Perfeccionismo: você sabe lidar com isso?

É preciso saber equilibrar o perfeccionismo para que as coisas fluam
Perfeccionismo: você sabe lidar com isso?

"A pressa é inimiga da perfeição", já ouviu nesse ditado? A entrega perfeita é uma situação almejada por todos. Para muitas pessoas, todos os aspectos da vida precisam ser e estar em completa perfeição. Porém, muitas vezes, essa busca incessante pode atrapalhar o andamento de alguns processos.

A verdade é que não existe uma fórmula mágica para atingir a perfeição. São diversas as formas com que cada pessoa encontra de fazer o melhor. Contudo, alguns detalhes podem fazer a diferença na hora de conseguir um ótimo desempenho.

Quer manter o perfeccionismo de forma saudável? Veja abaixo três dicas importantes!

Organização: Antes de começar qualquer atividade, tenha em mente quais são as condições para que essa tarefa seja considerada concluída. Isso evita que haja foco em aspectos desnecessários e, com isso, atraso do andamento do processo.

Limites: É compreensível que um bom profissional queira dar o máximo de si ao realizar um trabalho. Contudo, é fundamental saber que o projeto perfeito não vai existir e que todos são suscetíveis a erros. Busque o empenho na maior intensidade possível, mas não esqueça de respeitar os limites.

Desapego: Para um perfeccionista extremo, esse é um dos fatores mais difíceis de compreensão, pois ela pressupõe que o controle de determinada atividade não será apenas da própria pessoa. Porém, é possível delegar tarefas sem grandes sofrimentos. Procure pessoas capacitadas que consigam exercer as demandas da forma correta e desapegue de parte das responsabilidades.

Escolha suas prioridades

Em outras palavras, a regra é simples: aprenda a priorizar, detalhar e aplicar o senso de excelência apenas no que for realmente necessário. Isso faz com que o foco esteja em ações importantes, garantindo qualidade sem sobrecarga.

Você sabe como estabelecer prioridades? Se liga em quatro dicas simples que podem ajudar:

Bullet Virgem1 - Faça uma lista: repasse todas as tarefas que estão pendentes no seu dia, sem se importar com ordem, nem com a quantidade elencada.

Bullet Virgem2 - Avalie o valor de cada item: pare e pense sobre tudo o que está na sua lista. Coloque em ordem de prioridade, ou seja, identifique o que traz maior valor para seu projeto.

Bullet Virgem3 - Ordene por esforço: o próximo passo é realizar as atividades que exijam maior esforço antes das demais. Essa atitude simples é capaz de melhorar sua produtividade e favorecer a concentração ao longo do dia.

Bullet Virgem4 - Delegue tarefas: aceite que você não é capaz de "abraçar o mundo", isto é, sozinho é impossível ir longe. Então, confie nas pessoas que trabalham com você e divida as tarefas de acordo com a competência de cada um.

Bullet Virgem5 - Elimine atividades: nem tudo que você pensou em fazer será possível. E ter consciência disso é importante para entregar o que foi proposto no prazo estipulado. Concentre seus esforços nas atividades que foram priorizadas na sua lista e prepare-se para finalizar o projeto.

No fim, como muitas coisas na vida, o perfeccionismo pode ser considerado uma benção e uma maldição.

O que determina a conduta de um perfeccionista é o nível de autoconhecimento e dedicação em equilibrar a busca pela perfeição em entregas que agregam positivamente para a própria pessoa e para sociedade.

O perfeccionismo ensina as vantagens de aprimorar qualidades pessoais. Quando utilizado com equilíbrio em conjunto com o desejo genuíno por melhorar os processos, o ato pode ser extremamente positivo.

A perfeição e o equilíbrio são as oitavas superiores do signo de Virgem e um dos seus principais motes e ensinamentos.



O céu no momento...

Quarta-feira, 6 de Julho de 2022 | 04h21
Sol 14° 06' Can
Lua
Nova
03° 09' Lib
Fase Crescente
ver ciclo lunar
Mercúrio 01° 48' Can
Vênus 15° 42' Gem
Marte 00° 39' Tou
Júpiter 07° 53' Ari
Saturno 24° 29' Aqu R
Urano 17° 56' Tou
Netuno 25° 25' Pei R
Plutão 27° 41' Cap R
Quiron 16° 21' Ari
Lilith 09° 09' Can
Nodo Norte 20° 56' Tou R
Aspectos ativosorbe
SolQuadraturaJúpiter6.23
SolSextilUrano3.83
SolSextilNodo Norte6.83
LuaQuadraturaMercúrio1.36
LuaOposiçãoJúpiter4.73
LuaOposiçãoNetuno7.74
LuaTrígonoPlutão5.48
MercúrioSextilMarte1.15
MarteQuadraturaPlutão2.97
UranoConjunçãoNodo Norte3.00
NetunoSextilPlutão2.26
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.00 %
Arianos    8.81 %
Cancerianos    8.80 %
Geminianos    8.67 %
Taurinos    8.63 %
Aquarianos    8.30 %
Leoninos    8.21 %
Virginianos    8.21 %
Escorpianos    8.01 %
Capricornianos    7.90 %
Librianos    7.88 %
Sagitarianos    7.60 %