A Casa 5 e seu significado na Astrologia

Casa 5 - Prazeres e criatividade

Casa 5 na Astrologia

A Casa 5 na Astrologia marca o início de um novo ciclo de identidade na jornada de um mapa astral. Nesta área da vida, já não basta apenas existir como acontece na Casa 1. É a fase da manifestação do Ser como indivíduo, de forma independente e única. Assim, pode começar a buscar meios de se diferenciar das outras pessoas.

Simboliza o nosso desejo por nos sentirmos especiais, é o nosso palco de autoafirmação para que possamos ser nós mesmos, é a forma como obtemos a segurança da identidade que foi gerada na primeira casa e fala sobre como nos ajustamos às oportunidades de lazer que a vida nos oferece.

Portanto, as oportunidades de nos mostrarmos e nos colocarmos em evidência se tornam objeto de foco. Aliado a isto, existe sempre uma atmosfera de diversão e motivar-se pelas pequenas alegrias da vida.

 Saiba mais sobre o tema a seguir!

O que significa a Casa 5 no Mapa Astral?

A Casa 5 no Mapa Astral é uma das casas mais importantes para interpretações astrológicas, embora muitas vezes seja relegada a uma análise comum, como sendo "só mais uma casa". A verdade é que a quinta casa é um complemento importante para a análise do nosso Sol pessoal, uma vez que esta casa está relacionada com a criatividade e a espontaneidade, ou mesmo um lugar que nos puxa frequentemente por nos trazer bem-estar e portanto, que deve ser sempre levado em consideração com prioridade em uma análise sintética.

Simboliza tudo o que tem potencial para nos deixar felizes e criativos, assim como nossa abordagem primária às crianças que participam da nossa vida. É um setor do mapa que inspira um sentimento de amor mais inocente, dos relacionamentos leves, dos flertes, dos amores de praia, dos namoros casuais que nos conectam com as pessoas antes de oficializarmos algo mais sério. Tem relação com nossas primeiras experiências de amor e prazeres sexuais divertidos, despreocupados e alegres. Assim, a descontração esta sempre permeando os assuntos.

Devemos sempre seguir as propostas que a configuração e signo desta casa enviam para encontrar mais satisfação e contentamento na vida. Portanto, ela se refere ao bem-estar e tudo que o gera e que nos motiva, tais como os filhos, os hobbies, a "sexta à noite", os bares, a música ao vivo, o teatro, os encontros de carros, as compras no shopping, os bailes no clube, a piscina recreativa, os esportes que praticamos, os games que jogamos, o colecionismo prazeroso, as meninas e os meninos que gostamos e que nos fazem rir.

Todos os nossos esforços criativos, prazeres e hobbies são comumente referenciados como sendo temas de Casa 5, que também é conhecida como a "Casa da Boa Fortuna", a "Casa da Alegria" ou a "Casa dos Prazeres". Podem se incluir também, os amigos de farra, de bar, etc.

Assim como a Casa 2, outra casa sucedente, a quinta casa é um pouco mais sensível aos perigos da sedução, pois seus temas, se focados em demasia, nos fazem correr o risco do aprisionamento aos prazeres. Temos de levar também em conta que esta casa se refere aos riscos que corremos, ao desejo ser livre, jovem, de viver tudo de forma desenfreada. Podemos inclusive jogar, apostar e viciar-se no prazer fácil aparente.

O simples ato de criar ganha foco aqui, pois a quinta casa trata dos nossos impulsos criativos, indicando quais têm mais ou menos apelo para cada pessoa. Assim, ela pode criar um certo envolvimento com as artes (plásticas, musicais, teatrais, etc). Aqui, torna-se um misto de trabalho e diversão.

Ao analisarmos o que acontece nesta casa, podemos descobrir onde a pessoa tem mais chances de obter prazer e satisfação pessoal, incitando perguntas como: "Do que eu realmente gosto?", "O que me faz sentir bem?", "O que me dá prazer em fazer?".

As respostas para tais perguntas estão sob o domínio da Casa 5 e seus planetas, signos e aspectos. Muitos estudiosos de gestão dão orientações para procurarmos a profissão tão deesejada, em nossos hobbies, naquilo que adoramos fazer.

A Casa 5 na Astrologia também se refere aos institutos de pesquisa, aos liceus, aos conservatórios de música, às academias de teatro, ginástica, musculação, artes marciais, entre outras.

Casa 5: especulação e espontaneidade

casas astrológicas mapa astral

A Casa 5 também trata do tipo de riscos que estamos dispostos a assumir, ou seja, de como é a nossa coragem para especular, seja no amor, dinheiro ou nas diversas situações da vida. A especulação implica sempre em um desejo de "excitação elétrica" e riscos envolvidos. Assim, a pessoa com forte ênfase nesta casa pode envolver-se não com pessoas, negócios, investimentos, e sim com as dinâmicas envolvidas nos processos.

A Casa 5 do Mapa Astral também se refere às crianças e assuntos relacionados a elas. Aqui é onde sentimos a necessidade de sermos especiais, onde há um desejo de reconhecimento por alguma qualidade única, especialmente algum tipo de esforço que realmente mostre quem somos e / ou que deixe um legado.

Em outras palavras, precisamos nos afirmar, competir e vencer, mas de forma elegante e divertida, mostrando superioridade e consolidação. Ser a rainha ou rei do baile, ou o destaque e capitão no time de canoagem, por exemplo, fazem parte da estrutura deste setor.

Em essência, a Casa 5 é onde nossa vontade de criar (ou a falta dela) pode se materializar e se manifestar mais fortemente.

Casos e romances, ambos prazeres emocionais, também constam entre os temas da quinta casa. O modo como cada pessoa obtém sua satisfação pessoal é único  — pode vir de jogos, brincadeiras, encontros, hobbies e muitos tipos de entretenimento. Assim, podemos dizer que esta casa se relaciona aos pequenos casos, aos "rolinhos" e "contatinhos" eventuais, sem muito compromisso.

A quinta casa trata bastante de como é a nossa excitação por qualquer coisa que seja, até mesmo pela simples esperança de se ter um resultado agradável com uma ação, ideia ou projeto. Sim, para algumas pessoas, até isso é uma fonte de prazer. A essência é nosso desejo de vivermos coisas agradáveis e descontraídas.

O signo que possui uma afinidade natural com a Casa 5 é Leão e o astro é o Sol. Entretanto, a quinta casa, como todas as casas, tem características próprias que não podem substituir a natureza de astros e do Zodíaco como um todo. Desta forma, uma casa astrológica não tem a mesma característica de um signo. Não se pode interpretar um Sol na quinta como se ele estivesse em Leão.

Quer saber como essas informações afetam a sua vida?

Casa 5 e a expressão do ego

Enquanto na casa anterior (Casa 4), uma importante casa angular de Água (Yin), vivemos o sentimento de sermos quem somos em um núcleo íntimo e privado, nesta casa sucedente de Fogo (Yang), aprendemos a exteriorizar esse sentimento, transformando-o em autoexpressão criativa e abundante para o mundo. Então, esta casa refere-se à expressividade, à externalização, ao desejo do palco, do local de evidência, ao mostrar-se, ou mesmo ao nosso desconforto em relação à isto.

A Casa 5 rege todas as atividades associadas a expressão do ego, que pode tomar diversas formas:

  • Capacidade de criar: a capacidade de criar, as "minhas criações". Estas podem ter um carácter artístico ou estender-se a quaisquer outras áreas de expressão e criatividade alimentada pela síntese do mapa;
  • Capacidade de procriar: a capacidade de gerar. Os filhos ou as crianças são aqui encarados mais como projeções do ego do que como "outras pessoas" independentes e autônomas. É algo que geramos ou criamos;
  • Recreação e necessidade de se sentir especial: a capacidade lúdica de se envolver em divertimentos e jogos, de entreter. Os "crushs", os namoros, os casos, o sexo por divertimento e a popularidade em geral estão incluídos neste grupo, por se tratarem de expressões e necessidades do Eu em se sentir querido, notado e especial.

Existe portanto, a presença da autoafirmação narcisista, do "olhe para mim", do desejo de chamar a atenção e/ou de destacar-se.

Prazeres, criatividade e espontaneidade

Complementando a análise da Casa 4, a Casa 5 dá indicações sobre a criança interior que existe em cada adulto. Está associada ao coração e a emoções como amor e paixão. Também dá pistas sobre coisas das quais gostamos ou que nos trazem prazer, como nossos romances. Pode se referir a ideias, ideais, invenções (dependendo dos astros e dos signos no mapa astral), arte ou qualquer outra coisa que a gente curta muito.

Hobbies, festas e todas as formas de arte e entretenimento tais como esportes ou jogos, férias e lazer. Tem a ver também com o drama, com a atuação e com a escrita utilizados como formas de expressão criativa. Assim, envolvem as viagens de lazer, as curtições, os festivais de música, feiras de gastronomia e os rodízios de pizza, por exemplo.

Tem a ver com a qualidade do permitir-se, da alegria e da espontaneidade de uma pessoa.

Coisas como beber demais, esbanjar dinheiro, se exibir com confiança, fazer sexo por prazer ou aquele sentimento de "não se arrepender de nada" e "curtir a vida adoidado", fazer malabarismos com carros, motos ou mesmo skates e bicicletas são alguns dos temas observados na qualidade da Casa 5.

Ao contrário da Casa 7, que fala sobre ter uma experiência mais formal e séria de relacionamento, sociedade ou parceria, a quinta casa é onde nos envolvemos com o outro apenas por prazer e diversão, de uma forma mais leve e espontânea. A casa 5 se refere portanto aos primeiros contatos nas relações a dois, onde encontramos as pessoas em bares, festivais, clubes, bailes, etc.

O tema "sexo" é geralmente associado a Casa 8, mas este seria um sexo mais profundo, pactuado, carregado de medo de agressão, perda, controle, medo das doenças transmitidas, da gravidez e as amarras que isto pode gerar, bem como a fusão máxima dos seres em sua troca de recursos - de corpo e alma, sorvendo o recurso alheio a fim de se obter uma forte consumação da união.

A Casa 5 também trata de sexo, mas do sexo casual, mais leve ou confortável, como uma forma de prazer mais descontraído, divertido e sem vínculos avançados. Muitas vezes nem existe sexo exatamente, mas sim como dizem algumas pessoas,  "saliências", mãos distraídas ou joguinhos de ter contato breve com as partes íntimas um ao outro, típicos das fases iniciais de relacionamento onde a descoberta e a diversão são mandatórias.

Qual o real prazer que tiramos das coisas?

A quinta casa nos mostra que a vida é muito mais do que simplesmente existir, fazer coisas por obrigação ou do que aquele comportamento de "fazer por fazer". Trata sobre o prazer obtido nas coisas grandes ou pequenas que nos propomos a fazer, nos papéis que exercemos na vida e em tudo o que nos envolvemos. Por isto, este setor se relaciona com os pequenos projetos, com o que nos encantamos, sonhamos, desejamos e cobiçamos.

Fala sobre qualquer tipo de prazer que você extraia de suas ações. Você pode ter prazer em trabalhar, por exemplo. Prazer em ajudar, prazer em dormir, ficar à toa... enfim, se você gosta de fazer algo e tem prazer em fazê-lo, é disso que a Casa 5 fala, de acordo com toda a configuração astrológica envolvida entre os signos, planetas e aspectos que interagem com ela. Sempre lembrando que as interpretações mais seguras se referem ao estudo do conjunto do gráfico como um todo e não apenas se interpretar as partes separadas.

Ter uma Casa 5 fortemente populada ou aspectada pode deixar uma pessoa presa aos bons tempos, envolvida em gastos e indulgências, muito embora uma pessoa mais criativa, fértil, com afinidade para criar projetos, ser generosa e ter boa percepção das artes, com uma intensa busca pelo prazer em tudo o que faz. Pode significar também a importância dos filhos, do lazer ou mesmo o prazer em sua vida.

Por exemplo, uma pessoa com Vênus na Casa 5, geralmente tem mais sorte, pois o planeta ali costuma gerar bons frutos e se sentir muito à vontade. Isto porque arrisca-se mais, claro, por gostar de um pouco de frio na barriga e assim posiciona-se para receber as vantagens das aleatoriedades da vida.

Já ter Capricórnio, Saturno ou Plutão nessa casa pode tornar sua vivência um pouco mais sériea, difícil e limitar a autoexpressão. Saturno, em especial, pode deixar a pessoa mais séria, travada, sem permitir-se demais, com uma maior timidez ou achando que precisa merecer muito o divertimento. Pode haver sentimentos de culpa ou responsabilidade desnecessários e exagerados, entre outras coisas.

Tais posicionamentos irão nos amadurecer antes do tempo, travar um pouco nossa criança interior e trazer pressão e um tipo de consciência que irá diminuir a sensação infantil de ignorância sadia, livre, alegre e espontânea. E um pouco de ignorância, quando bem pontual, tende a ser sinônimo de felicidade. Podemos, portanto, antecipar as fases que podem no futuro deixarem marcas de coisas não realizadas, em especial quando estivermos mais velhos.

Interpretações Extras

Para interpretações além do mapa astral, como na astrologia horária e mundana visando respostas para acontecimentos, locais, governos ou situações específicas, a Casa 5 significa basicamente teatros, lugares de diversão e prazer, a taxa de natalidade, crianças, assuntos de cunho sexual, esportes, especulação e jogos, feriados, parques, escândalos, festas, mercado de ações.

Os temas regidos pela Casa 5 na Astrologia
Atributos que devem ser levados em consideração em uma análise de Mapa Astral.

Abordagem no romance Habilidades criativas Lazer Espontaneidade Tempo de recreação A necessidade de criar e produzir Casos de amor Arte e Atuação Romance e Flerte Esportes Paqueras Sexo casual ou por diversão Diversão Autorrealização Expressão criativa Popularidade Encontros amorosos Boa aventurança Prazer Entretenimento Formas de diversão A necessidade de influenciar Talentos e Projetos criativos Games Amor dado Procriação Crianças Criatividade Filhos A necessidade de ser especial Pai Nossa criança interior Especulação O fugir das responsabilidades Prazeres e Hobbies Atividades artísticas Capacidade criativa Jogos de azar O prazer nas tarefas Alegria Autoexpressão pessoal Hobbies e interesses

A influência dos astros situados na Casa 5 do Mapa Astral


Saiba mais sobre todas as casas astrológicas

Baixe agora o aplicativo e acesse seu horóscopo personalizado

A Casa 5 e você...

Descubra a importância da Casa 5 no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum planeta nesta casa quais são seus benefícios!



O céu no momento...

Terça-feira, 28 de Maio de 2024 | 19h07
Sol 07° 55' Gem
Lua
Cheia
12° 52' Aqu
Fase Disseminadora
ver ciclo lunar
Mercúrio 19° 42' Tou
Vênus 06° 04' Gem
Marte 21° 28' Ari
Júpiter 00° 39' Gem
Saturno 18° 35' Pei
Urano 23° 59' Tou
Netuno 29° 36' Pei
Plutão 01° 56' Aqu R
Quiron 22° 07' Ari
Lilith 26° 29' Vir
Nodo Norte 14° 04' Ari R
Aspectos ativosorbe
SolTrígonoLua4.95
SolConjunçãoVênus1.85
SolConjunçãoJúpiter7.26
SolTrígonoPlutão5.98
SolSextilNodo Norte6.15
LuaQuadraturaMercúrio6.82
LuaTrígonoVênus6.81
LuaSextilNodo Norte1.20
MercúrioSextilSaturno1.11
JúpiterSextilNetuno1.05
JúpiterTrígonoPlutão1.29
NetunoSextilPlutão2.34
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    8.95%
Arianos    8.82%
Cancerianos    8.80%
Geminianos    8.66%
Taurinos    8.60%
Aquarianos    8.27%
Leoninos    8.23%
Virginianos    8.22%
Escorpianos    8.06%
Librianos    7.91%
Capricornianos    7.88%
Sagitarianos    7.59%