Vênus na Astrologia

Vênus - Impulso afetivo, senso de valores

O glifo conhecido como o símbolo feminino de Vênus é construído com o círculo do espírito acima da cruz da matéria. A valorização do amor e da beleza é a descrição mais precisa que podemos dar a Vênus, que além de influenciar uma sensualidade natural e o poder de atrair à nossa personalidade, representa as aspirações sutis do espírito. É o planeta que simboliza o nosso lado mais feminino e artístico e coloca as vibrações espirituais acima da matéria.

Características e dignidades de Vênus:


O planeta Vênus, na astrologia, representa o caráter feminino, o belo, as artes, o afeto e a tendência à harmonização e o equilíbrio. No glifo de Vênus, temos um círculo sobre uma cruz. Este desenho foi representado desta forma pelas observações sobre sua posição nos mapas astrais, por evidenciar valores sofisticados, a arte e a capacidade de entendimento, valores considerados muito diferentes e superiores aos instintos simples.

A valorização do amor e da beleza é uma boa descrição para este arquétipo, que significa o impulso de encontrar conforto e de harmonizar a realidade através de ideais e valores mais refinados e sutis.

Astronomicamente, Vênus pode ser considerado como um tipo de irmão da Terra. Em comparação com Mercúrio, Vênus está mais distante do nosso Sol (é o segundo astro em distância do nosso Sol) e mais próximo da Terra. Ambos possuem densidade, diâmetro e algumas composições químicas similares.

Entretanto, Vênus possui uma superfície coberta por vulcões ativos e sua atmosfera é muito diferente da nossa, sendo completamente coberta por espessas nuvens. O efeito estufa provocado por sua atividade geofísica gera temperaturas extremamente elevadas impossibilitando modelos de vida como as que temos na Terra.

A natureza astrológica observada de Vênus desde a Mesopotâmia antiga, mostra certa semelhança com Júpiter no que são considerados efeitos "benéficos", dado que ambos se relacionavam com a fertilidade e boa colheita. Já Marte e Saturno, teriam naturezas contrárias.

Vênus possui também uma certa semelhança nas observações astrológicas com a Lua e Netuno, por suas relações com as cargas emocionais, a sensibilidade e a subjetividade, características típicas do cérebro límbico nos humanos, desenvolvido no período evolutivo correspondente aos mamíferos.

É um planeta que sugere sutileza, sensibilidade e sofisticação quando se relaciona com as posições dos demais astros e ângulos. Assim, se em um determinado mapa astral Vênus for bem posicionado, provavelmente a pessoa se interessará menos por conflitos de todo tipo e prezará mais pela suavidade em muitas situações.

Algumas perguntas a respeito de Vênus são: "onde a pessoa direciona parte de seus talentos criativos?", "que tipo de relacionamentos atrai com frequência?", "há mais bons momentos nos relacionamentos ou mais problemas?". A configuração de Vênus no mapa astral pode responder a essas e outras perguntas.

Os temas abordados em Vênus são: afeto, sensualidade, sedução, valores, atração, alegria, prazer e as emoções e sentimentos que sentimos quando nos relacionamos socialmente ou estando em relacionamentos amorosos. Trata ainda da harmonia e adequação, equilíbrio e cooperação. É símbolo da beleza, o lado feminino que habita em todos nós.

Os estudos de Vênus também se referem ao esforço para se integrar aspectos sexuais e afetivos em um mesmo objeto de investimento afetivo. Assim, segundo grandes pensadores como Carl Gustav Jung, um brilhante médico e psicanalista suíço, integrando aspectos femininos e masculinos em nossa psiquê, poderemos dar um importante passo na direção do amor adulto e integrado.

Vênus relaciona-se muito aos sentimentos, a capacidade de admirar, de possuir empatia, cumplicidade, exercendo e investindo os sentimentos de forma madura, conseguindo dar e receber sem perder-se e fundir-se. Em outras palavras, o estudo de Vênus nos ajuda a entender os esforços e modelos de investimento na direção de relações mais estáveis e construtivas no médio e longo prazos.

Curiosidades sobre Vênus

O glifo de Vênus - o feminino e a maternidade

VênusO glifo de Vênus enfatiza a possibilidade natural para se colocar os valores mais sofisticados presentes na natureza humana sobre os valores mais simples (instintos, agressividade, luta por território, etc.). É conhecido como um glifo do feminino e é construído com o círculo da consciência acima da cruz dos valores da mais básicos da vida, como as reações puras, a luta pela subsistência e o desejo sexual. Assim, a propensão natural é de que os sentimentos e o amor sejam preponderantes sobre os instintos sexuais e o interesse puramente erótico.

Vênus é conhecido desde tempos mais remotos por diversos nomes: em grego, Afrodite - deusa do amor e da beleza. Na Babilônia, Ishtar. Seu simbolismo é sempre atrelado a uma figura feminina. É o objeto mais visível, depois do Sol e da Lua, e é chamado também de joia do céu, estrela da manhã ou estrela vespertina, sendo o mais brilhante dos planetas conhecidos pelos antigos.

Pensava-se que Vênus era dividido em dois corpos distintos, chamado Eósforo (como uma estrela da manhã) e Héspero (como a estrela noturna), mas os astrônomos gregos, à partir das tabelas criadas pelos povos da Mesopotâmia, sabiam que se tratava de um planeta só.

Na astrologia, este astro simboliza o feminino independente do gênero, as mulheres - sejam amigas, amantes, colegas de trabalho ou todas aquelas que encontramos durante a vida -, bem como os homens sensíveis, afetivos, gentís, educados e de bons tratos, artistas, estilistas, designers, etc. Assim, a forma como uma pessoa se relaciona com mulheres ou homens mais sensíveis, afetuosos e românticos pode ser analisada através do posicionamento de Vênus no Mapa Astral.

Vênus no Mapa Astral

Vênus nos signos e Casas do Zodíaco oferece informações importantes sobre a maneira como expressamos nossos sentimentos nos relacionamentos interpessoais, especialmente no que tange o amor e o prazer.

Também mostra a forma de como administramos o prazer vindo da aquisição de bens pessoais, prazer, conforto, vivências divertidas e de lazer além de valores materiais, estéticos e sociais. Inspira nossa capacidade de tomar as decisões que mais trarão satisfação, assim como demonstra como apreciamos e nutrimos o interesse por algum tipo específico de arte, beleza ou diversão. Portanto, Vênus não se refere exatamente à dinheiro, mas sim aos benefícios, bem estar e prazeres que ele pode proporcionar.

Mostra não só nosso poder de atração e sedução, mas também o que nos atrai nos outros, as qualidades que buscamos em alguém. Representa o que forma nossos valores relacionados ao bem viver, nosso senso estético, nossos gostos pessoais, os tipos de diversões que a pessoa pode ter afinidade, o que apreciamos e desfrutamos em geral.

Se gostamos de passear ou de ficar em casa, de conversar, de fazer amigos, por exemplo, é algo que pode ser descoberto ao utilizar o estudo da equação da posição de Vênus no mapa astral.

Como dito, Vênus não significa riqueza ou a forma como obtemos ganhos, mas sim qual a nossa predisposição na utilização dos nossos recursos, como o dinheiro. Se vivemos ou prezamos por um estilo de vida mais luxuoso ou mais disciplinado e modesto, se gastamos com amigos, se gostamos de dar presentes para nós mesmos ou nossos relacionamentos - ou qualquer outro estilo de vida.

Por exemplo, se Vênus está na Casa 10, a pessoa vai ter mais prazer em trabalhar, conquistar seus objetivos, se apaixonando pela sua carreira e por ser benquista. Na Casa 4, poderá nutrir um gosto por desempenhar tarefas caseiras, até mesmo cozinhar para os amigos, recebendo-os em casa e gostando de se embrenhar no histórico familiar e genealógico.

O lado bem administrado de Vênus nos faz apreciar a vida com mais facilidade e suavidade, equilibrando os prazeres que tiramos dela. Impulsiona o desejo de cooperar, gera um autorreconhecimento natural do nosso lado feminino, nos inspira a ter mais generosidade, afeição e ternura. Pode aflorar também um gosto mais sofisticado assim como um alto nível de reconhecimento estético.

Seu lado desarmônico pode despertar excessos e hedonismo exacerbado, o desejo de viver em meio a coisas luxuosas, indulgência, infidelidade, ciúme, inveja e vaidade excessiva. O indivíduo também tende a ser mais dependente afetivamente, o que cria uma maior dificuldade em aceitar o término de relacionamentos. Pode fazer com que o nativo tenha uma tendência a vícios ou ser uma pessoa mais promíscua ou instável, pela carência, do tipo que foca intensamente no prazer em detrimento de uma conduta mais equilibrada e responsável.

Ter a equação de Vênus em disposições dissonantes também pode fazer a pessoa achar que personalidades famosas podem ser apaixonadas por ela, alimentando devaneios.

Outro comportamento é flertar mais do que o normal, onde a sedução como forma de autoafirmação se manifesta. A pessoa passa a ser superficial, indecisa, muitas vezes auto referente ou com necessidade de ficar constantemente tirando fotos de si mesma. Não raro, um valor desmedido a sua aparência que alimenta uma simpatia forçada pode estar presente.

No mapa astral do homem (ou de pessoas com características masculinas bastante pronunciadas em sua personalidade), geralmente Vênus diz o que ele(a) procura em um relacionamento e / ou o tipo de mulher que o(a) atrai. No da mulher (ou em quem tem muita ênfase no feminino), geralmente sugere como ela(e) é no amor e como são suas nuances de sedução, as qualidades que usa para atrair pessoas para fins de relacionamento.

Vênus nos signos

Vênus nos signos indica a forma como cada pessoa expressa os sentimentos, como lida com os prazeres e com os valores pessoais e sociais.

  • Áries

    Vênus em Áries: Tende a expressar os sentimentos de forma enérgica. Ou seja, vai com tudo atrás do que deseja. Os instintos tendem a se apresentar de forma clara e as vezes mais passional.

  • Touro

    Vênus em Touro: Potencial para ser leal e gostar de relacionamentos duradouros, que lhe proporcionem segurança emocional e estabilidade. Pode haver a combinação dos sentimentos e a sensualidade em suas expressão.

  • Gêmeos

    Vênus em Gêmeos: Gosta de ter várias experiências e de diversificar no campo social e romântico. Isso é algo que nutre muita curiosidade sobre as pessoas. O lado engraçado, divertido ou a rede de relações do outro pode ser um grande atrativo.

  • Câncer

    Vênus em Câncer: Intensifica ainda mais o lado maternal do relacionamento, o lado da nutrição constante. Pode haver misturas de papeis afetivos e protetores prejudicando a clareza dos sentimentos.

  • Leão

    Vênus em Leão: Tende a ser mais romântico de forma exibicionista, mas tende a ser fiel àqueles que considere dignos dos seus sentimentos. Gosta de exibir a pessoa amada.

  • Virgem

    Vênus em Virgem: Tende a ser exigente nos relacionamentos. Arrumação e organização têm valor, por isso se preocupa com os modos, a aparência pessoal e a higiene das pessoas. Os detalhes das partes do corpo podem determinar focos de atenção e desejo.

  • Libra

    Vênus em Libra: Compreende o sentimento dos outros e tem consideração pelo próximo. Os relacionamentos amorosos e sociais geralmente são de extrema importância. Potencial para os relacionamentos mais adultos, construídos sobre construções e cumplicidades.

  • Escorpião

    Vênus em Escorpião: Emoções e desejos estão sempre à flor da pele. O desejo amoroso é fortemente afetado pelos temores de estar refém da outra pessoa. Quando se trata de sexo e romance em seus relacionamentos, a necessidade de controle pode atrapalhar a espontaneidade.

  • Sagitário

    Vênus em Sagitário: Socialmente amigável, animada e expansiva. Franqueza e sinceridade são temas pertencentes à sua área sentimental. Em geral, a espontaneidade é bastante presente. Divertir-se, rir e descontrair são bem característicos.

  • Capricórnio

    Vênus em Capricórnio: Pode aparentar um ar majestoso, como se fosse superior às pessoas comuns. Por isso, pode ser tida como esnobe pelos outros, mesmo não sendo. Esta posição associada aos demais componentes do mapa, podem confirmar a predisposição à permanecer, ser constante e estável em termos afetivos.

  • Aquário

    Vênus em Aquário: Popular, querida e tem muitos amigos, além de ser mais independente e bem relacionada. Gosta de ser agradável com os outros, assim seus relacionamentos costumam ser pautados pelo desapego e amizade. Muitas vezes, as relações podem caminhar bem em especial se houver a preservação das liberdades individuais mesmo estando na relação.

  • Peixes

    Vênus em Peixes: O amor é mais intenso e nem sempre claro quando Vênus está em Peixes. Os sentimentos podem estar carregados de cargas emocionais idealizadas, onde muitas vezes amamos muito mais a imagem interna do outro que o próprio outro. Em geral as uniões são construídas por amor e empatia.


Quer saber como essas informações afetam a sua vida?

O doce toque de Vênus

Enquanto a Lua trata da nossa forma de lidar com as pessoas que convivem no mesmo lar e proximidade, com a nossa zona de conforto, Vênus trata da relação e cooperação entre pessoas que não são da mesma família ou têm origens diferentes. Faz a ponte dos nossos mais profundos anseios com o mundo material inspirando sensações e possibilidades de prazer captadas através dos sentidos. Está ligado a capacidade de apreciar e se encantar com sons, cores, toques, arte, de se enfeitar, decorar e colorir.

Assim como Marte, Vênus desperta interesse pelos prazeres do mundo, porém, enquanto Marte representa o nosso desejo sexual e ímpeto para conquistar o que queremos e avançar nessa direção, o astro do amor (Vênus) e da beleza é o nosso modo de atração, quando procuramos obter o que queremos através da cooperação, da sedução e da colaboração e interação com as outras pessoas.


A influência de Vnus Vênus nos Signos

A influência de Vnus Vênus nas Casas Astrológicas

Baixe agora o aplicativo e acesse seu horóscopo personalizado

Vênus e você...

Descubra a importância do astro Vênus no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber qual signo ou casa este astro está posicionado e quais são seus benefícios!



O céu no momento...

Segunda-feira, 22 de Abril de 2024 | 22h19
Sol 03° 15' Tou
Lua
Quarto Crescente
21° 26' Lib
Fase Gibosa
ver ciclo lunar
Mercúrio 16° 15' Ari R
Vênus 21° 55' Ari
Marte 24° 02' Pei
Júpiter 22° 15' Tou
Saturno 15° 53' Pei
Urano 21° 55' Tou
Netuno 28° 40' Pei
Plutão 02° 04' Aqu
Quiron 20° 14' Ari
Lilith 22° 31' Vir
Nodo Norte 15° 39' Ari R
Aspectos ativosorbe
SolQuadraturaPlutão1.18
LuaOposiçãoMercúrio5.18
LuaOposiçãoVênus0.49
LuaOposiçãoNodo Norte5.79
MercúrioConjunçãoNodo Norte0.61
MarteSextilJúpiter1.79
MarteSextilUrano2.11
JúpiterConjunçãoUrano0.32
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    8.95%
Arianos    8.83%
Cancerianos    8.80%
Geminianos    8.65%
Taurinos    8.59%
Aquarianos    8.28%
Leoninos    8.23%
Virginianos    8.22%
Escorpianos    8.06%
Librianos    7.91%
Capricornianos    7.88%
Sagitarianos    7.59%