astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

Marte retrógrado

A cada 26 meses, Marte entra em retrogradação

Por Astrolink em Astrologia e cotidiano

Modo claro

3 minutos de leitura

Regente de Áries, Marte representa o arquétipo do guerreiro e está ligado à força, à vontade, ao desejo sexual e ao nosso espírito de luta. Por isso, o seu posicionamento no mapa astral vai abordar a força de vontade que impulsiona a realização dos diversos objetivos em nossa vivência além da questão do contato e atração física em um relacionamento.

O movimento retrógrado de Marte costuma durar em torno de dois meses, onde geralmente as características essenciais deste planeta entram em um modo de operação diferente, fazendo com que suas energias sejam bastante atenuadas durante o período ou sofram um processo de concentração ou análise. Cada pessoa sente em algum nível as influências da retrogradação (principalmente os arianos e escorpianos), assim como na visualização de ocorrências específicas em determinada área da vida. Dependendo de onde Marte estará transitando no mapa astral nesses momentos, é necessário ter mais cautela e atenção com sentimentos de impaciência, correrias e frustrações.

Marte e Áries remete ao pioneirismo, iniciativa, coragem, entrada à força nas coisas, rudeza ou impulsividade. Se alinha aos nossos instintos mais básicos como raiva, desejo e no fluxo de adrenalina que nos invade em determinadas situações. Estando retrógrado o planeta fala do que precisa ser realizado internamente, de forma mais interiorizada, o que naturalmente atenua a expressão e a atividade mais física do planeta.

Estas forças do instinto e do impulso, quando bloqueadas, podem gerar um sentimento de inquietação que podem ser trabalhados por meios saudáveis se houver conscientização neste sentido, principalmente através de atividades físicas não necessariamente de força, mas de movimento, como dança, bioenergética, performances e outras diversas terapias corporais. No sentido de inconsciente coletivo, o período também é propício para uma maior análise do escopo da masculinidade e apoio a novas formas de exercícios sexuais, inclusive com aparatos remotos.

Em tempos de Marte retrógrado não há como agirmos por impulso ou almejarmos sermos extremamente assertivos e conquistadores ou isto gerará frustração. A maneira de conquistar e agir plenamente seria utilizando o princípio da "não-ação" e redirecionamento da força do oponente, como nas artes marciais.

Marte retrógrado pode interagir com o humor e a libido. Caso sinta uma diminuição expressiva, uma dica é aumentar o consumo de alimentos estimulantes, como chocolate, pimenta, melancia e carne vermelha para atenuar quaisquer efeitos que possam ser sentidos em relação a isso.

É importante ter serenidade para lidar com quaisquer adversidades em nossa energia diária, além de cuidado para não entrar de cabeça em furadas ou correr riscos desnecessários. Prudência é uma palavra de ordem. Para pessoas mais sensíveis a seus efeitos, a influência pode ainda interagir com questões sexuais, neuroses, trazer insegurança, lentidão e instabilidades, inclusive quanto a valores como lealdade, coragem e franqueza. Por outro lado, poderão ser trabalhadas a sublimação do desejo, como no conhecimento e princípios do yoga, onde a partir disso se canalize a energia sexual para outros fins de cunho meditativo ou espiritual.

O período de Marte em Áries pode ser correspondente de explosões bélicas pontuais por acidentes ou provocações de ataques estratégicos ocultos devido a certa tensão com Plutão. Incêndios pontuais podem se agravar, assim como acidentes de grandes veículos e aeronaves devido a quadraturas de Marte e gatilhos que também fará com Urano, luas cheias e eclipses.

De maneira geral, todas as pessoas devem evitar qualquer tipo de excesso em suas atitudes para não atrair momentos onde perdemos a cabeça ou alimentarem a vontade de fazer tudo mais rapidamente de forma egocêntrica, se frustrando quando os resultados se apresentam diferentes do esperado. E isso se aplica a tudo, desde atividades físicas exageradas, dirigir perigosamente ou se envolver em discussões que começam bobas, mas que crescem e se transformam em conflitos inflamados. Sendo assim, o melhor a fazer ao se sentir incomodado(a) com alguma situação atípica, é observá-la e descobrir qual o real motivo do desconforto e quais medidas deverão ser tomadas para resolvê-la.

Saiba mais sobre planetas retrógrados neste artigo e aqui especificamente sobre Mercúrio Retrógrado.

Categorias

O céu no momento...

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023 | 06:44