Já é membro?
ou
Netuno
♆ Netuno - Intuição e Ilusão

Netuno na Astrologia ♆

O glifo de Netuno é o tridente com as pontas apontando para o céu e a cruz da matéria como cabo. Representa nosso desejo de alcançar o Divino, ao mesmo tempo em que nos mostra que somos apenas humanos, que não podemos nos entregar à loucura, ilusão ou alienação para perseguir objetivos intangíveis. Em outras palavras, fala sobre nossos desejos de grandeza e as frustrações que a limitação da realidade nos traz. Netuno simboliza a arte, os artistas, cineastas e escritores de ficção, os místicos e mártires, além de pessoas propensas ao uso de substâncias psicotrópicas que proporcionam um escapismo e uma transcendência da realidade convencional, mas que podem levar ao vício.

Características e Dignidades

Palavra-chave: Intuição e Ilusão
Tópico: Impulso espiritual ou escapista

Exaltação: ♏ Escorpião
Exílio: ♍ Virgem

Netuno desloca-se menos de 2 minutos por dia, se movimentando para trás uma vez por ano, aproximadamente por 5 meses. Ele leva aproximadamente 165 anos para atravessar todo o zodíaco, ficando cerca de 14 anos em cada signo. A Casa 12 está associada a Netuno, que também é co-regente do signo de Peixes. Como ele permanece bastante tempo em um signo, acaba diluindo suas características, modificando-as lentamente, mas de forma definitiva. Assim como Urano, Netuno influencia tanto a coletividade quanto o indivíduo.

No glifo de Netuno o Crescente é ascendente, e pela primeira vez desde Mercúrio, volta nossa atenção para o superconsciente, trabalhando para vinculá-lo com as realidades materiais. Com Netuno, tentamos trazer o idealismo dos mitos e heróis superconscientes para a realidade. Muitas vezes temos sucesso, mas para isso temos que ter total compreensão das nossas limitações e da realidade que nos cerca, para que nossas ideias possam de fato se concretizar e não serem base para ilusões ou escapismo, mas sim como propulsoras de algo a mais, algo condizente com nossos ideais.

Quando o Crescente supera a Cruz, ficamos perdidos no idealismo impraticável, deixando de enxergar o que é realisticamente possível dadas as circunstâncias. Se a Cruz supera o Crescente, tentamos negar o desapontamento que sentimos quando não conseguimos manifestar nossas ideias. Passamos a ser escapistas, sonhamos acordados e alimentamos fantasias.

Quando a Cruz e o Crescente estão em equilíbrio, Netuno nos dá a capacidade de transformar nossos sonhos em realidade. Entretanto, isso requer paciência, compromisso inabalável e disposição para fazer sacrifícios. Impressões e inspiração são postos em ação para inovar, criando formas artísticas ou invenções (especialmente quando Netuno é ajudado por outras energias planetárias).

Outro símbolo de Netuno que é usado na Europa mostra o círculo no lugar da cruz, enfatizando o aspecto mais dinâmico de Netuno e sua associação com o processo de visualização e criação de imagens. Outras representações do glifo de Netuno ainda mostram uma pequena flecha no topo da barra vertical central, ou todas as três linhas ascendentes, enfatizando o direcionamento da energia para os ideais.

Ele simboliza os sonhos de uma geração, seu comportamento, como nos vestimos, que música escutamos, que filmes se tornam marcos, ou seja, cultura e sociedade como um todo. No indivíduo a influência pode ser uma via de mão dupla, pois a casa que ele ocupa trata de assuntos que a pessoa não consegue ver com total clareza.

Lidando com nossa sensibilidade e imaginação, Netuno tanto pode trazer inspiração, compaixão e criatividade quanto a falta destas características. Pode trazer amor e decepção, felicidade e sofrimento. Claro que isso tudo é relativo e depende muito de pessoa para pessoa.

Quando o planeta tem mais destaque em um mapa astral, ele traz mais poder intuitivo e flexibilidade para a pessoa, mas também pode deixá-la sem rumo, iludida e confusa, pois ao mesmo tempo em que ela se preocupa com os outros, pode deixar de cuidar das próprias questões pessoais.

NetunoA influência de Netuno em um Mapa Astral

Netuno trata fundamentalmente da inspiração para as artes, da atração pelo místico, do auto-sacrifício, da ilusão e da sensibilidade em captar e compreender imagens. Trata da libertação incondicional do emocional, da superação de nossas frustrações e sofrimento. Netuno incita o desejo de alcançarmos novamente um paraíso que perdemos. Não queremos mais ser seres individuais, separados, procuramos uma plenitude unificadora.

O lado positivo de Netuno traz bondade, compaixão, inspiração para as artes ou para o misticismo e uma sensibilidade intuitiva e contemplativa que abre portas para receber o maravilhoso, o sublime. Lida com a busca do indivíduo em se redimir e transcender, da sua capacidade em se sacrificar e se dedicar. Além disso, trata da nossa adaptação e convívio com o ambiente que nos cerca e da nossa capacidade de idealizar a realidade.

Já seu lado negativo traz características como apatia, passividade, ingenuidade, narcisismo e desejo de ser tratado como uma criança. Existe a tendência para relacionamentos que podem se tornar destrutivos, com as pessoas se aprisionando mutuamente, tornando difícil romper os vínculos de dependência e de domínio.

O indivíduo pode passar a idealizar demais a realidade e se impressionar com enorme facilidade, ficando instável emocionalmente, com ideias e motivações tumultuadas. Faltam regras e metas, sua vontade é quase nula e ele se torna desorganizado, introvertido e indeciso. A pessoa ainda pode ficar aberta ao sofrimento, frustrações e limitações, o que pode levar ao uso de substâncias que acabam viciando.

Equilibrar as energias de Netuno nos aproxima mais de quebrar as barreiras e diferenças entre os indivíduos. Ele quer acabar com nosso isolamento, nossas dores e tristezas, dando um fim ao distanciamento entre as pessoas.

A ponte entre o mundano e o divino

Urano representa a vontade de romper com os limites do ser, de buscar uma comunhão total com o Absoluto, de libertar nossos desejos e emoções da realidade opressiva. Impulsiona o desejo de nos libertar do material. Se através de Urano a porta para a mente universal se abre, através de Netuno é a porta para o Amor Universal que se abre. Ele traz extremos de beleza e amor aos sentidos e emoções. Transcende os limites saturnianos, elevando a consciência e a percepção sensorial.

Netuno representa nossa obsessão de transcender tudo que nos limita, frustra ou causa dor. Representa a vontade que temos de voltar para nossa infância, para o momento de nossa criação, para nosso inconsciente mais profundo, para um mundo sem formas ou limitações. Netuno é o nosso desejo de encontrar o paraíso perdido e atingir a perfeição. É como um impulso escapista que constrói uma ponte entre o mundano e o divino.


O que estão falando sobre ♆ Netuno no Astrolink...

Últimos 10 tópicos.
tópico respostas
Karolina Cardoso Signo: Sagitário Ascendente: Escorpião Lua: Peixes
Netuno na casa 3.. o que vocês acham?
3
Lara Kézia Signo: Peixes Ascendente: Leão Lua: Áries
Netuno na casa 7
0

A influência de Netuno nas Casas Astrológicas

Netuno e você

Descubra qual a importância do astro Netuno no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum signo ou casa neste astro e quais são seus benefícios!






Signos no Astrolink

Piscianos ♓   9.12%
Cancerianos ♋   8.81%
Arianos ♈   8.78%
Geminianos ♊   8.75%
Taurinos ♉   8.59%
Aquarianos ♒   8.40%
Leoninos ♌   8.09%
Escorpianos ♏   8.06%
Virginianos ♍   8.05%
Librianos ♎   7.95%
Capricornianos ♑   7.76%
Sagitarianos ♐   7.65%

O céu no momento...

Sol ☉ 04 Can 16' 04"
Lua ☽ 26 Can 04' 33"
Mercúrio ☿ 09 Can 13' 34"
Vênus ♀ 19 Tou 52' 30"
Marte ♂ 13 Can 50' 27"
Júpiter ♃ 13 Lib 35' 51"
Saturno ♄ 23 Sag 45' 28" R
Urano ♅ 27 Ari 55' 52"
Netuno ♆ 14 Pei 14' 31" R
Plutão ♇ 18 Cap 28' 49" R
Quiron ⚷ 28 Pei 51' 04"
Lilith ⚸ 14 Sag 44' 47"
Nodo Norte 25 Lea 18' 54" R

Aspectos ativos

Lua☽Quadratura □Urano♅
Vênus♀Trígono △Plutão♇
Marte♂Quadratura □Júpiter♃
Marte♂Trígono △Netuno♆