A Casa 5 e seu significado na Astrologia

A Casa 5 - Prazeres e Criatividade

Casa Sucedente de Fogo Fogo

A Casa 5 marca o início de um novo ciclo de identidade na jornada de um mapa astral. Nesta área da vida, já não basta apenas existir como acontece na Casa 1. É a fase da manifestação do Ser como indivíduo, independente e único. É o nosso desejo por nos sentirmos únicos, o palco de afirmação em sermos nós mesmos, onde obtemos a segurança da nossa identidade.

É a porta de entrada para todos os nossos esforços criativos, prazeres e hobbies, sendo comumente referida como a "Casa da Boa Fortuna", a "Casa da Alegria" ou a "Casa dos Prazeres", associada fortemente a criatividade. Assim como a Casa 2, é uma casa um pouco sensível pelos perigos da sedução que pode proporcionar, por ser demasiadamente boa em algumas situações e por conta do risco do aprisionamento aos prazeres.

O simples ato de criar ganha foco aqui, pois a quinta casa trata de qual impulso criativo tem apelo para a pessoa e onde ela obtém prazer e satisfação pessoal, incitando perguntas como: "Do que eu realmente gosto?", "O que me faz sentir bem?", "O que me dá prazer?", "O que eu gosto de fazer?". As respostas para tais perguntas estão sob o domínio da Casa 5 e seus planetas, signos e aspectos.

A quinta casa também trata do tipo de riscos financeiros que estamos dispostos a assumir, ou seja, de como é a nossa "coragem para assumir riscos" e especular, seja no amor, dinheiro ou nas diversas situações da vida.

Também se refere a crianças e assuntos relacionados com elas. Aquié onde sentimos a necessidade de sermos especiais, onde há um desejo de sermos reconhecidos por alguma qualidade única, especialmente algum tipo de esforço que realmente mostre quem somos e / ou que deixe um legado. Em essência, é onde nossa vontade de criar pode se materializar e se manifestar mais fortemente.

Casos e romances, ambos prazeres emocionais, também constam em seus temas. O modo como cada pessoal obtém sua satisfação pessoal é único e tal satisfação pode ser obtida de várias formas, como jogos, brincadeiras, hobbies e muitos tipos de entretenimento. A quinta casa trata bastante disso, de como é a nossa excitação por qualquer coisa que seja, até mesmo pela simples esperança de se ter um resultado agradável com uma ação ou ideia. Para algumas pessoas, até isso é uma fonte de prazer.

Esta é uma casa que se enriquece com prazeres, que dita a forma que lidamos com eles. O signo que possui uma afinidade natural com a Casa 5 é Leão e o astro é o Sol.

Expressando o Ego

Enquanto na casa anterior, de Água (Yin), vivemos o sentimento de sermos quem somos em um núcleo íntimo e privado, nesta casa de Fogo (Yang) aprendemos a exteriorizar esse sentimento, transformando-o em autoexpressão criativa para o mundo. A Casa 5 rege todas as atividades associadas a expressão do ego, que pode tomar diversas formas:

- Criação: a capacidade de criar, as "minhas criações". Estas podem ter um carácter artístico ou estender-se a quaisquer outras áreas de expressão e criatividade dependendo da fluidez ou tensão da casa;
- Procriação: a capacidade de gerar. Os filhos ou as crianças são aqui encarados mais como projeções do ego do que como "outras pessoas" independentes e autônomas;
- Recreação: a capacidade lúdica de se envolver em divertimentos e jogos, de entreter. Os "crushs", os namoros, os casos amorosos, o sexo por divertimento e a popularidade em geral estão incluídos neste grupo, por se tratarem de expressões e necessidades do Eu, mais do que de "relacionamentos" com parceiros.

Prazeres, criatividade e espontaneidade

Complementando a Casa 4, a Casa 5 dá indicações sobre a criança interior que existe em cada adulto. Está associada ao "coração", a fonte de emoções tais como amor e paixão. Também mostra coisas das quais gostamos ou que nos trazem prazer, como nossos romances. Pode se referir a ideias, ideais, invenções (dependendo dos planetas e dos signos no mapa astral) ou qualquer outra coisa que a gente curta muito.

Hobbies, festas e todas as formas de entretenimento tais como esportes ou jogos, férias e lazer. Tem a ver também com o drama, com a atuação e com a escrita utilizados como formas de expressão criativa.

Coisas como beber demais, esbanjar dinheiro, fazer sexo ou aquele sentimento de "não se arrepender de nada" e "curtir a vida adoidado" são alguns dos temas também tratados pela Casa 5. Ao contrário da Casa 7, que fala sobre ter uma experiência mais formal e séria de relacionamento ou sociedade, a quinta casa é onde nos envolvemos com o outro apenas por prazer e diversão, de uma forma mais leve.

O tema "sexo" é geralmente associado a Casa 8, mas este seria um sexo mais profundo, pactuado, a fusão máxima dos seres - de corpo e alma, a fim de se obter uma forte consumação após uma certeza maior. A Casa 5 também trata de sexo, mas do sexo casual, mais leve ou confortável, como uma forma de prazer mais descontraído e divertido.

O real prazer que tiramos das coisas

A quinta casa mundana é aquela que nos diz que a vida é muito mais do que simplesmente existir, fazer coisas por obrigação ou fazer por fazer. Trata sobre o prazer obtido nas coisas grandes ou pequenas que nos propomos a fazer, nos papéis que exercemos na vida e em tudo o que nos envolvemos.

Todo esse divertimento com que a Casa 5 lida não é necessariamente raso, mas sim qualquer tipo de prazer que você tire de tudo que faz. Você pode ter prazer em trabalhar, por exemplo. Prazer em ajudar, prazer em dormir, ficar à toa... enfim, se você gosta de fazer algo e tem prazer em fazê-lo, é disso que a Casa 5 fala, de acordo com toda a configuração astrológica envolvida.

Ter uma Casa 5 fortemente populada ou aspectada pode deixar uma pessoa presa aos bons tempos, envolvida em gastos e indulgências, muito embora uma pessoa mais criativa, fértil, com afinidade para criar projetos e boa percepção das artes, com uma intensa busca pelo prazer em tudo o que faz. Uma pessoa com Vênus na Casa 5, por exemplo, geralmente tem muita sorte, onde o planeta dá bons frutos e se sente muito à vontade.

Interpretações Extras

Para interpretações além do mapa natal, como na astrologia horária e mudana visando respostas para acontecimentos, locais, governos ou situações específicas, a Casa 5 significa basicamente teatros, lugares de diversão e prazer, a taxa de natalidade, crianças, assuntos de cunho sexual, esportes, especulação e jogos, feriados, parques, escândalos, festas, mercado de ações.

Os temas regidos pela Casa 5 na Astrologia
Atributos que devem ser levados em consideração em uma análise de Mapa Astral.

Especulação e risco Habilidades criativas Paqueras A necessidade de ser especial A necessidade de criar e produzir Romance e Flerte Talentos e Projetos criativos Expressão criativa Boa-aventurança Nossa criança interior Alegria Games Lazer Arte e Atuação Jogos de azar e risco O prazer nas tarefas Sexo casual ou por diversão Capacidade criativa Prazeres e Hobbies Crianças A necessidade de influenciar Entretenimento Auto-expressão pessoal Pai Diversão Popularidade Criatividade Procriação Esportes Hobbies e interesses Atividades artísticas Auto-realização Encontros amorosos Abordagem no romance Espontaneidade O fugir das responsabilidades Formas de diversão Tempo de recreação Amor dado Casos de amor Prazer Filhos

O que estão falando sobre a Casa 5 no Astrolink


A influência dos astros situados na Casa 5 do Mapa Astral

A Casa 5 e você...

Descubra qual a importância da Casa 5 no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum planeta nesta casa quais são seus benefícios!





Signos no Astrolink

Piscianos ♓   9.11 %
Cancerianos ♋   8.82 %
Arianos ♈   8.82 %
Geminianos ♊   8.68 %
Taurinos ♉   8.65 %
Aquarianos ♒   8.25 %
Leoninos ♌   8.22 %
Virginianos ♍   8.15 %
Escorpianos ♏   8.03 %
Librianos ♎   7.89 %
Capricornianos ♑   7.79 %
Sagitarianos ♐   7.59 %

O céu no momento...

Sol ☉ 26 Vir 41' 22"
Lua ☽ 26 Cap 26' 07"
Mercúrio ☿ 25 Vir 29' 39"
Vênus ♀ 06 Esc 23' 31"
Marte ♂ 02 Aqu 04' 43"
Júpiter ♃ 20 Esc 03' 11"
Saturno ♄ 02 Cap 41' 07"
Urano ♅ 01 Tou 50' 52" R
Netuno ♆ 14 Pei 45' 12" R
Plutão ♇ 18 Cap 47' 18" R
Quiron ⚷ 00 Ari 17' 11" R
Lilith ⚸ 04 Aqu 55' 02"
Nodo Norte ♀ 04 Lea 44' 30"

Aspectos ativos

Sol☉Trígono △Lua☽
Sol☉Conjunção ☌Mercúrio☿
Lua☽Trígono △Mercúrio☿
Marte♂Quadratura □Urano♅
Júpiter♃Sextil ⚹Plutão♇
Saturno♄Trígono △Urano♅