O Mapa Astral de Irmãos Gêmeos

Mapa igual, personalidades diferentes?
O Mapa Astral de Irmãos Gêmeos
por Lilith em Astrologia
em 16/11/17 às 16h49

Um dos questionamentos mais recebidos pelos astrólogos é: "se gêmeos possuem o mesmo mapa astral e a mesma criação, então por que existem tantos casos de irmãos com personalidades diferentes?"

Primeiramente, é importante dizer que esta não é a regra. Há inúmeros casos de gêmeos separados no nascimento que se encontram só depois de adultos e ficam surpresos com a incrível semelhança em diversos aspectos emocionais, compartilhando até a mesma profissão. Porém, também são muitos os exemplos de gêmeos extremamente diferentes entre si - a própria cultura popular costuma retratar o gêmeo “bom” e o gêmeo “mau” em filmes, livros e novelas, fazendo com que a ideia de personalidades opostas entre irmãos gêmeos se popularize.

Há diversas explicações na astrologia para este fenômeno. A mais simples, porém menos frequente, é a de que os mapas astrais podem ser diferentes, dependendo do intervalo de nascimento entre os gêmeos. No parto normal, o tempo entre o nascimento do primeiro e do segundo filho pode variar de poucos minutos até uma hora. Quando este intervalo é mais longo, existe a chance de os gêmeos nascerem com diferentes signos ascendentes, já que leva cerca de duas horas para que os 12 signos do zodíaco passem pelo ponto ascendente.

Como sabemos, o signo ascendente exerce grande influência na forma como o mundo nos enxerga, o que pode evidenciar diferenças entre os gêmeos. Há também casos mais raros, porém possíveis, de gêmeos com diferentes signos solares - isso pode acontecer com nascimentos em dias de transição entre os signos.

Mas e quando os gêmeos possuem o mesmo mapa astral? Neste caso, é importante lembrar que a manifestação de cada característica de nosso mapa astral pode variar de pessoa para pessoa. Ao analisar o mapa Natal, nos deparamos com vários fatores que influenciam nossa personalidade: signo solar, signo ascendente, Lua, Parte da Fortuna, entre várias outras conjunções que, juntas, desenham uma cartografia de nossa base astrológica.

Algumas características podem passar muito tempo adormecidas e virem à tona apenas em determinados momentos da vida. Quem possui Marte em Áries, por exemplo, pode apenas demonstrar seu temperamento mais competitivo na escolha da profissão.

O ambiente também influencia para que irmãos gêmeos tenham personalidades diferentes - justamente por serem vistos como iguais. Gêmeos costumam buscar sua individualização, seu próprio jeito de ser. Por isso, alguns astrólogos preferem dividir a interpretação do mapa astral de gêmeos em dois: o gêmeo “alfa” geralmente é o que decide quais traços do mapa ele tomará para si, enquanto que o outro assume as demais características do mapa astral.

Pais de crianças gêmeas podem observar que seus filhos às vezes assumem o comportamento um do outro. Essa alternância entre as personalidades acontece pois eles ainda estão passando por uma fase de descoberta, buscando entender quem eles são individualmente. Pode acontecer de, na vida adulta os irmãos gêmeos voltarem a ter traços de personalidade mais parecidos, já que eles têm mais espaço para explorar características antes suprimidas devido a essa busca por diferenciação.

A previsão astrológica de gêmeos também pode variar devido ao fenômeno anual da Revolução Solar, que será diferente caso eles comemorem o aniversário em cidades diferentes. O mapa da Revolução Solar reproduz o céu no momento em que o seu signo solar atinge exatamente o mesmo grau no mapa de quando você nasceu - partindo da localização da cidade em que você está naquele exato momento. O mapa deste céu indica as influências em sua vida no próximo ano, por isso, gêmeos que passam seus aniversários em cidades distintas podem enfrentar momentos de vida diferentes nos meses que se seguem.

Existe, ainda, um outro fenômeno que começa a ser estudado pela astrologia: é comum um dos gêmeos ter o ascendente “invertido”, ou seja, assumir as características de ascendente do signo que está do lado oposto no mapa astral. O signo oposto de Câncer, por exemplo, é Capricórnio. Então, se os gêmeos tiverem o ascendente em Câncer no mapa astral, um deles pode adotar o comportamento de ascendente em Capricórnio. Quando isso acontece, temos dois gêmeos aparentemente diferentes: um é visto como mais carinhoso e afetuoso, enquanto o outro parece ser mais frio e distante.

Vale lembrar que, assim como dois ovos cozidos são bem diferentes de dois ovos mexidos, nossos traços astrológicos apenas dizem quais são os ingredientes de nossa personalidade - a forma como os utilizamos é o que diz qual será a marca que eles deixarão. Uma pessoa do signo de Aquário, por exemplo, pode tanto ter facilidade com tecnologia e transformar isso em uma carreira como usar essa característica para fins mais obscuros. A astrologia nos indica quais são nossos pontos fortes e nossas fraquezas, mas cabe a cada um escolher com qual finalidade elas serão aplicadas.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

A História da AstrologiaA História da Astrologia
Entenda como tudo começou. A Astrologia se desenvolveu de forma mais criteriosa na Mesopotâmia, com um conjunto de elementos classificados e organizados entre si pelos povos da Babilônia, Pérsia, Suméria e Assíria, além dos Caldeus.
Os ciclos de Saturno em nossas vidasOs ciclos de Saturno em nossas vidas
Saturno representa a consciência de cada um, nossos limites e regras, o que vamos fazer da vida e o que vamos colher até o fim dela. Para formar uma conjunção consigo mesmo, Saturno leva cerca de 29 anos para completar seu ciclo em torno do Sol. Em outras palavras, é um planeta que tem um ciclo lento e demorado, mas mostra a que veio.


ou efetue o login para visualizar seu Mapa Astral.

Signos no Astrolink

Piscianos    9.11 %
Arianos    8.83 %
Cancerianos    8.81 %
Geminianos    8.65 %
Taurinos    8.62 %
Aquarianos    8.26 %
Leoninos    8.18 %
Virginianos    8.11 %
Escorpianos    8.06 %
Librianos    7.91 %
Capricornianos    7.81 %
Sagitarianos    7.64 %


O céu no momento...

Sol 25 Sag 50' 19"
Lua 22 Ari 45' 29"
Mercúrio 04 Sag 49' 26"
Vênus 10 Esc 35' 24"
Marte 20 Pei 28' 58"
Júpiter 08 Sag 43' 41"
Saturno 09 Cap 42' 56"
Urano 28 Ari 46' 16" R
Netuno 13 Pei 50' 34"
Plutão 20 Cap 07' 59"
Quiron 27 Pei 55' 53"
Lilith 14 Aqu 47' 36"
Nodo Norte 27 Can 12' 28" R

Aspectos ativos

Sol TrígonoUrano
Lua QuadraturaPlutão
Vênus SextilSaturno
Marte SextilPlutão