O que é o Ano Novo Astrológico

Áries marca o início da jornada zodiacal com o equinócio de primavera no hemisfério norte
O que é o Ano Novo Astrológico
por Astrolink em Astrologia

Antes de iniciar seu conhecimento sobre este tema, vamos a uma curiosidade: fazendo uma relação com o nosso ano novo tradicional, que acontece em 01 de Janeiro todos os anos, o primeiro signo deveria ser Capricórnio, já que seu periodo solar acontece geralmente entre 21 de dezembro e 22 de janeiro, certo? Parece ser a lógica.

Porém, o Ano Novo Astrológico não tem a ver com essa convenção social, mas sim com o Equinócio de Primavera no hemisfério norte (de outono em no nosso hemisfério sul), que acontece por volta de 20 ou 21 de março. É quando a "chave solar" finalmente vira, abrindo caminho para o novo ciclo. É isso que reinicia, sob a ótica terrestre, toda a jornada do Sol através da roda zodiacal, quando o astro entra novamente no signo de Áries e dá início a uma nova jornada através dos 12 signos.

Nesse clima de "reboot", de início, reflita sobre o nome de alguns meses conhecidos: Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro... achou alguma coincidência? "sete", "oito", "nove", "dez"...

Mas, sabemos que Setembro não é o mês 7 e sim o 9, e que dezembro não é o mês 10 e sim o 12... Então, como assim?

Ocorre que muitas culturas pagãs respeitavam essa tradição de renovação e com o ano novo astrológico, que é o ano novo real de acordo com o ciclo zodiacal. E nesse caso, vamos ter a seguinte escala de meses:

1 - Março | 2 - Abril | 3 - Maio | 4 - Junho | 5 - Julho | 6 - Agosto | 7 - Setembro | 8 - Outubro | 9 - Novembro | 10 - Dezembro | 11 - Janeiro | 12 - Fevereiro.

Repare que os algarísmos, com sua pronúncia em latim, ficam ainda mais próximos dos nomes dos meses em inglês: 7 - septem (september) | 8 - octo (october) | 9 - novem (november) | 10 - decem (december).

Confira as Previsões para o Ano Astrológico de 2020

Sobre Solstícios e Equinócios

Na Astrologia, as datas remetem aos ciclos planetários naturais de uma grande engrenagem cósmica, dando vida a diversos símbolos, histórias, arquétipos e mitologias que permearam toda a nossa história e foram capazes de criar uma ressonância entre a matemática e a geometria do cosmos e a alma e consciência humanas.

Para entendermos melhor o conceito astronômico de Solstícios e Equinócios, vamos ver a diferença entre os dois. Os Equinócios ocorrem quando o Sol está próximo da linha do Equador, iluminando igualmente os dois hemisférios da Terra. Já os Solstícios acontecem quando o Sol, no ponto mais distante da linha do Equador, ilumina mais um hemisfério do que o outro.

Solstícios ocorrem no verão e inverno, enquanto Equinócios acontecem no outono e na primavera. Assim, eles têm relação com os Signos Cardinais, marcando o início de cada estação e trazendo a energia de cada um desses quatro Signos (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio).

Lembrando que esse "Eixo Cardinal" é muito relevante na leitura do nosso Mapa Astral. Eles trazem temas como ação, emoção, equiíbrio e ambição como guias das mais diversas áreas e sob as mais diversas formas em nossa psique e nos setores de nossas vidas.

Equinócio de Primavera no hemisfério norte (outono no hemisfério sul)

A palavra "Equinócio" é derivada do Latim "aequus nox", que significa "noite igual". Astrologicamente, o Equinócio de Primavera marca a chegada do Ano Novo Astrológico com Áries emprestando toda a sua energia para iniciarmos um novo ciclo. A energia de Peixes está indo embora, o que quer que tenha sido experimentado, refletido e integrado dá margem para uma nova ação, carregada de experiência. A motivação toma conta da gente, estamos prontos para sacudir a poeira do ciclo anterior. Energizados, renovados e com mais conhecimento, temos tudo para aproveitar o novo ciclo com mais energia e uma nova proposta.

Solstício de Inverno no hemisfério norte (verão no hemisfério sul)

A palavra "Solstício" é derivada do Latim "sol sistere", que significa "sol parado". O Solstício de Inverno no hemisfério norte marca um período de frio e noites mais longas, pois há menos incidência da luz solar, trazendo um período de mais recolhimento e introspecção. Precisamos sair da nossa concha e procurar calor humano, nos relacionar com outras pessoas para participar e pertencer a algo. Assim como algumas espécies de caranguejo migram nessa época em busca de alimento e abrigo, devemos procurar o nosso grupo para nos apoiar. Ao invés de nos recolhermos e reprimirmos nossas emoções, devemos trazê-las à tona e lidar com elas. Família e amigos, por exemplo, são raízes seguras, nas quais podemos encontrar apoio, carinho e compreensão. O Natal também é um símbolo disso tudo.

Celebrando o Ano Novo Astrológico

A celebração do Equinócio de Primavera é uma tradição ancestral que perdura até hoje em várias partes do mundo e sua simbologia é poderosa. Nos reconectamos com a natureza e celebramos o amor universal, pelos outros e por nós mesmos. Áries marca o início do Ano Zodiacal, estendendo sua influência entre março e abril. É tempo de refletir o que precisamos renovar, aproveitando a proatividade ariana para agir. É super válido aproveitar esse momento para cuidar de nossa mente e corpo ao mesmo tempo em que perseguimos nossos objetivos para o próximo período.

O Ano Novo Astrológico traz uma energia renovadora, que nos impulsiona para iniciarmos um novo ciclo em nossas vidas, aproveitando a energia do elemento fogo. Nesse sentido, é um período favorável para desapegos e novas maneiras de agir, onde devemos mentalizar tudo o que queremos que renasça ou floresça em nossas vidas. Relacionamentos, trabalho, saúde ou qualquer outro desejo. A nossa busca por autoconhecimento passa por nossas relações pessoais, que devem ser harmônicas e solidárias.

Todo ano durante este período, convide quem você curte e faça um encontro focado. É um momento perfeito para todos trocarem ideias e se conhecerem mais. Como foi o ciclo que passou? Que novos objetivos vamos traçar? Também é um bom momento para fazer as pazes ou para terminar de vez vínculos que não agregam em nada.

O Ano Novo de 01 de janeiro possui essa mesma simbologia, mas é apenas uma questão cultural do calendário ocidental. Tenha em mente que todo o sentimento que temos sobre o Ano Novo tradicional serve também para o Ano Novo Astrológico, só que ainda com mais propriedade. A impulsividade ariana, principalmente em mapas mais centrados nos elemento fogo e ar pode dar ainda mais intensidade às coisas.

Plante as suas sementes e cuide bem delas para que germinem, cresçam e deem bons frutos no novo ciclo que se inicia todo ano no mês de março!

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

O que a Astrologia pode e não pode fazer?O que a Astrologia pode e não pode fazer?
Pode se dizer que a mecânica da Astrologia pode ajudar as pessoas a ficarem mais no controle de suas vidas. Não tem nada a ver com adivinhação de cartomante, apenas a constatação de que além de possuirmos livre arbítrio, também fazemos parte das mesmas leis universais que regem o todo.
Os Ciclos PlanetáriosOs Ciclos Planetários
Olhando para um mapa astral, estamos vendo um momento para aprofundar o conhecimento de uma pessoa ou evento, que teve seu início naquele exato local e tempo.
As Eras AstrológicasAs Eras Astrológicas
Na era de Aquário o foco está na busca pelo universal, o coletivo e o progresso. As atitudes passam a ser mais objetivas e tudo que não é útil é descartado.
Os Regentes do Ano e do CicloOs Regentes do Ano e do Ciclo
Você já deve ter ouvido a seguinte frase: Este é um ano regido por Júpiter ou outro astro. Se não, saiba que é uma prática comum na Astrologia. Mas de onde vem o embasamento para saber qual o astro regente do ano? E o que isso quer dizer? Será que os astrólogos chutam ou inventam estas informações?


O céu no momento...

Segunda-feira, 13 de Julho de 2020 | 05h05
Sol 21° 23' Can
Lua
Quarto Minguante
25° 18' Ari
ver ciclo lunar
Mercúrio 05° 32' Can
Vênus 10° 46' Gem
Marte 08° 51' Ari
Júpiter 22° 27' Cap R
Saturno 29° 12' Cap R
Urano 10° 14' Tou
Netuno 20° 51' Pei R
Plutão 23° 47' Cap R
Quiron 09° 26' Ari R
Lilith 18° 49' Ari
Nodo Norte 28° 53' Gem
Aspectos ativosorbe
SolQuadraturaLua3.92
SolOposiçãoJúpiter1.08
SolOposiçãoSaturno7.81
SolTrígonoNetuno0.54
SolOposiçãoPlutão2.41
LuaQuadraturaJúpiter2.84
LuaQuadraturaSaturno3.90
LuaQuadraturaPlutão1.51
LuaSextilNodo Norte3.60
VênusSextilMarte1.91
JúpiterSextilNetuno1.61
JúpiterConjunçãoPlutão1.33
NetunoSextilPlutão2.95
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.06 %
Arianos    8.86 %
Cancerianos    8.81 %
Geminianos    8.72 %
Taurinos    8.66 %
Aquarianos    8.25 %
Virginianos    8.16 %
Leoninos    8.14 %
Escorpianos    8.00 %
Capricornianos    7.90 %
Librianos    7.88 %
Sagitarianos    7.58 %