A Casa 6 e seu significado na Astrologia

A Casa 6 - Serviço, Rotina e Saúde

Casa Cadente de Terra Terra

A Casa 6 representa o nosso conhecimento concreto e prático, os ajustes que fazemos ao longo da vida, o nosso aprimoramento e a nossa capacidade de lidar com a adversidades. Está associada também à purificação, à nossa capacidade de trabalho e serviço rotineiro. É o nosso modo de auto-aperfeiçoamento, como lidamos com crítica e autocrítica. Mostra como é o funcionamento do nosso ambiente de trabalho e a qualidade do nosso relacionamento com colegas de profissão.

Não simboliza a nossa carreira, reputação e projeção social, pois estes são temas da Casa 10, mas sim o trabalho, o ato de servir e o serviço propriamentes ditos, coisas que nos fazem aprender através da experiência.

Em nosso dia a dia, estamos sempre à serviço de quem precisa, mesmo que essa pessoa seja nós mesmos. Como sempre há coisas a serem feitas, roupas a serem lavadas, rotinas a serem cumpridas, higiene a ser cuidada, itens a serem consertados e serviços a serem prestados, analisar a sexta casa mundana nos dá um indicativo da qualidade dessas ações corriqueiras.

Também incita perguntas como: "O que faremos e como agiremos com nossas deficiências?", "Como vamos reagir diante de crises e problemas do dia a dia?", "Como é a nossa higiene, dieta ou rotina de exercícios?", "Que roupa usar hoje?", "Tá na hora de cortar o cabelo?", "Meus animais estão alimentados?". Todas essas questões simples são o que mantém as nossas engrenagens funcionando e a roda girando.

O escopo e análise da casa 6 de um mapa astral pode dar pistas sobre a rotina de uma pessoa e se ela vai se manter forte e íntegra ou não em torno dessas e outras questões.

É uma casa cadente, considerada uma das "casas maléficas". No passado, já foi chamada de "casa da má sorte", e ao longo do tempo já foi associada a diversas coisas desagradáveis como escravidão, servidão exacerbada, trabalho duro, doenças e serviças. Comumente, é referida como uma das chamadas "casas complicadas" do mapa astral, junto com a Casa 6 e a Casa 12.

Já nos dias de hoje, é geralmente associada ao papel da saúde (ou falta dela) e do trabalho. Animais de estimação ou de pequeno porte também fazem parte do escopo da sexta casa pois ao longo do tempo sempre foram utilizados como formas de ajudar o Ser humano com seus serviços, como os cães de caça e de guarda, por exemplo.

É importante citar que maus momentos, problemas diversos, doenças e reveses fazem parte dos ciclos de nossa existência. A forma que lidamos com tais situações é o que vai nos moldando ao longo da vida e definindo parte da nossa personalidade.

Esta casa refere-se ao disciplinamento do ego, algo que gera humildade e nos molda a viver melhor em sociedade, nos ajudando a funcionar melhor e a nos integrarmos mais naturalmente e de forma ordenada com o mundo ao nosso redor. É na sexta Casa que passamos a reconhecer melhor nossas limitações e nosso desejo de auto-aperfeiçoamento. Com isso, conseguimos perceber que nosso bem-estar só pode ser alcançado através da disciplina e humildade genuínas.

A Casa 6 é regida pelo signo de Virgem e pelo planeta Mercúrio.

Rotina, saúde e serviço

A sexta casa mundana rege vários temas aparentemente distintos, mas que na verdade estão profundamente relacionados, como a saúde, as doenças, o trabalho, o aperfeiçoamento pessoal e os deveres. Mesmo sendo muito comum ser bastante referenciada como a casa da saúde, o significado real de saúde aqui pode ser um pouco questionável ou variável, pois a vitalidade do Ser é melhor compreendida através da Casa 1 (e até mesmo da 5), assim como seus regentes, devido a grande importância do Ascendente como sendo o grande articulador da nossa essência vital.

Pelo quincúncio (aspecto de 150 graus) que faz com a Casa 1, que é a casa da vitalidade, a Casa 6 pode de fato representar muito mais a ausência de saúde do que a presença, dessa forma sendo mais válido associá-la às doenças, à somatização de desequilíbrios gerados talvez por uma rotina estressante, higiene inadequada ou paranoias.. Os trânsitos e planetas que interagem com a sexta casa podem gerar resultados positivos para a saúde se bem aproveitados, seja gerando uma maior necessidade de buscar uma saúde melhor como um desejo por aprimorar nossa manutenção diária.

Doenças são somatizações, consideradas como um bloqueio da energia que não é usada produtivamente. Quando os nossos deveres e rotinas no mundo não correspondem às nossas verdadeiras necessidades (e aqui entra também os nossos hábitos de higiene), há um desequilíbrio e podemos ficar doentes. Da mesma forma, um trabalho compensador e regrado pode promover o bem-estar imediato da nossa saúde.

Quanto aos animais domésticos, é sabido o efeito benéfico que podem ter sobre a saúde e o ânimo de seus donos. Além disso, os animais antigamente eram vistos primeiramente como serviçais (que é um dos temas da Casa 6) que ajudavam as pessoas no cumprimento das rotinas diárias, portanto é algo que ainda pode ser considerado nos dias de hoje.

A Casa 6 está associada à saúde apenas por questão de disciplina, pois manter a saúde é um ato nitidamente ligado a uma disciplina pessoal adequada, seja na alimentação, na rotina de exercícios, na higiene e nos bons hábitos diários. O bem-estar do corpo está diretamente ligado à nossa capacidade de sermos disciplinados ou não, de dominarmos nossa mente e energias - tanto físicas quanto emocionais.

Responsabilidades

Como vimos, a sexta casa mundana nos dá pistas sobre como "funcionamos" no dia-a-dia e como encaramos nossos rituais diários, nossas rotinas básicas: o trabalho, os detalhes e ações que temos que repetir diariamente, nossa higiene, dieta, enfim, tudo que faz parte do nosso cotidiano e que funciona como engrenagens de uma máquina maior. É importante citar que dever, responsabilidade e crescimento pessoal são coisas que ajudam na realização do nosso Ser. A capacidade de servir e ajudar os outros é algo valioso e gratificante.

Os focos maiores da Casa 6 talvez são o nosso emprego (seja como empregador ou empregado, já que trabalhamos para os outros mas também para nós mesmos), todas as pessoas que nos servem e aqueles a quem servimos e outros que dependem de nós, além do tipo de ferramentas, habilidades e técnicas de que dispomos para nos aperfeiçoar e melhorar o que nos cerca. Mostra a nossa atitude básica perante deveres, rotina, atitude servil, responsabilidades e trabalho.

Tem a ver com as pessoas que trabalham para você, assim como a forma que você presta um serviço para os outros. Lida ainda com a ordem ante o caos e refere-se a deveres que você faz voluntariamente e que servem para seu conforto ou algum outro objetivo. Por exemplo: você limpa a casa para ter um lugar confortável e salutar para viver, não porque é interessante!

A dinâmica envolvida na sexta casa mudana no mapa astral contará sobre a facilidade ou dificuldade em gerir todas estas coisas.

Interpretações Extras

Para interpretações além do mapa natal, como na astrologia horária e mudana visando respostas para acontecimentos, locais, governos ou situações específicas, a Casa 6 significa basicamente saúde pública, doenças e epidemias, o serviço de saúde, funcionários públicos, empregos, sindicatos, trabalhadores. funcionários, situações de escravidão e servidão, abusos de poder, a indústria farmacêutica e médicos.

Os temas regidos pela Casa 6 na Astrologia
Atributos que devem ser levados em consideração em uma análise de Mapa Astral.

Hábitos Higiene Ambiente de trabalho Assuntos de saúde e doença Trabalho e afazeres Servidores, consultores e funcionários Nutrição Maneira de se auto-aperfeiçoar Depuração Vida cotidiana Rotina Atitude em relação ao desenvolvimento pessoal Crises pessoais Disciplina Ordem e Organização Deveres Empregados e empregadores Dia-a-dia Perfeição e proficiência Esforço prático Ajustes pessoais Rotina de trabalho Animais de estimação Precisão Atitude em relação à purificação Realidade mundana Atitude em relação à disciplina Serviço Auto-aperfeiçoamento Dietas e exercícios A conexão entre corpo e mente Rituais diários Saúde Colegas de trabalho Relações desiguais Integridade física e mental Aperfeiçoamento Doenças Prática e repetição Tarefas domésticas Humildade A necessidade de limites

O que estão falando sobre a Casa 6 no Astrolink

Últimos tópicos.
tópico respostas
Ana Carolina Barbosa Signo: Câncer Ascendente: Virgem Lua: Touro
Saturno Retrógrado na Casa 6
7
Otávio Razor Signo: Aquário Ascendente: Libra Lua: Touro
Influencia de Saturno na casa 6
3
Tamires bombetti Signo: Peixes Ascendente: Escorpião Lua: Touro
LUA EM TOURO CASA 6 OU 7
1

A influência dos astros situados na Casa 6 do Mapa Astral

A Casa 6 e você...

Descubra qual a importância da Casa 6 no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum planeta nesta casa quais são seus benefícios!





Signos no Astrolink

Piscianos    9.11 %
Arianos    8.83 %
Cancerianos    8.81 %
Geminianos    8.65 %
Taurinos    8.62 %
Aquarianos    8.26 %
Leoninos    8.17 %
Virginianos    8.11 %
Escorpianos    8.06 %
Librianos    7.91 %
Capricornianos    7.82 %
Sagitarianos    7.65 %

O céu no momento...

Sol 27 Sag 36' 34"
Lua 15 Tou 49' 32"
Mercúrio 06 Sag 52' 43"
Vênus 12 Esc 03' 08"
Marte 21 Pei 38' 16"
Júpiter 09 Sag 06' 30"
Saturno 09 Cap 55' 04"
Urano 28 Ari 44' 35" R
Netuno 13 Pei 51' 58"
Plutão 20 Cap 11' 16"
Quiron 27 Pei 56' 48"
Lilith 14 Aqu 59' 10"
Nodo Norte 27 Can 05' 15" R

Aspectos ativos

Sol TrígonoUrano
Lua SextilNetuno
Mercúrio ConjunçãoJúpiter
Vênus SextilSaturno
Vênus TrígonoNetuno
Marte SextilPlutão