astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

O que são efemérides astrológicas?

As efemérides astrológicas são fundamentais a interpretação de mapas astrais e previsões

Por Astrolink em Astrologia básica

Modo claro

5 minutos de leitura

Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

Você já se perguntou como os astrólogos conseguem prever eventos futuros e interpretar a influência dos astros em nossas vidas? Uma das ferramentas essenciais que eles utilizam são as efemérides astrológicas. Mas o que exatamente são essas efemérides e por que elas são tão importantes na Astrologia?

A palavra "efemérides" tem origem no latim "ephemeris" e significa "diário", "registro diário" ou "memorial diário". Assim, o registro das efemérides é uma espécie de calendário de anotações de ocorrências cotidianas.

Inclusive, a palavra "efêmero" tem ligação direta com efemérides. O termo de origem grega significa "apenas por um dia" e é comumente usado para designar uma situação que dura pouco tempo .

Na astronomia e na Astrologia, o nome foi adotado para designar tabelas que catalogam o movimento diário dos corpos celestes ao longo do tempo. Nessas tabelas, são anotadas continuamente as coordenadas que definem a posição relativa de planetas e outros objetos celestes, ajudando a conhecer suas localizações em datas passadas e a prever posicionamentos futuros. Imagine-as como um "mapa do céu", que é atualizado constantemente para nos mostrar onde cada planeta está em um determinado dia.

Sabe quando dizem que Mercúrio está retrógrado ou quando um eclipse ocorre e é anunciado como um momento de grandes mudanças? Tudo isso é possível graças às efemérides.

O que são efemérides astrológicas?

As efemérides astrológicas são tabelas que mostram as posições exatas dos corpos celestes (planetas, asteroides, estrelas, entre outros) em relação ao Zodíaco (eclíptica) e à Terra, em um determinado momento no tempo.

São amplamente utilizadas na astrologia e na astronomia para calcular e prever os movimentos planetários, sendo fundamentais para a interpretação de mapas astrais e para a previsão de trânsitos astrológicos.

Na astrologia, indicam a posição de cada planeta em graus, minutos e segundos dentro do setor de um signo na eclíptica, com base em uma data, horário e local específicos. Saber essas posições é justamente o que torna possível o estudo da Astrologia, com seus trânsitos, aspectos e correspondências a partir da síntese desses movimentos.

As tabelas normalmente abrangem longos períodos, podendo cobrir de anos até séculos. Isso permite prever momentos importantes, ajudam a entender o movimento retrógrado dos planetas, os momentos de mais expansão ou as possíveis crises. Portanto, as efemérides são ferramentas essenciais para quem pratica Astrologia, oferecendo uma visão clara e objetiva sobre a movimentação dos corpos celestes e seus potenciais cíclicos, permitindo que os astrólogos vejam como os planetas se movem através dos signos e casas astrológicas, ajudando a interpretar suas influências sobre eventos e comportamentos humanos.

https://www.astrolink.com.br/data/posts/images/confira_seu_mapa_astral_gratuito%281%29.jpg

Como ler e interpretar os dados

Para acompanhar como a mecânica celeste da Astrologia se integra ao seu dia a dia, oferecemos diversas ferramentas úteis:

  • Horóscopo Pessoal: oferece previsões personalizadas com base no seu mapa astral e nos trânsitos atuais.
  • Orbia: o assistente astrológico de inteligência artificial do Astrolink pode ser usado para obter insights sobre como os trânsitos planetários afetam sua vida.
  • Ciclo Lunar: você pode acompanhar as fases da Lua e aproveitar os períodos ideais para planejamento e reflexão.

Principais eventos astrológicos e seus efeitos

1. Aspectos astrológicos

Os aspectos astrológicos são os ângulos formados entre dois planetas ou pontos no mapa astral, baseando-se em suas posições no Zodíaco. Normalmente, os aspectos acontecem entre dois astros, mas também podem envolver pontos importantes do mapa, como o ascendente, descendente, meio do céu e fundo do céu.

No estudo da Astrologia, aspectos planetários mostram basicamente como os vários astros interagem uns com os outros, com base no local onde estão em um determinado momento de sua órbita a partir da observação da Terra.

Citamos como exemplo um aspecto chamado de Conjunção, que é quando dois ou mais planetas estão próximos um do outro no mesmo signo / setor do zodíaco, e suas energias se mesclam.

A conjunção entre Saturno e Plutão entre 2019 e 2020 trouxe o início de um ciclo complicado, associado a grandes mudanças sociais, políticas, migratórias e a pandemia de COVID-19, simbolizando um momento de transição para novas formas de pensar e agir.

Essa conjunção também influenciou o crescimento e a aceitação de tecnologias digitais e soluções alternativas para desafios globais, como o aumento do teletrabalho e novas abordagens para a saúde pública.

2. Retrogradações planetárias

Quando um planeta parece retroceder em seu movimento pelo céu, isso é conhecido como retrogradação.

Tecnicamente, o movimento inverso que os planetas retrógrados fazem na órbita não passa de uma ilusão de ótica e são períodos previstos, portanto, são efemérides astrológicas. Mercúrio, Vênus e Marte, por exemplo, costumam ficar retrógrados todos os anos, às vezes, por mais de um período.

Algumas correntes astrológicas interpretam esse movimento inverso como um aumento na possibilidade de surgirem desafios em comunicação, tecnologia, e relacionamentos. Esses momentos são ideais para revisão e reflexão, mas podem trazer confusões e atrasos.

3. Eclipses

Os eclipses ocorrem quando a Lua se alinha com o Sol e a Terra, resultando em um eclipse solar (o Sol é coberto pela Lua) ou um eclipse lunar (a Lua passa pela sombra da Terra). Eclipses são interpretados por algumas correntes na Astrologia como momentos de grandes mudanças e revelações. Um eclipse solar pode sinalizar novos começos e oportunidades, enquanto um eclipse lunar tende a trazer encerramentos e culminações.

Acompanhe seu horóscopo pessoal, fique de olho nos ciclos celestes e veja como eles podem trazer novas oportunidades para sua vida!

Categorias

O céu no momento...

sábado, 7 de dezembro de 2024 | 02:04