A filosofia estoica

Deixe de sofrer por aquilo que você não tem controle
A filosofia estoica
Por Astrolink em Bem estar e evolução

No cotidiano, é comum vivenciarmos situações mais complexas e que podem trazer algum tipo de desconforto, como ansiedade e mal-estar. Mas há uma maneira pensada há mais de dois mil anos por um filósofo grego chamado Zenão de Cítio que pode ajudar a lidar com esses problemas: o estoicismo.

O Estoicismo traz como ponto central a busca pelo conhecimento e foca em tudo que pode ser controlado apenas pela própria pessoa, ignorando sentimentos que sejam externos. Ou seja, é uma maneira de buscar viver mais conformado às coisas da natureza, deixando de sofrer por aquilo que não está no controle humano. E como controle humano essa linha de pensamento entende que se trata dos nossos julgamentos, opiniões e os valores que adotamos.

Estoicismo 3

Em um primeiro momento, podem existir dúvidas sobre como esse pensamento criado na Grécia antiga poderia auxiliar com as dificuldades da vida contemporânea. Ainda mais se considerarmos a velocidade de mudanças e o estopim da pandemia de Covid-19 em 2020, que exigiu resiliência e grande inteligência emocional da sociedade.

Mas o estoicismo busca resolver diferentes tipos de obstáculos, sejam eles financeiros, familiares, profissionais ou amorosos. E a sua prática pode fazer a diferença para uma vida mais calma e proveitosa.

Divider Red

Os pensadores da filosofia estóica acreditavam que, além de estarmos preparados para as dificuldades da vida, devíamos manter a possibilidade de acontecer o pior desfecho possível em todas as situações. Esse tipo de "pessimismo" seria o que nos manteria prontos para as dificuldades da vida e tornaria possível minimizar os problemas enfrentados, tendo em mente que a situação poderia ser pior.

Estoicismo 1

Praticando o estoicismo

Alguns dos conceitos e práticas do estoicismo podem ser trazidos para o dia a dia em pequenas ações, que podem facilitar a maneira que lidamos com os problemas da vida.

Confira algumas dicas de como praticar o estoicismo de maneira simples:

Bullet BlueSeja resiliente - Resiliência é a capacidade de se recuperar rapidamente de dificuldades, sejam elas psicológicas, emocionais, físicas, sociais ou financeiras. É o processo de adaptação em face das adversidades, traumas, ameaças, tragédias ou situações de estresse, que envolve reconhecer a situação para tentar tirar o maior proveito dela.

Bullet BlueTenha um diário - Essa era uma das estratégias de Marco Aurélio, famoso imperador romano e praticante do estoicismo. Registrar seus pensamentos pode ajudar a ter uma visão melhor sobre a maneira como você lida com a vida. Além disso, também é possível refletir por meio da escrita sobre os possíveis problemas que você pode enfrentar pela frente e como seria a sua reação nestas situações, buscando sempre racionalizar e entender o que está ao seu alcance para ser resolvido.

Bullet BlueMude de perspectiva - Em alguns momentos, encontramos barreiras que parecem insuperáveis e nos vemos em situações que não sabemos como resolver. Esse é o momento de respirar um pouco e tentar praticar um exercício de visualização do problema por outra perspectiva. Por exemplo, imagine que você está sentado na lua, olhando para a terra e observando a imensidão dos mares e continentes e toda a complexidade da vida humana. Depois, num ato de humildade, imagine que você está olhando de cima para a sua situação atual. Será que seu problema é mesmo tão grande quanto ele parece agora ou é apenas a maneira que você está vivenciando ele?

Bullet BluePense também no negativo - Como já comentado anteriormente, pode parecer estranho ou controverso, mas um dos exercícios praticados pelos estóicos é eventualmente tentar pensar nos piores resultados possíveis para as situações enfrentadas. Pode parecer algo ruim, mas levar esse pensamento para momentos cotidianos ajuda a ter em mente que sempre podemos enfrentar uma situação pior do que a que estamos e sermos gratos pela situação atual não ser tão ruim. Além disso, fazer essa reflexão pode nos ajudar a estarmos preparados para quando as dificuldades realmente chegarem.

Bullet BlueControle a raiva - No estoicismo, a raiva é considerada muito negativa, um momento de falta de razão. Ela é causada pela frustração, quando a expectativa e a realidade se chocam. Para resolver isso, temos que tentar depositar menos expectativas nas pessoas que nos cercam e no que a vida reserva para nós. As vivências de todos são diferentes e as atitudes de outras pessoas não estão sob nosso controle, então devemos nos responsabilizar apenas pelos nossos sentimentos.

Bullet BlueBusque aprender sempre - Exercitar a inteligência e a capacidade humana de aprender é um dos pontos importantes de seguir na filosofia estóica. Por isso, nunca deixe de estudar e aprender sobre os diversos temas que podem te interessar. Faça cursos, leia, aprenda novas habilidades e mantenha sempre a mente em funcionamento, lembrando que conhecimento nunca é demais.

Bullet BlueDiminua as distrações - Diminua as distrações - Com as facilidades do mundo moderno, temos entretenimento garantido na palma de nossas mãos quando quisermos, mas essa quantidade de informação também pode nos deixar “desorientados” em determinados momentos. Por isso, tente direcionar o seu foco para a atividade que você está realizando naquele instante e, ao conversar com outra pessoa, tente não ficar utilizando o celular. Aprecie uma coisa de cada vez, pois o seu tempo é precioso.

Qual o resultado da aposta na Filosofia Estóica?

Essa prática pode ajudar pessoas que se importam muito com o julgamento e a opinião dos outros. Afinal, todo o trabalho dela é para ajudar as pessoas a aceitarem que temos controle apenas sobre as nossas próprias ações e emoções, não sobre as dos outros.

Portanto, não devemos nos preocupar em impressionar ninguém, apenas dar nosso melhor por nós mesmos. E a partir daí será possível viver uma vida mais plena e tranquila.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Encontre a si mesmoEncontre a si mesmo
Quando foi a última vez que você separou um tempo para se encontrar consigo mesmo? A astrologia também pode ser um ótimo caminho para retomar sua jornada de autoconhecimento e entender certos processos universais.
A Astrologia e a Evolução PessoalA Astrologia e a Evolução Pessoal
A incrível evolução do universo se reproduz no ciclo vital de qualquer ser ou evento. Com a Astrologia não é diferente.
Amadurecer dói, mas gera consciênciaAmadurecer dói, mas gera consciência
Buscar a evolução pessoal é como começar a praticar exercícios. Logo você se acostuma e está fazendo aquilo naturalmente, se tornando parte do seu dia a dia.


O céu no momento...

Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022 | 09h36
Sol 28° 15' Cap
Lua
Cheia
02° 49' Lea
ver ciclo lunar
Mercúrio 08° 51' Aqu R
Vênus 13° 32' Cap R
Marte 25° 33' Sag
Júpiter 04° 09' Pei
Saturno 13° 52' Aqu
Urano 10° 49' Tou R
Netuno 21° 02' Pei
Plutão 26° 30' Cap
Quiron 08° 50' Ari
Lilith 20° 23' Gem
Nodo Norte 00° 04' Gem R
Aspectos ativosorbe
SolOposiçãoLua4.57
SolSextilNetuno7.21
SolConjunçãoPlutão1.75
SolTrígonoNodo Norte1.81
LuaOposiçãoMercúrio6.02
LuaQuadraturaUrano7.99
LuaOposiçãoPlutão6.32
LuaSextilNodo Norte2.76
MercúrioQuadraturaUrano1.97
VênusTrígonoUrano2.73
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.01 %
Arianos    8.81 %
Cancerianos    8.78 %
Geminianos    8.65 %
Taurinos    8.62 %
Aquarianos    8.31 %
Virginianos    8.20 %
Leoninos    8.18 %
Escorpianos    8.02 %
Capricornianos    7.92 %
Librianos    7.88 %
Sagitarianos    7.62 %