Já é membro?
ou
Saturno
♄ Saturno - Disciplina e limitações

Saturno na Astrologia ♄

O glifo do planeta Saturno se parece com o inverso do glifo do planeta Júpiter e isso tem um motivo: Saturno e Júpiter simbolizam energias opostas. Saturno parece exercer uma força de limitação frente à expansão de Júpiter, não permitindo que as forças da natureza de Júpiter fiquem fora de controle. Ele é o planeta que na vida terrena significa restrições e obstáculos que você deve enfrentar se seus objetivos pessoais forem incorretos. Sua posição no mapa astral pode indicar áreas em sua vida em que você precisará se esforçar um pouco mais, mas que também terão potencial para serem mais sólidas. Por isso, Saturno tem sido chamado de o planeta do destino, o Senhor do Karma ou O Grande Maléfico. Simboliza o passar do tempo e a paciência, tradição e experiência. No seu melhor, ajuda a consolidar esforços e no seu pior restringe os mesmos esforços.

Características e Dignidades

Frio e Seco

Palavra-chave: Disciplina / Limitação
Tópico: Impulso de segurança e garantia
Domicílio: ♑ Capricórnio e ♒ Aquário
Exaltação: ♎ Libra
Queda: ♎ Áries
Exílio: ♋ Câncer

Saturno é o último dos planetas sociais, sendo destes o mais distante da terra. Representa a velhice, por isso simboliza personagens como o velho sábio, o eremita, o monge e nossos antepassados, sejam avós ou pessoas idosas em geral, aqueles que acumulam experiência de vida. Juntamente com o Sol, simboliza também o patrão, professor e pai, além do policial, juiz e agente governamental. O astro fala basicamente de limites, fronteiras, escolhas criteriosas e bem fundamentadas, da estrutura e distinção entre as coisas.

No glifo de Saturno, a Cruz da matéria substitui e domina as percepções do inconsciente coletivo. A compreensão de nossa herança e experiências passadas traz a maturidade e uma compreensão real de causa e efeito. No símbolo, se a Cruz supera o Crescente, corremos o risco de nos tornarmos muito materialistas, frios e insensíveis às necessidades dos outros. Se o Crescente descendente supera a Cruz, ficamos presos no passado, temerosos do futuro, ignorantes de ideais ou dependentes do coletivo.

Quando o Crescente e a Cruz estão em equilíbrio, nos tornarmos altamente pragmáticos e conscientes, com base na nossa compreensão do passado e das leis de causa e efeito. Aprendemos a viver em sociedade com responsabilidade e paciência.

Saturno desloca-se aproximadamente 7 minutos por dia, levando entre 29 e 30 anos para se deslocar através de todo zodíaco, ficando cerca de dois anos e 6 meses em cada signo. É o regente dos signos de Capricórnio e Aquário, tem sua exaltação em Libra e queda em Áries. Possui mais afinidade com as casas 6, 8, 10 e 12 de um mapa astral e com os planetas Vênus e Mercúrio, enquanto que Sol, Lua e Marte são pontos de atrito. Júpiter é relativamente neutro em relação a Saturno, agindo como seu contraponto essencial. A Casa 10 é associada a Saturno, que tem sábado (Saturday) como seu dia da semana.

Dentro da astrologia, Saturno lida com o amadurecimento do indivíduo e seu respeito e adequação à estrutura social vigente, suas regras e valores internos, com a consolidação da realidade. Trata ainda do superego, da sombra jungiana que acompanha o ser humano e da luta que travamos contra nossos medos e limitações para evoluirmos como indivíduos. Além de mostrar nossos receios, revela também a vergonha ou o sentimento de culpa que podemos carregar.

Também julga nossos atos passados bem como a vida presente e dá resultados de acordo com isso. De acordo com a astrologia cármica, a qualidade dos atos ou ações feitas por uma pessoa em sua vida passada passa pelo filtro de Saturno nessa, aplicando o posicionamento e aspectos correstos do astro nessa vida.

Geralmente é o planeta mais temido  ou respeitado pelas pessoas que seguem a astrologia, frequentemente sendo chamado de "O Grande Maléfico". Mas, no fundo, não há o que temer com Saturno. Sua influência mais difícil se dá apenas quando não agimos corretamente ou não entendemos e aceitamos onde devemos nos esforçar mais. Nesse caso, Saturno está sempre pronto a nos ensinar uma lição, aplicando as restrições necessárias, endireitando o caminho e fazendo as coisas funcionarem como devem em qualquer sinal de desequilíbrio - à médio e longo prazo.

Saturno é a força que consegue separar o joio do trigo e "dá conforme a obra". Para isso, precisamos trabalhar muito antes de tentar impressionar Saturno.

SaturnoA influência de Saturno no Mapa Astral

Saturno representa a organização de nossa individualidade e propicia a estruturação de uma identidade mais estável. Porém, essa identidade é diferente da essência que o Sol nos confere, pois ela é voltada para a sociedade - ou para o que consideramos como regras sociais. É também como agimos dentro do âmbto da coletividade. O meio em que vivemos e as outras pessoas ajudam a nos moldar, assim como os valores, regras e convenções sociais as quais concordamos em participar.

É a energia que faz a pessoa trabalhar dentro de seus limites. Agindo corretamente, não há necessidade de ter medo de qualquer trânsito, ciclo ou ou influência de Saturno. É o planeta que tem capacidade de ensinar algumas lições muitas vezes consideradas ásperas, mas extremamente úteis ao longo da vida. Após as passagens e interações de Saturno no nosso mapa astral, geralmente nos tornamos mais disciplinados e sérios em nossa abordagem para com a vida.

Saturno significa lapidação e dificuldades, mas também o poder de concretizar grandes (e mais consistentes) coisas na vida, fazendo-nos enfrentar dificuldades, sofrimentos ou obstáculos para que possamos aprender a virtude da resiliência.

A casa astrológica onde Saturno se posiciona no mapa astral é onde está o nosso dever, onde precisamos dar mais atenção em nosso tempo de vida. É onde as coisas podem ser mais difíceis, mas ao mesmo tempo mais sólidas caso consigamos agir com responsabilidade, disciplina e maturidade, onde podemos nos tornar sábios experts. Saturno se torna o juiz da casa onde se posiciona e só dará resultados se trabalharmos com afinco, desempenhando corretamente as ações necessárias dentro dos temas relacionados.

O lado positivo de Saturno traz qualidades relativas ao amadurecimento pessoal, além de coragem em tempos difíceis, como será nosso potencial de resiliência, a capacidade de controlar as emoções e os desejos, além de um senso de sacrifício. Assim, o indivíduo ganha capacidade de se tornar mais lúcido, humilde e prudente.

Saturno garante mais organização e poder mental aliados à paciência e empenho, coisas que ajudam na capacidade de trabalho, no senso de dever e na adaptação às rotinas do dia a dia. Com uma boa influência de Saturno, a pessoa pessoa sabe aproveitar melhor o seu tempo, suas habilidades e energia, se adaptando perfeitamente às regras e aos padrões sociais.

Já seu lado desarmônico traz sentimentos de inferioridade e inadequação, falta de confiança em si mesmo, uma insegurança que inibe o indivíduo e abre portas para o pessimismo, negativismo, fatalismo e hesitação. Sentindo-se impotente, a pessoa pode se abater, ficar melancólica e fazer críticas depreciativas sobre si mesmo e suas ações, adquirindo um caráter submisso ou condescendente. Passa a se preocupar demais com o que os outros pensam dela, dependendo bastante de aprovação social, admiração ou reconhecimento. Dependendo da tensão de Saturno, o indivíduo pode ainda se tornar mais avarento, possessivo, egoísta ou demasiadamente ambicioso. Essa ambição tende a fazer com que ele se torne um workaholic, por exemplo, se doando demasiadamente ao trabalho.

Quando a pessoa embarca nessa onda desarmônica sem conseguir se desvencilhar, pode se achar melhor que os outros e não aceitar ser contrariada. O problema é que esse tipo de comportamento acaba afastando todos ao seu redor. Para se defender, a pessoa pode acabar se tornando insensível, desconfiada e rancorosa. Tende a ficar intolerante e achar que é moralmente superior, atitudes que podem vir acompanhadas de criticismo, censura, inflexibilidade, intolerância e por fim inveja. Na verdade, o indivíduo precisa da aprovação e reconhecimento dos outros, mas não baixa a guarda com receio de não ser admirada.

Uma energia relevante

Saturno diz que o espírito antes livre, agora é forçado a viver a realidade terrena sob suas condições. Sua liberdade total foi tirada e transformada em parcial, agora ele está sujeito a regras e limitações. As possibilidades antes infindáveis agora estão confinadas a uma vida cheia de deveres, situações específicas e rotineiras. Saturno representa justamente essa situação, simbolizando o "castigo" que devemos cumprir, o isolamento do espírito que agora está em uma prisão e deve cumprir seu destino material, redimindo-se dos seus erros e tendo noção de suas limitações.

Quaisquer forças que separam, limitam, restringem e criam fronteiras são simbolizadas por Saturno. São essas forças que estruturam, definem, organizam, disciplinam e controlam a realidade material, mostrando a importância que as coisas e os comportamentos têm e as ações que causam. O planeta fala sobre controle e adequação - causa e efeito. Ao contrário de Júpiter, onde forças de integração e expansão se sobressaem, Saturno trata da contração, do processo de delimitação e estruturação das coisas.

Se compararmos a um jogo de futebol, Saturno seria o limite do campo, as regras do jogo e o árbitro. Mesmo sendo muitas vezes visto como uma força negativa, não podemos negar que também é uma força que proporciona oportunidades de crescimento, retidão e submissão a regras necessárias. As energias do planeta nos encorajam a perseverar e disciplinar a nós mesmos, a desenvolver paciência e resistência, assumir nossas responsabilidades e cumprir nossos deveres, nos deixando com uma sensação de dever cumprido no processo.

A posição de Saturno no signo mostra como uma pessoa deve assumir a responsabilidade e desenvolver maturidade e disciplina. Pela regência natural de Capricórnio, Saturno é um importante fator na determinação da carreira. Assim como o Meio do Céu, a posição de Saturno no mapa astral pode oferecer importantes indícios sobre o tipo de trabalho mais adequado para uma pessoa e a carreira que pode vir a seguir. Um indivíduo com Saturno fraco, por exemplo, pode encontrar mais dificuldades para avançar em sua carreira, além de ser mais possível que, ao enfrentar pequenos problemas, sinta que na verdade está enfrentando um grande e pesado fardo.

De qualquer forma, pode se dizer que nossas maiores conquistas podem ter Saturno envolvido. A superação do atleta, a descoberta de um cientista desacreditado, a vitória de quem nunca foi muito bem nos estudos... Não é raro nos depararmos com exemplos de vontade e determinação de pessoas que não desistem assim que surge a primeira pedra no caminho. Saturno mostra onde temos que nos empenhar mais, os problemas ou limitações que sempre são atraídos, onde temos mais dificuldade, precisando nos esforçar mais para superar os obstáculos e alcançar objetivos.

Superando obstáculos

Pode parecer incoerente, mas Saturno tem o poder de gerar ganhos mais reais do que Júpiter e Vênus, considerados planetas benéficos e suves. Tal afirmação pode ser entendida como "a capacidade de entender a importância das dificudades, da carreira e da responsabilidade", garantindo assim uma noção mais real do quão positivo é agir com resiliência onde mais precisamos.

Na maioria das vezes, Saturno apenas atrasa as coisas, mas nunca nega. Às vezes este atraso pode até ser considerado algo bom, como por exemplo, no que tange a duração da vida, a boa longevidade. Dependendo do lugar onde Saturno está posicionado ou aspectado, gera ganhos advindos de coisas e projetos mais estruturados, onde a pessoa se sinta mais merecedora dos resultados que obteve ao invés de tê-los adquiridos por sorte ou de forma muito fácil.

Os aspectos de Saturno são muito importantes em um mapa astral, pois os temas das casas e signos afetados por eles tornam-se importantes locais de atenção, onde precisamos trabalhar duro para desfrutar dos resultados. Saturno em conjunção com os planetas que não possui muita afinidade pode gerar resultados negativos. Até mesmo conjunto com planetas um pouco mais amigáveis ou neutros a ele, pode causar certos problemas ou atrasos. Mas quando está conjunto ou bem aspectado com planetas afins, confere bons resultados.

Saturno nos signos e casas mostra como uma pessoa busca status e reconhecimento, revelando as áreas em que tenta realizar algo de valor aos olhos dos outros. Ao ter sucesso e evoluir, ela escala mais um degrau e Saturno está logo atrás para lembrá-la de carregar o seu próprio fardo, agora com mais experiência. É o planeta que lida com questões especialmente importantes para o nosso caminho, fazendo-nos encontrar ordem e segurança, além da já citada sensação recompensadora do dever cumprido.

É com ele que aprendemos que Roma não foi construída em um dia, que a realização de uma ideia exige tempo e trabalho. Somente através do esforço e foco desenvolvemos discernimento, força de vontade e paciência, características fundamentais para a verdadeira evolução da consciência e dissolução do Ego.


O que estão falando sobre ♄ Saturno no Astrolink...


A influência de Saturno nos Signos

A influência de Saturno nas Casas Astrológicas

Saturno e você

Descubra qual a importância do astro Saturno no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum signo ou casa neste astro e quais são seus benefícios!






Signos no Astrolink

Piscianos ♓   9.12%
Cancerianos ♋   8.81%
Arianos ♈   8.78%
Geminianos ♊   8.75%
Taurinos ♉   8.59%
Aquarianos ♒   8.40%
Leoninos ♌   8.09%
Escorpianos ♏   8.06%
Virginianos ♍   8.05%
Librianos ♎   7.95%
Capricornianos ♑   7.76%
Sagitarianos ♐   7.65%

O céu no momento...

Sol ☉ 04 Can 16' 09"
Lua ☽ 26 Can 05' 47"
Mercúrio ☿ 09 Can 13' 45"
Vênus ♀ 19 Tou 52' 36"
Marte ♂ 13 Can 50' 31"
Júpiter ♃ 13 Lib 35' 51"
Saturno ♄ 23 Sag 45' 27" R
Urano ♅ 27 Ari 55' 52"
Netuno ♆ 14 Pei 14' 31" R
Plutão ♇ 18 Cap 28' 49" R
Quiron ⚷ 28 Pei 51' 04"
Lilith ⚸ 14 Sag 44' 48"
Nodo Norte 25 Lea 18' 54" R

Aspectos ativos

Lua☽Quadratura □Urano♅
Vênus♀Trígono △Plutão♇
Marte♂Quadratura □Júpiter♃
Marte♂Trígono △Netuno♆