Sagitário

Sagitário - Signo de Fogo Mutável

O Signo de Sagitário na Astrologia

Sagitário

Sagitário, em Astrologia, se refere ao último terço da estação de outono no hemisfério norte. No céu, o setor fica entre os meridianos de 240 e 270 graus no sistema eclíptico e tem, assim como os outros signos, exatamente 30 graus. Por sua natureza seca, representa um movimento tardio do outono e com os últimos resquícios de calor do ciclo anual, integrando então o seco e o quente e como consequência a combustão (queimadas) típica destes períodos.

O astro mais parecido com suas natureza em termos de sinais astrológicos cíclicos é Júpiter. Assim, diz-se que tem afinidade, ou semelhança. Nos primórdios, dava-se a estas grandes semelhanças o termo: regência. É como dizer que o Sol no verão rege alguns ritmos da vida, ou seja, faz vender mais sorvete, cria aquecimento das vendas de passagens de turismo para as praias, as roupas se tornam mais leves, aumenta-se o consumo de ventiladores, etc.

Pela flexibilidade e instabilidade deste momento, temos maior relaxamento e um desejo de aproveitar-se ao máximo as descontrações, pois que logo em seguida o inverno iria começar. Portanto, aproveitar a vida, divertir-se é uma característica deste período, algo que foi internalizado por milhares de anos de evolução.

Muitas vezes, por se perceber o fim de um grande ciclo de alegria, produção, luz, colheita, que se repete todos os anos coletivamente, tornando-se perene, como alguém de meia idade que vê suas duas primeiras fazes de vida se findarem (infância e juventude), cria-se a reflexão do sentido da vida, de como se deve aproveitar a cada momento.

Tais reflexões podem, em alguns casos, levar à busca de um sentido maior para a vida e começamos a nos interessar por modelos filosóficos que nos possam fazer pensar no sentido da existência.

Às vezes, filosofa-se, às vezes, tenta-se agarrar desesperadamente à juventude, aos valores antigos, nos comportando como se ainda tivéssemos 18 anos. Assim, em Sagitário, temos o último signo de fogo do ciclo zodiacal. Por isto, a juventude tardia que ainda nos resta se torna o combustível e a motivação para entrarmos nas últimas fases da existência.

Sagitário

O viajante em busca do superior

Alguns arquétipos de Sagitário são o filósofo, o sacerdote, o professor, o juiz e o vigarista, todos sempre prontos para ensinar ou vender sua filosofia e suas verdades.

O bon vivant, o que não está nem ai com nada, o alienado, o que se propõe à viajar e conhecer todos os lugares que tem de conhecer antes de morrer, ou mesmo o que não mais desejoso de provar nada, lutar por nada e está mesmo a querer se divertir com a libido que ainda lhe resta, podem ser adicionados à lista de caracterologias deste signo.

A imagem utilizada para se representar este momento é a figura de um centauro. Temos a representação de uma imagem polimorfa de um homem com corpo de cavalo, como o homo Sapiens e o hominídeo a lutando entre si.

A transição entre os instintos, a natureza animal, instintiva e passional, misturada, combinada, com uma natureza intelectual, humana, com meios sofisticados de se criar instrumentos de subsistência, que vai do fogo, à fecha e da agricultura aos celulares.

Por isto, esta iconografia foi colocada para representar a caça que se fazia no final do outono, por conta das trilhas de animais fugindo do inverno, como também a transição do homem - animal. Encontramos neste componente uma dualidade clara de instinto e razão.

Este componente mostra uma mutação que amplia o potencial do homem, conferindo a ele um sentido extremamente desenvolvido de moralidade e de justiça e faz com que ele busque por um sentido, uma lógica que possa conciliar os instintos e anseios por uma verdade superior, o caminho certo ou mesmo objetivos idealizados a serem seguidos.

O objetivo e a razão da existência passam a ser ideais que estimulam um conhecimento maior sobre todas as coisas, uma entrega total de si em direção às coisas do alto. Mente e coração se unem para traduzir a fé que permeia este signo. Quando essa união é harmônica, transcende o ego e o instinto, alcançando uma complexidade presente apenas na humanidade, nos criando a ideia de que somos de nível superior. Entretanto, podemos dizer que somos mais complexos, tecnológicos e sofisticados, mas não necessariamente superiores.

Essa fé (quando manifesta e desenvolvida) confere à alma humana a consciência da sua dimensão universal, superando limites aparentemente intransponíveis, ao menos no campo dos modelos. Significa acreditar que fazemos parte de um todo e que estamos integrados com algo superior.

Esta óptica é revelada por seu pensar, seu esforço lógico, agora não mais pelos instintos, já que não podemos afirmar que "sentir-se parte do todo e estarmos integrados a níveis de ordens maiores" seja exclusivo do humano. Vemos este trabalho, ou diálogo funcional, percepção e sinergia em química, medicina, biologia, etc.

Por isso, o "Eu Acredito" e "Eu Compreendo" podem ser os lemas de pessoas com ênfase no signo de Sagitário, que traz em seu corpo de características positivas o entusiasmo, a tolerância, alegria, generosidade, sinceridade, espiritualidade e reflexão sobre a vida.

Porém, a dificuldade em gerir este componente pode trazer impaciência, intrometimento, exagero e pena de si próprio, com dramatizações e exageros desnecessários. A pessoa boa pode se tornar vítima, o filósofo pode se tornar um pensador vazio e o entusiasta pode perder as esperanças e tornar-se jocoso e cínico.

Tentar equilibrar essas energias significa esforçar-se para o bem administrar do lado emocional, da serenidade, confiança, clareza de propósito e finalmente o compromisso na busca da verdade. As características deste componente também precisa compartilhar o que pensa e o que lhe interessa, para que outros possam abrir suas mentes e expandir sua consciência.

Sagitário no Mapa Astral

Sagitário no Mapa Astral

Mesmo quem não tem Sol em Sagitário ou outro planeta neste signo, saiba que ele está no Mapa Astral de todos. Pode não estar em posicionamento planetário, mas está ali em alguma Casa, que representa a área da vida em que você manifesta as características sagitarianas.

A ti, Sagitário, Eu peço que faças os homens rirem, pois entre as distorções da Minha Ideia eles se tornam amargos. Através do riso, darás ao homem a esperança, e por ela voltarás seus olhos novamente para Mim. Pela liberdade que lhe proporciono, chegarás a Ter muitas vidas, ainda que só por um momento; e em cada vida que atingires, conhecereis a inquietação. A ti Sagitário, darei o Dom da Infinita Graça, para que te possas alcançar o bastante até atingir cada recanto onde haja escuridão e levar ali a luz. E Sagitário retornou ao seu lugar.

Características de Sagitário:

Elemento: Fogo
Qualidade: Mutável
Período solar: +/- de 23/11 a 21/12
Planeta regente: Júpiter
Natural da Casa 9
Princípio: Ativo | Masculino | Yang
Palavra-chave: Visualização
Frase-chave: Eu compreendo
Glifo: Flecha do arqueiro
Signo oposto: Gêmeos
Anatomia: Fígado, quadris, coxas, nervo ciático, sacro.


Pessoas com Sol em Sagitário

O que a Astrologia diz sobre os Sagitarianos.

Quem tem o Sol em Sagitário tem afinidade em transitar pelo mundo se valendo da aventura, do conhecimento superior, da fé e do otimismo. Há, portanto, uma natureza exploratória e de romper com os limites da zona de conforto.

A maioria dos sagitarianos têm uma curiosidade natural que abrange uma vasta gama de assuntos. Ao confrontá-los em um duelo de sabedoria, provavelmente vão usar um grande suprimento de informações de volta, que recitarão prontamente e de bom grado.

A fé de Sagitário

Em astrologia, notou-se uma semelhança entre os efeitos astrológicos de Júpiter e este setor da eclíptica, Sagitário. Por isto o chamam de regente deste signo. Isto por si só já atrai um pouco mais de sorte, proteção e abundância aos nativos. Cabe ressaltar que a fé é algo muito importante no escopo sagitariano e isso pode atrair muitas conquistas simplesmente porque tendem a sentir, internamente, que sempre vão conseguir alcançar.

Os nativos de Sagitário (ou com ênfase neste signo) têm mais capacidade de iluminar tudo ao seu redor por acreditarem bastante em si mesmos. Por esse motivo, podem ser ótimos mentores, guias espirituais, professores, entertainers e palestrantes motivacionais.

Os sagitarianos mais fora de sintonia são aqueles que acreditam que não merecem a felicidade. Se mudarem o foco e passarem a acreditar no contrário, é quase certo que conseguirão obter sucesso. Mantras e afirmações positivas são coisas muito potentes para sagitarianos, pois são projetados para reprogramação pessoal e reafirmação da fé.

Com suas características de alta energia, disposição e confiança, tornam-se entediados e inquietos quando cercados por pessoas ou circunstâncias pelas quais não nutrem nenhum interesse ou afinidade. Nessas ocasiões, encontram rapidinho formas de desaparecer, física ou mentalmente assim como geralmente têm baixa tolerância à frustração.

Estão sempre priorizando a sinceridade, a justiça, o companheirismo e compilando informações para criar seu próprio modo de operação mental, que é diferenciado e muito subjetivo. Seus próprios conceitos sobre tudo norteiam o caminho que acham que devem seguir na vida. Seus horizontes podem ser vastos e eles têm um sentido extremamente desenvolvido de visão própria de mundo, questionando comportamentos padronizados e burocráticos.

Geralmente preferem aprender as coisas por conta própria, através de leituras, aventuras, viagens e experiências variadas. Se tiverem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e ganhar experiência palpável, se tornam excelentes professores e administradores. A curiosidade é uma característica típica.

Se sentem em casa onde quer que estejam, pois costumam ser bastante adaptáveis, uma característica herdada da qualidade mutável do signo (último mês de um ciclo de estação).

A busca pela verdade

A imagem astrológica atribuída a este setor de nome Sagitário são o caçador (arqueiro) e o Centauro, ser mitológico metade homem e metade cavalo. Imagens polimorfas geralmente são utilizadas para expressar uma complexidade de manifesto difícil de ser iconografado por apenas uma imagem. Dessa forma, combina-se duas ou mais imagens, criando um simbolismo.

Eles representam a busca deste signo para coletar, agrupar, selecionar e disseminar a verdade e o conhecimento, bem como sua constante busca por novas ideias e novas experiências. Se sentem felizes quando arriscam algo para ganhar alguma coisa, pois sentem-se vivos.

Sagitarianos normalmente são falantes, otimistas e adeptos da verdade natural e da sinceridade. Por isso, não hesitam em dar suas opiniões sinceras, um gesto que pode parecer insensível, embora raramente haja a intenção de serem cruéis. Essa franqueza pode parecer até brusca, mas eles deixam escapar suas ideias e opiniões devido à sua busca incessante pela verdade e sabedoria.

Muitas vezes são espirituosos, divertidos, de bom humor, gostam dos tons jocosos, fazem amizade facilmente e parecem não levar tudo a sério e a ferro e fogo.

Muitas pessoas até acham que os sagitarianos não têm tato, e o ditado "a verdade dói" se encaixa na sua maneira de pensar e agir. Independentemente dessas características não tão diplomáticas, algumas pessoas sentem instintivamente que o sagitariano não quer fazer mal e só está sendo espontâneo.

O otimista do zodíaco

Pessoas com Sol em Sagitário tendem a ser mais idealistas, otimistas, amigáveis, sinceras, engraçadas, versáteis e a ter a mente aberta. Se não bem administradas, estas pessoas podem ser imaturas, insensíveis, irresponsáveis, exageradas, arrogantes e gabolas (que se auto afirmam, gostando de contar sempre seus feitos do passado).

Quer saber como essas informações afetam a sua vida?

Gostam de qualquer trabalho que envolva previsões e riscos, pelo desejo de se sentirem vivas e tentam evitar os que envolvam muita demora ou muitos detalhes específicos. Seu otimismo e entusiasmo norteiam suas ações, o que pode ser bom por um lado, mas arriscado por outro.

O otimismo, de fato é uma via de mão dupla. Um sagitariano (ou alguém com ênfase em Sagitário) pode dizer algo como "tenho certeza de que hoje conseguirei fechar aquele negócio e ganhar muito dinheiro!", mas, quando chega no local combinado, descobre que esqueceu a pasta com documentos importantes. Esta é justamente a diferença entre Sagitário e o signo mutável anterior, Virgem, que talvez não tenha tanta certeza de que fecharia o negócio, mas, com provavelmente não esqueceria de nada.

Muitas vezes se nota um dom para "olhar o copo meio cheio" e oportunidades onde não existem, até mesmo supervalorizar acontecimentos, criando superlativos para descrever experiências, propostas ou cenários.

Geralmente gostam muito do ar livre, de animais de grande porte e da natureza. Viagens e longas caminhadas podem ter enorme apelo, pois assim se sentem livres, um artigo extremamente necessário em sua essência. Podem ser bastante filosóficos, livres pensadores e intelectuais de boteco, cheios de achismos descritos como se fossem bem elaborados.

Muitos querem entender as questões mais profundas e abstratas da vida ou simplesmente acharem que tudo é um milagre, por gostarem de cultura, mas nem sempre com disciplina para assimilá-la. Costumam acreditar em coisas mais elevadas, o que ajuda em seu direcionamento otimista, não importando as dificuldades pelas quais estejam passando.

Outros querem entender o sentido da vida, pois isso os ajuda em sua necessidade de crescimento e expansão. Mas, esse mesmo desejo de expansão pode fazer com que cometam excessos, fazendo várias atividades diferentes e gastando rapidamente sua energia (e algumas vezes as reservas financeiras). Precisam ter intervalos de descanso para se recuperarem entre uma atividade e outra.

Sagitário no Amor

Sagitário no amor

As pessoas de Sagitário são capazes de se adaptar a mudanças de humor e circunstâncias diversas, tendo uma inegável necessidade de se sentirem livres para explorar o mundo e conhecer novas pessoas. Podem se sentir pressionados e presos muito facilmente, por isso podem ser relutantes em entrar em situações de compromisso total, muitas vezes evitando ou adiando relacionamentos mais sérios.

No amor, podem ser altamente românticos, mas precisam que a pessoa parceira seja inteligente, variada e comunicativa. Em geral são divertidos, descontraídos, deixam a outra pessoa à vontade e se posicionam de forma natural e confortável.

Sagitário odeia ciúme e possessividade e, assim como Áries, tende a gostar mais da caça do que da captura, podendo ter o interesse relativamente diminuído depois que conquista algo ou alguém.

Ficar "de preguiça", usar a lei do menor esforço, não programar dias para namorar, não fazer agendas rígidas de viagens e estar com outros casais curtindo e se divertindo são muito típicos da presença deste componente, seja nos luminares (Sol e Lua) quanto de planetas pessoais.

A carreira de Sagitário

No campo profissional, são relutantes em comprometer-se com um cronograma definido e podem experimentar uma variedade de trabalhos. Estímulo, motivação, desafios, um ambiente de pessoas interessantes e divertir-se podem estar entre os desejos mais comuns de uma atividade profissional ideal.

Se desejarem determinadas profissões com outros atributos, precisam lidar com a dispersão se concentrar em seus projetos atuais e permanecer neles até o fim - ou ao menos até o processo trocar de mão.

Sempre cheios de entusiasmo, tendem a se dedicar mais no início de novos empreendimentos e depois diminuírem essa dedicação à medida que o projeto continua, principalmente se tiverem muitos detalhes a serem cuidados ou se o trabalho ficar muito difícil, pouco variado e maçante.

Se dão melhor em carreiras que lhes permitam viajar a trabalho ou que possam ser externos, andar na rua, ver as pessoas e ter estímulos físicos. Muitos também gostam de lidar diretamente com pessoas, seja vendendo ou promovendo ideias ou produtos.

Podem ignorar detalhes, mas seu sentido mais amplo de planejamento é excelente. Também tendem a ter uma boa memória. O desafio de um problema é o que lhes interessa, pois tem a ver com a satisfação de explorar o desconhecido.

Se arriscar é fácil para um sagitariano, que tende a curtir mais a viagem do que o objetivo da viagem em si.

São conhecidos por serem prestativos, simpáticos e terem um humor sutil. Podem gostar de debates, argumentações e têm um verdadeiro dom para fazer amigos, podendo ir a qualquer lugar no mundo sem se sentirem solitários pois ao longo do caminho se relacionam com facilidade. Têm instintos humanitários e são práticos em expressá-los, sempre ajudando quem estiver em necessidade.

Formas de desenvolvimento para este componente:

  • Ter mais foco nos projetos mesmo que à contra gosto;
  • Prestar atenção se não está passando a ideia de ser orgulhoso e mandão;
  • Não acumular tantas atividades e dar um tempo entre elas;
  • Ponderar um pouco seu otimismo o contrapondo com o realismo e a responsabilidade;
  • Ser mais reflexivo, principalmente com dinheiro devido à expansividade jupiteriana.

Homens de Sagitário

O que esperar dos homens de Sagitário?

O sagitariano pode até ter características que pessoalmente não admiramos ou entendemos, mas maldade geralmente não é uma delas. Se você acha que ele fez alguma coisa para te atingir, pense duas vezes e tente observar o ponto de vista dele. Não faz geralmente por mal, mas acaba fazendo.

Sua maior característica pode ser a franqueza ou a dificuldade de dizer não à uma oportunidade que envolve prazer. O problema é achar que tem sempre razão e que a verdade e a percepção correta estão sempre ao lado dele. Isso dá origem a desentendimentos e discussões e, neste caso, o sagitariano pode se mostrar rude, falando e dramatizando de forma improvisada sem medir as consequências.

Porém, no âmbito profissional, costuma ser um bom líder motivacional, pois se preocupa com os seus colaboradores, se estão bem e se divertindo além de trabalharem. É um bom trabalhador e quer ser feliz no trabalho, mas gastar muito dinheiro pode colocá-lo em apuros financeiros.

Os homens de Sagitário geralmente são generosos, justos e dedicados. Apreciam fazer amizade muitas vezes sem pensar em compromisso. Preza pela sua liberdade - tanto física quanto intelectual, e não é raro os mais jovens se relacionarem com duas pessoas ao mesmo tempo. O mundo possível parece não ser o bastante.

A quantidade de relacionamentos também pode ser numerosa, o que reflete a sua necessidade de aventura. Porém, o sagitariano não quer enganar ninguém. Logo no começo da relação ele provavelmente dirá como é, a outra pessoa é que pode não ter prestado muita atenção. Como costuma ser muito legal, seu par pode confundir razão com coração.

Quem quer se relacionar com um sagitariano precisa aprender a respeitar seu espaço. Nada de pressionar ou tentar obrigá-lo a mudar. Se ele se sentir enjaulado, logo se desinteressará e partirá para outra. Porém, ele gosta de ter alguém ao seu lado, que o entenda e respeite suas vontades e necessidades. Em geral parecem estar sempre muito à vontade no relacionamento.

Quando finalmente sossega em um relacionamento, tende a ser um bom parceiro. O problema é quando se relacionam por impulsividade ou com a pessoa errada, pois, acabará fingindo que não está infeliz para continuar vivendo sua vida como bem entende, podendo ter diversos outros relacionamentos. Por outro lado, podem procrastinar compromissos e encarar as adversidades para se construir coisas juntos.

Mulheres de Sagitário

O que esperar das mulheres de Sagitário?

A sagitariana costuma ser muito independente e detestar estereótipos femininos: "esposa dedicada" ou "do lar", por exemplo, podem não ser os papéis mais talhados para esta nativa.

Seu entusiasmo pela vida a faz gastar energia com muitas coisas, a pessoa parceira é só mais uma delas. Sua vontade de viver intensamente tende a ser grande. Isso leva a sagitariana a possivelmente cometer alguns excessos e extrapolações, como gastar mais do que deve (ou pode) e esquecer de seus compromissos. Essa falta de limites pode fazer com que ela não amadureça totalmente para os modelos de relacionamentos mais convencionais, em uma busca constante por diversão ou aventuras.

Agitada, terá sempre muitos amigos, atraindo muitos admiradores. Tende a ser inconstante no amor e se apaixona com uma velocidade incrível, mas com a mesma rapidez perde o interesse e termina o relacionamento, muitas vezes sem um pingo de arrependimento.

É difícil resistir a uma pessoa tão otimista e altruísta. Mas o problema não é apenas esse. Quem quiser conquistá-la, vai ter que se esforçar muito e acompanhar seu ritmo. Sempre fazendo mil coisas, a sagitariana nasceu para viajar, para estar ao ar livre, então ficar presa em um relacionamento não é prioridade na sua lista, a menos que o parceiro a acompanhe. Em geral a paciência e o perdão serão necessários.

A personalidade extrovertida, reflexo de seu planeta regente, Júpiter, pode também ser influenciada pelo meio que a cerca e não apenas uma característica natural, pois a sagitariana pode passar por momentos mais calmos e solitários em sua vida, mas sempre viajando internamente em sua mente. Assim, estará sempre ligada e com o coração aberto para a vida.


Os outros astros quando posicionados em Sagitário

Sagitário Sagitário e você

Descubra a importância de Sagitário no seu mapa astral.

Crie sua conta grátis e veja como esse signo influencia a sua vida!



O céu no momento...

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024 | 03h47
Sol 07° 01' Pei
Lua
Cheia
24° 44' Vir
ver ciclo lunar
Mercúrio 05° 09' Pei
Vênus 11° 44' Aqu
Marte 09° 56' Aqu
Júpiter 10° 40' Tou
Saturno 09° 26' Pei
Urano 19° 28' Tou
Netuno 26° 36' Pei
Plutão 01° 06' Aqu
Quiron 17° 02' Ari
Lilith 16° 13' Vir
Nodo Norte 16° 00' Ari R
Aspectos ativosorbe
SolConjunçãoMercúrio1.87
SolSextilJúpiter3.64
SolConjunçãoSaturno2.41
LuaTrígonoUrano5.26
LuaOposiçãoNetuno1.86
LuaTrígonoPlutão6.38
VênusConjunçãoMarte1.79
VênusQuadraturaJúpiter1.06
MarteQuadraturaJúpiter0.73
JúpiterSextilSaturno1.23
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    8.96%
Cancerianos    8.80%
Arianos    8.80%
Geminianos    8.64%
Taurinos    8.59%
Aquarianos    8.29%
Leoninos    8.24%
Virginianos    8.23%
Escorpianos    8.06%
Librianos    7.90%
Capricornianos    7.90%
Sagitarianos    7.60%