração, outras um pouco de cada uma dessas coisas. Para um amor verdadeiro acontecer, a atração deve ser mais do que superficial.

Aqui, é muito importante entender a diferença entre personalidade e caráter. Em relacionamentos amorosos, o romance pode começar com uma atração entre personalidades, mas é o caráter que decide o efetivo sucesso de uma união.

Por isso na sinastria, além da combinação de signos, vários fatores são analisados.  Quanto mais aspectos de atração houver, mais forte será este potencial.

O que é sinastria?

A sinastria é uma técnica da Astrologia que se concentra na análise e interpretação das interações entre dois indivíduos em um relacionamento. Ela busca entender a dinâmica e a compatibilidade entre as pessoas, examinando as posições dos planetas e outros elementos do mapa astral de cada um.

A sinastria oferece insights valiosos sobre os pontos fortes e fracos de um relacionamento, os desafios que podem surgir e as áreas de afinidade e complementaridade entre os parceiros. É uma ferramenta poderosa para compreender a química e as complexidades emocionais que influenciam os relacionamentos interpessoais.

Ao explorar a sinastria, é possível obter uma compreensão mais profunda dos padrões de interação e tomar decisões mais informadas sobre a dinâmica relacional.

romance entre mulheres

É preciso destacar que a sinastria, assim como todo o estudo da Astrologia, é uma ótima maneira para diagnosticar as muitas características de uma relação. No entanto, mostra apenas tendências. Cabe a você analisá-las para determinar como qualquer posicionamento vai se resolver e se sua tendência será um fato ou rotina. Isso será determinado pelo uso que você faz da sua própria percepção, do dinamismo da convivência e do quanto as duas pessoas estão dispostas a se entenderem e se respeitarem.

Relacionamentos definitivamente não são fáceis, envolvem inúmeras perspectivas e fatores e não seguem padrões. Existem relacionamentos que terminaram, mas por algum motivo os pares acabam se reencontrando. São os famosos "ex". Retomar o relacionamento pode ser uma tarefa árdua e confusa, em que muitas vezes os envolvidos se perguntam: "é possível fazer funcionar?", "será que vamos voltar aos nossos velhos hábitos ou zona de conforto?" ou, "as coisas realmente serão diferentes desta vez?"

Os casais que se dão bem geralmente compartilham pontos de vista, interesses e opiniões. Temperamentos podem até serem diferentes, mas eles devem ser agradáveis entre si. Ou seja, eles devem se misturar ou equilibrar um ao outro, não sendo conflitantes ou demasiadamente antagônicos.

Nas formas mais tradicionais de início de um relacionamento, poucas instâncias são levadas em consideração de imediato, sendo geralmente a atração física a principal. A sensação de prazer causada pela observação ou idealização da beleza ou do estímulo sexual causadas pelo outro são as formas mais fáceis e rápidas que as pessoas utilizam em seus julgamentos iniciais, respaldadas pela natureza.

Tais fatores, embora sejam imediatamente funcionais, às vezes não sustentam o relacionamento a médio ou longo prazo, fazendo com que muitos romances que começaram dessa forma acabem pela falta de afinidade ou com a invocação daquela famosa (embora geralmente válida) desculpa: "não deu certo, somos muito diferentes".

Até mesmo na era da informação e dos swipes do Tinder, muitas pessoas se cansam de tentar... tentar... e nunca conseguir achar um par compatível, pois geralmente utilizam apenas tais instâncias de atração física em seus julgamentos.

O que a sinastria analisa?

Quando o assunto são as chances de um relacionamento dar certo, a Astrologia, por meio da sinastria, considera muitas outras variáveis que vão para além da atração. Veja alguns exemplos:

Temperamento: descrito no mapa astral pelos elementos Fogo, Terra, Ar e Água.

Ascendente: o signo Ascendente representa disposição e temperamento básico. Fogo combina facilmente com Fogo ou Ar. Terra combina facilmente com Terra ou Água. Qualquer outra combinação provavelmente vai denotar atritos pontuais, é como se uma coisa simplesmente não encaixasse com a outra.

Posicionamentos e aspectos astrológicos: podem ser utilizados na análise para dizer se uma pessoa tem a tendência a ser mais compatível com a outra, ganhando assim mais uma variável para deduzir as melhores perspectivas de um relacionamento.

Para que você entenda melhor: combinação de signos e ascendentes tem como premissa a compatibilidade astral entre os elementos. Imagine, por exemplo, uma combinação entre Fogo e Água. Eles não combinam facilmente porque suas naturezas são diferentes. Ou o fogo ferve água e produz vapor ou, a água encharca o fogo e o extingue.

Porém, se adicionarmos a tal comparação os fatores volume e intensidade, certamente observaremos diferenças. Uma água branda, por exemplo, pode apenas diminuir um pouco a intensidade de um fogo muito ardente, ou um fogo brando pode apenas amornar a água. Um equilíbrio dinâmico pode acontecer, aliás, esta é palavra-chave ideal de todo relacionamento: equilíbrio.

Como funciona a sinastria?

A seguir você entende melhor alguns tipos de aspectos planetários que podem ser encontrados em uma sinastria e seus fundamentos.

Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

Os Aspectos Sol x Sol ☼ ☼

O Sol é o centro do nosso ser e da nossa identidade, sendo assim, aspectos harmoniosos entre o Sol na sinastria geralmente são mais tolerantes e não são considerados tão rigorosos ou tensos.

Basicamente, ambos estão na mesma página, não vão desafiar tanto o ego um do outro. Ambos tendem a ficar à vontade um com o outro, o apoio mútuo geralemente acontece de maneira mais natural.

Nem mesmo a oposição é ruim, porque há uma agradável atração magnética entre as pessoas. Ambos se sentem como se complementassem um ao outro, sentem que juntos são um só.

A quadratura é o aspecto mais difícil, mas ainda assim é uma conexão, por isso é atraente e dinâmica. Em uma quadratura, sim, pode ser que o ego de cada um sofra um pouco, mas o resultado final geralmente é positivo para ambos.

Os Aspectos Lua x Lua ☽ ☽

A Lua simboliza nossos hábitos, nosso convívio familiar e um pouco nosso piloto automático, nossas reações mais instintivas e subconscientes. A Lua é o como gostamos de ser nutridos e cuidados. Portanto, é preferível que os aspectos entre a Lua sejam harmoniosos em uma sinastria se quisermos que o nosso relacionamento seja agradável e confortável.

Tensões domésticas são mais propensas a ocorrer com aspectos difíceis ou até mesmo com uma conjunção lunar, porque a sensibilidade que a Lua traz pode estar mais forte quando ela aspecta a Lua da outra pessoa. Ou então ela pode ser simbiótica demais, fundindo-se com vocês de modo que ambos não sabem onde termina um e começa o outro.

problemas de compatibilidade no relacionamento

Os Aspectos Sol x Lua ☼ ☽

Este é um indicador clássico de uniões, simplesmente porque é um emparelhamento básico perfeito. O equilíbrio entre dia e noite é o que mantém a terra fértil. Yin e yang, masculino e feminino, parceria e equilíbrio. Fertilidade e crescimento são os fundamentos de um relacionamento bem sucedido e este é um ótimo aspecto nesse sentido. Ambos querem que sua alma evolua e também querem ter conforto material.

Aspectos harmônicos entre o Sol e a Lua na sinastria facilitam essa fecundidade. A oposição traz uma polaridade sensual e atraente. A quadratura coloca obstáculos no caminho do crescimento, mas se vencidos, o crescimento pode acabar por ser mais durável, porque vai ser forçado a ser mais resistente.

Os Aspectos Sol / Lua x Ascendente ☼ ☽

O Ascendente / Descendente é o eixo do relacionamento, é um trabalho em andamento, ele descreve a nossa viagem através da vida e como nos ajustamos e reagimos quando somos confrontados por pessoas e novas experiências. O Ascendente é o veículo da alma, enquanto os Luminares (Sol e Lua) são os motoristas.

O Sol estaria dirigindo de uma maneira mais consciente, cheia de propósitos, ao passo que a Lua seria mais um piloto automático, seguindo a correnteza do rio. Uma relação harmoniosa entre o Sol ou a Lua e o Ascendente significa que vocês provavelmente querem ir na mesma direção.

Por isso, vocês devem alcançar mais coisas juntos, resolver as coisas de forma rápida e com o mínimo possível de estresse, já que vocês não estão lutando pelo controle. Cavalo e cavaleiro são como um só. Pode haver um sentimento de "somos nós dois contra o mundo."

Os Aspectos Vênus x Marte ♀ ♂

É claro que para muitas pessoas o sexo é importante numa relação, por isso, é preferível ter Vênus e Marte em aspecto. De fato não importa muito se o aspecto é difícil ou suave (talvez só entre quatro paredes). Esses dois planetas conectados geralmente garantem uma química sexual que tende a não desaparecer mesmo após a excitação inicial.

Os aspectos difíceis parecem torná-la até mais potente e emocionante, mas com isso também vem o potencial para maior agressividade e um "conflito de libido", quando um parceiro quer e o outro não está afim. O mágico aspecto Vênus / Marte por si só não é suficiente para manter um casal junto eternamente, mas certamente um casal precisa desse ou de outro aspecto sexual se quiserem que a química dure ou seja mais estimulante.

Os aspectos Saturno x Júpiter ♄ ♃

É bom encontrar um equilíbrio desses dois planetas nas conexões com os planetas pessoais. Eles são os balanceadores. Eles não precisam ter uma influência tão grande, apenas o suficiente para dar a Saturno um pouco de força, ajudando na união do relacionamento, e para Júpiter trazer diversão e otimismo.

Um desequilíbrio de um dos dois não é muito bom. Muito Saturno sem Júpiter pode trazer uma certa tristeza, melancolia, obstáculos ou excesso de trabalho. Júpiter sem a restrição, sem o fator limitador de Saturno pode trazer indulgência, infidelidade, fantasias e jogos. Talvez os aspectos difíceis funcionem melhor com Júpiter, enquanto os suaves funcionam melhor com Saturno.

Os aspectos de Mercúrio ☿

Na sinastria, Mercúrio é muitas vezes esquecido, mas na era da informação, achamos que seu valor é grande. É claro que a comunicação entre um casal é essencial porquê cria um vínculo como nenhum outro. Com tanta concorrência de sites de redes sociais e na internet, se um casal não consegue ter conversas estimulantes depois que a paixão inicial arrefeceu, existe um perigo real de estagnação e tédio.

Os aspectos de Mercúrio nem sempre precisam ser harmoniosos, eles só precisam estar conectados. Um bom debate pode estimular as paixões e a admiração. A discussão ocasional é saudável para extravasar e limpar emoções entaladas, para que não envenenem a relação. Enfim, uma boa conexão de Mercúrio nos dias de hoje é algo bastante agregador.

A Astrologia pode ser uma ótima aliada do relacionamento

casal abraçado

Seja como for, o ato de se relacionar com alguém, com qualquer finalidade, é algo abrangente e complexo, que geralmente tem seus fundamentos baseados em muitos conceitos de cunho emocional, psicológico, social, cultural, temperamental, de personalidade, meio ambiente entre outros.

Os ensinamentos advindos das interações astrológicas entram apenas como mais uma variável a ser analisada, mas é de sua total responsabilidade o entendimento e a utilização das informações apresentadas em cada relatório para que haja um feedback útil e positivo. As interpretações de uma sinastria dão mais ênfase ao potencial para relacionamentos amorosos, embora possa ser utilizada em qualquer tipo de parceria e contato social, pois há foco nos pontos harmônicos e desarmônicos na comparação geral entre os dois mapas.

Algumas influências astrológicas são mais fáceis de lidar do que outras, no entanto, há inúmeros casais ou parceiros no mundo real que conseguem fazer com que qualquer tipo de combinação dê certo, se valendo do empenho e dedicação de ambos.

Aliás, como dito antes, nem sempre os aspectos desarmônicos são essencialmente prejudiciais. Muitas vezes as adversidades encontradas servem para dar mais dinamismo e desafio ao relacionamento em detrimento da rotina, preguiça ou estagnação em alguma área da vida. Adicione também a tudo isso o fator surpresa e o benefício da dúvida e tudo pode acontecer!

É claro que todos gostariam de encontrar apenas aspectos harmônicos em uma sinastria, mas saiba que isto é praticamente impossível. E mesmo que fosse possível, talvez o relacionamento não teria as faíscas necessárias para que se torne desafiador, estimulante e variado.

Muitas vezes as diferenças é que ajudam o relacionamento a dar certo, embora, obviamente, é sempre válido ter bom senso e equilíbrio, pois ninguém quer encontrar uma avalanche astrológica conflitante entre seus mapas.

Lembre-se sempre que a Astrologia trabalha com tendências e influências que, em última instância, são passíveis de alteração pela vontade pessoal de ambos.

O livre arbítrio é uma peça extremamente importante nesse imenso tabuleiro de possibilidades, mas uma ajudinha energética dos astros em seus relacionamentos interpessoais pode ser algo extremamente bem-vindo!

Agora que você entendeu melhor como funciona a sinastria, acesse o Astrolink e verifique sua compatibilidade astral com as pessoas com quem se relaciona

Categorias

O céu no momento...

sexta-feira, 21 de junho de 2024 | 10:05