O Elemento Terra

Terra - Yin
O Elemento Terra
por Astrolink em Elementos

O elemento Terra na astrologia significa substância e praticidade, sendo a marca de Touro, Virgem e Capricórnio. É considerado um elemento frio e seco e representa estabilidade e solidez, dando às substâncias sua força e forma. Nos seres humanos, representa o corpo físico. O símbolo do elemento Terra é um triângulo apontado para baixo com uma linha através dele. O triângulo descendente representa que a Terra está úmida e procura descer, mas seu componente seco bloqueia sua total descida.

Tem a ver com segurança e materialismo, como o ato de colocar a mão na terra para extrair nosso sustento. É onde fincamos raízes, de forma literal, em busca de nossa estabilidade. Dessa forma, pessoas com certa predominância do elemento Terra são mais objetivas e trabalham com afinco para obterem recursos que trarão a segurança tão almejada. Mudança não é muito sua praia, pois prezam pela ordem e procuram seguir os padrões estabelecidos, sem correr muitos riscos. O materialismo pode fechar um pouco as portas para a espiritualidade, assim são voltados para o que podem tocar e comprovar. O plano da criatividade pode ficar comprometido por conta de uma postura altamente objetiva, sem espaço para ideias mirabolantes.

Pessoas com grande quantidade de terra no mapa também tendem a ser mais introspectivas, passivas e dotadas de forte empatia, além de mais calmas, lentas e frias. Tendem a ser mais resilientes, com muita força de vontade. O elemento também proporciona mais solidez, estabilidade, persistência e uma natureza concreta que pode atrair ansiedade, pessimismo ou realismo extremo. Este elemento também é sinônimo de sensualidade, prazeres terrenos e segurança material ou sentimental, sendo suas características principais: produzir, manter, formar, construir, estabelecer, conter e limitar. Os signos de terra se valem de sua característica elemental de formas diferentes: Touro produz, investe, desfruta e se apropria; Virgem elabora, aperfeiçoa, detalha e esmiuça as coisas; Capricórnio administra, estrutura, planeja e governa.

Tirar do sério alguém mais terreno não é muito bom, podendo causar terremotos. Seus nativos são capazes de incríveis explosões de fúria se sua raiva for reprimida por muito tempo. Geralmente são pessoas mais tolerantes, calmas, indulgentes e pacientes, mas instigá-las aos seus limites pode provocar reações nada agradáveis. A teimosia e a inércia também são outras vertentes, algo que faz com que se torne mais difícil para tais pessoas mudarem de ideia.

Touro pode ser preguiçoso, mesquinho, irredutível e possessivo; Virgem tende a ser deveras crítico, sistemático e por vezes monótono; Capricórnio pode ser pessimismista, ranzinza, teimoso e rígido. Há de se estar atento também ao risco de se tornarem viciados em trabalho e aos deveres, negligenciando o tempo de descanso, pois onde há muita terra, pode haver uma necessidade constante e inconsciente de produzir e estabelecer-se. Lidar com mudanças bruscas também não é nada fácil para este elemento, pois a terra só se movimenta através de poderosas forças da natureza - ou de forças leves, embora constantes, como o vento.

Antigamente eram chamadas de pessoas com Humor Melancólico.

Terra

Para o elemento terra, obter ganhos é de suma importânica, afinal, um terreno estéril ou improdutivo por muito tempo não é interessante nem útil a ninguém. Taurinos preferem obter seus ganhos de forma normal, de preferência com menos esforços: "Se dá pra plantar ou o fruto estiver à mão, vamos usá-lo. Para que fazer força e mudar o que funciona?" Para os virginianos, o ideal é conseguir algo com empenho e dedicação: "é o nosso serviço e nossas ações cotidianas que geram bons e produtivos resultados". Capricornianos conquistam as coisas com a força do tempo, pois precisam galgar seu caminho para chegar onde desejam: "Só se gera frutos com trabalho, disciplina, resiliência e persistência".

Geralmente, futilidades ficam em segundo ou terceiro plano para o elemento terra. Palavras não são suficientes para chamar a atenção, mostrar trabalho sim. São pragmáticos e práticos demais para se impressionarem apenas com palavras, promessas e possibilidades. Querem ver a coisa no plano concreto e admiram aqueles que são empenhados em fazer acontecer. A gestão do tempo também é diferente para esse elemento. Tudo tende a ser feito com mais calma, paciência, embasamento, devagar, passo a passo, visando a segurança, a estabilidade, os possíveis ganhos e a durabilidade daquilo que se conquista. Isso pode ser representado pela terra fértil germinando pacientemente suas sementes, pelas formações rochosas, pelas construções atemporais e pela incrível formação das pedras preciosas. O interesse principal está na segurança, estabilidade, na consistência das coisas, na produção, enriquecimento e status quo.

Sem terra, não construímos

Quando há pouca quantidade do elemento terra no mapa astral, a pessoa pode acabar perdendo seu foco e não alcança suas metas. Fica mais difícil ser diligente e pragmático no seu dia a dia, falta vontade para trabalhar e cumprir obrigações, o que piora com um possível sentimento de que ninguém está apoiando seus objetivos. A Terra tem a ver com plantar para colher, construir, realizar, fincar raízes, sempre em prol da segurança. Com a falta desse aporte energético, o direcionamento pessoal não é muito prático e as ideias fantasiosas começam a pipocar.

Na verdade, a pessoa procura se afastar de indivíduos muito objetivos, responsáveis, sérios e centrados para buscar metas cada vez mais difíceis de atingir (ou fáceis, dependendo do ponto de vista). Até a saúde pode ficar comprometida pela falta de vontade em cumprir as rotinas diárias, como fazer exercícios, seguir uma dieta balanceada ou respeitar os limites do corpo físico.

Podem perder a objetividade, sem saber exatamente o que querem conquistar. As obrigações do cotidiano tornam-se quase insuportáveis, por isso não é raro fugirem das responsabilidades ou trocarem de emprego constantemente, por conta do tédio ou de pressões. Podem se especializar em profissões que nunca seguirão, ou fazer cursos que não têm aplicação prática para seus objetivos. A falta de comprometimento com suas metas pode levar a problemas financeiros, assim acabam pedindo dinheiro emprestado e acumulam dívidas.

Para recuperar a energia do elemento terra, a pessoa tem que vencer a inércia, cumprir sua rotina diária e prezar pela responsabilidade e embasamento das coisas. Ela precisa de disposição para reativar seu foco e cumprir seus objetivos. Ajuda muito procurar a companhia de pessoas de Terra para ver como suas vidas são estruturadas e baseadas em segurança. Passar um tempo curtindo a natureza também é ótimo, pois assim pode literalmente se reconectar com a terra e voltar a crescer suas raízes. Equilibrando a energia desse elemento, a pessoa pode finalmente voltar a trabalhar com empenho em prol de objetivos realistas, alcançando mais estabilidade.

Cuidado para não ser soterrado!

Já quem tem predominância do elemento Terra pode se tornar materialista em excesso. A pessoa se torna egoísta ou superprotetora de seus preciosos recursos, se preocupando apenas em conquistar, em obter cada vez mais, não querendo perder tempo com ideias ou projetos arriscados. Assim, dá valor e persegue sempre o que é palpável, o que pode ser "realizável" através de seu esforço no presente.

O palpável, aliás, acaba tendo importância central em sua vida. Passam a ser muito econômicas, zelando por suas finanças, sabendo exatamente qual é o seu orçamento mensal. Para compensar uma possível sensação irreal de instabilidade, procuram segurança seguindo uma rotina diária com bastante disciplina. Podem até seguir alguma doutrina ou sistema que tragam essa sensação de estabilidade e estrutura.

Quer tocar e sentir, assim sua busca por prazeres e conforto aumenta. Nos relacionamentos amorosos, porém, o excesso de energia faz com que a pessoa seja muito pé no chão. Nada de idealizar a pessoa amada ou de ter ideias extremamente românticas. Ela prioriza a lealdade e uma relação estável, quer cuidar de seu par e não curte surpresas ou mudanças bruscas. Pode gostar muito de ficar em casa curtindo o conforto do lar, o que acaba incomodando se seu par preferir um agito. Ciúmes também aumentam, por conta de sua noção equivocada de "posse".

Os signos regidos pela TERRA

TouroTouro empreende uma busca constante pelos prazeres proporcionados pelo espectro material e terreno, suas belezas, frutos, os potenciais da matéria e a gestão de seus recursos, tendo a total consciência da sensualidade proporcionada pelos cinco sentidos físicos. O importante são os ganhos e vantagens que a terra e a natureza proporcionam, o conforto gerado. Muito do que mantém a energia taurina em movimento são pequenos prazeres como o toque, afeto, sexo, boa comida além de todo conforto que os recursos podem comprar.

VirgemVirgem controla o elemento terra através da agricultura, do utilizável, das melhorias, do ato de semear, de colher e do serviço, além de ter uma maior consciência material-corporal, visando a manutenção da saúde e da higiene, coisas necessárias para uma boa e produtiva rotina. O importante são as rotas pré-definidas e os meios de produção estabelecidos e melhorados, gerando com isso segurança para si e para as operações. Parte do que mantém Virgem em movimento é a segurança gerada pela rotina, os hábitos, o trabalho eficiente, a limpeza e a preocupação com a saúde.

CapricórnioCapricórnio usa todos os recursos para construções duráveis, coesas, sólidas e abrangentes, além de possuir uma maior consciência sobre o tempo, a idade e a maturidade de si e de todas as coisas do mundo, além de uma sabedoria que advém da experência. É importante para este signo a segurança de onde se pisa. O que mantém Capricórnio em movimento são as ambições, a gestão do status, a produtividade, o reconhecimento, o emprego, as economias, as instituições e a estabilidade. Alcançar limites com estabilidade, segurança e determinação é a sua proposta.


Lembrando: uma grade força do elemento terra no mapa astral pode fazer a pessoa parecer mais sólida, pé no chão, "terrena", ou seja, se preocupando mais com a praticidade das coisas, dando relevância às coisas materiais e desempenhando suas tarefas com mais segurança e solidez. Assim como o modo de operação do elemento, a pessoa pode parecer mais densa, fazendo as coisas mais devagar embora constantes, em uma rota mais definida. Produção e permanência estão sempre relacionados ao elemento terra. Mesmo que demore, um tipo mais terreno sabe que pode chegar lá se persistir. Seja ao andar por uma floresta, no campo ou ao escalar uma montanha, a caminhada poderá ser mais difícil, embora com certeza venha acompanhada de mais persistência e resiliência para chegar onde quer que seja.

Pense sempre na Terra como algo concreto, detalhado, prático, seguro, uma energia que influência nossa capacidade de realização sólida, além de uma maior afinidade com limites, com o mundo material e os sentidos físicos.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Entendendo os 4 ElementosEntendendo os 4 Elementos
Todos nós incorporamos os 4 elementos de alguma forma em nossas vidas e podemos dividi-los em duas partes: Feminina (água e terra) e Masculina (fogo e ar). É um espelho dos dois maiores arquétipos humanos. Aprenda sobre todas as características dessa espinha dorsal da astrologia.
Entendendo as Qualidades dos SignosEntendendo as Qualidades dos Signos
A divisão dos 12 signos pelos 4 elementos na astrologia é chamada de triplicidade, ou seja, para cada elemento teremos um grupo de 3 signos. E esses 4 elementos que formam a espinha dorsal do estudo também podem ser expressados em três diferentes variações. Os resultados dessa divisão são chamados de quadruplicidades - ou qualidades, expressões. Assim, teremos um grupo de 4 signos para cada expressão.
Entendendo as Polaridades na AstrologiaEntendendo as Polaridades na Astrologia
As polaridades dividem o círculo do Zodíaco em dois grupos distintos de seis signos cada, que são categorizados como Masculinos (Ativos, Yang) e Femininos (Passivos, Yin). Tais características se alternam uma após a outra, a começar por Áries (Masculino), seguido por Touro (Feminino), Gêmeos (Masculino) e assim por diante, até sua finalização em Peixes.
O Elemento FogoO Elemento Fogo
O elemento Fogo na astrologia representa ação, o ímpeto e a criatividade, sendo o combustível de Áries, Leão e Sagitário. É considerado quente e seco. Tem uma abrangência radiante e simboliza expansão, calor, luz, coragem, vontade de lutar, de dominar e conquistar, mas também favorece a elevação espiritual, a lucidez extrema e a purificação da alma. Nos seres humanos representa a mente superconsciente. O símbolo de elemento Fogo é um triângulo apontando para cima, representando o desejo de subir por conta de suas qualidades quentes e secas.
O Elemento ArO Elemento Ar
O elemento Ar na astrologia corresponde ao espectro mental, ao intelecto, a comunicação e ao intercâmbio, sendo a força motriz dos signos de Gêmeos, Libra e Aquário. É considerado quente e úmido. Nos seres humanos representa a mente autoconsciente. O símbolo do seu elemento é um triângulo apontando para cima com uma linha horizontal através dele.
O Elemento ÁguaO Elemento Água
O elemento Água na astrologia rege as emoções, a mente subconsciente, a sensibilidade, os sentimentos e sublinha os signos de Câncer, Escorpião e Peixes. É considerada frio e úmido. Proporciona flexibilidade e nutrição das substâncias. O símbolo do elemento Água é um triângulo apontado para baixo.


Signos no Astrolink

Piscianos    9.08 %
Arianos    8.83 %
Cancerianos    8.79 %
Geminianos    8.68 %
Taurinos    8.66 %
Aquarianos    8.22 %
Virginianos    8.16 %
Leoninos    8.15 %
Escorpianos    8.04 %
Librianos    7.93 %
Capricornianos    7.83 %
Sagitarianos    7.62 %

O céu no momento...

Sol 20 Sag 20' 14"
Lua 26 Gem 05' 57"
Mercúrio 04 Sag 47' 32"
Vênus 20 Cap 37' 47"
Marte 15 Esc 27' 32"
Júpiter 02 Cap 14' 03"
Saturno 19 Cap 12' 17"
Urano 03 Tou 00' 49" R
Netuno 15 Pei 59' 32"
Plutão 21 Cap 46' 39"
Quiron 01 Ari 26' 02" R
Lilith 24 Pei 53' 15"
Nodo Norte 08 Can 23' 31" R

Aspectos ativos

Vênus ConjunçãoSaturno
Vênus ConjunçãoPlutão
Marte TrígonoNetuno
Júpiter TrígonoUrano
Saturno ConjunçãoPlutão