Como alcançar o equilíbrio e amadurecimento emocional?

O amadurecimento é uma das etapas do autoconhecimento
Como alcançar o equilíbrio e amadurecimento emocional?
Por Leticia Spier em Bem estar e evolução
Publicado em: 20/09/2021 às 15h04

Engana-se quem pensa que maturidade emocional tem a ver com velhice. Em um sentido mais amplo, está relacionada às experiências e aos aprendizados que acumulamos.

O amadurecimento emocional é a capacidade de levar consciência no âmbito das emoções, ou seja, é uma das etapas do autoconhecimento.

É saber lidar, compreender e enfrentar as dificuldades da vida no âmbito emocional, ter a capacidade de tolerar as frustrações do cotidiano.

Uma pessoa madura é aquela que, quando se vê diante de algum problema, sabe contorná-lo com quietude, buscando aproveitar toda e qualquer experiência para evoluir.

Mas nós não aprendemos nada sobre isso na escola, não é mesmo?

Então confira 5 dicas para você aprender a elevar o seu nível de consciência emocional e alcançar o equilíbrio e amadurecimento.

Seja livre da opinião alheia

Você já deve ter ouvido falar que uma das maiores prisões em que podemos nos colocar é a de querer agradar às pessoas o tempo todo.

Ser maduro é entender que isso não é sustentável, pois, em algum momento, você deixará de ser verdadeiro com sua própria essência, comprometendo sua realização e sacrificando sua felicidade.

Se algo não te satisfaz, seja o trabalho, um comportamento, uma cidade, um relacionamento ou uma atitude, não é preciso postergar. Seja autêntico e transparente, mesmo que você suponha que isso poderá desagradar alguém.

Entenda os ciclos de começos e términos

Quando se trata de soltar as amarras e deixar a vida ser mais feliz, a maioria de nós sente medo.

Pensar que o passado foi melhor é muito doloroso e nos impede de seguir em frente. Se agarre a ideia do amor, que é muito maior do que a dor, a doença e os momentos ruins.

Então, deixe ir o que não te pertence: ficar preso ao passado nos impede de fechar ciclos e curar as feridas emocionais. Os ciclos de nascimentos e mortes são inerentes e inevitáveis.

Dentro do choro há a possibilidade de ser novamente feliz!

Dica: que tal fazer um ritual de despedida?

Se algo ainda te leva ao passado e traz sofrimento, faça um ritual ou um ato simbólico, para você superar sua perda.

Como fazer?

Separe itens ou objetos que te remetem a algo ou a alguém que você precisa se despedir. Pode escrever uma carta se achar necessário.

Faça uma canção ou prece de despedida com todo respeito e sinceridade do seu coração.

Deixe as lágrimas caírem o quanto for preciso.

Converse com essa pessoa ou situação na qual você precisa deixar. Fale sobre como você se sente.

Cante uma canção, enterre ou queime com carinho o objeto ou carta de escolha. Entregue à terra a sua dor e ao fogo a possibilidade de um novo começo.

Desfrute da sensação de tirar a dor do seu coração.

Permita-se para o novo e celebre a vida para recomeçar!

Mais ação, menos reclamação

Se tem uma palavra que define a maturidade é resolução. Parar de reclamar e pensar nas soluções é o melhor caminho de promover mudanças.

Além de não resolver nada, as reclamações costumam provocar estados emocionais negativos, nos paralisando diante dos problemas.

"Thomas Edison sonhou com uma lâmpada que fosse operada eletricamente, pôs seu sonho em ação e, apesar de mais de dez mil fracassos, manteve esse sonho até fazer dele uma realidade. Sonhadores atuantes não desistem!"

Napoleon Hill – Livro "Quem Pensa Enriquece"

É mais inteligente concentrar energias naquilo que pode ser feito, e não se perder em meio às reclamações.

Agir mais e reclamar menos é um grande sinal de amadurecimento emocional.

Como posso ser útil?

As pessoas estão habituadas a entender melhor o lado do outro apenas quando existe algum tipo de ligação emocional entre elas.

Porém, a verdadeira empatia consiste em uma visão imparcial e sem julgamentos.

Alcançando a maturidade, é possível se colocar no lugar de outras pessoas, mesmo sem conhecê-las ou ter qualquer afinidade com elas.

Aprendemos com os outros e também podemos ensinar aquilo que já superamos. Exemplo: se você é uma pessoa que lê muitos livros e tem facilidade com o hábito da leitura, pode ajudar amigos e familiares com temas e formas práticas de ler, para estimulá-los. O resultado será a troca de experiências. Quem ensina sempre tem muito mais a aprender!

Sem ressentimentos

Ser livre de culpas, frustrações e ressentimentos é difícil, mas absolutamente necessário para avançar no caminho emocional. As ervas daninhas crescem rapidamente e se não há limpeza no caminho, não haverá oportunidades melhores para vingar.

Viva ao máximo no presente, superando e aceitando o que passou. O que aconteceu, já aconteceu; não é possível mudar. Aprenda com os erros e siga em frente, isso é amadurecimento e equilíbrio emocional!

A coragem de ser imperfeito

Não vista a camisa de Super Homem ou Super Heroína. Vulnerabilidade é igual RG, todo mundo tem!

Uma das características mais evidentes nas pessoas maduras é aprender com os erros e fracassos. Quando nos tornamos flexíveis, aceitando que vamos falhar e que está em nossas mãos transformar falhas em degraus para o crescimento.

Faça das frustrações um combustível para que os resultados sejam melhores! Quer ser maduro emocionalmente e ser uma pessoa brilhante em todas as áreas da vida?

Não deixe para amanhã e invista no seu amadurecimento emocional!

Deixo essa célebre frase, para você grudar no espelho da sua casa, e lembrar diariamente de desenvolver seu equilíbrio e amadurecimento, e ser uma pessoa melhor a cada dia!

"Importante, em verdade, é o homem [e mulher]* que está na arena, com a face coberta de poeira, suor e sangue; que luta com bravura, erra e, seguidamente, tenta atingir o alvo. É aquele que, no sucesso, melhor conhece o triunfo final dos grandes feitos e que, se fracassa, pelo menos falha com ousadia, de modo que o seu lugar jamais será entre as almas tímidas, que não conhecem nem a vitória, nem a derrota."

Theodore Roosevelt

Leticia Spier
Leticia Spier

Virginiana com Mercúrio, Vênus, Lua e Marte na Casa 3. Mestra dos símbolos e mitos, dou aulas, cursos e também atuo como terapeuta na arte de curar através dos símbolos. Ajudo a alcançar a realização plena através do Mapa Astral e Tarot Terapêutico.




O céu no momento...

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 | 14h31
Sol 25° 25' Lib
Lua
Quarto Crescente
02° 20' Ari
Fase Gibosa
ver ciclo lunar
Mercúrio 10° 07' Lib R
Vênus 11° 59' Sag
Marte 21° 59' Lib
Júpiter 22° 19' Aqu
Saturno 06° 55' Aqu
Urano 13° 29' Tou R
Netuno 20° 54' Pei R
Plutão 24° 20' Cap
Quiron 09° 59' Ari R
Lilith 10° 12' Gem
Nodo Norte 02° 12' Gem R
Aspectos ativosorbe
SolConjunçãoMarte3.43
SolTrígonoJúpiter3.10
SolQuadraturaPlutão1.08
LuaOposiçãoMercúrio7.78
LuaSextilSaturno4.58
LuaSextilPlutão8.00
LuaSextilNodo Norte0.15
MercúrioSextilVênus1.87
MarteTrígonoJúpiter0.33
MarteQuadraturaPlutão2.35
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.04 %
Arianos    8.84 %
Cancerianos    8.80 %
Geminianos    8.67 %
Taurinos    8.62 %
Aquarianos    8.29 %
Virginianos    8.19 %
Leoninos    8.16 %
Escorpianos    8.00 %
Capricornianos    7.90 %
Librianos    7.89 %
Sagitarianos    7.60 %