astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

Qual é o signo de cada mês?

O signo de cada mês foi definido ainda na antiguidade, durante a criação da Astrologia

Por Astrolink em Astrologia básica

Modo claro

18 minutos de leitura

Os Signos do Zodíaco são áreas do Sistema Eclíptico de Referências e nada tem a ver com as constelações astronômicas. Cada signo irá possuir exatos 30 graus na eclíptica e, portanto, representarão sempre 1/12 da esfera celeste.

Todos os astros que tiverem entre estes dois meridianos definidos, estarão em um determinado “setor celeste de um signo”.

Esta é uma introdução básica para o estudo da astrologia e a cada passo que você der em direção ao aprofundamento do estudo, mais coisas interessantes descobrirá.

Para isto, você pode navegar através dos inúmeros artigos do site, acessar seu mapa astral e ter contato diário com outras ferramentas que contemplam o escopo celeste em toda sua abrangência.

Por enquanto, neste artigo contemplaremos apenas a respeito dos signos solares, caso você esteja navegando pela pergunta mais básica, que é sobre o signo de cada mês.

Como são 12 meses no ano, é natural que você se confunda na hora de saber qual é o signo solar de cada mês, ou seja, qual o momento exato que o Sol entra no setor de determinado signo, que se inicia aos zero graus e vai até 29:59 até passar para o próximo.

Além disso, você já deve ter notado que, dependendo do ano, as datas de entrada do Sol nos signos podem sofrer variações. E mais: que um signo começa por volta do dia 19 de cada mês até o dia 22, dependendo do caso - e não no dia 1º, como nosso calendário tradicional.

Se você se questiona por que isso acontece ou porque muitas pessoas que fazem aniversário entre esses dias de transição podem se confundir ao achar que são de um signo, mas, na verdade, podem ser de outro, siga com a leitura.

Explicaremos quais são os signos de cada mês, por que as datas dos signos sofrem essas variações, como os posicionamentos funcionam e qual é a diferença entre signo solar, signo lunar e signo ascendente. Boa descoberta!

Qual é o signo de cada mês?

Como dissemos, as datas abaixo são apenas uma estimativa próxima, uma média dos dias mais comuns por haver pequenas variações entre os anos que fazem com que o Sol adentre o setor de cada signo na eclíptica em horários ou até dias diferentes a cada ano.

  • Áries: 21 de março a 20 de abril
  • Touro: 21 de abril a 20 de maio
  • Gêmeos: 21 de maio a 20 de junho
  • Câncer: 21 de junho a 22 de julho
  • Leão: 23 de julho a 22 de agosto
  • Virgem: 23 de agosto a 22 de setembro
  • Libra: 23 de setembro a 22 de outubro
  • Escorpião: 23 de outubro a 21 de novembro
  • Sagitário: 22 de novembro a 21 de dezembro
  • Capricórnio: 22 de dezembro a 20 de janeiro
  • Aquário: 21 de janeiro a 19 de fevereiro
  • Peixes: 19 de fevereiro a 20 de março

Como o signo de cada mês foi definido?

O signo de cada mês foi definido ainda na antiguidade, durante a criação da Astrologia e os primórdios do estudo.

O homem arcaico se dedicou à análise do movimento dos corpos celestes - no caso, os planetas - ao começarem a reparar em correspondências cíclicas que ocorriam nos acontecimentos aqui na terra com determinados posicionamentos e trânsitos dos astros.

Neste tempo, a visualização do céu era algo a ser contemplado em todo o seu esplendor de cores e pontos luminosos, muito diferente de hoje em dia, que devido à poluição luminosa e outros fatores, na maioria dos locais nas grandes cidades não conseguimos mais enxergar a grande tapeçaria celeste que encontramos ao olhar para o alto.

Durante estas observações, perceberam que o caminho aparente que o Sol faz ao redor da Terra, assim como os demais planetas, é realizado na mesma Eclíptica - nome dado à faixa celeste onde se encontram os signos astrológicos, criando zodíacos, que nada mais são do que calendários de eventos cíclicos, coisas que se repetem.

Antes de continuarmos, é importante fazer um parêntese: na Astrologia, consideramos que a Terra está no centro das observações. Isso acontece porque as interpretações astrológicas se dão em relação ao nosso ponto de vista, da forma como observamos o sistema solar.

“Não necessitamos de enviar o homem para o espaço sideral, nem tirá-lo de seu país ou de sua casa para submetê-lo às influências cósmicas. O homem está sempre no centro do Universo, dado que o Universo está em toda a parte.” Professor Giorgio Piccardi

Terra em sua ecliptica

Inclusive, o Zodíaco de 12 signos não é o único existente. Nos primórdios, há milhares de anos, existiram outros tipos de zodíacos, onde um dos mais famosos tinham apenas 8 signos, que eram iconografados de forma a reconhecerem o período e os acontecimentos das estações em suas civilizações primitivas.

Esta divisão pouco tem a ver com a movimentação do astro solar e quase não tem relação com as constelações, apesar de existirem explicações importantes e históricas sobre esse ponto, sobre as quais falaremos mais tarde.

Nesses estudos, foi possível notar que, as influências dos astros são cíclicas - ou seja, todos os anos, o Sol passa pelos mesmos pontos no céu, mais ou menos nas mesmas datas, demonstrando uma forma sólida de marcação de tempo, assim como outros astros que percorriam seus ciclos em tempos diferentes.

Enquanto o Sol leva 1 ano para percorrer toda a eclíptica, a Lua, por exemplo, faz esse mesmo percurso 13 vezes por ano. Já Júpiter, leva 12 anos para percorrer todos os signos.

Com isso, percebeu-se que o início das novas estações do ano sempre coincidiam com a entrada do Sol nos setores dos signos cardinais: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.

Além disso, sua trajetória regular, que anda um pouco menos de 1 grau ao dia, marca os 30 dias de permanência em cada signo.

Dessa forma, os signos foram definidos a partir das movimentações solares e não necessariamente a partir das constelações. Entretanto, é importante abrir mais um parênteses para contextualização.

Além dos movimentos de rotação e translação da Terra em volta do Sol, ela realiza outro movimento muito mais sutil, chamado de Nutação, em que ela realiza uma rotação em volta do seu próprio eixo. Esse movimento demora cerca de 26 mil anos para se completar, por isso sua percepção é tão sutil.

movimento de nutação da terra

Entretanto, a nutação faz com que a nossa percepção do sistema solar hoje seja ligeiramente diferente da percepção que os antigos tiveram há 4 mil anos, quando começaram a realizar as primeiras anotações sobre os movimentos planetários.

Por exemplo, em torno do dia 21 de março, quando o dia e a noite têm a mesma duração, marca-se o Equinócio de Primavera para o hemisfério norte e Equinócio de Outono para o hemisfério sul, correspondendo o início da expressão do signo de Áries.

Neste momento, entendemos que o Sol estaria a 0 graus de Áries. Entretanto, ao olhar para o Sol neste dia, você verá que ele está localizado na constelação de Peixes. Assim, signo astrológico e constelação astronômica não são a mesma coisa.

Por isso, podemos perceber que a diferenciação dos 12 signos pouco tem relação com as constelações astrológicas. Apesar de no passado as movimentações planetárias se alinharem perfeitamente com as constelações principais (aquelas que determinavam o início de cada estação do ano), não foi baseando-se nesse fato que os signos do Zodíaco foram definidos e sim analisando o cíclico e regular movimento solar e suas correspondências com os eventos terrestres, principalmente na natureza.

Veja, abaixo, como fica a divisão da faixa Zodiacal:

divisão zodiacal de cada signo

Por que as datas dos signos podem mudar?

A volta que o Sol dá ao redor da Terra foi calculada em 360° graus, indicando que o Sol andaria 1 grau por dia, porém temos 365 dias no ano.

Mas, existe uma diferença porque, na realidade, o Sol se move 00° 59′ 08″ graus por dia - o que significa que ele demora 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos para completar a volta no Zodíaco.

Por causa disso, temos a existência dos anos bissextos - a cada 4 anos, ganhamos um dia a mais para completar as 6 horas restantes nos anos anteriores. Dito isso, o passo solar é constante, mas não é exato de acordo com o nosso calendário porque fazemos adaptações constantes para manter o calendário no mesmo ritmo do movimento solar.

Assim, a cada ano, o Sol entra em um novo signo em um horário diferente, sendo 5 horas, 48 minutos e 47 segundos mais cedo do que entrou no ano anterior. E como adaptamos o dia 29 de fevereiro para “consertar” essa diferença do movimento solar, essa pequena mudança de horário não muda mais do que um dia.

Por exemplo, há anos que o Sol entra em Áries no dia 20 de março e há anos que ele entra no dia 21. Como a cada 4 anos, sempre temos o ano bissexto, esse dia retorna para a sua configuração “original”.

Com isso, se você nasceu no dia de virada de um signo para o outro (geralmente por volta do dia 21 de cada mês), é importante prestar atenção no seu horário de nascimento, para saber se naquele ano, o Sol já havia entrado no novo signo ou não.

Faça seu mapa astral e tire todas as suas dúvidas em relação a isso.

Qual é o signo de cada mês em 2024?

Como dissemos, as datas abaixo podem variar a cada ano, devido à movimentação natural do astro solar, por haver pequenas variações entre os anos que fazem com que o Sol adentre o setor de cada signo na eclíptica em horários ou até dias diferentes a cada ano.

Além disso, confira a sua localização geográfica. Os horários descritos abaixo estão no fuso horário de Brasília, caso você esteja em algum fuso diferente, faça as modificações necessárias.

  • Aquário: 20 de janeiro de 2024, às 11h08
  • Peixes: 19 de fevereiro de 2024, à 01h13
  • Áries: 20 de março de 2024, às 00h07 (Equinócio de outono)
  • Touro: 19 de abril de 2024, às 11h00
  • Gêmeos: 20 de maio de 2024, às 10h00
  • Câncer: 20 de junho de 2024, às 17h51 (Solstício de inverno)
  • Leão: 22 de julho de 2024, às 04h45
  • Virgem: 22 de agosto de 2024, às 11h55
  • Libra: 22 de setembro de 2024, às 09h44 (Equinócio de primavera)
  • Escorpião: 22 de outubro de 2024, às 19h15
  • Sagitário: 21 de novembro de 2024, às 16h57
  • Capricórnio: 21 de dezembro de 2024, às 06h21 (Solstício de verão)

Características do signo de cada mês

Agora que você sabe qual é o signo de cada mês e como essa definição foi estabelecida, apresentaremos algumas características básicas de cada signo solar segundo a Astrologia, mas saiba que isso é apenas um resumo mito vago. Há um oceano de informações a ser navegado e é indicado que você faça isso conforme seu tempo e desejo de se aprofundar.

Essas características são gerais, pois cada pessoa possui uma combinação única de traços de personalidade determinada pela configuração de seu mapa astral completo, que considera não apenas o signo solar, mas também outros posicionamentos planetários, casas e aspectos planetários - a forma que os planetas estão dispostos e interagindo entre si no mapa.

Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

Signo de Áries: 21 de março a 20 de abril

Áries é um signo do elemento Fogo, caracterizado pela energia, impulsividade e entusiasmo. Assim, pessoas nascidas neste período, geralmente, são conhecidas por sua coragem, independência e grande força de vontade para realização. Às vezes, essa energia pode vir acompanhada de necessidade de dominação, falta de paciência e agressividade.

Saiba mais sobre a personalidade e as características do signo de Áries.

Signo de Touro: 21 de abril a 20 de maio

O signo de Touro é do elemento Terra e tem como características de destaque a determinação, estabilidade e sensualidade. Pessoas nascidas neste período são conhecidas por serem práticas, pacientes e confiáveis e por valorizarem a segurança e a estabilidade em todas as áreas de sua vida. Em algumas situações, podem se mostrar pessoas teimosas e inflexíveis.

Saiba mais sobre a personalidade e as características do signo de Touro.

Signo de Gêmeos: 21 de maio a 20 de junho

Gêmeos é um signo do elemento ar e tem como características a versatilidade, a curiosidade, e a sociabilidade. Quem nasceu sob este signo costuma se destacar por conta da facilidade de comunicação e da agilidade mental. No entanto, devido à sua natureza inquieta, que está sempre em busca de estímulos e informações variadas, podem parecer superficiais ou dispersos.

Saiba mais sobre a personalidade e as características do signo de Gêmeos.

Signo de Câncer: 21 de junho a 22 de julho

Sensibilidade, intuição e cuidado emocional estão na lista das principais características do signo de Câncer. Com intuição forte, conseguem captar nuances emocionais e perceber necessidades sutis. Por outro lado, essa sensibilidade pode tornar quem é do signo de Câncer mais vulnerável e propenso a se retrair em um casulo emocional quando se sentem ameaçados.

Saiba mais sobre a personalidade e as características do signo de Câncer.

Signo de Leão: 23 de julho a 22 de agosto

O signo de Leão tem como parte de sua personalidade a generosidade, liderança e autoconfiança, além da capacidade natural de motivar e inspirar as pessoas ao seu redor.  No entanto, também podem se mostrar um pouco dominadores e egocêntricos na busca por sucesso e destaque. Saiba mais sobre a personalidade e as características do signo de Leão.

Signo de Virgem: 23 de agosto a 22 de setembro

Virgem é um signo do elemento Terra e tem como características a atenção aos detalhes, organização, precisão e busca pela perfeição. Quem é de Virgem, geralmente, possui uma mente afiada e habilidades analíticas. Por outro lado, Virgem pode ser idealista demais e buscar um conceito utópico de perfeição.

Saiba mais sobre a personalidade e as características do signo de Virgem.

Signo de Libra: 23 de setembro a 22 de outubro

Libra busca a harmonia, o equilíbrio e a justiça. Sendo um signo do elemento Ar, Libra tem uma natureza diplomática e amigável, sempre em busca da cooperação em suas relações. Por isso, são habilidosos em mediar conflitos e encontrar soluções equilibradas. No entanto, por conta dessa tendência a evitar conflitos, quem é de Libra pode ter como característica a indecisão em determinadas situações.

Saiba mais sobre a personalidade e as características do signo de Libra.

Signo de Escorpião: 23 de outubro a 21 de novembro

Do elemento Água, o signo de Escorpião tem co mo característica a intensidade, a paixão e a profundidade emocional. Além disso, os nascidos sob este signo são determinados e corajosos e possuem uma capacidade de se conectar profundamente com os outros e compreender as emoções e motivações por trás de suas ações. Contudo, a intensidade emocional pode tornar quem é do signo de Escorpião possessivo e ciumento em seus relacionamentos.

Saiba mais sobre a personalidade e as características do signo de Escorpião.

Signo de Sagitário: 22 de novembro a 21 de dezembro

Expansividade, otimismo, entusiasmo e sede de aventura são características marcantes do signo de Sagitário, que tem o Fogo como elemento. Além disso, as pessoas deste signo costumam ser independentes, sinceras e persuasivas. Embora sua sinceridade e honestidade sejam características admiráveis do signo de Sagitário, muitas vezes podem provocar mágoas por conta da impulsividade que também lhe é característica.

Saiba mais sobre a personalidade e as características do signo de Sagitário.

Signo de Capricórnio: 22 de dezembro a 20 de janeiro

O signo de Capricórnio é do elemento Terra e tem como características marcantes a ambição, a determinação e a disciplina. Conhecidos por sua natureza trabalhadora e focada, são muito responsáveis e comprometidos com o trabalho e com seus planos. Embora quem é do signo de Capricórnio possa ser visto como uma pessoa reservada ou séria, tem um senso de humor sutil.

Saiba mais sobre a personalidade e as características do signo de Sagitário.

Signo de Aquário: 21 de janeiro a 19 de fevereiro

Originalidade, independência e visão progressista são algumas das características do signo de Aquário, que tem o Ar como elemento. Quem nasceu neste período costuma se destacar pela abordagem não convencional da vida e pela mente inovadora. São pessoas criativas e visionárias, que valorizam a liberdade. Por outro lado, podem se mostrar emocionalmente distantes.

Saiba mais sobre a personalidade e as características do signo de Aquário.

Signo de Peixes: 19 de fevereiro a 20 de março

Quem nasceu sob o signo de Peixes tem como características de destaque a sensibilidade, a empatia e a imaginação. Além disso, tende a ser uma pessoa bastante sensível às emoções dos outros, com uma habilidade natural de se conectar e compreender profundamente as pessoas ao seu redor. Por outro lado, essa sensibilidade aflorada pode tornar quem é do signo de Peixes suscetível às influências negativas do ambiente ou das pessoas com quem convive.

Saiba mais sobre a personalidade e as características do signo de Peixes.

Além do signo solar

Até aqui, falamos apenas de signo solar. Você entendeu um pouco mais sobre qual é o signo de cada mês e de como essa definição foi feita, além de ter uma visão geral sobre as características de cada signo.

Porém, é importante ter em mente que as características e personalidade de uma pessoa não se resumem ao seu signo solar. A análise do Signo Lunar (deveras importante, onde com o Sol faz parte do que é chamado de luminares de um mapa astral), do Signo Ascendente e da composição de um mapa astral na totalidade é fundamental para quem busca o autoconhecimento e a compreensão mais satisfatória de seu Ser.

Abaixo, você encontra uma breve explicação de Signo Lunar e Signo Ascendente.

Signo Lunar

Semelhante ao Sol, a Lua também tem um ritmo bastante regular, entretanto, muito mais breve. A Lua percorre cerca de 13 graus do Zodíaco por dia, permanecendo apenas 2 dias e 4 horas em cada signo.

Para a definição do Signo Lunar é importante compreender não só o dia, como o horário do seu nascimento, porque, a cada dois dias e meio a Lua muda de signo. Se por acaso você nasceu no dia dessa mudança - e as chances são ⅔ -, o seu signo lunar pode variar.

Além disso, como já discutimos anteriormente, as posições planetárias são calculadas de forma matemática por astrônomos e astrólogos ao longo da história e não representam exatamente a descrição das constelações celestiais. Portanto, entender qual é o seu Signo Lunar é compreender em qual posição que a Lua estará dentro do Zodíaco, que foi dimensionado conforme as movimentações do Sol.

Para saber qual é o seu signo lunar, faça seu Mapa Astral no Astrolink.

Signo Ascendente

O Ascendente representa o signo que estava nascendo ao leste, no horizonte, no local em que você nasceu. O ciclo total do Ascendente dura apenas 24 horas, destinando apenas 2 horas por signo. Isso ocorre porque ele é determinado, assim como as demais casas astrológicas, a partir da posição do Sol.

Portanto, às 6 horas da manhã, o Sol está nascendo no horizonte, ao meio-dia, ele está no Meio do Céu, às 18h, ele está se pondo, no Descendente, e à meia-noite ele está brilhando do outro lado do planeta, no caso, no Fundo do Céu. Como mostra a figura abaixo.

Suponhamos alguém que nasceu ao meio-dia, com o Sol em Áries. Nesse caso, o Sol dessa pessoa estará no Meio do Céu do seu Mapa Astral e ao horizonte estará nascendo, provavelmente, o signo de Capricórnio, marcando o seu ascendente.

Em outro exemplo, se uma pessoa nascer por volta das 6 horas da manhã, ela terá o seu Sol e Ascendente no mesmo signo, ao nascer no mesmo momento em que o sol estava nascendo ao horizonte.

Como saber o signo ascendente no mapa astral

Dessa forma, para determinar o Ascendente, precisamos de duas informações: o horário e sua localização, pois o seu horizonte pode variar conforme a posição que você está no planeta Terra.

No exemplo anterior, no caso do nascimento ao meio-dia, a variação da localização de nascimento poderia influenciar demarcando um Ascendente em Câncer ou Leão, dependendo da latitude e longitude que você está na Terra.

Como a astrologia se baseia a partir do nosso ponto de referência, a sua localização no momento do seu nascimento também se torna de grande relevância na sua história. Porque isso dita a sua forma de interpretação dos fatos, algo bastante característica do signo Ascendente.

Gostou de entender melhor sobre o signo de cada mês e suas particularidades? Torne-se um membro premium e faça seu mapa astral completo no Astrolink.

Categorias

O céu no momento...

quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 00:40