Netuno na Astrologia

Netuno - Intuição e Ilusão

O glifo de Netuno é o tridente com as pontas apontando para o céu e a cruz da matéria como base. Representa nosso desejo de alcançar o divino, ao mesmo tempo em que nos mostra que somos apenas humanos, que não podemos nos entregar à ilusão ou alienação e perseguir objetivos intangíveis. Em outras palavras, fala sobre nossos desejos de alcançar outros reinos e dealidades e as frustrações que a limitação de uma existência material nos traz. Netuno simboliza a arte, os artistas, cineastas e escritores de ficção, os místicos e mártires, além de pessoas propensas ao uso de substâncias psicotrópicas que proporcionam um escapismo e uma transcendência da realidade convencional, mas que podem levar ao vício.

Características e dignidades de Netuno:

  • Palavra-chave: Intuição e Ilusão
  • Tópico: Sonhos, imaginação, sensibilidade
  • Exaltação: Escorpio Escorpião
  • Exílio: Virgem Virgem

Netuno desloca-se menos de 2 minutos por dia, ficando retrógrado uma vez por ano aproximadamente por 5 meses. O astro leva aproximadamente 165 anos para atravessar todo o zodíaco, ficando cerca de 14 anos em cada signo. A Casa 12 está associada a Netuno, que também é co-regente do signo de Peixes. Como permanece bastante tempo em um signo, acaba diluindo suas características, modificando-as lentamente ao longo de uma geração. Assim como Urano, Netuno influencia tanto a coletividade quanto o indivíduo.

O glifo de Netuno é representado por um tridente e é uma alusão ao nome de Netuno. O mesmo glifo é usado tanto em astronomia quanto em astrologia. Se observarmos, ele tem os elementos fundamentais das construções clássicas dos outros glifos: o semicírculo e a cruz.

Curiosamente, ele lembra o glifo da psicologia, que é a vigésima terceira letra do alfabeto grego cirílico, anterior à "ômega". Ela lê-se como "Psi".

Em psicologia, significa "ajuda", "auxílio". Também significa "mensageiro instantâneo". É realmente espantoso o fato da psicologia ter o mesmo glifo do astronômico e astrológico e de fato, ter uma relação tão estreita com o componente Netuno em astrologia.

Os estudos sobre Netuno se iniciaram na astrologia mundial, como aconteceu com Urano, e depois foi transportado para os estudos de astrologia Individual.

Seus primeiros estudos se relacionaram à ciclos coletivos da medicina, dos fenômenos estranhos relacionados à psiquê, a psiquiatria, ao mediunismo europeu, aos embustes, charlatanismo, às drogas necessárias para a evolução da medicina, cirurgias e alívio das dores.

Sua relação se mostrou clara na astrologia mundial com os anseios de superação emocional aos traumas, a melancolia e o romantismo europeu, as artes e o esforço de resgate de um humanismo decadente durante o período racionalista.

Netuno se relaciona ao surgimento das sociedades de classe de defesa dos trabalhadores (proposta de proteção à fragilidade das castas mais frágeis) e dos partidos socialistas.

No campo do psicológico e psiquiátrico, Netuno relaciona-se com os ciclos da psicologia e da psicanálise, e com seus pais históricos: Sigmund Freud e Carl Gustavo Jung.

Na física, Netuno relaciona-se aos ciclos relacionados à física de partículas e ao mundo obscuro do microcosmos com suas particularidades que parecem desafiar o mundo da outra física: a determinística.

Netuno e seus ciclos em astrologia mundial, mostram-se constantemente relacionados aos estudos do caos e seu retorno nas discussões da ciência.

Assim, Netuno em astrologia tem se mostrado como uma fator que sustenta uma realidade interna, própria pessoal, cerebral, a química dos neurotransmissores, sendo muito associado às cargas emocionais regredidas, ulteriores, antológicas, intrauterinas e fusionais, como se diz em psicanálise.

Um dos aspectos mais notáveis deste componente é o esforço para a superação das memórias de fragilidade vindas dos meses no útero materno e nos primeiros anos de vida, onde nos tornamos muito dependentes, vulneráveis e carregados de temor relacionado ao abandono dos cuidadores que levaria à morte.

Por isto, muitas vezes, se busca a fantasia, o escapismo, um objeto "mágico" do lado de fora que diminua o temor do desamparo. Assim, podemos ter maior dificuldade para criar um diálogo entre nossos desejos internos profundos, e as possibilidades externas possíveis que a vida oferece.

Tal dificuldade pode gerar frustrações, desencantos e decepções com o mundo ou com as pessoas. Muitas vezes, estamos a negar o mundo externo, já que ele se torna frustrante.

A ideia de que o mundo está a nos frustrar, nos trair, onde nos tornamos ofendidos e magoados, requer muita reflexão. A presença ostensiva da equação de Netuno no mapa natal (mapa astral) tem se mostrado muito evidente.

Em relação ao equilíbrio do arquétipo, quando o crescente supera a cruz, ficamos perdidos no idealismo impraticável, deixando de enxergar o que é realisticamente possível dadas as circunstâncias. Se a cruz supera o crescente, tentamos negar o desapontamento que sentimos quando não conseguimos manifestar nossas ideias e sonhos, passando para o escapismo, o sonhar acordado e alimentarmos fantasias.

Quando os esforços pessoais estão presentes, e através do autoconhecimento e da psicoterapia, conseguimos entender estas naturezas internas, lidando melhor com os dois mundos: o interno e o externo.

O exercício da paciência é necessária, assim com o compromisso constante de se autogerir. Em alguns casos, esta posição ostensiva mostra uma certa vocação para a renúncia a si mesmo, aos sacrifícios para ajudar pessoas com as quais se identifica, aos desejo salvador, entre tantos outros.

Em alguns casos, há inspiração e intuição. Pela dificuldade em expressar a complexidade das cargas emocionais, este componente tem se mostrado presente em mapas de poetas, músicos e artistas em geral, que encontram na arte, um ambiente mais adequado para expressar o "Indizível".

Enquanto Urano permite ter insights que nos fazem perceber potenciais criativos impensáveis e inovadores, a equação de Netuno (em especial se estiver relacionado aos luminares, pessoais e aos ângulos do mapa natal), abre percepções estranhas e assustadoras ao consciente.

O próprio psicanalista Carl Gustav Jung tinha em seu mapa astral este componente de forma ostensiva com um de seus luminares. Mesmo com ele, os sonhos, as intuições, os temores de fragilidade, o interesse pelo mistério, o oculto, a alquimia, ou seja, os saberes estranhos, pouco comuns e carregados de simbolismo, subjetividade, antropologia e história se tornaram muito comuns.

Os estudos de Urano mostram os limiares do saber e os conhecimentos em estudo que são considerados fronteiriços. O componente Netuno acaba por criar um fascínio para se afastar da lógica e mergulhar profundamente nas memórias emocionais, nossas relações com as memórias ancestrais dos mamíferos e cetáceos marinhos, que nos vinculam aos mamíferos de forma geral, criando identificação, amor, desejo de proteger e ser protegidos por eles.

Nos cria, portanto, uma sensação de unidade com os da mesma espécie e os sacrifícios que fazemos para ajudar os outros pelos instintos naturais herdados destas espécies.

Isto evidentemente nos leva ao cristianismo, ao perdão, a tolerância, a paciência com os filhos, pais, parentes, humanos em sofrimento, animais de estimação que nos comovem por serem mamíferos. Não teremos a mesma postura diante de uma barata, formiga, mosca, aracnídeos, cobras, etc. pelo simples fato de não serem mamíferos.

É associado às visualizações atemporais, de um caos que precede a ordem que só o Universo consegue ver lógica e por esse mesmo motivo, pode ser perigoso se o acesso a tais estados de consciência se estes estados não forem bem entendidos e assimilados.

Netuno atua de modo sutil e misterioso, corrói às cristalizações do ego, leva o particular a ser dissolvido no universal. Tem sintonia com o amor incondicional e compassivo, inclusive no ato de se anular e se doar, em especial os mamíferos.

Está ligado ao mar (como origem de tudo, o saudosismo de origem), ao nirvana, a redenção (fim da dualidade de ter um mundo externo e outro interno), universalização das coisas (fim utópico do sofrimento, das frustrações, das guerras, das agressões, dos sofrimento que tanto agride quem tem este componente em evidência) assim como a falta de foco.

Em suas observações, percebe-se um efeito no qual as coisas dissolvem-se, se infiltram de maneira invisível, se espalhando e dispersando, sendo símbolo da falta de nitidez.

Parece estar relacionado claramente à tudo o que "parece mas não é", ao ilusionismo, o surreal.

Simboliza também os sonhos de uma geração, seu comportamento, a moda, como nos vestimos em uma determinada época, que música escutamos, que filmes se tornam marcos, ou seja, está mesclado na cultura e sociedade, como efeitos coletivos de cultura pop.

No indivíduo a influência pode ser uma via de mão dupla, pois a casa que ele ocupa pode apresentar aspectos em que a pessoa não consegue ver com total clareza e pode se iludir, precisando ter bastante foco e noção dos seus temas para evitar enganos, mas também dependendo do contexto das demais posições poderá trazer e inspiração a este setor.

A influência de Netuno em um Mapa Astral

NetunoNetuno dentre outras coisas trata da inspiração para as artes, do auto sacrifício, da ilusão e da sensibilidade em captar e compreender imagens. Trata da possibilidade de superação de nossas frustrações e sofrimento se bem trabalhado.

Netuno incita o desejo inconsciente de alcançarmos novamente um paraíso que um dia perdemos - de fato, a vida intrauterina e a infância. Não queremos mais ser seres individuais, separados, procuramos uma plenitude unificadora, relembrando a conexão com o corpo da mãe pelo cordão umbilical.

Estando portanto relacionado com nossa sensibilidade e imaginação, Netuno tanto pode trazer inspiração, compaixão e criatividade se percebidas e bem administradas.

Pode trazer amor e decepção, felicidade e sofrimento, dependendo de como gerir tais processos. Claro que isso tudo é relativo e depende muito de pessoa para pessoa e dependerá dos aspectos formados.

O lado bem administrado desta equação de de Netuno traz bondade, compaixão, inspiração para as artes, o bom gosto ou atuação no cinema, poesia, música, dança, uma queda para o misticismo e uma sensibilidade intuitiva e contemplativa que abre portas para receber o maravilhoso, o sublime. Lida com a busca do indivíduo em se redimir e transcender, da sua capacidade em se sacrificar e se dedicar. Além disso, trata da nossa adaptação e convívio com o ambiente que nos cerca e da nossa capacidade de idealizar a realidade.

Já sua posição muito ostensiva traz características como apatia, passividade, ingenuidade, narcisismo e desejo de ser tratado como uma criança. Existe a tendência para relacionamentos que podem se tornar destrutivos, com as pessoas se aprisionando mutuamente, tornando difícil romper os vínculos de dependência e domínio. Pode levar uma pessoa a se perder em paraísos artificiais, como drogas, sonhos, ilusões e fantasias pouco realizáveis.

Quando o planeta tem mais destaque em um mapa astral, ele traz mais poder intuitivo e flexibilidade, mas também pode deixar a pessoa confusa, sem rumo e iludida, pois ao mesmo tempo em que ela se preocupa com os outros, pode deixar de cuidar das próprias questões pessoais.

O indivíduo pode passar a idealizar demais a realidade e se impressionar com enorme facilidade, ficando instável emocionalmente, com ideias e motivações tumultuadas.

Faltam regras e metas, sua vontade é quase nula e ele se torna desorganizado, introvertido e indeciso. A pessoa ainda pode ficar aberta ao sofrimento e frustrações, o que pode levar ao uso de substâncias que acabam viciando, buscando o alívio e o reequilíbrio químico de forma perigosa e ineficiente.

Aprender a gerir as características de Netuno nos aproxima mais de quebrar as barreiras e diferenças entre os indivíduos.

Os aspectos (ângulos entre os astros) tensos de Netuno no mapa astral

Qualquer aspecto tenso (conjunção, quadratura ou oposição) de Netuno com um planeta pessoal (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte) fará com que esse planeta fique meio "embaçado", como uma névoa por cima.

Existe uma atmosfera de incerteza por conta de emoções muito antigas e instáveis. Por exemplo, digamos que alguém tenha um aspecto difícil (ostensivo ou dissonante) entre Netuno e Marte.

Marte, sendo o planeta cuja equação no mapa natal se relaciona com a ação, a iniciativa, a motivação sexual, a motivação direta, a raiva, etc. se torna mais fraco devido a interferência da posição de Netuno.

De certa forma, os efeitos observados mostram uma interferência ostensiva nos instintos básicos de cargas emocionais vindas das regiões límbicas do sistema nervoso. Assim, efeitos psicossomáticos podem surgir, como os estudados nas síndromes ansiosas em psiquiatria ou as histerias estudadas por Freud.

Uma pessoa com uma quadratura entre Marte e Netuno, por exemplo, se confirmado em outros pontos do mapa natal, terá dificuldade em encontrar motivação, podendo passar muito tempo querendo, imaginando e pensando em fazer as coisas, mas nunca conseguindo o ímpeto necessário para iniciá-las. Neste sentido, se pode ter insegurança e vacilo.

É como uma maré mais fraca, torna-se mais difícil saber o que fazer para finalmente dar prosseguimento e direcionamento às coisas, ter aquele impulso e entusiasmo para fazer e lutar.

Já um aspecto tenso entre Netuno e Vênus pode tornar uma pessoa muito idealista, sendo mais difícil para ela enxergar aspectos fundamentais das dinâmicas dos seus relacionamentos ou interesses amorosos com uma maior clareza. É aquele tipo romântico que idealiza demais o relacionamento e enxerga apenas o que quer, independente de quem esteja do lado de fora, ou seja, do amor possível de ser entregue.

Pode haver expectativas exageradas em relação à entrega do outro, gerando desgastes, desilusões e mágoas.

Netuno pode distorcer as impressões e levar a grandes decepções, pois quando a realidade bate à porta e se instala (e isso inclui todas as imperfeições humanas), quem idealiza demais fatalmente dá de cara com a decepção em algum momento, encontrando um cenário por detrás do véu da ilusão totalmente diferente do que imaginava. É por isso que Netuno sempre está associado de alguma forma ao amor extremamente romântico, idealizado e ao glamour. Obviamente, nenhum dos dois temas é baseado na realidade das coisas.

É como um refrator, que desviar a luz de sua direção normal. A definição de refração (palavra que deriva do latim "refractio" e que significa "quebrado"), é a mudança na direção de uma onda ao atravessar a fronteira entre dois meios com diferentes índices. A refração modifica a velocidade de propagação e o comprimento de onda, alterando a visualização final. Isso é muito visível na água, que faz uma mudança na direção de um feixe de luz.

Netuno quebra e dissolve as formas ou estruturas da realidade, algo que pode significar um algo a mais - ou nada.

Netuno representa nossa obsessão de transcender tudo que nos limita, frustra ou causa dor. Representa a vontade que temos de voltar para nossa infância, para o momento de nossa criação, para nosso inconsciente mais profundo, para um mundo sem formas ou limitações. Em resumo, a busca pela fantasia de um objeto, local, pessoa ou ambiente, capaz de reparar as feridas infantis criadas pelo crescimento psicológico natural.

É o nosso desejo de encontrar o paraíso perdido e atingir a perfeição. É um impulso escapista que constrói uma ponte entre o mundano e o divino.


A influência de Netuno Netuno nos Signos

A influência de Netuno Netuno nas Casas Astrológicas

Baixe agora o aplicativo e acesse seu horóscopo personalizado

Netuno e você...

Descubra a importância do astro Netuno no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber qual signo ou casa este astro está posicionado e quais são seus benefícios!



O céu no momento...

Segunda-feira, 22 de Abril de 2024 | 21h28
Sol 03° 13' Tou
Lua
Quarto Crescente
21° 00' Lib
Fase Gibosa
ver ciclo lunar
Mercúrio 16° 16' Ari R
Vênus 21° 52' Ari
Marte 24° 00' Pei
Júpiter 22° 14' Tou
Saturno 15° 53' Pei
Urano 21° 55' Tou
Netuno 28° 40' Pei
Plutão 02° 04' Aqu
Quiron 20° 14' Ari
Lilith 22° 31' Vir
Nodo Norte 15° 39' Ari R
Aspectos ativosorbe
SolQuadraturaPlutão1.15
LuaOposiçãoMercúrio4.74
LuaOposiçãoVênus0.87
LuaOposiçãoNodo Norte5.36
MercúrioConjunçãoNodo Norte0.62
MarteSextilJúpiter1.77
MarteSextilUrano2.08
JúpiterConjunçãoUrano0.31
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    8.95%
Arianos    8.83%
Cancerianos    8.80%
Geminianos    8.65%
Taurinos    8.59%
Aquarianos    8.28%
Leoninos    8.23%
Virginianos    8.22%
Escorpianos    8.06%
Librianos    7.91%
Capricornianos    7.88%
Sagitarianos    7.59%