Como tornar o seu lar mais acolhedor

A alegria de olhar com prazer o lugar em que moramos
Como tornar o seu lar mais acolhedor

Se há alguém que não se interessa em sentir que sua casa é aconchegante e acolhedora, a gente desconhece. Estar em casa e ter a alegria de olhar com prazer o lugar em que moramos, é uma atitude que nutre sentimentos deliciosos como a segurança e o fortalecimento de nós mesmos e nossas famílias. Ou seja: cuidar e sentir acolhimento faz muito bem para a saúde da cabeça e do coração. Por isso, aqui vão algumas dicas para tornar o seu lar mais acolhedor no ano que está por vir.

Quando falamos em nossa casa, de alguma forma estamos falando também da energia do elemento Terra, do que é material, do que nos nutre, acolhe e protege. Estamos falando da vibração do número 4, que ancora estabilidade, segurança e firmeza e, portanto, do arcano O Imperador do Tarot. Já no xamanismo, o lar está conectado à Direção Sul, de onde viemos e representa a ancestralidade, as tradições e a família.

Quando o assunto é energizar o aconchego do nosso lar, as palavras manutenção e cuidado, fortes dentro do escopo taurino, vêm a calhar. Sendo assim, não tem como fugir de algumas coisas básicas, tais como:

Ordenar e Limpar: É isso aí. Pode ser mais chato para uns do que para outros, mas é indispensável para todos. Não há incenso, feng shui ou ritual que dê conta de manter boas energias em uma casa que esteja suja ou muito bagunçada. Mas não é para desanimar! A gente sabe que o tempo é escasso para todos, por isso mesmo, muito mais importante do que ter uma casa impecável, é instituir uma rotina através da qual todos que moram na casa vão contribuir nesse objetivo.

É o movimento de colaboração, trabalho nas relações e o consequente fluxo de transformação que são os maiores agentes dessa nutrição de boas energias. Uma hora ou outra a gente relaxa um pouco, mas o importante é sempre retomar e correr atrás de fazer o melhor, com foco na colaboração e satisfação e não no estresse. Se você é uma pessoa que mora sozinha, é pura manifestação de amor próprio. Você merece!

Limpeza e Banhos: Quando o assunto é limpeza das energias de sua aura, principalmente da cabeça, aposte no boldo: enquanto joga o banho da cabeça para baixo, agradeça a limpeza que está recebendo, e o fim do que estava te incomodando ou preocupando.

Incensos e óleos essenciais: Alecrim e/ou sal grosso são bons para limpeza do campo de proteção da casa, canela e pitanga para energizar e revitalizar, ou lavanda e rosa branca para acalmar, equilibrar e relaxar.

Intencionar e Vibrar: Muito além do cheiro gostoso, quando unimos o elemento fogo com o elemento ar no simples ato de acender um incenso ou queimar algumas ervas, o mais importante de tudo é a intenção que a gente coloca ali. Uma mentalização ou oração trazendo proteção e limpeza energética para a casa é o básico e funciona muito! Podemos dar atenção especial para os cantinhos mais carregados, colocar uma musiquinha gostosa de fundo (como um mantra), para trazer concentração e o mais importante: nada de entoar palavras vazias. A intenção tem que ser sentida no coração. Pesquise os aromas e ervas mais propícios ao que você deseja manifestar, ok?

Harmonizar é preciso: Uma boa olhada nos cômodos, avaliando se as passagens de pessoas, animais, plantas, circulação de ar e entrada de luz estão desimpedidas é essencial. Tudo isso é energia e o que a gente mais quer é que ela possa fluir. Buscar eliminar o que é supérfluo e não "conversa" com o ambiente é um bom caminho, perguntando sobre cada objeto: É útil? Está integrado com os demais e contribui para tudo ficar simples e lindo? Se não, vamos encontrar a melhor forma de despegar? Cada toque de cuidado com a decoração e organização da casa é uma maneira concreta de demonstrar amor, por si e todos que moram ali.

As cores fazem toda a diferença, por isso é bom verificar se seu um ambiente de trabalho tem uma paleta de cores dinâmicas e energéticas (amarelo/laranja/goiaba), se a do ambiente de estudo favorece a concentração (verde claro/violeta) e se nos quartos estamos compondo intimidade, aconchego e relaxamento (azul ou rosa claro/creme/areia). É claro, estas são apenas sugestões, mas escolha as cores que funcionem melhor para você.

Plantas trazem vida: Algumas plantas que vão muito bem em áreas internas e com iluminação indireta, também são excelentes para reciclar as energias: o lírio-da-paz limpa o ambiente (experimente na sala) e é fácil de achar e cuidar, embora peça regas diárias. Já a espada de São Jorge oferece energia de proteção espiritual, além de inspirar coragem, ser super vigorosa e fácil de cuidar. A hera funciona como filtro de impurezas do ambiente, físicas e energéticas, experimente-a numa varanda bem sombreada e deixe bem no alto se tiver animais, pois eles não podem comê-la.

Sintonizar e manter: Nossa casa é um ambiente de cultivo e concentração, nosso porto seguro, nossa base. Por isso, é essencial vigiar o que está em seus pensamentos e o que você fala, investigar quais crenças estão te guiando e você está vibrando e reproduzindo. Todo tipo de negação da realidade, tretas constantes e pensamento de escassez contaminam qualquer ambiente e não há decoração que dê jeito.

Ter um cantinho para meditar, orar, fazer seu movimento de introspecção é muito gostoso e essencial para educar-se nesse sentido. Nesse cantinho, monte seu altar, independente de qual sua fé e no que acredita. Use e abuse de imagens e quadrinhos inspiradores, cristais, velas, flores, incensos e aromatizadores nesse local particular e sagrado.

Dica de Altar: Se você deseja uma grande transformação em sua vida, usar algum tipo de pentágono ou ainda melhor, o tetragrammaton, é excelente para vibrar e inspirar essa transformação. Se você quer atrair abundância e prosperidade, experimente plantar uma muda ou semente e cultivar com bastante dedicação: é pura vibração do elemento terra e amor gerando vida!

Se o seu lance é atrair ou melhorar um relacionamento, coloque uma ágata ou quartzo rosa em seu altar e conecte-se com o cristal em suas meditações, chamando e agradecendo a sintonia e harmonia nesse relacionamento. Agora, se o que você quer é apimentar a relação, use a pedra granada e chame paixão.

O toque final: Se você é fã de gatos, procure conhecer a deusa Bastet da mitologia egípcia, geralmente representada como uma gata branca ou preta. Ela é protetora do lar e das famílias e uma imagem dela pode ancorar essa energia, além de ficar linda em uma sala, varanda ou jardim. Não precisamos nem dizer que um gato real também emana energias de purificação e, caso você possa tê-lo, será uma companhia extremamente agradável, que irá se ligar à sua frequência e nutrir uma amizade igualmente acolhedora.



O céu no momento...

Quarta-feira, 6 de Julho de 2022 | 14h12
Sol 14° 30' Can
Lua
Nova
08° 26' Lib
Fase Crescente
ver ciclo lunar
Mercúrio 02° 37' Can
Vênus 16° 12' Gem
Marte 00° 56' Tou
Júpiter 07° 55' Ari
Saturno 24° 27' Aqu R
Urano 17° 57' Tou
Netuno 25° 25' Pei R
Plutão 27° 40' Cap R
Quiron 16° 21' Ari
Lilith 09° 12' Can
Nodo Norte 20° 56' Tou R
Aspectos ativosorbe
SolQuadraturaLua6.06
SolQuadraturaJúpiter6.59
SolSextilUrano3.46
SolSextilNodo Norte6.43
LuaQuadraturaMercúrio5.82
LuaTrígonoVênus7.76
LuaOposiçãoJúpiter0.53
MercúrioSextilMarte1.69
UranoConjunçãoNodo Norte2.98
NetunoSextilPlutão2.25
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    8.99 %
Arianos    8.81 %
Cancerianos    8.80 %
Geminianos    8.67 %
Taurinos    8.63 %
Aquarianos    8.30 %
Leoninos    8.21 %
Virginianos    8.21 %
Escorpianos    8.01 %
Capricornianos    7.90 %
Librianos    7.88 %
Sagitarianos    7.60 %