Marte na Astrologia

Marte - Ação e impulso agressivo

O glifo é a fusão do Sol (o círculo que representa a consciência) com uma seta/cruz, representando o direcionamento, a ação e autoafirmação, o instinto. Também representa o nosso fator de sobrevivência, força de vontade, modo de reação e a sexualidade. Marte tem a natureza tipicamente masculina e representa a energia sendo direcionada para o desejo de agir, desbravar, ser e conquistar.

Características e dignidades de Marte:


No glifo do planeta Marte, o círculo está abaixo da seta / cruz. No esquema criado na Grécia, os glífos eram desenhados para auxiliar a interpretação. O que está mais acima, tende a exercer maior interferência sobre que está embaixo, assim como o céu e o sistema solar, que tendem a afetar mais a Terra do que o contrário.

A seta/cruz de Marte foi colocada assim para representar que a força dos instintos fundamentais (cruz: os ciclos da vida, do mundo que tem ciclos, nasce, cresce e morre, do tempo de vida, etc.) tende a ser ostensivo e afetar a psiquê, os valores humanos que se diferenciam das outras espécies ou a consciência (representada pelo círculo).

Em um mapa astral, as observações e estudos feitos por astrólogos durante milênios e confirmados pela estatística do século XX, este é o astro relacionado à força de vontade individual e ao instinto, correspondendo às tarefas básicas de sobrevivência diária e aos impulsos primários envolvidos na perpetuação da vida humana.

É o oposto de Vênus (o glifo de Vênus apresenta o círculo sobre a cruz) pois enquanto este representa o lado feminino, sofisticado, elegante, artístico, passivo e mais suave, como valores humanos que nos diferenciam dos outros animais, Marte é o arquétipo masculino, ativo e belicoso, que nos aproxima dos outros animais dos quais descendemos.

É uma caracterologia em Psicologia se expressa por decisão, assertividade, a corporalidade, ouvir os instintos, o id, nosso inconsciente e inato vindo da evolução natural, o desejo corporal de dormir, alimentar-se, sentir prazer e dor físicas, ter interesse sexual como instinto de reprodução ou descarga de tensão, aos atos decisórios em geral.

Quando a seta como parte do glifo está na parte de cima, astrólogos desejaram representar a interpretação deste sinal/signo (uma posição de um astro é um sinal ou um "signo" em um mapa, embora hoje em dia não seja tão comum tratarmos desta maneira) que podemos ser mais impulsivos ou direcionar energia de forma natural, o que pode ser traduzido algumas vezes em comportamentos quase automáticos de paixão desenfreada ou raiva, desejo descontrolado, inconsciente, nossas pulsões de vida ou formas de nos defendermos instintivamente.

Quando o círculo aparece na parte superior, astrólogos tentaram traduzir suas observações como uma maior presença do autocontrole e de instintos mais brandos. Digamos que o os sentimentos como o amor estariam a interferir nos instintos.

Os gregos viam nisto, não um sinal de elevação, mas sim um a forma de relação entre o que nos diferencia dos outros animais e aquilo que nos aproxima deles.

No caso de Marte, dependendo como aparece em um mapa natal, teremos uma equação de como o indivíduo é afetado pelos instintos do corpo e como interage com a energia livre vinda do meio ambiente (oxigênio, luz, alimentos, líquidos, interações corporais, etc.).

Se ele aparecer de forma muito ostensiva e caótica, os instintos e a força corporal podem ser instáveis e se tornarem uma referência fundamental em tudo que o indivíduo vai interagir.

Ele pode interferir de forma ostensiva nos sentimentos, na fidelidade conjugal, na forma de falar, de argumentar, na forma de se comportar, andar, vestir, adaptar-se à atividades sociais, aos esportes, etc.

Se aparece de forma mais amena, temos alguém onde os instintos existem, mas não são tão ostensivos e permitem que sentimentos mais naturais, puros e pensamentos mais racionais e analíticos se manifestem.

Assim, não existe necessariamente uma melhor ou pior posição astrológica para nenhum astro no mapa astral. Existem apenas formas de distribuição e hierarquias de características a serem gerenciadas.

Poderá haver mais autodisciplina, confiança em si mesmo se este componente for bem gerido, maior ou menor esforço para geri-lo, maior facilidade para o desenvolvimento psicomotor em uns casos e em outros não.

Movimento

Ao percorrer sua jornada pelos signos, Marte desloca-se cerca de 30 minutos diariamente (meio grau) e leva aproximadamente 22 meses para atravessar todo o zodíaco. Quando entra em movimento de retrogradação, pode ficar até 7 meses em um signo.

Quando se diz que Marte ou qualquer outro astro "rege" um signo, isto significa que ele de alguma forma tem uma semelhança íntima com o outro nível de organização (movimento do Zodíaco e movimento do astro como níveis de organização). Esta relação quando muito parecida, dá se o nome de "regência", como a afinidade de um Rei e seu território. Ele regeria então, Áries e Escorpião, teria sua exaltação no signo de Capricórnio e sua queda em Câncer.

Terça-feira é o dia da semana associado à Marte pelos povos antigos. Em inglês, "Thuesday", que vem do Inglês arcaico "Tiwesdaeg" (dia de Tyr). Tyr (também conhecido como Tew ou Tiu), era o Deus nórdico da guerra.

A título de curiosidade, a terça-feira então foi nomeada em sua homenagem, mantendo o contexto da mitologia nórdica. Se fosse convertido aos moldes romanos, talvez seria chamado de "Marsday". Marte era o Deus romano da guerra (o equivalente à sua versão grega, Ares), que por sua vez é equivalente a versão nórdica, Tyr. Ares, Marte e Tyr são a mesma coisa em culturas diferentes.

As características das posições de Marte, confirmadas nos estudos estatísticos feitos pelo casal Gauquelin, mostram um inclinação psicológica do Ser aguerrido, corajoso, intrépido, combatente, disposto, decido, inclinando à atividades militares, desportistas, de conquista e de forte senso de oportunidade.

Quer saber como essas informações afetam a sua vida?

MarteComo Marte pode ser entendido no seu Mapa Astral?

A posição de Marte no mapa astral oferece informações sobre a maneira de agir da pessoa, quando ela interagir com o princípio do desejo e da ação. É o que nos impulsiona ao movimento, a competir, lutar, nos faz agir e transpor obstáculos, representando parte da nossa força motriz e motivação para agir e ter sucesso em algum desejo.

Um Marte posicionado de forma menos ostensiva e com interações brandas no mapa astral, ou seja, com aspectos e interações mais estáveis, pode conferir uma melhor resistência física (principalmente se bem aspectado com o Ascendente), além de uma boa dose de assertividade e coragem.

De acordo com alguns autores antigos, como obviamente mulheres também tinham Marte em seus mapas astrais, eles não conseguiam admitir que elas tivessem alguma masculinidade, interpretavam seus Martes como sendo "os homens de sua vida". Hoje, tanto a genética como a psicologia (Jung) refutam a ideia de sermos exclusivamente masculinos ou femininos.

Assim, podemos entender Marte como sendo o "princípio masculino (animus) em qualquer mapa natal. Em outras palavras, a forma como lidamos com a masculinidade interna e externa, ou seja, vindas do meio com o qual nos relacionamos.

Lutadores e esportistas são beneficiados quando possuem um Marte posicionado de forma predominante em seus mapas. Dependendo de sua posição, como os instintos e a troca com o meio se tornam mais intensas, existe maior disponibilidade de energia corporal. O sistema imunológico portanto pode ser fortalecido e combater melhor adversidades e doenças.

Da mesma forma, se a posição de Marte for ostensiva, haverá a necessidade da dissipação e queima dos excessos de energia, para uma homeostase entre a entrada e a saída da energia. É a correspondência de Marte como princípio ativo cosmológico que nos motiva a agir com força de vontade, energia física, coragem e ter mais resiliência. É a nossa capacidade de transformar ideais em ação no momento em que queremos e desejamos.

Se Marte não está ostensivo no momento do nascimento (como no signo de Peixes ou em determinados aspectos, por exemplo), então a força motriz do indivíduo tende a ser mais atenuada, influenciando um menor desejo de competir. Pessoas com um posicionamento não tão proeminente de Marte tendem a enfrentar até mesmo a vida cotidiana com maior dificuldade e falta de disposição.

Ademais, a casa astrológica onde Marte se encontra no mapa astral é a área da vida onde a pessoa tem mais chances de se impor, enfrentar desafios e lidar com tensões e conflitos.

O signo onde Marte está posicionado também é capaz de sinalizar quais são os tipos de expressão através dos quais a pessoa irá se impôr e a forma de se relacionar sexualmente.

Quando Marte está em Gêmeos, por exemplo, pode haver tendência a discussões e polêmicas. Em Áries, confrontos físicos. Em Leão, um autoritarismo exacerbado e dramático pode eclodir. Em Libra, a hesitação ao agir. Em Escorpião, ações radicais e defensivas. Já no signo de Câncer, pode influenciar uma agressividade mais contida, interiorizada, embora causando uma irritação potente e emocional. Quando Marte está em Touro, Libra ou Peixes, o indivíduo pode tornar-se mais calmo se em comparação a outros signos mais beligerantes.

Os aspectos bem administrados da natureza deste componente confere força, energia, coragem, dinamismo e determinação. Faz o indivíduo tomar gosto por aventuras, estar sempre pronto para agir e conquistar. Traz à tona a vontade de vencer, o instinto de se defender e a independência. Torna possível a afirmação dos próprios direitos e expressão dos pensamentos e sentimentos, conferindo ainda mais audácia e coragem diante de situações arriscadas.

Quando se desconhece esta natureza ou quando administra-se esta natureza de forma ineficiente, ela pode fazer o indivíduo ser de certa forma mais imprudente, impaciente, áspero, impulsivo, assumir riscos excessivos e por vezes, desnecessários. A raiva, a violência e a combatividade são outros traços negativos, seguidos de egoísmo, irritação e arrogância. A pessoa pode se tornar mais intolerante, hiperativa, descontrolada, insatisfeita, dominadora ou afeita a discussões. Por outro lado, o indivíduo pode apresentar também medo, covardia e sentimento de impotência. Essa inibição pode levá-lo a não querer entrar em competições, a ser hesitante ou inerte. Inspira uma falta de energia que pode levar à improdutividade ou desistência. Depende de nós, como princípio passivo, canalizar de forma construtiva a incidência dessa incrível força.

Conquistar, agir e reagir

Como vimos, Marte trata fundamentalmente de conquista, desejo e energia, trazendo um impulso que ajuda o "Eu" a se autoafirmar. Os temas regidos por outros astros, incluindo o Sol, se expressam através da influência de Marte, que representa a força de agir, a energia que o nosso Ego tem a seu dispor, nossa capacidade de realização efetiva. É uma influência forte e impositiva, que vai impulsionando à conquista ou dominação.

Quando um astro faz uma conjunção com Marte, como o Sol, a Lua, Mercúrio e Vênus, ou seja, os astros pessoais, ele afeta sua natureza de forma complementar aproximando corpo, emoção, razão, afeto entre outros, dentro da estrutura psíquica, deixando a pessoa mais expressiva.

Já quando um planeta mais lento se junta a Marte, como por exemplo, quando há uma conjunção de Marte e Júpiter, Marte é mais alterado e pode fazer a pessoa assumir e lutar pelo que acredita, por seus ideais. Seus ensinamentos e desejos de aprendizagem avançada tornam-se mais potentes e diretos.

Além disso, a posição de Marte nos signos que indica o tipo característico mais básico de ambição de uma pessoa, o que pode nos dizer muito sobre a forma como realiza seu trabalho, pois é o desejo (libido) que conduz a ambição.

A posição do planeta também mostra como o perigo e as atitudes mais enérgicas são conduzidas pela pessoa e de que forma ela lida com tais questões, que será de acordo com os temas do signo.


A influência de Marte Marte nos Signos

A influência de Marte Marte nas Casas Astrológicas

Baixe agora o aplicativo e acesse seu horóscopo personalizado

Marte e você...

Descubra a importância do astro Marte no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber qual signo ou casa este astro está posicionado e quais são seus benefícios!



O céu no momento...

Sexta-feira, 24 de Maio de 2024 | 19h20
Sol 04° 05' Gem
Lua
Cheia
18° 50' Sag
ver ciclo lunar
Mercúrio 12° 58' Tou
Vênus 01° 10' Gem
Marte 18° 27' Ari
Júpiter 29° 43' Tou
Saturno 18° 22' Pei
Urano 23° 45' Tou
Netuno 29° 31' Pei
Plutão 01° 59' Aqu R
Quiron 21° 56' Ari
Lilith 26° 03' Vir
Nodo Norte 14° 32' Ari R
Aspectos ativosorbe
SolConjunçãoVênus2.93
SolConjunçãoJúpiter4.37
SolSextilNetuno4.57
SolTrígonoPlutão2.11
LuaTrígonoMarte0.38
LuaQuadraturaSaturno0.46
LuaTrígonoNodo Norte4.29
VênusConjunçãoJúpiter1.44
VênusSextilNetuno1.64
VênusTrígonoPlutão0.82
JúpiterSextilNetuno0.19
JúpiterTrígonoPlutão2.27
NetunoSextilPlutão2.46
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    8.95%
Arianos    8.82%
Cancerianos    8.80%
Geminianos    8.66%
Taurinos    8.60%
Aquarianos    8.27%
Leoninos    8.23%
Virginianos    8.22%
Escorpianos    8.06%
Librianos    7.91%
Capricornianos    7.88%
Sagitarianos    7.59%