1. Tarot

Arcanos Menores nas Cartas do Tarot

Enquanto os Arcanos Maiores representam as diretrizes superiores - as providências divinas que dificilmente podemos escapar, os Arcanos Menores agem dentro do campo do nosso livre-arbítrio, das nossas escolhas e atitudes, assim como o papel e a influência de outras pessoas em relação a nossa vida ou questionamento.

São compostos por 14 cartas divididas em quatro naipes. Nesse sentido, é importante ressaltar que o 4 tem grande importância em nosso mundo. Nosso dia, por exemplo, é dividido em 4 etapas (aurora, meio-dia, pôr-do-sol e meia noite), a lua em 4 fases principais (Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante), o ano tem 4 estações (primavera, verão, outono e inverno) e por aí vai. O simbolismo do número 4 está entranhado em áreas como artes, religião, mitologia, entre outras. O Mundo é organizado essencialmente de maneira quaternária, sendo o quadrado e a cruz duas das formas mais utilizadas através dos tempos.

Na Astrologia e no Tarot não é diferente. Temos 4 elementos que se relacionam com os naipes do baralho: Terra = Ouros, Ar = Espadas, Fogo = Paus e Água = Copas. Esses quatro elementos representam a base do universo, ao mesmo tempo em que simbolizam as etapas da nossa evolução como seres humanos.