Entendendo as Polaridades na Astrologia

Masculino e Feminino | Yin e Yang | Ativo e Reativo
Entendendo as Polaridades na Astrologia
por Astrolink em Astrologia

As polaridades dividem o círculo do Zodíaco em dois grupos distintos de seis signos cada, que são categorizados como Masculinos (Ativos, Yang) e Femininos (Passivos, Yin). Tais características se alternam uma após a outra, a começar por Áries (Masculino), seguido por Touro (Feminino), Gêmeos (Masculino) e assim por diante, até sua finalização em Peixes.

Os signos de polaridade masculina indicam comportamentos mais extrovertidos, expansivos, estusiasmados, de boa expressão e comunicativos:

Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário.

Já os de polaridade feminina tendem a possuir comportamentos mais introvertidos,internalizados, profundos, intimistas e tranquilos:

Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes.

O Conceito de Yin e Yang

Os termos Yin e Yang vêm da filosofia chinesa, mais precisamente do Taoísmo, uma doutrina filosófica e mística criada por Lao Tse que versa sobre a integração do ser-humano ao cosmos (Tao). Segundo o Taoísmo, isso só pode ser alcançado através da elevação, ou seja, através de uma existência reflexiva, tranquila e sensata.

Dessa forma, o Taoísmo nada mais é que o caminho que o ser humano deve percorrer para elevar-se e se integrar completamente ao universo de uma forma harmônica. Para isso, deve haver total equilíbrio, representado pelos símbolos do Yin e Yang.

O conceito do yin-yang se expressa amplamente nas polaridades diversas, nas dicotomias universais como ação e reação, luz e escuridão, frio e calor, nos movimentos de inspiração e expiração, nas forças centrífuga e centrípeta e nos ritmos diversos.

Tudo sempre constitui duas metades a serem completadas, como o espírito e a matéria, o subjetivo e objetivo, o interior e o exterior, o movimento e repouso. Os extremos se complementam para que exista um equilíbrio universal entre todas as coisas no universo.

Quando vivemos em total harmonia com as forças cósmicas do universo, obtemos sucesso, consciência e bem-estar. Mantendo em equilíbrio o consciente e o inconsciente, o corpo e espírito, a fantasia e a realidade, o doce e o salgado, tudo flui de forma mais natural, dinâmica e coesa.

Eventuais perturbações do equilíbrio entre essas forças algumas vezes são inevitáveis. Quando este equilíbrio é perturbado, ambas as partes mostram o seu lado destrutivo. O ideal é não nutrir um lado em detrimento do outro, balancear as forças para que ambos os pólos se beneficiem e se energizem constantemente.

A energia Yin é dividida nos elementos Água e Terra. Em resumo, podemos juntar ao seu conceito as palavras feminino, mãe, terra, Lua, inconsciente, sentimento, intuição, o eu interior, sonho, coração, conteúdo, voltado para o interior, o fluxo da vida, pacifismo, atração, economia de energia, cura, preservação, orgânico, fluente, etc.

A Água é o elemento emocional e subconsciente, influenciando as pessoas a agirem de acordo com seus sentimentos e estados de espírito. A Terra é o elemento prático e material, influencia as pessoas a agirem de acordo com o que é mais sólido e seguro para elas.

A energia Yang é dividida nos elementos Ar e Fogo. Em resumo, podemos juntar ao seu conceito as palavras masculino, pai, Sol, consciente, compreensão, lógica, Eu, exterior, decisão, risco, energia, construção e destruiçai, abstração, ordenação, sobriedade, patriarcado, etc.

O Ar é o elemento social, influencia as pessoas a buscarem novas informações para expandir seu intelecto. O Fogo é o elemento idealista, ele excita e influencia as pessoas a perseguirem objetivos compatíveis com seus ideais e ambições.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Entendendo os 4 ElementosEntendendo os 4 Elementos
Todos nós incorporamos os 4 elementos de alguma forma em nossas vidas e podemos dividi-los em duas partes: Feminina (água e terra) e Masculina (fogo e ar). É um espelho dos dois maiores arquétipos humanos. Aprenda sobre todas as características dessa espinha dorsal da astrologia.
Entendendo as Qualidades dos SignosEntendendo as Qualidades dos Signos
A divisão dos 12 signos pelos 4 elementos na astrologia é chamada de triplicidade, ou seja, para cada elemento teremos um grupo de 3 signos. E esses 4 elementos que formam a espinha dorsal do estudo também podem ser expressados em três diferentes variações. Os resultados dessa divisão são chamados de quadruplicidades - ou qualidades, expressões. Assim, teremos um grupo de 4 signos para cada expressão.


Signos no Astrolink

Piscianos    9.10 %
Arianos    8.87 %
Cancerianos    8.80 %
Taurinos    8.73 %
Geminianos    8.72 %
Aquarianos    8.23 %
Leoninos    8.15 %
Virginianos    8.13 %
Escorpianos    7.99 %
Librianos    7.88 %
Capricornianos    7.81 %
Sagitarianos    7.59 %

O céu no momento...

Sol 25 Gem 24' 49"
Lua 19 Sag 27' 36"
Mercúrio 19 Can 12' 26"
Vênus 09 Gem 29' 41"
Marte 20 Can 22' 08"
Júpiter 18 Sag 41' 25" R
Saturno 18 Cap 49' 38" R
Urano 05 Tou 22' 54"
Netuno 18 Pei 43' 05"
Plutão 22 Cap 32' 09" R
Quiron 05 Ari 43' 41"
Lilith 04 Pei 54' 21"
Nodo Norte 17 Can 39' 42" R

Aspectos ativos

Lua ConjunçãoJúpiter
Lua QuadraturaNetuno
Mercúrio ConjunçãoMarte
Mercúrio OposiçãoSaturno
Mercúrio TrígonoNetuno
Marte OposiçãoSaturno
Marte TrígonoNetuno
Marte OposiçãoPlutão
Júpiter QuadraturaNetuno
Saturno SextilNetuno