A Casa 10 e seu significado na Astrologia

Casa 10 - Posição social e reputação

Casa 10 na Astrologia

A Casa 10 no Mapa Astral indica a nossa capacidade de integração, estruturação e realização na sociedade e o nosso esforço pelo reconhecimento. 

É uma casa angular e por meio dela podemos analisar onde e como nos vemos como seres sociais. É a porta de entrada para o status de uma pessoa na sociedade. Fala sobre tudo o que nos esforçamos para nos tornar, das nossas escolhas de carreira, do nosso primeiro grande trabalho depois que nos formamos e de quem queremos nos tornar na nossa árvore genealógica. Nos diz também sobre as obrigações, planejamentos e responsabilidades pessoais.

A Casa 10 é oposta à casa 4, que tem como característica a estruturação é individual, criada dentro do ambiente do lar e entre a família. Assim, a Casa 10 tem relação com a "grande família" chamada de sociedade.

O que é a Casa 10 do Mapa Astral?

A Casa 10 é a casa mais forte de um mapa astral depois da casa 1. O Sol nasce na primeira casa e atinge a altura e o brilho máximos na décima casa, no topo do mapa, o que representa o poder absoluto e ofuscante do Sol do meio-dia. Ela  é comumente referida como a "Casa do Status Social" e versa sobre a posição que alcançamos em nossa vida social, seja no trabalho, carreira e na sociedade como um todo. Trata do status, da autoridade que uma pessoa transmite e o papel que ela assume na sociedade.

A cúspide da Casa 10 é chamada de Meio do Céu, definida pelo plano do meridiano e a posição do zodíaco porque ela estpa na metade exata da trajetória do Sol entre o nascer e o se pôr.

Assim a Casa 10 refere-se aos esforços que temos de fazer para atingir os objetivos da inclusão social, obtendo-se destaque e reconhecimento. Muitas vezes, isto se refere à profissão. Entretanto, ela pode estar relacionada com os trabalhos beneméritos, ao hobbies, a capacidade de exercer influência pública, governamental ou de iniciativa privada. Este setor acaba nos ajudando a entender as facilidades ou os meios pelos quais podemos conquistar estas posições. Ela também mostra, junto à posição dos luminares e pessoais, nossa marca deixada na história e também nossa biografia contada por terceiros.

O que rege a Casa 10?

A Casa 10 na Astrologia rege a fama, a honra, a notoriedade e os marcos específicos na vida de um indivíduo.  Também fala sobre as promoções que recebemos, a fama que alcançamos e dos empreendimentos e funções que participamos como seres sociais. É a forma como nos enxergamos, o papel social que assumimos e como a sociedade nos vê (e como enxergam nossos esforços a comunidade como um todo).

Desta forma, a Casa 10 relaciona-se aos planos de carreira, ao currículo, aos papéis exercidos dentro das fileiras empresarias ou governamentais, assim como os atos sociais cometidos que nos marcaram historicamente. Esta casa não se refere exatamente ao sucesso, mas, sim, ao êxito de ter se destacado. Alguém que tenha se tornado muito famoso por cometer um crime tem evidências disto em sua Casa 10.

Em outros casos, este papel se relaciona com a rua na qual moramos, no papel que tivemos socialmente naquela rua ou bairro, pelo tipo de atividade, forma de interagir, e como este meio externo à nossa casa nos viu, registrou e transferiu historicamente nossa interferência.

Junto com a Casa 7, a Casa 10 também poderá evidenciar a vida de aparências, nos ajudando a entender a maneira de como os outros nos veem, mas dessa vez através do status ou do nome que construímos para nós mesmos: o advogado, a dentista, o engenheiro, a arquiteta, o técnico, etc.

Neste sentido, a Casa 10 se refere à nossa biografia social, ao conteúdo associado socialmente àquele nome, pessoa ou ação. Este setor também pode mostrar o nicho de mercado que atuamos, as características das empresas que montamos ou mesmo os produtos ou serviços oferecidos.

Além de sua associação mais comum com a carreira e posição social, a Casa 10 também trata de como nos apresentamos em público: somos lentos, dinâmicos, admirados, profissionais, benquistos ou personas non gratas? Desta forma, ela se refere aos traços deixados como impressões no processo social.

casas astrológicas mapa astral

Seja para o bem ou para o mal, a décima casa mundana é um local de grande visibilidade e isso tem o poder de atrair admiração ou condenação. Sabe aquela famosa frase: "fale bem ou fale mal, fale de mim"? De certa forma ela se aplica ao mote da Casa 10.

Desta forma, não podemos nos esquecer que a casa 10 também é "vidraça", ou seja, nos coloca em destaque e os mesmos indicadores de sucesso podem estar relacionados aos tipos de críticas, oposições, discussões e embates que arranham a biografia.

Se a Casa 4 se refere à base, raízes, ou seja, "de onde você vem", então a décima mostra "para onde você está indo". Neste sentido, refere-se ao nosso papel na existência relacionado às construções coletivas e de consolidação social.

Quer saber como essas informações afetam a sua vida?

Como ler a Casa 10?

A grande jogada para nutrir corretamente neste setor do mapa é saber usar as nuances das fundações psicológicas obtidas nas experiências da nossa Casa 4, que é privada, em direção à Casa 10, um perfil público e independente. A quarta casa é como o sofá confortável que nos espera no lar, já a casa 10 é a nossa cadeira no trabalho. Nossa estrutura e raiz começam na Casa 4 e a copa da árvore é a Casa 10, que começa a exibir e prover seus frutos através da nossa ação como personagens sociais.

Neste sentido e durante muitos séculos, as projeções sociais por conta da falta de oportunidades, ofertas e viabilidade como nos tempos atuais, eram feitas pelos próprios pais. Os meninos, por exemplo, normalmente seguiam as profissões do pai e, por isto, muitas vezes, a profissão do filho era ao mesmo tempo a imagem do pai em termos de sociedade. Assim, o sucesso do pai era fundamental para o sucesso do filho e daí sucessivamente.

Por isto, muitos livros antigos de astrologia dizem que a Casa 10 é o pai no caso de um homem. Já as meninas eram educadas para serem integradas na sociedade por suas mães. Assim, a reputação delas era transferida para as meninas no passado. Toda as habilidades manuais, de cozinhar, tecer, cuidar, administrar a casa era transferida pela mãe. Por isto, se dizia que esta casa para as mulheres se relacionava à mãe.

Nos tempos atuais, esta interpretação não se verifica mais de forma tão clara. A sociedade moderna permite a atividade profissional irrestrita a homens e mulheres o que muito bem pode transferir às mulheres a vocação e a imagem do pai e vice-versa. Portanto, é muito arriscado se interpretar a Casa 10 de um homem como sendo o pai e a mesma casa se for uma mulher como sendo a mãe.

Este setor pode nos dar indícios de como podemos contribuir de uma melhor forma para as atividades que desempenhamos quando em sociedade e como nós abordamos e encaramos o ambiente profissional. Dos vários aspectos buscados socialmente, a Casa 10 refere-se ao curriculum e o reconhecimento, às premiações, os cargos, os feitos sociais, coletivos, midiáticos, conhecidos, comentados de um pessoa e todas as implicações que dela recorrem.

Embora nenhum astro tenha total domínio ou possua uma natureza totalmente igual à seu sentido, quando posicionado nessa casa, eles se tornam significadores deste assunto.

Astros bem posicionados ou aspectados neste setor, ou mesmo com o Meio do Céu, podem ajudar a entendermos os caminhos para se obter o sucesso profissional ou elevar a posição social, enquanto astros em tensão podem negar, dificultar e criar adversidades para o mesmo.

A décima casa tem características muito parecidas com o Sol. Assim, como sempre lembramos, esta casa como todas as outras precisam sempre ser interpretadas de acordo com o conjunto do mapa.

Casa 10: ambição, carreira e imagem social

A casa 10 representa o ápice do nosso Eu individual no que se refere a nosso papel coletivo, indicando de que forma mostramos à sociedade os recursos que reconhecemos e aprendemos a gerir na Casa 2 e que aperfeiçoamos na Casa 6. Indica, assim, a nossa projeção e influência na sociedade e nos processos sociais, o "status", a carreira, a ambição e a vocação. Dá indicações também sobre a nossa capacidade de realização pessoal, de estruturar e influenciar a sociedade (Casa 10).

Carreira, objetivos profissionais, ambição e motivação são passíveis de serem analisados aqui e em um contexto mais prático, assim como a qualidade dos empregadores, chefes e suas regras, além de quaisquer outras organizações que têm a capacidade de nos governar. Temos de separar no caso, os outros aspectos da carreira como meio de elevação social referentes a reconhecimento, titulação e expertise reconhecido de: trabalho rotineiro, retorno financeiro e ambiente.

Como sou visto socialmente?

A Casa 10 define também aquilo que representamos para a sociedade, a nossa imagem e personagem social, como somos vistos por todos, que ações fazem com que nos tornemos conhecidos. Ainda em nossa atual sociedade, a reputação de alguém está parcialmente atrelada à família. Nos tempos atuais, dada à tecnologia temos a oportunidade de atuarmos em diferentes áreas, tornando as possibilidades deste setor mais ecléticos e orgânicos, já que podem se adaptar a nossa vida pessoal.

Além de tratar da nossa imagem na sociedade, lida com autoridade, honra, prestígio, das organizações às quais nos filiamos, dos governantes e dos empresários.

Lida ainda com objetivos e aspirações, além de pessoas que possam ter poder e influência sobre você. Por isso costuma indicar um dos pais, o de maior influência, caso estes tenham tido um papel determinante.

Como lidamos com o prestígio e o status social que adquirimos através de nossas carreiras e posição social é algo tratado pela Casa 10.

Incita perguntas como: "Qual o papel que escolheremos e como vamos melhor aprimorá-lo?", "Até onde queremos ir e o quanto queremos alcançar na vida?", "Como descobrir minha vocação?", "Como gerimos nosso status e o quão eles massageiam nosso ego?", "Será que vamos usar nosso poder para realmente ajudar a sociedade ou seremos apenas ambiciosos, obstinados e imprudentes?"

Em uma sociedade competitiva, dependendo da posição que alcançamos (ou do ímpeto para alcançá-la), pode ser muito difícil subtrair-se das recompensas adquiridas. Qual é o limite, então? Quem dita tal limite? Todas essas coisas podem ser analisadas dentro do escopo da Casa 10 no mapa astral.

Interpretações Extras

Para interpretações além do mapa natal, como na Astrologia horária e mundana visando respostas para acontecimentos, locais, governos ou situações específicas, a Casa 10 significa basicamente o monarca, o presidente, o executivo, o partido que esta no poder, o modelo de governo ou primeiro ministro de um País, o governo central e os ministérios, a realeza e as pessoas eminentes e famosas, assim como a reputação e o comércio nacional, aquilo que se torna evidente, o que faz um país ou cidade elevar-se socialmente, a credibilidade, o poder e a confiabilidade dos dirigentes.

Os temas regidos pela Casa 10 na Astrologia
Atributos que devem ser levados em consideração em uma análise de Mapa Astral.

Figuras de autoridade Prestígio e sucesso profissional Responsabilidade social Conquistas e premiações Deveres públicos Autoridade Imagem pública Hierarquia e modelos de regras Necessidade de realização Ambição Status e posição social Fronteiras Reputação Prêmios e honrarias Estrutura Reconhecimento Chefes, líderes, reis, presidentes Influência social Carreira Vocação Vida pública Influência da mãe e o que herdamos dela Realização Empresas e Empresários Objetivos de vida Corporações Aspiração Profissão Governo e governantes Fama e infâmia Estima pública

A influência dos astros situados na Casa 10 do Mapa Astral


Saiba mais sobre todas as casas astrológicas

Baixe agora o aplicativo e acesse seu horóscopo personalizado

A Casa 10 e você...

Descubra a importância da Casa 10 no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber se você possui algum planeta nesta casa quais são seus benefícios!



O céu no momento...

Sexta-feira, 24 de Maio de 2024 | 19h34
Sol 04° 06' Gem
Lua
Cheia
18° 57' Sag
ver ciclo lunar
Mercúrio 12° 59' Tou
Vênus 01° 10' Gem
Marte 18° 28' Ari
Júpiter 29° 43' Tou
Saturno 18° 22' Pei
Urano 23° 45' Tou
Netuno 29° 31' Pei
Plutão 01° 59' Aqu R
Quiron 21° 56' Ari
Lilith 26° 03' Vir
Nodo Norte 14° 32' Ari R
Aspectos ativosorbe
SolConjunçãoVênus2.93
SolConjunçãoJúpiter4.38
SolSextilNetuno4.58
SolTrígonoPlutão2.12
LuaTrígonoMarte0.50
LuaQuadraturaSaturno0.59
LuaTrígonoNodo Norte4.42
VênusConjunçãoJúpiter1.45
VênusSextilNetuno1.65
VênusTrígonoPlutão0.81
JúpiterSextilNetuno0.20
JúpiterTrígonoPlutão2.26
NetunoSextilPlutão2.46
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    8.95%
Arianos    8.82%
Cancerianos    8.80%
Geminianos    8.66%
Taurinos    8.60%
Aquarianos    8.27%
Leoninos    8.23%
Virginianos    8.22%
Escorpianos    8.06%
Librianos    7.91%
Capricornianos    7.88%
Sagitarianos    7.59%