Urano na Astrologia

Urano - Impulso de liberdade e inovação

Urano simboliza a rebeldia, a revolução, as alterações súbitas. O planeta trata fundamentalmente da libertação da consciência, das cristalizações emocionais, ideológicas, intelectuais e sociais. Gera a vontade de criar algo, fruto da insatisfação com a realidade anterior. É a necessidade de mudar o que está estabelecido, de inovar.

Características e dignidades de Urano:

  • Palavra-chave: Despertar
  • Tópico: Liberdade, revoluções e crises
  • Queda: Touro Touro
  • Exílio: Leo Leão

Urano é um astro transpessoal (ou geracional) na astrologia, que leva em torno de 84 anos para se mover através de todo o zodíaco, se deslocando aproximadamente 3 minutos por dia e ficando cerca de 7 anos em cada signo.

A Casa 11 está associada ao planeta, que também é regente do signo de Aquário junto com Saturno, regente antigo pela astrologia tradicional.

Nos estudos de astrologia mundial (astrologia que estuda eventos coletivos, políticos, econômicos, culturais, conflitos entre países entre outros), o planeta é associado a tecnologia, a internet, dispositivos eletrônicos, rapidez, eletricidade, revolução, mudanças súbitas, interrupções, choques de ordem e quebra de padrões. Incita novas correntes de pensamento, interage com a intuição e inspira soluções inovadoras para problemas difíceis.

Urano tem se verificado muito associado à descobertas e avanços científicos, que muitas vezes mudam as regras sociais, afetam as crenças e afrontam a religião ou as ideias éticas vigentes em um determinado momento. Assim, integrado à engenharia (braço prático da física e das ciências exatas), correspondeu ao desenvolvimento de navios, mapas da terra (geografia) que davam legitimidade à seus descobridores, máquinas, motores, fontes de matrizes energéticas, fábricas, progresso, produção em massa, democratização dos meios de produção.

Desta forma, Urano se associa muito aos movimentos capitalistas e neoliberais, defendendo valores democráticos, de inclusão, globalização, distribuição de valores de forma indiscriminada quer sejam bens de consumo, quer sejam serviços ou mesmo o compartilhamento de descobertas. Assim, a transparência e a abertura econômicas fazem parte de quando Urano se envolve em ciclos, luas novas e ingressos solares (técnicas de astrologia mundial).

Em uma simples analogia, enquanto Mercúrio vem se mostrando a muitos séculos associado à comunicação básica, ele poderia representar o dispositivo que está acessando a internet, enquanto Urano é a própria internet, por exemplo.

Glifo de UranoO glifo de Urano é complexo historicamente. Originalmente, Urano chamava-se "Herschel" em homenagem a seu descobridor, William Herschel. Com a mudança para o nome definitivo, "Urano", seu glifo em Astronomia tornou-se o círculo com a seta.

Este glifo representa o sistema solar com o Sol no centro e o primeiro astro descoberto fora dos limites da visão humana, daí a seta indicando que novas descobertas viriam depois deste feito astronômico.

Entre os Astrólogos das lojas de mistérios e mesmo entre os astrólogos em geral, tentou-se continuar com o mesmo esquema dos anteriores utilizando-se o círculo, o semicírculo e a cruz, como veremos mais abaixo.

A natureza astrológica de Urano estudada em astrologia é recente. Entretanto, a tecnologia, a quantidade exponencial de mapas feitos e analisados, bem como a imensa quantidade de astrólogos no século XX e XXI praticando, catalogando e divulgando suas experiências, temos uma excelente relação de como interpretá-lo.

Pelo observado, quando por posição no mapa natal (mapa astral), Urano se refere à natureza neocortical, ao hemisfério esquerdo do cérebro, relacionado à criatividade, à ciência, matemática, ao conhecimento da língua, ao culto ao saber e à cultura. Assim, acelera processos mentais, mostra rotas alternativas que transcendem a conclusões engessadas ou lógicas.

A correspondência de Urano acelera processos mentais, mostra rotas alternativas que transcendem a conclusões engessadas ou lógicas.

Por sua natureza criativa e instável, se não for controlada, a correspondência de Urano pode desencadear energias destrutivas ou explosivas. No entanto, se fundamentada em considerações práticas e experiência, Urano incentiva as inovações que dão um novo gás a estruturas e conceitos desgastados, direcionando forças para o futuro.

Como acontece com os outros planetas transpessoais, a posição de Urano no signo é menos importante do que a sua posição na casa para delimitar as diferenças individuais nos assuntos regidos pelo planeta.

A posição no signo possui mais importância histórica do que pessoal, pois este é um planeta coletivo e estudado mais em astrologia mundial, pois astros lentos não são interpretados de forma tão individualizadas nos mapas natais. Mas, é claro que ele também tem sua importância nos mapas individuais, trazendo originalidade e uma maneira diferente de vermos as coisas em cada pessoa.

Já a casa astrológica ocupada por Urano pode revelar mudanças bruscas, rompimentos eventuais e áreas da vida onde a pessoa pode ser mais inquieta ou ter ímpetos de gênio.

Quando Urano tem maior destaque no mapa astral, o indivíduo é que pode se tornar agente modificador, causando agitação por onde passa e despertando a consciência do novo, no diferente, do original, na possibilidade das mudanças de si e dos outros ao seu redor. Geralmente quando Urano aparece em destaque, envolvido com os luminares, os ângulos e os astros pessoais e de forma ostensiva, revelam-se pessoas mais independentes e originais.

Quer saber como essas informações afetam a sua vida?

UranoA equação de Urano no mapa astral

Como Urano demora sete anos para atravessar apenas um signo do zodíaco, todos os que nasceram durante determinado período de sete anos possuem Urano no mesmo signo (embora a posição de Urano nas casas vai variar bastante e se altere a cada 2 horas aproximadamente).

Portanto, o signo é importante para indicar diferenças entre gerações e o destino comum de um grupo de pessoas nascidas no mesmo período, ou seja, ele influencia o comportamento de uma grande parcela de pessoas e indica o que ela deixará de mudanças na sociedade, qual será o seu legado, além de como se manifesta o desejo de liberdade e individualidade de uma pessoa, mostrando como ela estabelece uma ligação uma ligação criativa com o mundo.

Por conta da natureza neocortical observada nos indivíduos, características de "insights" acabam surgindo. Sua natureza não parece ser exatamente inspirada e sim de raciocínio rápido e de improvisação (como um saxofonista de jazz, por exemplo) a ponto de se acreditar que "inspiram" tais frases musicais quando de fato, é fruto de muito estudo e velocidade na tomada de decisões.

Urano pode enfatizar as expectativas individuais do sujeito relacionadas à sua ansiedade futura. Pode, por exemplo, dependendo como aparece no mapa, trazer baixa tolerância para esperar, desejar acelerar as coisas, criar mudanças, trazer brevidade e velocidade aos processos.

Urano está associado com o esforço coletivo para entender o saber e o conhecimento, com a humanidade em geral e possui um caráter reformista. Por onde passa, concede a vantagem de se quebrar barreiras e de inovar, sendo um dos canais que nos permite transcender a realidade existente com novas cores de tempos em tempos. Novos impulsos são sempre necessários para que o indivíduo e o coletivo evoluam e trilhem novos caminhos.

Mesmo o lado mais estável de Urano traz versatilidade, independência, vontade de mudança, criatividade, liberdade, originalidade e capacidade de inventar, de não se conformar apenas com a realidade que nos cerca, de enxergar um algo a mais. Trata do dinamismo e genialidade do Ser. Força mudanças repentinas quando algo pode ser melhorado, quando uma atualização está pronta para ser instalada.

Liberdade de pensamento, insights criativos e inspiração são outras características do planeta, que desperta pensamentos vanguardistas, o compromisso de explorar novos conceitos e representações do mundo, a tolerância, o desapego e extroversão. Urano também representa amizade, solidariedade e criatividade coletiva.

Já seu lado mais caótico, ou seja, quando se apresenta de forma ostensiva, pode trazer comportamentos como fanatismo radical, excentricidade, perversão, rebeldia desenfreada, teimosia, irresponsabilidade, desorganização, ser do contra apenas para aparecer, ser intelectual. O indivíduo tende a crer em verdades absolutas e indiscutíveis, virar um radical, desenvolvendo um individualismo narcisista e uma incapacidade de ajudar ou comprometer-se, se afastando emocionalmente das outras pessoas.

Equilibrar essas características ajuda Urano a apontar a direção para a construção de um novo futuro. O planeta atua em nossa mente e aflora a capacidade que temos de criar alternativas.

Diferente de Saturno que em geral trazem mudanças mais cadenciadas e graduais, Urano traz mudanças mais velozes e obtusas, o gosto pelo que é incomum e contrário aos padrões, às regras estabelecidas. Traz o desejo de se libertar da matéria, da rotina, do convencional, a atração pela metafísica e por assuntos fronteiriços, pesquisas, protótipos, experiências experimentais, que nos ajudem a expressar e desenvolver nossa psiquê.

Saturno, como último dos planetas sociais, traz a evolução da consciência através da maturidade, responsabilidade e trabalho duro, Urano traz a inovação, "o além". À medida que a consciência se expande, as estruturas tornam-se obsoletas, já serviram a seu propósito e precisam ser substituídas por novos conceitos.

Urano é um símbolo dessa mudança, muitas vezes brutal e inesperada. Sua tarefa é trazer boas novas para alterar as coisas antigas, sejam velhos conceitos, tradições, combatendo o obsoleto, o ultrapassado, podendo se incluir padrões emocionais ou estruturas físicas, preparando o caminho para o novo (nem que esse novo seja apenas uma atualização do que já existe).


A influência de Urano Urano nos Signos

A influência de Urano Urano nas Casas Astrológicas

Baixe agora o aplicativo e acesse seu horóscopo personalizado

Urano e você...

Descubra a importância do astro Urano no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber qual signo ou casa este astro está posicionado e quais são seus benefícios!



O céu no momento...

Segunda-feira, 22 de Abril de 2024 | 21h46
Sol 03° 14' Tou
Lua
Quarto Crescente
21° 09' Lib
Fase Gibosa
ver ciclo lunar
Mercúrio 16° 16' Ari R
Vênus 21° 53' Ari
Marte 24° 01' Pei
Júpiter 22° 14' Tou
Saturno 15° 53' Pei
Urano 21° 55' Tou
Netuno 28° 40' Pei
Plutão 02° 04' Aqu
Quiron 20° 14' Ari
Lilith 22° 31' Vir
Nodo Norte 15° 39' Ari R
Aspectos ativosorbe
SolQuadraturaPlutão1.16
LuaOposiçãoMercúrio4.90
LuaOposiçãoVênus0.73
LuaOposiçãoNodo Norte5.51
MercúrioConjunçãoNodo Norte0.62
MarteSextilJúpiter1.78
MarteSextilUrano2.09
JúpiterConjunçãoUrano0.31
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    8.95%
Arianos    8.83%
Cancerianos    8.80%
Geminianos    8.65%
Taurinos    8.59%
Aquarianos    8.28%
Leoninos    8.23%
Virginianos    8.22%
Escorpianos    8.06%
Librianos    7.91%
Capricornianos    7.88%
Sagitarianos    7.59%