Saturno na Astrologia

Saturno - Disciplina e limitações

O glifo do planeta Saturno se parece com o inverso do glifo de Júpiter e isso tem um motivo: Saturno e Júpiter simbolizam energias opostas. Saturno parece exercer uma força de limitação frente à expansão de Júpiter, não permitindo que as forças da natureza de Júpiter fiquem fora de controle. Ele é o planeta que na vida terrena significa restrições e obstáculos que você deve enfrentar e o senso de responsabilidade. Sua posição no mapa astral pode indicar áreas em sua vida em que você precisará se esforçar um pouco mais, mas que também terão potencial para serem mais sólidas. Por isso, Saturno tem sido chamado de o planeta do destino, o Senhor do Karma ou O Grande Maléfico. Simboliza o passar do tempo e a paciência, tradição e experiência. No seu melhor, ajuda a consolidar esforços e no seu pior restringe os mesmos esforços.

Características e dignidades de Saturno:


Saturno é o último dos planetas sociais, sendo destes o mais distante da terra. Na astrologia, sua relação e posição no mapa astrológico (mapa astral), e mesmo nos estudos estatísticos de Michel Gauquelin, associa-se à atenção e preocupação psicológica com o tempo, a experiência, as consequências das ações tomadas na passado e seu reflexo no agora e no futuro, e a velhice, por isso tem em sua caracterologia personagens como o velho sábio, o eremita, o "Senhor do Tempo", o monge e nossos antepassados, sejam avós ou pessoas idosas em geral, aqueles que acumulam experiência de vida.

Junto com o Sol, simboliza também o patrão, o professor e o pai, além do policial, juiz e agente governamental quando estes representam uma imagem de autoridade, experiência e são disciplinadores, representando cobranças de prazos, datas e posturas previamente combinadas.

Fala basicamente de limites, fronteiras, escolhas criteriosas e bem fundamentadas, estrutura e distinção entre as coisas que estão dentro de nossos imaginários e o que se verifica no entorno, externamente a nós.

O glifo de Saturno é desenhado com a cruz (o mundo dos ciclos, das rotinas, as adversidades, o sofrimento, os obstáculos) sobre o semicírculo (que representa o pensamento, a comunicação, o saber, a conexão, a consciência).

Esta disposição mostra como os astrólogos gregos percebiam a presença das preocupações, o medo da morte, as dívidas e as adversidades que acabavam por afetar nossa lógica e nosso julgar de bom senso, nos inundando de temores, inseguranças em relação ao futuro e falta de confiança em si mesmo, criando inclusive, olhares subestimados das oportunidades.

A compreensão de nossa herança herdada de experiências passadas ao longo da vida traz, muitas vezes, a maturidade e uma compreensão de causa e efeito podem criar as teias do destino.

Assim, a posição de Saturno no mapa de nascimento (mapa astral) mostra a possibilidade de que as preocupações e temores da morte, a fome, os problemas de saúde, moradia e preocupações sérias da vida podem afetar de tal forma nossa capacidade de pensar e avaliar de forma proporcional as circunstâncias, que pode se tornar exagerada.

Desta forma, podemos ficar muito materializados, preocupados com dinheiro, posses, nos tornarmos insensíveis aos sentimentos, rígidos, preocupados em demasia, resistentes aos comentários positivos e frios, como se estivéssemos sendo atacados ou em processo de risco iminente.

As observações mostraram uma psicologia construída sob os temores, a pulsão de morte, o sofrimento diante do erro, a culpa pela imprudência por conta de uma má gestão dos sinais vindos do sistema nervoso central (sinais vindos, portanto, do inconsciente).

Saturno desloca-se aproximadamente de 1 a 3 minutos por dia, levando entre 29 e 30 anos para se deslocar através de todo zodíaco e permanecendo cerca de dois anos e 6 meses em cada signo.

É o regente (possui semelhança entre sinais com determinadas regiões do zodíaco) dos signos de Capricórnio e Aquário, tem sua exaltação em Libra e queda em Áries. Possui mais afinidade com as casas 6, 8, 10 e 12 de um mapa astral e com astros Plutão e Marte, por suas naturezas instintivas, ligadas a aspectos evolutivos de nosso sistema nervoso durante o período dos répteis (defender-se, defender o território, controlar, não errar), fazendo parte, portanto, do modo de operar do inconsciente ao pressionar o nosso olhar psicológico.

Júpiter é relativamente neutro em relação a Saturno, agindo como seu contraponto essencial, afinal, tudo que infla uma hora precisa ser contido para não estourar. Neste sentido, podemos dizer que o componente Saturno se difere bem do componente Júpiter.

Na astrologia, o estudo de Saturno envolve psicologias associadas à regras e por isto pode se referir à burocracia, as leis, a ideia de autoridade e de hierarquia.

O amadurecimento do indivíduo e seu respeito e adequação à estrutura social vigente, interagindo com suas regras e valores internos, com a consolidação da realidade, em geral mostram a possibilidade de uma posição de Saturno evidenciada, seja com os luminares ou os ângulos. Além de mostrar também nossos receios, revela também a vergonha ou o sentimento de culpa que podemos carregar em determinada área da vida.

Também tem ligação com a análise dos nossos atos passados e presentes. Geralmente é o planeta mais temido ou respeitado pelas pessoas que estudam a astrologia, frequentemente sendo chamado de "O Grande Maléfico" na antiguidade, termo advindo dos primórdios da astrologia.

Mas, no fundo, não há o que temer com os efeitos observados no componente Saturno. Sua influência mais difícil se dá apenas quando não agimos corretamente ou não entendemos e aceitamos onde devemos nos esforçar mais.

Nesse caso, tais efeitos podem criar a possibilidade de reflexão, e se isto acontece, o indivíduo poderá aprender e amadurecer. Se aplicando as restrições necessárias, endireitando o caminho e fazendo as coisas funcionarem como devem em qualquer sinal de desequilíbrio - a médio e longo prazo, de alguma forma estamos a lidar com estes efeitos observados de Saturno.

Saturno enquanto um componente de estudo astrológico possui uma natureza de justeza. Em outras palavras, os efeitos não são os de sobra e margem, mas sim de tamanhos justos, tempos exatos, conquistas com a medida certa.

A natureza deste componente mostra um senso de autocrítica e exigência pessoal que muitas vezes não consegue perceber o valor das conquistas pessoais.

SaturnoA influência de Saturno no mapa astral (mapa natal)

Saturno representa a organização da nossa individualidade e proporciona a estruturação de uma identidade mais estável e responsável. Porém, essa é uma identidade diferente daquela conferida pelo Sol, pois é voltada para o âmbito da sociedade (ou para o que consideramos como um pilar de regras a serem seguidas).

O meio em que vivemos e as outras pessoas ajudam moldar quem somos, assim como os valores, regras e convenções sociais as quais concordamos em participar. É aquilo que faz a pessoa trabalhar dentro de seus limites.

Quando agimos corretamente, não há necessidade de ter medo de qualquer trânsito, ciclo ou influência de Saturno. É o astro que se bem refletido e trabalhado psicologicamente, tem capacidade de ensinar algumas lições muitas vezes consideradas ásperas, mas extremamente úteis ao longo da vida. Após as passagens e interações de Saturno no nosso mapa astral, geralmente nos tornamos mais disciplinados em nossa abordagem para com a vida.

Saturno em termos de componente no mapa natal, pode ser interpretado com um significado de lapidação e atrasos, mas também o poder de concretizar grandes (e mais consistentes) coisas na vida, fazendo-nos enfrentar dificuldades, sofrimentos ou obstáculos para que possamos aprender a virtude da resiliência.

A casa astrológica onde Saturno se posiciona no mapa astral mostra um setor onde precisamos dar mais atenção em nosso tempo de vida. É onde as coisas podem ser um pouco mais difíceis mas, ao mesmo tempo mais sólidas caso consigamos agir com responsabilidade, disciplina e maturidade, onde podemos nos tornar sábios e experts.

A casa de Saturno pode catalisar esforços extras para se superar adversidades, exigindo muitas vezes disciplina e desempenho.

O lado fluido de Saturno traz qualidades relativas ao amadurecimento pessoal, além de coragem em tempos difíceis, resiliência, a capacidade de controlar as emoções e os desejos, além de um bom senso de sacrifício. Assim, o indivíduo ganha capacidade de se tornar mais lúcido, humilde e prudente em suas ações cotidianas.

A posição de Saturno pode nos mostrar que tipo de esforços temos de fazer para lidar com a organização e o foco, aliados a paciência e empenho, coisas que ajudam na capacidade de trabalho, no senso de dever e na adaptação a rotinas.

Se Saturno estiver bem colocado no mapa natal (mapa astral), a pessoa sabe aproveitar melhor o seu tempo, suas habilidades e energia, se adaptando perfeitamente às regras e aos padrões sociais.

Já seu lado desarmônico, em especial quando Saturno está muito ostensivo e muito dissonante com os luminares e/ou os ângulos, traz sentimentos de inferioridade e inadequação, falta de confiança em si mesmo, uma insegurança que inibe o indivíduo e abre portas para o pessimismo, negatividade, fatalismo e hesitação.

Sentindo-se impotente, a pessoa pode se abater, ficar melancólica e fazer críticas depreciativas sobre si mesma e suas ações, adquirindo uma postura submissa ou condescendente, passando também a se preocupar demais com o que os outros pensam dela e dependendo bastante de aprovação social, admiração ou reconhecimento.

Dependendo da tensão de Saturno por sua colocação no mapa de nascimento, o indivíduo pode ainda se tornar mais avarento, possessivo, egoísta ou demasiadamente ambicioso. Essa ambição tende a fazer com que ele se torne um workaholic, por exemplo, se doando demasiadamente ao trabalho.

Se os temores forem exagerados por conta da ostensividade da posição de Saturno, a rigidez pode se instalar, assumindo posturas defensivas, com níveis de desconfiança desproporcionais ou mesmo mantendo posturas, mesmo sabendo que se está errado, pela dificuldade de assumir e lidar com culpas.

Quer saber como essas informações afetam a sua vida?

Uma influência relevante

A posição de Saturno pode mostrar determinadas circunstâncias da vida sob as quais se está refém. Desta forma, uma certa perda de liberdade e abertura para a criatividade pode ser sentida.

Quaisquer forças que separam, limitam, restringem e criam fronteiras são simbolizadas por Saturno. São essas forças que estruturam, definem, organizam, disciplinam e controlam a realidade material. Fala sobre controle e adequação, causa e efeito. Ao contrário de Júpiter, onde forças de integração e expansão se sobressaem, Saturno trata da contração, do processo de delimitação.

Se compararmos a um jogo de futebol, Saturno seria o limite do campo, as regras do jogo e o árbitro. Mesmo sendo muitas vezes visto como uma força negativa, não podemos negar que também é uma força que proporciona simplesmente o jogo a existir, senão qualquer um poderia fazer o que quiser com a bola sem rumo, sem objetivo, sem a sensação de dever cumprido.

A posição de Saturno nos signos mostra como uma pessoa assume responsabilidades e desenvolve sua maturidade e disciplina. Pela regência natural de Capricórnio, Saturno também é um importante fator na determinação da carreira.

Assim como o Meio do Céu, a posição de Saturno em especial se estiver envolvido com os luminares e os ângulos - ou mesmo com os planetas pessoais, pode nos trazer indícios da influência dos temores internos nas escolhas profissionais como empregos concursados, empresas solidas, vínculos empregatícios assegurados por CLT, manter-se o cargo mesmo sem motivação alguma, entre outras posturas.

Um indivíduo com Saturno pouco ostensivo, por exemplo, pode encontrar mais dificuldades para avançar em sua carreira, se esta exigir investimentos de médio e longo prazo por exemplo. Em outras situações, pode ter menor resiliência diante de adversidades e dificuldade em permanecer em seus objetivos.

De qualquer forma, pode se dizer que nossas maiores conquistas podem ter o envolvimento de Saturno em algum nível. A superação do atleta, a descoberta de um cientista desacreditado, a vitória de quem nunca foi muito bem nos estudos... Não é raro nos depararmos com exemplos de vontade e determinação de pessoas que não desistem assim que surge a primeira pedra no caminho.

Resiliência, resistência, insistência podem ser palavras reconhecíveis para este componente. Saturno mostra onde temos que nos empenhar mais, os problemas ou limitações que sempre são atraídos, onde temos mais dificuldade, precisando nos esforçar mais para superar os obstáculos e alcançar objetivos.

Superando obstáculos

Pode parecer estranho devido a sua conotação mais "pesada", mas Saturno tem o poder de gerar ganhos mais reais do que Júpiter e Vênus, considerados planetas benéficos e suaves, garantindo assim uma noção mais real do quão positivo é agir com resiliência onde mais precisamos. Isto porque a natureza de Saturno possui um ritmo lento e gradual e ao mesmo tempo consistente e constante.

Na maioria das vezes, Saturno apenas atrasa as coisas, mas raramente as renega. Às vezes este atraso pode até ser considerado algo bom, como por exemplo, em relação a duração da vida, a boa longevidade.

Dependendo do lugar onde Saturno está posicionado ou aspectado, gera ganhos advindos de coisas e projetos mais estruturados, onde a pessoa se sinta mais merecedora dos resultados que obteve em vez de tê-los adquiridos por sorte ou de forma muito fácil.

Os aspectos de Saturno são muito importantes em um mapa astral, pois os temas dos planetas, casas e signos afetados por eles tornam-se importantes locais de atenção, onde precisamos muitas vezes trabalhar duro para desfrutar dos resultados.

Saturno em conjunção com os planetas que não possui muita afinidade pode gerar resultados adversos. Até mesmo conjunto com planetas um pouco mais amigáveis ou neutros a ele, pode causar certos atrasos. Mas quando está conjunto ou bem aspectado com planetas afins, confere bons resultados.

Saturno nos signos e casas mostra como uma pessoa busca dedicar-se a obter resultados financeiros e estabilidade, revelando as áreas em que tenta realizar algo de valor aos olhos dos outros.

Ao ter sucesso e evoluir, ela escala mais um degrau e Saturno está logo atrás para lembrá-la de carregar o seu próprio fardo, agora com mais experiência.

O componente Saturno pode nos ajudar a entender como lidamos com questões especialmente importantes para o nosso caminho, fazendo-nos encontrar ordem e segurança, além da já citada sensação recompensadora do dever cumprido.

É com ele que aprendemos que Roma não foi construída em um dia, que a realização de uma ideia exige tempo e trabalho. Somente através do esforço e foco desenvolvemos discernimento, força de vontade e paciência, características fundamentais para a verdadeira evolução.


A influência de Saturno Saturno nos Signos

A influência de Saturno Saturno nas Casas Astrológicas

Baixe agora o aplicativo e acesse seu horóscopo personalizado

Saturno e você...

Descubra a importância do astro Saturno no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber qual signo ou casa este astro está posicionado e quais são seus benefícios!



O céu no momento...

Sexta-feira, 24 de Maio de 2024 | 19h12
Sol 04° 05' Gem
Lua
Cheia
18° 45' Sag
ver ciclo lunar
Mercúrio 12° 58' Tou
Vênus 01° 09' Gem
Marte 18° 27' Ari
Júpiter 29° 43' Tou
Saturno 18° 22' Pei
Urano 23° 45' Tou
Netuno 29° 31' Pei
Plutão 01° 59' Aqu R
Quiron 21° 56' Ari
Lilith 26° 03' Vir
Nodo Norte 14° 32' Ari R
Aspectos ativosorbe
SolConjunçãoVênus2.93
SolConjunçãoJúpiter4.37
SolSextilNetuno4.56
SolTrígonoPlutão2.10
LuaTrígonoMarte0.31
LuaQuadraturaSaturno0.39
LuaTrígonoNodo Norte4.21
VênusConjunçãoJúpiter1.44
VênusSextilNetuno1.63
VênusTrígonoPlutão0.83
JúpiterSextilNetuno0.19
JúpiterTrígonoPlutão2.27
NetunoSextilPlutão2.46
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    8.95%
Arianos    8.82%
Cancerianos    8.80%
Geminianos    8.66%
Taurinos    8.60%
Aquarianos    8.27%
Leoninos    8.23%
Virginianos    8.22%
Escorpianos    8.06%
Librianos    7.91%
Capricornianos    7.88%
Sagitarianos    7.59%