O Retorno de Saturno

Um marco importante de autoavaliação
O Retorno de Saturno
por Astrolink em Astrologia
em 19/01/18 às 22h15

A Astrologia é toda baseada em ciclos e alguns deles trazem momentos muito significativos e mudanças visíveis em nossa vida. Este é o caso do famoso Retorno de Saturno, que ocorre pela primeira vez na vida em torno dos 29 anos. Neste artigo, vamos explicar o que é este grandioso evento e o que ele, de fato, significa.

O que é o Retorno de Saturno?

O nosso mapa astral é uma fotografia do céu no exato momento em que viemos a este mundo, do ponto de vista do lugar em que nascemos na Terra. Na astrologia, quando usamos o termo retorno, queremos dizer que um determinado astro completou o seu ciclo e retornou ao ponto em que estava em nosso mapa astral, ou seja, no momento do nosso nascimento. Portanto, os retornos são sempre pessoais, já que ocorrem em relação ao mapa natal de cada um.

No momento em que um planeta retorna à posição inicial de nosso mapa astral, o ciclo se renova. Esta renovação energética proporciona uma maior influência daquele astro sobre nossas vidas. No caso de ciclos menores, como o da Lua, a influência dos astros é menos sentida, pois acontece com mais frequência.

Já no caso de Saturno, o seu retorno acaba sendo marcado por grandes mudanças e seus efeitos são percebidos por cerca de 2 anos. Ou seja, no primeiro ciclo eles começam a se apresentar geralmente aos 28 anos e vão até os 30 anos de idade.

Cada astro tem o seu próprio tempo para completar um ciclo (saiba mais aqui), ou seja, um tempo para dar uma volta completa no Zodíaco. O planeta Terra leva 365 dias; a Lua, 4 semanas; já Saturno, tem o ciclo mais demorado dentre os que sentimos ao longo da vida: cada ciclo leva em torno de 29 anos e meio para ser completo

O primeiro retorno de Saturno acontece, portanto, aos 29 anos de idade; o próximo, aos 58, e assim por diante. Há correntes que dizem que o nosso tempo de vida é baseado no ciclo de Saturno e que nosso limite são 4 ciclos, ou seja, cerca de 120 anos no máximo.

A Influência do Retorno de Saturno

Por ser um planeta que era considerado o limiar do sistema solar pela astrologia clássica, Saturno representa os limites em nossas vidas e, não à toa, é a representação de uma figura paterna em nosso mapa astral.

Saturno é o planeta que pede responsabilidade e também pode trazer muito crescimento, mas sempre à base de muita luta e aprendizado. Devido a essa "fama", o retorno de Saturno costuma ser temido e encarado como uma fase difícil e tortuosa.

De fato, o Retorno de Saturno propicia um momento de autoavaliação, em que paramos para pensar o que fizemos de nossas vidas. Perto dos 29 anos, questionamentos e cobranças vêm de todos os lados, mas principalmente de nós mesmos. Saturno, então, age sobre nós como um pai que pergunta:

- O que você conquistou até agora?
-
Que rumo sua vida está tomando?
- Será que você está apegado a metas inatingíveis e vivendo no mundo da Lua?
- O que faz sentido para você?
- Têm vivido sua vida com responsabilidade?

A influência de Saturno faz com que aprendamos a importância das regras, da disciplina e do desapego daquilo que não nos serve mais. Os sonhos idealizados passam a ser mais realistas e decidimos nos livrar de bens, pessoas e conceitos que não estão de acordo com aquilo que verdadeiramente somos.

Na astrologia, é aos 29 anos, quando Saturno completa sua volta (o último ciclo que faltava ser finalizado até aqui) é quando de fato iniciamos a nossa vida adulta. Na verdade, é como se tudo o que foi vivido até então servisse de preparação para a vida real, que começa exatamente naquele momento.

O retorno de Saturno representa a consolidação do seu eu verdadeiro. Isso pode ser doloroso para alguns, mas muito prazeroso para outros. Por isso, pessoas que já possuem um bom senso de responsabilidade, autoconhecimento e estrutura familiar tendem a colher muitos frutos durante essa fase, pois Saturno também é o Senhor do Karma, aquele que dá conforme a obra.

Seja de forma tranquila ou dolorosa, fato é que o retorno de Saturno traz o início de uma nova vida, melhor e mais verdadeira a partir de então.

O Retorno de Saturno e você

Se você quiser saber como será a influência do retorno de Saturno em sua vida, observe em que casa ele se encontra no seu mapa astral. É naquele setor em que as mudanças serão melhor observadas. Uma pessoa com Saturno em Sagitário ou na Casa 9, por exemplo, pode ter uma vontade maior de buscar educação de alto nível nessa fase da vida, como uma pós-graduação que poderá direcioná-la para outra carreira, por exemplo.

Para descobrir o que o retorno de Saturno representa em sua vida, acesse seu Mapa Astral e comece a ter afinidade por toda a sua complexidade e riqueza de detalhes.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Entendendo o Signo AscendenteEntendendo o Signo Ascendente
O Ascendente é considerado por muitos como um dos mais complexos assuntos da astrologia, causando inúmeras dúvidas. O que é de fato o Ascendente? É algo que complementa o nosso Sol? É mais forte ou mais fraco que o signo solar? Sou mais parecido com meu ascendente ou com meu signo solar?
Os Ciclos PlanetáriosOs Ciclos Planetários
Astrologia é o estudo dos movimentos dos planetas ao redor dos signos do zodíaco. Quando olhamos um mapa astral, estamos na verdade olhando para um momento específico no tempo, tentando dessa forma compreender e aprofundar o conhecimento sobre uma pessoa ou evento que teve seu início naquele exato local e momento.
O que é o Inferno Astral?O que é o Inferno Astral?
Você com certeza já ouviu alguém reclamar que está vivendo no inferno astral quando está se aproximando da data de seu aniversário. Esse período é popularmente conhecido como uma fase turbulenta, em que tudo dá errado e a pessoa passa por um grande sofrimento. No entanto, será que ele existe mesmo?


ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.

Signos no Astrolink

Piscianos ♓    9.11 %
Cancerianos ♋    8.82 %
Arianos ♈    8.82 %
Geminianos ♊    8.68 %
Taurinos ♉    8.65 %
Aquarianos ♒    8.25 %
Leoninos ♌    8.22 %
Virginianos ♍    8.15 %
Escorpianos ♏    8.03 %
Librianos ♎    7.89 %
Capricornianos ♑    7.79 %
Sagitarianos ♐    7.59 %


O céu no momento...

Sol ☉ 26 Vir 40' 57"
Lua ☽ 26 Cap 21' 12"
Mercúrio ☿ 25 Vir 28' 53"
Vênus ♀ 06 Esc 23' 18"
Marte ♂ 02 Aqu 04' 36"
Júpiter ♃ 20 Esc 03' 07"
Saturno ♄ 02 Cap 41' 06"
Urano ♅ 01 Tou 50' 52" R
Netuno ♆ 14 Pei 45' 13" R
Plutão ♇ 18 Cap 47' 18" R
Quiron ⚷ 00 Ari 17' 13" R
Lilith ⚸ 04 Aqu 54' 59"
Nodo Norte ♀ 04 Lea 44' 30"

Aspectos ativos

Sol☉Trígono △Lua☽
Sol☉Conjunção ☌Mercúrio☿
Lua☽Trígono △Mercúrio☿
Marte♂Quadratura □Urano♅
Júpiter♃Sextil ⚹Plutão♇
Saturno♄Trígono △Urano♅