Urano na Astrologia

Urano - Impulso de liberdade e inovação

Urano simboliza a rebeldia, a revolução, as alterações súbitas. O planeta trata fundamentalmente da libertação da consciência, das cristalizações emocionais, ideológicas, intelectuais e sociais. Gera a vontade de criar algo, fruto da insatisfação com a realidade anterior. É a necessidade de mudar o que está estabelecido, de inovar.

Características e dignidades de Urano:

  • Palavra-chave: Despertar
  • Tópico: LIberdade, revoluções e crises
  • Queda: Touro
  • Exílio: Leão

Urano é um planeta transpessoal (ou geracional) na Astrologia, que se desloca aproximadamente 3 minutos por dia e leva mais ou menos 84 anos para se mover através de todo o zodíaco, ficando cerca de 7 anos em cada signo. A Casa 11 está associada ao planeta, que também é co-regente do signo de Aquário junto com Saturno, regente oficial pela astrologia tradicional.

Tanto as forças de Urano quanto as de Saturno são fundamentais e cada arquétipo tem o seu propósito. Na astrologia, não se pode eliminar uma ou outra força, o máximo que pode haver é um equilíbrio dinâmico entre elas. Quando há uma força atuando em excesso, a outra deve entrar em ação para manter o equilíbrio.

Astrologicamente o planeta é associado a tecnologia, a internet, dispositivos eletrônicos, rapidez, eletricidade, revolução, mudanças súbitas, interrupções, choques de ordem e quebra de padrões. Incita novas correntes de pensamento, concede intuição e inspira soluções inovadoras para problemas difíceis. O planeta é símbolo do "céu estrelado" e considerado a terceira potência de Mercúrio, uma expansão de consciência e comunicação, amplifica os temas mercurianos em um escopo mais abrangente. Em uma simples analogia, enquanto Mercúrio simboliza o dispositivo que está acessando a internet, Urano é a própria internet.

No glifo de Urano, a cruz da matéria está aberta tanto para as percepções dos lados direito e esquerdo do cérebro, cravada no círculo espírito. O símbolo de Urano é complexo e indica como percebemos as coisas de maneira rápida e intuitiva. São estímulos que mais parecem flashs e que nos proporcionam uma compreensão "fora da caixa", além das percepções convencionais, como verdadeiros insights. Não é diferente de uma antena de rádio ou televisão que capta sinais de longe para que o aparelho os converta e transmitam as informações. É símbolo daqueles momentos súbitos de clareza, revelação e surtos criativos, que nos estimulam a ter novas ideias.

A seta sobre um círculo solar é um outro símbolo associado a Urano e passa a ideia de que o espírito e a vitalidade são dirigidos com entusiasmo para cima, em direção aos ideais de forma espontânea. Em Urano, as energias são realmente dirigidas para cima, ao contrário de Marte cuja seta está em diagonal. Tais energias vão direto para os ideais superconscientes. Enquanto isso, os crescentes virados lateralmente incidem sobre as percepções conscientes do presente.

Urano acelera a mente e os processos, mostra rotas alternativas que transcendem a conclusões engessadas ou lógicas, gerando "saltos quânticos" do tipo que quando percebemos, já foi, já mudou, já era...

Se não for controlada, a eletricidade de Urano pode desencadear energias destrutivas ou explosivas. No entanto, se fundamentada em considerações práticas e experiência, Urano incentiva as inovações que dão um novo gás a estruturas e conceitos desgastados, direcionando energias para o futuro.

Como acontece com os outros planetas exteriores, a posição de Urano no signo é menos importante do que a sua posição na casa para delimitar as diferenças individuais nos assuntos regidos pelo planeta. A posição no signo possui mais importância histórica do que pessoal, pois este é um planeta que vai além do indivíduo. Mas, é claro que ele também nos influencia, trazendo originalidade e uma maneira diferente de vermos as coisas em cada pessoa.

Jà a casa ocupada por Urano pode revelar mudanças bruscas, rompimentos eventuais e áreas da vida onde a pessoa pode ser mais inquieta ou ter ímpetos de gênio. Quando Urano tem maior destaque no mapa astral, o indivíduo é que pode se tornar agente modificador, causando agitação por onde passa e despertando a consciência dos outros ao seu redor. Geralmente são pessoas mais independentes e originais.

Quer saber como essas informações te afetam?

UranoA influência de Urano no mapa astral

Como Urano demora sete anos para atravessar apenas um signo do zodíaco, todos os que nasceram durante determinado período de sete anos possuem Urano no mesmo signo (embora a posição de Urano nas casas vai variar bastante).

Portanto, o signo é importante para indicar diferenças entre gerações e o destino comum de um grupo de pessoas nascidas no mesmo período, ou seja, ele influencia o comportamento de uma grande parcela de pessoas e indica o que ela deixará de mudanças na sociedade, qual será o seu legado, além de como se manifesta o desejo de liberdade e individualidade de uma pessoa, mostrando como ela estabelece uma ligação intuitiva com a mente universal, o que lhe permite receber ideias originais e a inspiração para compreender a vida e solucionar os seus problemas. Indica ainda as motivações ocultas nos desejos, esperanças e metas do indivíduo, especialmente nos objetivos determinados pela mente e pode revelar o tipo de amigos que uma pessoa provavelmente vai procurar, os interesses e atividades que são afins, influenciando os círculos que frequenta.

Urano está associado com a mente universal, com a humanidade em geral e é uma energia reformista. Por onde passa, concede a vantagem de se quebrar barreiras e de inovar, sendo um dos canais que nos permite transcender a realidade existente com novas cores a cada 7 anos. Novos impulsos são sempre necessários para que o indivíduo e o coletivo evoluam e trilhem novos caminhos.

O lado positivo de Urano traz a independência, versatilidade, independência, vontade de mudança, criatividade, liberdade, originalidade e capacidade de inventar, de não se conformar apenas com a realidade que nos cerca, de enxergar um algo a mais. Trata do dinamismo e genialidade do Ser. Força mudanças repentinas quando algo pode ser melhorado, quando uma atualização está pronta para ser instalada.

Liberdade de pensamento, intuição e inspiração são outras características do planeta, que desperta pensamentos vanguardistas, o compromisso de explorar novos conceitos e representações do mundo, a tolerância, o desapego e extroversão. Urano também representa amizade, solidariedade e criatividade coletiva.

Já seu lado desarmônico pode trazer comportamentos como fanatismo, excentricidade, perversão, rebeldia desenfreada, teimosia, irresponsabilidade e desorganização. O indivíduo tende a crer em verdades absolutas e indiscutíveis, virar um radical, desenvolvendo um individualismo narcisista e uma incapacidade de ajudar ou comprometer-se, se afastando emocionalmente das outras pessoas.

Equilibrar essas energias ajuda Urano a apontar a direção para a construção de um novo futuro. O planeta atua em nossa mente e aflora a capacidade que temos de criar alternativas. Diferente de Saturno, ele traz mudança, amor ao que é incomum e contrário aos padrões, às regras estabelecidas. Traz o desejo de se libertar da matéria, a atração pela metafísica e por assuntos que nos ajudem a expressar e desenvolver nossa psique.

Saturno, como último dos planetas sociais, traz a evolução da consciência através da maturidade, responsabilidade e trabalho duro, Urano traz a inovação, "o além". À medida que a consciência se expande, as estruturas tornam-se obsoletas, já serviram a seu propósito e precisam ser substituídas por novos conceitos. Urano é um símbolo dessa mudança, muitas vezes brutal e inesperada. Sua tarefa é trazer boas novas para alterar as coisas antigas, sejam velhos conceitos, tradições, padrões emocionais ou estruturas físicas, preparando o caminho para o novo (nem que esse novo seja apenas uma atualização do que já existe).


O que estão falando sobre Urano no Astrolink...


A influência de Urano nos Signos

A influência de Urano nas Casas Astrológicas

Urano e você...

Descubra a importância do astro Urano no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber qual signo ou casa este astro está posicionado e quais são seus benefícios!



O céu no momento...

Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020 | 03h30
Sol 29° 18' Lib
Lua
Nova
13° 34' Cap
Fase Crescente
ver ciclo lunar
Mercúrio 07° 03' Esc R
Vênus 23° 00' Vir
Marte 18° 34' Ari R
Júpiter 19° 47' Cap
Saturno 25° 46' Cap
Urano 09° 04' Tou R
Netuno 18° 32' Pei R
Plutão 22° 33' Cap
Quiron 06° 10' Ari R
Lilith 00° 06' Tou
Nodo Norte 21° 19' Gem
Aspectos ativosorbe
SolConjunçãoMercúrio7.74
SolQuadraturaSaturno3.54
SolQuadraturaPlutão6.75
SolTrígonoNodo Norte7.99
LuaSextilMercúrio6.53
LuaQuadraturaMarte5.00
LuaConjunçãoJúpiter6.21
LuaTrígonoUrano4.51
LuaSextilNetuno4.97
MercúrioOposiçãoUrano2.02
VênusTrígonoSaturno2.77
VênusTrígonoPlutão0.44
VênusQuadraturaNodo Norte1.68
MarteQuadraturaJúpiter1.22
MarteSextilNodo Norte2.75
JúpiterSextilNetuno1.24
JúpiterConjunçãoPlutão2.77
NetunoQuadraturaNodo Norte2.78
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.05 %
Arianos    8.85 %
Cancerianos    8.79 %
Geminianos    8.69 %
Taurinos    8.63 %
Aquarianos    8.27 %
Virginianos    8.20 %
Leoninos    8.16 %
Escorpianos    8.00 %
Librianos    7.89 %
Capricornianos    7.89 %
Sagitarianos    7.58 %