astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

Eclipse solar: entenda o fenômeno e suas influências astrológicas

Desvende os mistérios por trás de um eclipse solar.

Por Astrolink em Astrologia e cotidiano

Modo claro

11 minutos de leitura

Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

O eclipse solar - que é quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, cobrindo totalmente ou parcialmente sua luz –, sempre despertou a curiosidade humana. Desde a antiguidade, povos de diversas culturas sempre buscaram desvendar os segredos desse fenômeno. Muitos, inclusive, acreditavam que os eclipses representavam maus presságios.

Entretanto, conforme os ciclos celestes entre o Sol, a Lua e a Terra passaram a ser objetos de estudo e pesquisa, percebeu-se que os eclipses são ocorrências muito mais comuns do que se imaginava. 

As análises sobre o assunto, aliás, demonstram que eles fazem parte de um movimento natural dos corpos celestes e, portanto, não representam caos iminente, como se acreditava antigamente.

E você, também tem curiosidade sobre o eclipse solar? Acredita que ele pode trazer algum impacto ou influência em questões do nosso dia a dia? Aqui vamos explicar as ocorrências de um eclipse solar, como a Astrologia interpreta este assunto e como eles podem afetar (ou não) o seu Mapa Astral. 

O que é um eclipse solar?

Tecnicamente, eclipses são fenômenos astronômicos e astrológicos que ocorrem por conta de um alinhamento preciso entre o Sol, a Terra, a Lua e os Nodos Lunares. Os eclipses podem ser solares ou lunares, dependendo da posição da Lua em relação à Terra e ao Sol. 

O eclipse solar acontece sempre durante a Lua Nova, quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, fazendo com que a luz solar seja temporariamente bloqueada, gerando uma sombra sobre a Terra.

Na antiguidade, os eclipses solares eram os mais temidos, por terem a capacidade de transformar o dia em noite. Com o tempo, eles passaram a ser associados a grandes mudanças para aqueles povos, como a queda de um rei, início de guerras ou a ascensão de um novo comandante na sociedade.

Neste ponto, vale lembrar que, apesar de os eclipses ocorrerem a cada 6 meses, nem sempre é possível observá-los. Isso porque, a visualização de um eclipse está diretamente relacionada ao nosso ponto de observação a partir da Terra. Nem sempre um eclipse que é visível no Brasil poderá ser observado no Japão, por exemplo. Assim, a ocorrência de eclipses solares visíveis aos povos antigos era muito mais escassa do que temos ciência na atualidade.

Eclipse Solar

O que significa eclipse solar na Astrologia?

Para a Astrologia, eclipses podem ser considerados oportunidades para a efetivação de mudanças importantes ou consolidações de processos em sua vivência astrolótica. Tudo dependerá de como é o mapa natal e como eles se relacionam como os outros métodos de predição.

Se você perceber algum sinal durante esses fenômenos, tente entendê-lo para que consiga tirar o máximo proveito dele. Essa é uma boa oportunidade para refletir qual é a área da sua vida que está pedindo alterações ou fixação e consolidação, seja por não estar fluindo da maneira como deveria, seja pela necessidade de fazer as coisas acontecerem e de conquistar realizações.

Os eclipses sempre ocorrem em par - sendo pelo menos um eclipse solar e um eclipse lunar, com 2 semanas de distância um do outro. Portanto, suas influências também ocorrem em par.

A aura negativa e catastrófica que os antigos atrelava, ao fenômeno não existe mais e não se mostrou muito válida. Agora, entende-se que os eclipses têm influências particulares na vida de cada pessoa, dependendo do posicionamentos dos astros em cada Mapa Natal.

Por quanto tempo a influência de um eclipse solar se estende?

A influência de um eclipse solar pode ser sentida com mais intensidade próximo às datas em que o fenômeno ocorre - de 2 a 5 dias, antes e depois. No entanto, os efeitos do eclipse podem ter uma duração mais longa, estendendo-se por até 6 meses. 

Neste momento, você pode estar se questionando sobre os motivos que levam a esta variação e imprecisão tão grande. A resposta reside no fato de que as influências de um eclipse solar - e também de um eclipse lunar - estão relacionadas aos trânsitos astrológicos e aos ciclos individuais que se conjugam com o evento.

Eclipses e Nodos Lunares

Como os eclipses dependem da presença dos Nodos Lunares, já que este se trata de um ponto de convergência da trajetória do Sol e da Lua, seu tempo de influência é geralmente determinado pelo tempo de permanência dos Nodos em um determinado eixo astrológico.

gráfico que representa a relação entre eclipse solar e nodos lunares

O ciclo dos Nodos Lunares dura cerca de 18 meses, isso significa, que os eclipses, que sempre acontecem em dupla, a cada 6 meses, ocorrem cerca de 3 a 4 vezes em um mesmo eixo astrológico. 

Para que você entenda melhor essa relação, vamos pegar como exemplo o ciclo do Nodo Lunar no eixo Touro-Escorpião, que durou de 23 de dezembro de 2021 a 12 de julho de 2023. Os eclipses neste eixo ocorreram nas seguintes datas: 

  • 19/11/2021 – Eclipse Lunar em Touro
  • 30/04/2022 – Eclipse Solar em Touro
  • 16/05/2022 – Eclipse Lunar em Escorpião
  • 25/10/2022 – Eclipse Solar em Escorpião
  • 08/11/2022 – Eclipse Lunar em Touro
  • 05/05/2023 – Eclipse Lunar em Escorpião
  • 28/10/2023 – Eclipse Lunar em Touro

Note que aqui estamos falando apenas dos eclipses que ocorreram em Touro e Escorpião.

Podemos perceber que, apesar de seguir uma determinada cronologia, os eclipses não seguem o posicionamento dos Nodos Lunares à risca. Isso significa que os períodos de transição dos Nodos, em que ele está próximo da entrada ou da saída de um signo, ainda podem interferir na presença dos eclipses, caso ocorra uma Lua Nova ou Lua Cheia na sua orbe.

Assim, neste exemplo, a influência dos eclipses em Touro-Escorpião possivelmente movimentou o seu Mapa Astral, neste eixo, durante o período de 2021 e 2023. 

Ainda sobre o tempo de influência dos eclipses, entende-se que ele é renovado a cada ocorrência de um novo fenômeno – portanto, a cada 6 meses, entre uma dupla de eclipses e outra, teríamos uma atualização, reafirmação ou início de uma nova fase de um ciclo que pode ser mais abrangente.

Diferentemente do que muita gente acredita, nem sempre um eclipse solar ou lunar representa uma mudança profunda ou uma reviravolta. Eles podem representar pequenos insights e realizações momentâneas que indicam o início de um novo ciclo na sua vida.

Assim, é possível que situações aparentemente cotidianas e insignificantes no seu dia a dia, que acontecem próximas às datas dos eclipses, possam ter consequências que você conseguirá analisar com muito mais clareza no decorrer do tempo.

imagem simbolizando alegrias e realizações momentâneas

Quais são os efeitos do eclipse solar no Mapa Astral?

Os efeitos do eclipse solar podem ser sentidos de diferentes maneiras, dependendo do posicionamento dos astros no momento do nascimento de uma pessoa. Portanto, a primeira coisa a se notar é que nem todo ciclo de eclipse será influente na sua vida da mesma maneira.

As interações associadas ao eclipse solar apenas acontecerão caso uma série de fatores astrológicos sejam convergentes para esse fato.

Como exemplo, vamos citar os eclipses ocorridos no eixo Touro-Escorpião: se no seu Mapa Astral esse eixo tiver predominância - ou seja, se nele tiver um ou mais planetas pessoais, seu Ascendente ou Meio do Céu - existe a possibilidade de o eclipse solar gerar transformações na sua vida. Caso esse eixo não esteja em ênfase em seu Mapa Astral, as influências podem ser mais difíceis de serem percebidas, se existentes.

Além disso, é essencial que você faça uma análise crítica em relação aos acontecimentos que estão ocorrendo em sua vida em tais momentos, observando as datas que eles ocorreram e se há alguma influência de eclipse naquele período. Desta forma, você conseguirá identificar quais eclipses são mais influentes e quais eixos são realmente mais sensíveis.

Cada eixo do mapa afetado pelo eclipse solar pode trazer reflexões e influências específicas, como a necessidade de equilíbrio entre o eu e os outros, a atenção aos valores e sustento, a busca por expansão e aprendizado, a relação entre carreira e vida familiar, a criatividade e projetos de vida, e a importância do autocuidado e da espiritualidade.

pessoa sentada em posição de meditação em frente a eclipse solar

Como aproveitar o eclipse solar?

Para aproveitar o eclipse solar é importante ter atenção às reflexões e mudanças que ele pode trazer, por mais sutil que elas sejam.

Atentar-se aos sinais e às situações que surgem durante esse período pode ajudar a compreender os cursos futuros dos acontecimentos e as oportunidades de crescimento pessoal. É um momento propício para questionar velhos hábitos, investir em novas formas de progredir e buscar alinhar-se com as próprias emoções e aspirações.

Além disso, preste atenção em qual eixo astrológico o eclipse solar acontecerá em seu Mapa Astral, e em quais casas astrológicas ele ‘cairá’. A partir disso, você pode ter indícios de quais transformações esse fenômeno pode trazer para a sua vida.

Em resumo, para que você compreenda e aproveite um eclipse solar, analise em quais signos ele vai ocorrer e quais casas astrológicas esses signos estão inseridos no seu Mapa Astral. Depois, descubra se há planetas posicionados naqueles signos e observe se esses elementos estão sendo ativados na sua vida de alguma maneira, a partir de uma análise atenciosa e cuidadosa sobre a sua realidade. 

Se por acaso você perceber que há sinais convergentes entre as características deste eclipse e os acontecimentos da sua vida, isso pode significar que você está em um ciclo maior de transformações naquela área.

Eclipse solar de outubro de 2023

O último eclipse solar de 2023 ocorre no signo de Libra, no dia 14 de outubro, às 14h55, no horário de Brasília. Este fenômeno será visível em todo o Brasil, variando de visibilidade de forma parcial a total, dependendo de sua localização geográfica. A região Norte e Nordeste terá a maior sorte de testemunhar este evento na sua totalidade, enquanto o restante do país o apreciará parcialmente.

O que torna este eclipse ainda mais especial é o fato de ser um Eclipse Anular, criando o que é popularmente conhecido como um "anel de fogo" - quando a Lua encobre a maior parte do diâmetro do Sol.

Este é um verdadeiro espetáculo cósmico que inaugura oficialmente a série de eclipses no eixo Áries-Libra, que não se movimentava assim desde o período entre 2013 e 2016.

Para entender a relevância deste eclipse em sua vida, é importante observar duas datas-chave. Primeiro, o primeiro eclipse desta série que ocorreu em 20 de abril deste ano no signo de Áries. Segundo, os anos entre 2013 e 2016, quando essa série de eclipses ocorreu pela última vez no mesmo eixo.

Vale a pena refletir se durante esses momentos em sua vida ocorreram grandes mudanças ou se de alguma forma eles marcaram o início de uma nova fase. Embora não seja uma garantia de que as mesmas circunstâncias se repetirão, é um sinal de que temas semelhantes podem ressurgir, embora sob uma nova perspectiva.

Assim, este Eclipse Solar em Libra é uma oportunidade para explorar quais desafios ele pode trazer à sua trajetória atual. Convido você a exercitar sua consciência no presente e a refletir sobre seu passado e futuro, pois este é um momento propício para insights profundos.

Lembre-se de que este eclipse ocorrerá a 21º de Libra, portanto, se você possui planetas posicionados próximos a esse grau nos signos de Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio em seu Mapa Astral, fique atento, pois essas áreas podem sentir as influências de maneira mais intensa.

Próximos eclipses solares

O próximo ciclo de eclipses ocorrerá no eixo Áries-Libra, com término em 2025. É importante estar ciente das datas em que esses eclipses ocorrerão e observar como eles se relacionam com o seu mapa pessoal, a fim de compreender suas possíveis implicações e aproveitar as oportunidades de crescimento e transformação.

20/04/2023 - Eclipse Solar aos 29°52’ de Áries, à 01h17
14/10/2023 - Eclipse Solar aos 21°10’ de Libra, às 15h00
08/04/2024 - Eclipse Solar aos 19°22’ de Áries, às 15h18
02/10/2024 - Eclipse Solar aos 10°02’ de Libra, às 15h46
29/03/2025 - Eclipse Solar aos 08°53’ de Áries, às 07h48

Acesse seu Mapa Astral e inicie agora mesmo as observações sugeridas em nosso texto para compreender melhor estas e outras informações astrológicas.

Categorias

O céu no momento...

quinta-feira, 30 de novembro de 2023 | 17:05