astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

O Elemento Água

Água - Yin

Por Astrolink em Astrologia básica

Modo claro

10 minutos de leitura

Além disso, pessoas com predominância do elemento Água no Mapa Astral costumam ter maior inclinação artística, serem mais intuitivas, emotivas e sensíveis.

O símbolo do elemento Água é um triângulo apontado para baixo, representando seu desejo de descer por conta de suas qualidades frias e úmidas.

Água

Suas características elementais são umidificar, hidratar, purificar, refrescar, tonificar, limpar, acalmar, proteger e diluir.

Junto com o elemento Terra, a Água nos sustenta: é a fonte da vida, ela limpa e purifica. Tem a ver com nossos sentimentos e, assim como as marés estão sempre mudando, nosso temperamento pode ser uma montanha russa. Por isso, é bastante complexo compreender totalmente todas as suas nuances, já que lógica e emoção não andam de mãos dadas.

As emoções podem passar a impressão de estarem sempre transbordando, à flor da pele, embora possam agir de forma pouco impulsiva, se afogando em seus próprios sentimentos.

Tendem a seguir o desejo de outros em detrimento dos seus próprios com mais facilidade. Precisam sempre estar em boa sintonia com a sua existência, senão podem mergulhar tão fundo que o retorno se torna algo difícil. Antigamente eram classificadas como pessoas de Humor Fleumático.

É um elemento magnífico, que tem o poder de se misturar ao ar, desaparecer ao calor do fogo e ser absorvido pela terra. A água rapidamente se perde, não é contida facilmente e precisa da terra para estabelecer seus limites, do fogo para decantar suas impurezas e se elevar e do ar para se propagar.

A Água é o elemento que representa a psique humana, algo que se parece muito com as águas do mar: a consciência desliza sobre sua superfície enquanto o subconsciente se aprofunda e mergulha dentro de um vasto oceano de possibilidades, com áreas profundas, desconhecidas e escuras.

Sendo assim, torna-se mais difícil para as pessoas com predominância desse elemento se manterem em um fluxo constante e linear por muito tempo. E isso pode ser notório com as variações de humor de Câncer, os rompantes emocionais de Escorpião e as crises existenciais ou melancólicas de Peixes.

É bom citar também que a própria palavra "humor" deriva do latim "humore", que significa líquido - em especial os fluidos corporais, como o sangue, bílis, linfa, saliva e outros. Lembre-se que nosso organismo é composto por em média 70% de água e que sem ela não sobrevivemos por muito tempo, tornando o elemento algo ainda mais relevante.

Como são as pessoas que têm Água no Mapa Astral?

Pessoas de água são mais guiadas pelos sentimentos e intuição. Assim, tendem a ser mais sensíveis, sentir a dor dos outros com mais facilidade e cultivar a compaixão, muitas vezes pendendo para o altruísmo. Podem até pensar primeiro nos outros e se esquecer de suas próprias necessidades.

Diferente das pessoas de Fogo, pensam nas consequências antes de agir, sempre com seu lado emocional envolvido. Acham que podem absorver tudo e costumam trancar suas emoções, mas quando os problemas começam a pesar em seus ombros, ou quando têm dúvidas, desconfianças e receios, acionam seu mecanismo de defesa e preferem se isolar a encarar a dura realidade do mundo.

Pessoas com muita evidência do elemento água tendem a ser mais influenciáveis, consideradas mais emocionais e sensíveis além de mais adaptáveis a qualquer ambiente.

o entanto, podem achar mais difícil se adaptar totalmente aos limites do mundo material, sendo também um pouco mais preguiçosas, irresolutas, vulneráveis ou hipersensíveis.

Como equilibrar o elemento Água no Mapa Astral?

Se faltar água, hidrate-se

Quando há muito pouca incidência do elemento água no Mapa Astral, a pessoa pode ter a empatia e a capacidade intuitiva diminuidas. Pode querer se isolar de tudo e de todos, se fechando em sua concha.

O mundo real passa a fazer cada vez menos sentido, por isso ela procura subterfúgios para fugir o máximo da realidade. As emoções passam a ser um fardo muito pesado, por isso não quer lidar com os sentimentos, preferindo trancá-los.

O isolamento também tem a ver com não querer interagir com os outros, para que não precise absorver ainda mais problemas emocionais.

Não vivem tanto no plano sentimental e pode faltar emoção em suas relações pessoais, muito por conta da dificuldade em expressarem - ou entenderem - o que sentem.

Não é raro procurarem pessoas mais sensíveis para se relacionar, tentando suprir essa lacuna, ou então seguirem alguma filosofia mais espiritualizada na tentativa de se conectar com algo superior e descobrirem um propósito.

Podem não prestar muita atenção aos sentimentos e problemas dos outros, principalmente nas suas relações mais íntimas. Mas, isso pode ser compensado através de demonstrações de cuidado e carinho.

Porém, essas demonstrações podem sair um pouco do tom, se tornando exageradas ou pouco naturais. Às vezes são muito intensas, sempre em busca de estímulos externos para remediar a carência de emoções.

Para recuperar a energia da Água, a pessoa precisa se reconectar com seu íntimo, trabalhando os sentimentos que estão trancados e extravasar suas emoções.

A Água é uma ótima fonte energética, por isso ela pode ir à praia, piscina, cachoeira, enfim, ficar perto da água. A cabeça deve descansar um pouco e dar lugar às emoções. Deixá-las fluírem livremente pela correnteza é essencial para recuperar sua sensibilidade e intuição.

A companhia de amigos com boas energias também pode ser uma boa, já que eles possuem a empatia e sensibilidade necessárias para entender e ajudar.

Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

Cuidado para não se afogar!

Quando há predominância do elemento Água, a empatia e as emoções se amplificam. A pessoa pode se tornar sentimentalista demais, experimentando um turbilhão de emoções mais difíceis de lidar e serem controladas. Ou então, passa a sentir muito mais as dores alheias.

Por isso, pode começar a se anular cada vez mais em prol dos outros, negligenciando suas necessidades e suprimindo suas emoções. Os problemas e sofrimentos de quem ela quer ajudar já são suficientes - e mais importantes em sua visão.

Tende a virar um verdadeiro mártir, se doando completamente para ajudar alguém ou alguma causa. Isso vale também para relacionamentos afetivos, onde pode acabar aceitando continuar uma relação sem aquele fogo da paixão ou desgastada, mesmo sem atender suas necessidades emocionais.

Signos de Água

Os signos envolvidos com o elemento água cumprem bem o escopo elemental o qual pertencem. Todos eles possuem um lado meio vago e misterioso, parecem que estão sempre em busca do seu canto, seu local ideal para repouso, dos sonhos, de meditação, de recarga das energias e distanciamento social.

Em geral, nunca esquecem o que os marcou emocionalmente. Mostram gentileza, empatia e generosidade, mas quando estão feridos ou sentem que estão em perigo, podem se tornar pessoas imprevisíveis, desordenadas ou ter seus sentimentos exacerbados.

CâncerCâncer está diretamente ligado ao seu lar, ao local que considera seu refúgio. É a água fresca, que se volta para a preservação dos seus, cuidando, protegendo, nutrindo e acalmando, predominando em sua energia os hábitos de infância ou familiares. Suas exacerbações sentimentais geralmente estão associadas às perdas. O signo também tem grande facilidade de evocar o passado, se apegando às lembranças e a tudo que se refira à infância ou aos velhos tempos. Podem ter um sério problema com o apego e, assim como a água em forma de represa, um bom conselho é que de vez em quando joguem fora o que está velho para que possam renovar suas emoções.

EscorpiãoEscorpião luta pela sobrevivência e geralmente desconfia de tudo e de todos, não permitindo que qualquer pessoa penetre em seu território. No processo, investiga, envolve, se aprofunda e transforma, trazendo consigo o reflexo dos males ou da bondade do mundo. É como a água pantanosa, fixa, parada. Seus transbordamentos emocionais geralmente estão ligados à mágoas. Têm o grande poder de nunca esquecerem o que tenham feito a eles, de bom ou de ruim, pois lidam com uma energia mais passional. Com isso, sempre guardarão os detalhes das situações que os tenha marcado, sendo necessário trabalhar o perdão. Podem ter problemas com o ciúme, algo que deriva de suas águas turvas e obscuras, onde há sempre a possibilidade de existir ou ou não algo do outro lado...

PeixesPeixes busca um sentido mais amplo para a existência e muitas vezes tende a preferir o distanciamento, o escapismo, o borrão ante à nitidez, a fuga da realidade e das dores do mundo, mergulhando em seu mundo pessoal. No processo, se dedica, se sacrifica e imagina, trazendo em sua essência a capacidade inata de disfarçar-se e mimetizar-se com o próximo. É a água dos mares, oceânica, águas profundas. Em Peixes, as desilusões são as maiores causas de suas crises emocionais. Tendem a sempre espalharem graditão eterna e geralmente não esquecem um gesto de bondade. Podem ter problemas com fantasias e idealizações excessivas, como as águas que contaminam ou turvam a mente.


Lado desarmônico do elemento Água

Voltando ao cerne do elemento, a água representa também o "embaixo do tapete", as fugas e escapismos. Podemos comparar o lado desarmônico do elemento Água com as chuvas torrenciais, os tsunamis, os mares agitados e as enchentes poderosas. São emoções exacerbadas que têm o potencial de pejudicar as pessoas. Represar a água sem renová-la periodicamente pode significar insegurança, recalque e psicopatologias. É preciso renovar a sua água, fazê-la circular, expôr os sentimentos e evitar conter demais emoções ou angústias.

Para a água, a busca pelas coisas simples e óbvias é menos importante, pois o elemento opera em uma frequência mais complexa que envolve emoção, intuição, fantasia e imaginação. Age como um espelho, que reflete a luz e ao mesmo tempo exibe em seu mundo próprio uma enormidade de perspectivas, reflexos, segredos e ilusões. O elemento é o reino submerso do retraimento, das angústias, dos medos, das inquietações, dos devaneios, dos sonhos, da suscetibilidade e da absorção das influências a sua volta. Uma pessoa sob uma grande influência dos signos de água pode se comportar mais como os líquidos, ou seja, seus sentimentos são expressados e captados com mais facilidade, de forma mais fluida e com uma melhor condutividade.

Pense sempre na Água como algo ligado às emoções. A água é transparente, fazendo todos os sentimentos ganharem fluidez, nutrição e força por onde passa.

Agora que você já conhece melhor o elemento fogo na Astrologia, te convidamos a entender melhor sobre os 4 elementos e as influências que eles exercem em nossa personalidade.

Categorias

O céu no momento...

terça-feira, 28 de maio de 2024 | 23:54