Maternidade no Mapa Astral: Casa 5 pode trazer respostas

Será que terei filhos? Quantos? Ser mãe está no meu destino?
Maternidade no Mapa Astral: Casa 5 pode trazer respostas

Essas são perguntas recorrentes na cabeça das mulheres que gostam de Astrologia. Tendo vontade de ser mãe ou não, todas, lá, no fundo, têm essa curiosidade, se o Mapa Astral mostra algo desse tipo.

E a resposta é: sim. O Mapa Astral pode falar muito sobre filhos e maternidade.

Horóscopo e maternidade

Há também mulheres enfrentando problemas para engravidar, fazendo tratamento de fertilidade, e uma pergunta que pode surgir é se há período mais favorável ou desfavorável para engravidar? E a resposta é sim.

Trânsitos de Júpiter sobre a Lua Natal ou pela Casa 5 do Mapa Astral mostram um momento mais favorável ou com mais facilidade para engravidar, é um indício de maior fertilidade, assim como Júpiter ou Lua na Casa 5 na Revolução Solar.

Confira o seu Horóscopo Personalizado!

Já os trânsitos de Saturno sobre a Lua ou casa 5 podem dificultar as coisas, sem negar necessariamente uma gestação, mas pode haver mais esforço.

A maternidade no Mapa Astral

E para aquelas que já são mães há um interesse em saber como ser uma mãe melhor, se autoconhecer através do Mapa Astral Natal.

E é isso que vou abordar com vocês nesse artigo.

Uma análise de maternidade vai além do signo lunar. Nela, precisamos avaliar os aspectos, bem como os signos das cúspides das Casas 5 e 4.

Veja também: Lua e Maternidade no Mapa Astral

A Lua está relacionada com a Casa 4, pois é nela que estão nossas lembranças da infância, memórias afetivas e nossa noção de família, lar e aconchego.

Temos um ponto bem conhecido, que é a Casa 5, casa dos filhos. E vamos entender mais a fundo porque é conhecida assim.

A Casa 5 é a casa das criações, de tudo aquilo que temos como uma extensão de nós mesmos. É uma casa de Fogo e esse elemento fala sobre identidade, ou seja, aquilo que eu identifico como meu, aquilo que nasce de mim, é uma extensão de mim e automaticamente me traz orgulho, prazer e alegria.

Gosto de dizer que é a Casa da criação e o filho é como uma extensão de nós mesmos, gostamos e nos orgulhamos de ver nossos traços refletidos ali naquele ser, seus formatos e genética que nasceu de nós. Um filho muda a nossa identidade, não?

Bom, entendido isso, o signo na Casa 5 em nosso Mapa Astral mostra COMO atuamos em relação aos filhos, quais as características desses filhos, o que eles nos trazem de aprendizados, como os criamos, a nossa criança interior, como pensamos em educados, nossa capacidade de amar, a ideia de brilhar e se divertir.

Para a melhor interpretação dessa Casa 5 precisamos olhar o signo e se há planetas ali, além do planeta regente do signo que está ali.

Áries - Marte
Touro - Vênus
Gêmeos - Mercúrio
Câncer - Lua
Leão - Sol
Virgem - Mercúrio
Libra - Vênus
Escorpião - Plutão
Sagitário - Júpiter
Capricórnio - Saturno
Aquário - Urano
Peixes - Netuno

Abaixo eu vou trazer a representação dos planetas na Casa 5. Lembrando que não ter planetas nessa casa não quer dizer que não terá filhos, e ter muitos planetas também não significa muitos filhos. A quantidade é vista de outra forma. Não há consenso quanto a assertividade sobre sexo e quantidade exata de filhos, mas através da energia que reverbera ali podemos interpretar. Por exemplo, Mercúrio nessa casa, ou o signo de Gêmeos pode representar a multiplicidade, ou seja, mais de um filho.

Descubra onde está a Casa 5 no seu Mapa Astral!

Sol na Casa 5:

É ter um filho que será o centro da sua vida, aquele rei ou rainha da casa, admirado por todos, vaidoso, autoconfiante, criativo, “senhor do seu próprio destino”, e vai trazer para mãe essas características solares de maneira mais positiva, como alegria, criatividade e diversão. É aquela mãe que brinca, se diverte, faz esporte e adora os momentos de lazer com os filhos. Depois do nascimento do filho ela pode se sentir mais alinhada com sua missão.

A maternidade está na sua missão de vida.

Se a Casa 5 for em Leão, pode trazer as mesmas características, pois o Sol rege este signo. Além disso, vê a maternidade como um momento de ser você mesma e se conectar com sua essência. Quer criar os filhos motivando e sendo líder.

Um trânsito solar nesta casa traz vontade de brincar e se divertir com os filhos, sente orgulho deles. Oportunidade para gerar também.

Lua na Casa 5:

É ter um filho sensível, afetivo, instável, introspectivo, mas também muito instintivo e intuitivo. Ele pode precisar muito se sentir acolhido e ter suas necessidades emocionais supridas com afeto e carinho.

Este posicionamento mostra uma mulher com alta capacidade de reprodução, muita fertilidade, sente necessidade de ser mãe, mas que também a maternidade pode revisitar assuntos familiares mal resolvidos, questões com a mãe e ancestrais para ser honrado e curado. Uma mãe mais instável emocionalmente.

Se a Casa 5 for em Câncer, pode trazer as mesmas características, pois a Lua rege este signo. Além disso, vê a maternidade como um momento de se encontrar, se acolher. Quer criar os filhos acolhendo e protegendo.

Um trânsito da Lua nesta casa indica preocupações com filhos, dramas, vontade de cuidar e estar pertinho, traz fertilidade, vontade de estar com crianças, desejo de gerar.

Mercúrio na Casa 5:

Filhos (provavelmente mais de um) comunicativos. Inclusive, um pode ser mais da expressão verbal e outro da escrita, mas poderão ser expressivos, racionais e muito curiosos. Crianças que gesticulam bastante e com boa capacidade de aprender e assimilar.

Pode preferir ou ter uma relação melhor quando eles já falam, pois será aquela mãe que gosta de conversar, explicar, querer saber de tudo. A maternidade pode trazer muito a vontade de estudar, conhecer sobre esse mundo, tanto que até gera estafa mental.

Se a Casa 5 for em Gêmeos, poderá trazer as mesmas características, pois Mercúrio rege este signo. Além disso, vê a maternidade como um estímulo intelectual e social. Quer criar os filhos de maneira eclética e versátil.

Se a Casa 5 for em Virgem, também carregará essas características, já que o planeta da razão também o rege. Além disso, pode ver a maternidade como um momento para se aperfeiçoar. Quer criar os filhos de maneira realista e ordenada.

Um trânsito de Mercúrio nesta casa traz preocupação com os filhos, querer ter mais conversas e pode ficar mais crítica e analítica.

Vênus na Casa 5:

Filho mais belo, sedutor, justo, gentil, simpático, afetivo e muito amoroso. A criança traz para essa pessoa a paz que lhe faltava, traz beleza para vida, senso de justiça, humor e a busca por harmonizar a vida, ter boas relações, união. Será aquela mãe que tende a gastar muito dinheiro para “enfeitar” o filho, vai gostar de exibi-lo.

Se a Casa 5 for em Touro, poderá trazer as mesmas características, pois Vênus rege este signo. Além disso, vê a maternidade como um momento gostoso e de autocuidado. Quer criar os filhos de maneira estável e confortável.

Se a Casa 5 for em Libra vai trazer as mesmas características, pois Vênus rege esse signo. Além disso, vê a maternidade como um momento harmonioso, mas de muitas incertezas. Quer criar os filhos com harmonia e leveza.

Um trânsito de Vênus nessa casa traz vontade de passear e se divertir com os filhos, fica mais compreensiva com eles. No caso de estar grávida pode representar um parto fácil.

Marte na Casa 5:

Pode ter um filho bem ativo, cheio de iniciativa e ação, aquela criança bem independente, que luta e bate o pé pelo que quer, cheio de energia e que expressa seus desejos. E é justamente isso que ele vem ativar nessa mãe também. Você deixa de procrastinar na maternidade, pode começar a empreender, pois, ela traz senso de urgência, ambição e ativa sua competitividade.

Esse posicionamento também pode mostrar gravidez inesperada, pode engravidar por impulso, visto que Marte na Casa 5 representa sexo sem compromisso também.
Aqui precisa ter uma atenção especial em relação à violência, raiva e agressão ativadas.

Se a Casa 5 for em Áries, pode indicar as mesmas características, pois Marte rege esse signo. Além disso, vê a maternidade como um momento de fazer acontecer, de ser corajosa. Quer criar filhos independentes e ativos.

Um trânsito de Marte nesta Casa pode indicar brigas com filhos e uma gravidez repentina, e se estiver grávida pode ter um parto rápido. Pode ficar impaciente e irritada com os filhos, e eles podem se acidentar também por impulsividade.

Júpiter na Casa 5:

Filho inteligente, expansivo, otimista, aquela criança alegre que adora estudar, conhecer coisas novas, passear e viajar.

A maternidade no início pode parecer assustadora para essa pessoa, como se sentisse que sua liberdade mental e geográfica fosse limitada, mas gradualmente percebe ser possível fazer tudo e ainda mais com seu filho. Grandes viagens podem ser feitas com o filho, e essas experiências trazem oportunidades e otimismo. Além disso, Júpiter é o símbolo da expansão, o que pode simbolizar mais de um filho ou mais de uma gestação.

Se a Casa 5 for em Sagitário, pode indicar as mesmas características, pois Júpiter rege esse signo. Além disso, vê a maternidade como um momento de crescer espiritualmente. Quer criar os filhos, amigos e aventureiros.

Um trânsito de Júpiter nesta Casa também pode simbolizar um ano em que uma gestação pode surgir. Um filho pode abrir horizontes, expandir a mente, sente vontade de educar.

Saturno na Casa 5:

Filho responsável, brando, focado, realista, obediente, disciplinado, com responsabilidade coletiva, mas até mesmo calculista e pessimista.

A maternidade pode ser um grande medo para essa pessoa, e quando pensa em ter filhos pode pensar em ter mais velha ou quando tudo estiver resolvido na sua vida, principalmente profissional. Pode sentir que ter um filho atrapalha sua carreira.

Saturno é restrição, estrutura, cobrança, disciplina, o que pode simbolizar uma gravidez mais tardia, ou se for à jovialidade vai trazer grandes obstáculos e inseguranças, que serão fonte de grandes aprendizados. Ao mesmo tempo, ter filhos trará ambição profissional e senso de realidade. Aqui é ter cuidado de ser mais leve e se cobrar menos como mãe.

Se a Casa 5 for em Capricórnio, pode indicar as mesmas características, pois Saturno rege esse signo. Além disso, vê a maternidade como um momento desafiador e cheio de obstáculos. Quer criar os filhos responsáveis e práticos.

Um trânsito de Saturno nesta Casa pode representar um período de dificuldade para engravidar, ou uma gravidez que traz insegurança. Também dificuldades com os filhos, ressentimentos, ou decepções com eles, de alguma forma quer ser levada a sério e pode pegar muito pesado, ser rígida demais. Mas é um período de amadurecimento nessa relação mãe e filho.

Urano na Casa 5:

Filho inteligente, um tanto rebelde, tecnológico, excêntrico, transgressor, inconvencional, irreverente, que gosta de experimentar e de mente inquieta.

Esse posicionamento pode indicar uma gestação inesperada, algo que não estava previsto ou planejado, mas a maternidade traz libertação espiritual, senso de coletivo, agitação mental, expansão de consciência e grandes mudanças na vida desta mulher. Um filho pode trazer sustos e imprevistos.

Quando pensa em maternidade pensa em estudar bastante, em fazer diferente e fazer diferença na criação desse novo ser humano. Pode ser aquela mãe que se preocupa com o impacto social e ambiental que essa criança vai trazer, tomando assim atitudes mais conscientes, também na forma de educar e vestir a criança. Pode ter vontade de adotar.

Se a Casa 5 for em Aquário, pode indicar as mesmas características, pois Urano rege esse signo. Além disso, vê a maternidade como um ato de liberdade intelectual. Quer criar os filhos de maneira racional e humanitária.

Um trânsito de Urano nesta Casa (que dura cerca de 7 anos) pode representar uma gravidez inesperada ou sustos com os filhos. Além disso, pode adotar uma criança, ou simplesmente se rebelar e não querer ter filhos ou vir a abandoná-los.

Netuno na Casa 5:

Filho imaginativo, artístico, sensível, espiritual, muito talentoso, carinhoso, romântico e idealista. Um filho também pode indicar uma desilusão, já que a mulher pode se decepcionar com a realidade e também pode sentir que se sacrifica demais. Pode sentir uma certa nebulosidade ou confusão em relação aos seus sonhos x expectativas, ou seja, pode criar muita expectativa e depois querer fugir. Ao mesmo tempo, se dedica muito, se sacrifica, tem muito amor, devoção e carinho pela criança.

A mãe precisa ter fé, perdoar e aceitar a maternidade como ela é, com suas dores e delícias. Nem sempre será um mar de rosas, mas é possível fluir e se conectar com o filho.

Se a Casa 5 for em Peixes, pode indicar as mesmas características, pois Netuno rege esse signo. Além disso, vê a maternidade como um sonho, uma missão espiritual. Quer criar os filhos de maneira empática e sensível.

Um trânsito de Netuno dura cerca de 12 anos e, quando passa pela Casa 5, é interessante não expor os filhos a coisas que podem aquecê-lo, e também pede cuidado em grandes decisões. Pode indicar maior conexão mãe e filho, sensibilidade e intuição. Também pode acontecer uma gestação silenciosa, que a mulher nem percebe a gravidez, ou que os exames não mostram.

Plutão na Casa 5:

Filho magnético, profundo, introspectivo, sensual, poderoso, curador, dominador, manipulador, persistente, líder, com presença forte, estrategista e determinado.

Filhos são uma grande fonte de transformação, a mulher se vê vencendo crises e curando traumas. A maternidade traz o contato com a morte, ou morrer para renascer, além de grande força de vontade para mudar. A pessoa, aqui, terá que aprender a lidar com a dominação, o controle, alguns vícios e a tendência manipuladora. Essa experiência trará encontro com a própria sombra de modo a trazer grandes mudanças para enxergar a sua própria luz. Transforma-se quando cria um ser e o educa.

Se a Casa 5 for em Escorpião, pode indicar as mesmas características, pois Plutão rege esse signo. Além disso, vê a maternidade como um momento intenso de transformação. Quer criar os filhos de maneira enigmática e secreta.

Um trânsito de Plutão é extremamente longo, então precisa ser analisado de uma maneira mais profunda, como quando forma aspectos com outros planetas nesse Mapa Astral.

Tabatta Inspira
Tabatta Inspira

Olá, eu sou Tabatta, professora, administradora e Astróloga e mãe, tenho 32 anos e escrevo de Florianópolis/SC. O Tabatta Inspira surgiu em 2017 com minha vontade de compartilhar tudo aquilo que estava fazendo eu despertar para a vida e para a minha melhor versão. Eu não sabia muito bem como, mas sabia que compartilhar aquilo que para mim fazia e faz sentido poderia inspirar e transformar alguém, assim como eu me inspiro em tantas pessoas.

Nesta caminhada, encontrei uma linguagem que ressoou muito comigo que foi a astrologia. Minha missão é auxiliar as mulheres a relembrarem quem realmente são em essência, (re)descobrindo e (re)encontrando sua autenticidade e amor próprio, através da astrologia, autoconhecimento, feminino consciente e bem-estar.

e-mail: [email protected]

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

As Casas AstrológicasAs Casas Astrológicas
As casas astrológicas são separações, dividem o campo celeste em 12 áreas distintas e são como as áreas das nossas vidas. Ter um signo em uma determinada casa, significa poder se expressar ou adquirir algo para em seguida ponderar sobre as consequências e fazer uma nova ação, se necessário.
O que a Astrologia pode e não pode fazer?O que a Astrologia pode e não pode fazer?
Pode se dizer que a mecânica da Astrologia pode ajudar as pessoas a ficarem mais no controle de suas vidas. Não tem nada a ver com adivinhação de cartomante, apenas a constatação de que além de possuirmos livre arbítrio, também fazemos parte das mesmas leis universais que regem o todo.
A mãe de cada signo na astrologiaA mãe de cada signo na astrologia
Uma das coisas que o signo, os aspectos e a Casa em que o posicionamento lunar está no nosso mapa mostra características da nossa figura materna, nossa relação com ela e como seremos como mãe.


O céu no momento...

Terça-feira, 5 de Julho de 2022 | 22h48
Sol 13° 53' Can
Lua
Nova
00° 12' Lib
Fase Crescente
ver ciclo lunar
Mercúrio 01° 20' Can
Vênus 15° 26' Gem
Marte 00° 29' Tou
Júpiter 07° 52' Ari
Saturno 24° 29' Aqu R
Urano 17° 56' Tou
Netuno 25° 25' Pei R
Plutão 27° 41' Cap R
Quiron 16° 21' Ari
Lilith 09° 08' Can
Nodo Norte 20° 57' Tou R
Aspectos ativosorbe
SolQuadraturaJúpiter6.02
SolSextilUrano4.04
SolSextilNodo Norte7.06
LuaQuadraturaMercúrio1.14
LuaOposiçãoJúpiter7.67
LuaOposiçãoNetuno4.78
LuaTrígonoPlutão2.52
MercúrioSextilMarte0.86
MarteQuadraturaPlutão2.80
NetunoSextilPlutão2.26
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.00 %
Arianos    8.81 %
Cancerianos    8.80 %
Geminianos    8.67 %
Taurinos    8.63 %
Aquarianos    8.30 %
Leoninos    8.21 %
Virginianos    8.21 %
Escorpianos    8.01 %
Capricornianos    7.90 %
Librianos    7.88 %
Sagitarianos    7.60 %