Virgem

Virgem - Signo de Terra Mutável

O Signo de Virgem na Astrologia

Virgem

Virgem é o segundo signo do elemento Terra (terra mutável) e tem Mercúrio como seu regente. Se em Leão há a necessidade de descobrir e desenvolver a individualidade do Ser e seu potencial criativo, em Virgem há a necessidade de fazer o melhor uso possível dos talentos individuais de cada um. Por isso Virgem é conhecido como um signo servil.

É o último dos signos pessoais, aquele que consegue discriminar, separar e selecionar aquilo que está pronto para ser utilizado ou melhorado para que hajam novas e melhores experiências. É a energia que reflete e analisa a relação do Ser com o mundo e faz com que ele o entenda as coisas de forma mais racional e pragmática, melhorando e tirando o máximo proveito das coisas e de si mesmo. O instinto torna-se razão.

Em Virgem o direcionamento é reflexivo, crítico e atinge toda a capacidade de análise e síntese nos pequenos detalhes. A energia virginiana é responsável pela organização da matéria, do que é real. É a ordem atuando no caos, a imposição da lógica na realidade. Trabalhar duro e com empenho significa realização produtiva, uma forma de arrumar a vida. O signo de Virgem traz consigo essa dedicação e humildade em seu núcleo. E para tal, não precisa se vangloriar disso e ser o centro das atenções como seu signo anterior, Leão. A segurança do seu trabalho feito de forma criteriosa e meticulosa já lhe basta.

Nos ajuda a entender racionalmente nossa relação com o mundo. Tudo que o Ser é e possui pode - e deve ser melhor aproveitado com sua ajuda. É a energia que busca a perfeição, que quer sempre atingir o melhor através da praticidade, persistência e determinação. Esta necessidade de um trabalho bem feito abre espaço a todo tipo críticas, geralmente construtivas. Nada parece satisfazer a energia virginiana, que busca o perfeccionismo e excelência. Uma enorme energia vinda de Mercúrio ajuda a analisar as situações de forma mais concreta, percebendo suas diferenças, discriminando, dando-lhes a devida importância e finalmente encontrando sua utilidade.

Realidade é o foco virginiano, sem rodeios ou emoções esmagadoras: o que interessa é o finalmente, o valor prático, o melhor resultado que se pode alcançar, o benefício máximo que podemos extrair de cada coisa. Ainda assim, Virgem é uma energia altruísta. Ajudar, servir e cuidar traz prazer. Deseja ser prestativo mesmo que discretamente. Quer ensinar aos indivíduos como viver da forma mais pragmática e eficiente possível.

O lado luminoso de Virgem é metódico, altruísta, exigente, estudioso, organizado e pontual. Já seu lado sombrio é mesquinho, cético, pedante e possui uma crítica feroz - o indivíduo que sabe economizar pode se tornar um sovina, o estudioso pode se transformar em uma pessoa de mente estreita e a cautela pode acabar virando inibição. Equilibrar a energia virginiana significa alcançar uma mente mais aberta, aceitar outras opiniões e ser mais tolerante, servindo sempre com o bom senso e sem inconveniências.

A ti, Virgem, peço que empreendas um exame de tudo o que os homens fizeram a Minha Criação. Terás que observar com perspicácia os caminhos que percorrem, e deve lembrá-los de que seus erros me fazem sofrer. Através dos teus olhos críticos, Minha Criação será vista e aperfeiçoada. Para que assim o faças, Eu te concedo o Dom da Pureza. E Virgem retornou ao seu lugar.

Características de Virgem:

Elemento: Terra
Qualidade: Mutável
Período solar: +/- de 24/08 a 23/09
Planeta regente: Mercúrio
Natural da Casa 6
Princípio: Reativo | Feminino - Yin
Palavra-chave: Praticidade
Frase-chave: Eu analiso
Glifo: Grafia da palavra virgem em grego
Signo oposto: Peixes
Anatomia: Intestino delgado, duodeno, baço, produção de enzimas, pâncreas, vesícula.


Pessoas com Sol em Virgem

O que a Astrologia diz sobre os Virginianos.

Para muitos virginianos, a necessidade de tornar as coisas melhores é satisfeita seguindo carreiras em campos relacionados à saúde ou em outras áreas como o ensino, recursos humanos, proteção ambiental, trabalho social, organização, limpeza ou qualquer coisa que precise de uma rotina bem definida ou trabalho de aprimoramento. A expressão mais completa deste signo é através da humildade e serviço e sua maior falha é a crítica. E aí cabe uma observação: a autocrítica também pode ser muito forte.

Geralmente são pessoas mais analíticas, sistemáticas, servis e pontuais, com uma grande (e nervosa) energia mental. Quando suas energias estão em equilíbrio, distinguem as coisas com precisão, geralmente com uma grande dose de bom senso, além de serem práticos, detalhistas e trabalhadores. Signos mutáveis, como Virgem, ​​são os mais flexíveis e adaptáveis do zodíaco. Virginianos em um talento nato para ver o que precisa ser feito e fazer, sendo bastante detalhistas e bons em trabalhos que exigem ser multitarefa. São instintivamente sensíveis às necessidades dos outros e costumam se adaptar a diferentes pessoas e circunstâncias, encontrando maneiras de serem úteis. Muitos virginianos ajudam as pessoas sem esperarem por recompensas. Porém, alguns podem bancar o mártir quando sua ajuda ou aconselhamento são ignorados. Podem agir também com uma certa "prestatividade inconveniente". É bom se ater a este detalhe, pois ajudar alguém não significa que você tenha que forçar a pessoa a atingir os seus conceitos de perfeição.

As coisas cotidianas e as rotinas da vida são muito relevantes. Os pequenos detalhes estão dentro do escopo de virgem, por isso geralmente se preocupam demais. Frequentemente estão se perguntando: "E se isso não der certo?", "E se aquela exclamação passar uma impressão errada?", "Será que pensamos em tudo?". São mais capazes de antecipar problemas antes que eles aconteçam, por isso se preocupam tanto e sofrem se sentem que não fizeram um bom (excelente) trabalho.

Nos relacionamentos podem ter alguma dificuldade em expressar-se, pois podem ser mais introspectivos se outros aspectos do mapa não tiverem uma influência direta nesse ponto. São bastante autossuficientes, mas ficam muito felizes quando têm alguém para agregar. O lado negativo da energia virginiana pode levar a pessoa a ser mais indiferente, cética, exigente, sarcástica, crítica em demasia, pessimista e viver reclamando. Há de se preocupar também com uma atenção demasiada aos detalhes, senão nada é realizado e certa turbulência nos relacionamentos e na vida profissional pode ser sentida.

Pessoas com o Sol em Virgem também podem ser muito dinâmicas em algumas situações. Por exemplo, quando o foco não está diretamente sobre eles, mas sobre um serviço que oferecem, podem ser excelentes vendedores e divulgadores. Ficam felizes quando podem trabalhar com um monte de detalhes, geralmente de natureza técnica, analítica como em um controle de qualidade. Não precisam ser chefes, já que servir tende a ser mais importante do que a liderança.

Pode existir também um certo complexo de inferioridade neste posicionamento, que talvez esteja relacionado a uma constatação da existência de um grande poder pessoal, mas que não conseguem expressar correretamente. Geralmente cumprem suas promessas e têm um talento nato para organização, seguindo horários bem definidos. Há uma adoração original por ordem e harmonia. Estão sempre buscando, de maneira inconsciente, a perfeição em tudo o que fazem, mas como se empenham tanto em serem perfeitos, geralmente querem que os outros também sejam. Podem criticar as pessoas caso encontrem “falhas” nelas.

São dotados de curiosidade (uma característica de seu regente, Mercúrio) e podem constantemente perguntar a respeito de alguma coisa. Como costumam se preocupar mais do que o devido (estão sempre pensando em como podem melhorar algo) e terem que lidar com ansiedade. Muitos virginianos precisam de um período de relaxamento diariamente para descansar sua mente ativa. Porém, às vezes é difícil para um virginiano relaxar, pois não aguentam muito tempo o tédio. Querem estar sempre ocupados, seja fazendo algo, aprendendo algo ou se divertindo. Se puderem se divertir com coisas que tenham alguma utilidade prática ou aprimoramento pessoal ao invés de apenas papo furado, é lá que estarão.

Geralmente procuram novas maneiras de cuidar de si mesmos, seja através de uma melhor alimentação ou através de formas naturais de cura. Uma curiosidade interessante: muitas pessoas com o Sol em Virgem - ou com este signo forte no mapa podem parecer muito mais jovens do que realmente são.

Como se tornar um Virginiano melhor?

  • Descansar mais a mente;
  • Entender que ninguém é perfeito (nem os virginianos!);
  • Se expressar melhor nos relacionamentos;
  • Ser menos pessimista e reclamar menos;
  • Fazer críticas bem pontuadase construtivas.

O que esperar dos homens de Virgem?

Geralmente voluntarioso, o virginiano costuma ajudar quem está com problemas, mas tem que achar que a pessoa merece seu esforço. A vida para o homem de Virgem geralmente não é um mar de rosas, por isso é difícil ser pego de surpresa por alguma desilusão. Tende a ser prático, inteligente e acha que nada cai do céu. O dinheiro é fruto do seu trabalho, por isso tendem a ser até mesmo workaholics (viciados em trabalo). O virginiano abraça o trabalho, pois tendem a achar que os sonhos só são possíveis se empenhando na realidade prática.

São bons companheiros quando conseguem controlar esse impulso crítico e a mania de repreender as pessoas. O virginiano raramente deixa a emoção subjugar a lógica.

O que esperar das mulheres de Virgem?

O símbolo do signo de Virgem já diz muito sobre a virginiana: uma mulher fazendo a colheita. Isso simboliza o conhecimento e sabedoria recebidos da terra. Por conta deste contato com a terra, a virginiana costuma ter os pés no chão e ser muito prática. Trabalhar é importante, assim como os seus bens e o seu sucesso financeiro. Porém, geralmente não é gananciosa, apenas determinada em realizar seus desejos. Só precisa tomar cuidado para que a determinação não se torne egoísmo, cinismo ou apenas desejo sem esforço.

Embora ela precise de paixão como qualquer pessoa, nos relacionamentos tende a querer que seu par se dedique igualmente e também seja útil. Por isso, quem se relaciona com ela pode ser constantemente lembrado da realidade. Por outro lado, pode haver uma tendência a idealizar constantemente o par, vendo sempre um lado positivo, mesmo se ele tiver uma pilha de defeitos. No geral, a virginiana é autossuficiente em seus relacionamentos. Isso acontece muito por conta do seu intelecto, que as permite analisar as pessoas e situações e lidar com as coisas de maneira prática.

Faça o seu Mapa Astral para saber qual a interação da energia Virginiana na sua vida.


O que estão falando sobre Virgem no Astrolink...


Os outros astros quando posicionados em Virgem

VirgemVirgem e você

Descubra a importância de Virgem no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui este signo em algum lugar do seu mapa e quais são seus benefícios!



Pessoas de Virgem

Bruno Bolsi (RS)

Igor Silveira (SP)

Ana Carolina (MG)

Nate Montandon (SP)

Luana Jales (PB)

Elisângela Santos (RO)

conheça mais Virginianos

Horóscopo do dia

veja o horóscopo de Virgem

Signos no Astrolink

Piscianos    9.09%
Arianos    8.85%
Cancerianos    8.84%
Taurinos    8.72%
Geminianos    8.71%
Aquarianos    8.23%
Leoninos    8.17%
Virginianos    8.13%
Escorpianos    7.98%
Librianos    7.89%
Capricornianos    7.81%
Sagitarianos    7.58%

O céu no momento...

Sol 24 Can 12' 37"
Lua 25 Cap 52' 33"
Mercúrio 01 Lea 26' 57" R
Vênus 16 Can 26' 25"
Marte 09 Lea 34' 51"
Júpiter 15 Sag 29' 34" R
Saturno 16 Cap 40' 40" R
Urano 06 Tou 20' 19"
Netuno 18 Pei 33' 13" R
Plutão 21 Cap 50' 02" R
Quiron 05 Ari 54' 46" R
Lilith 08 Pei 16' 21"
Nodo Norte 17 Can 39' 11" R

Aspectos ativos

Sol OposiçãoLua
Sol OposiçãoPlutão
Vênus OposiçãoSaturno
Vênus TrígonoNetuno
Saturno SextilNetuno