1. Tarot
  2. Arcanos Menores

O Naipe de Paus no Tarot

O Espírito. Representa o Elemento FOGO.



Sobre naipe de paus no Tarot

As cartas do Naipe de Paus no Tarot estão associados à energia da vida, à espiritualidade, inspiração, determinação, força, trabalho, ação e o nosso ímpeto pessoal de realização, ou seja, aquilo que temos que fazer em prol de alcançar o que desejamos.

Na idade média representava a plebe e os camponeses em geral, pois era deles que vinha a força de trabalho. Tem relação com o elemento Fogo e todo o seu simbolismo de ação, energia, dinamismo e entusiasmo, além de intuição, criatividade, ambição e expansão, a originalidade e as sementes das quais as coisas brotam. As cartas de Paus lidam com o nível espiritual da consciência e refletem o que é importante para nós em nosso interior. Falam sobre as nossas motivações e como nos comportamos: nossas personalidades, egos, conceitos e energia pessoal - tanto interna como exteriorizada.

Os principais aspectos positivos do naipe de Paus em uma interpretação são vigor, autoconfiança e identidade. Os negativos são egoísmo, imprudência, autoindulgência e exagero. Este naipe também serve de indicativo para o que fazemos durante o dia para nos manter ocupados, seja no trabalho, em casa ou na rua.

Em uma consulta, as cartas podem ajudar a entender que ações devemos tomar e indicar que ações as outras pessoas estão tomando. Assim, podemos vislumbrar como as coisas estão andando ou quais obstáculos estão no nosso caminho.

O naipe de Paus sempre indica dinamismo em alguma questão. Quando uma carta deste naipe sai em uma consulta, indica que é necessário algum esforço da nossa parte em relação à questão, podendo também indicar que o trabalho de outras pessoas poderá uma influência direta sobre nós.

As cartas de Paus nunca representam algo estático ou estagnado, a não ser que esta seja provocado por uma oposição de forças e crie uma resistência limitadora. Elas indicam que devemos lutar e agir em prol de alcançar aquilo que desejamos, pois suas energias sugerem atividade, ambição, entusiasmo e podem mostrar a forma que reagimos em determinadas situações.