1. Tarot
  2. Arcanos Menores

O Naipe de Copas no Tarot

As Emoções. Representa o Elemento Água.



Sobre naipe de copas no Tarot

A cartas de Copas no Tarot lidam com o nível emocional da consciência e estão associados ao amor, aos sentimentos, relacionamentos e conexões, assim como todo tipo de relações que nos ligam aos outros e as emoções que temos que lidar dentro de nós mesmos. Este naipe sempre possui um significado afetivo envolvido, mesmo em questões materiais.

Pode indicar que existem sentimentos importantes envolvidos na situação, ligações que vão além do lado prático e racional. As cartas mostram o que sentimos e o que os outros sentem em relação a nós - ou a coisas ligadas a questão consultada.

As cartas de Copas em geral têm a ver com a manifestação das emoções e o papel que elas têm em relação aos outros. Em uma consulta, podem sugerir que estamos usando o coração ao invés da razão e, portanto, refletem nossas respostas mais espontâneas. Também estão ligadas ao amor, a imaginação e ao que podemos adquirir através da arte e cultura.

Na idade média, o naipe de Copas simbolizava a igreja, o clero, o místico, o sagrado e a graça de Deus. Em alguns baralhos, é representado sob a forma de taças (em ingês o naipe é chamado de Cups), como aquelas que são usadas na Igreja, nos remetendo também à imagem do Santo Graal, o famoso cálice sagrado. Está relacionado também com o Elemento Água, que assim como na astrologia, representa as emoções, os afetos e os relacionamentos.

Empatia, intuição, criatividade, inspiração, intuição, percepção e absorção do que nos cerca são aspectos positivos sugeridos do naipe para serem associados a uma consulta. Os negativos são a falta de criatividade, apego excessivo, timidez, desconfiança e ressentimento - sentimentos que nascem de emoções reprimidas. Além disso, também indica ilusão em relação a algo.

Quando uma carta de Copas aparece em uma consulta, indica que uma ligação afetiva importante está atrelada à questão. Tal ligação pode ter a ver com um relacionamento ou qualquer outra coisa que seja importante na vida da pessoa, a qual ela sinta que possua uma ligação emocional. É algo com potencial para provocar sentimentos específicos e subjetivos.

As cartas podem ajudar a identificar e entender as emoções envolvidas em alguma situação, indicando questões emocionais ou dando vislumbres sobre como alguém se sente a nosso respeito. Também tem condições de revelar medos, fantasias, devaneios e sonhos, já que este naipe está profundamente ligado ao nosso inconsciente e à nuances ocultas da nossa personalidade.