astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

Curiosidades (e palavras) muito interessantes

O passado sempre tem muito a nos dizer

Por Astrolink em Astrologia básica

Modo claro

6 minutos de leitura

Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

Pode não parecer, mas muitas palavras que utilizamos hoje em dia são derivadas do universo astrológico. Ao longo do tempo, a astrologia deixou sua marca em nossa linguagem, criando um elo interessante entre o nosso mundo atual e o mundo antigo, onde muitas palavras e termos amplamente utilizados hoje em dia são derivados de um contexto astrológico distante.

Se pegarmos a palavra "considerando", por exemplo, ela é um substantivo que deriva do verbo "considerar" e que significa basicamente pensar cuidadosamente sobre algo, mas originalmente "consultar as estrelas e constelações" para tomar uma decisão.

Tal palavra tem sua etimologia no francês antigo e no latim. Con (que significa junto) e sidereus (relacionado a estrelas, céu estrelado), tendo a mesma origem da palavra sideral. Antigamente, quando alguém dizia que iria considerar algo, no fundo estava dizendo que iria consultar os astros a respeito de determinado assunto.

Outra palavra interessante é "cronologia", que deriva de Cronos (na mitologia grega), que é Saturno (versão romana). Esta palavra é amplamente utilizada nos dias de hoje como marcação do tempo (Saturno é considerado O Senhor do Tempo e do Karma) e expande sua derivação para a palavra "cronômetro", objeto que marca o tempo.

"Lunático" também é outro exemplo curioso. Este adjetivo deriva de luna (lua) e lunação, tendo também seu significado atrelado ao latim "dementia" (que quer dizer loucura, insanidade). Na idade média, pensava-se que a posição e a fase que a lua estava afetava os estados mentais das pessoas, causando surtos temporários de insanidade. Por isso, era comum chamar de lunáticas as pessoas insanas ou com frequentes alterações de humor.

Os dias da semana, em diversos idiomas, também são referências e homenagens aos deuses e astros: Saturday (sábado) = dia de Saturno; Sunday (domingo) = dia do Sol; Monday em inglês - ou Lunes, em Espanhol (segunda-feira) = dia da Lua. Os outros dias que os seguem, terça, quarta, quinta e sexta, podem parecer um pouco diferentes deste padrão em inglês, vejamos: Thuesday (terça-feira) = dia de Marte; Wednesday (quarta-feira) = dia de Mercúrio; Thursday (quinta-feira) = dia de Júpiter e Friday (sexta-feira) = dia de Vênus. Saiba mais neste artigo.

Mas, no atual momento, talvez a palavra mais interessante seja INFLUENZA.

"Influenza" (ou "influência"), é o nome antigo dado à gripe (doença que possui o apelido em inglês "flu", tendo origem no termo italiano). Possui etimologia latina derivando da palavra "influentia".

O termo influenza faz alusão ao que se pensava no início da observação da doença: que ela ocorria devido a influências astrológicas de planetas em aspectos tensos.

Outras doenças também eram chamadas de "influenza" e atreladas de alguma foma à possível influência dos astros nos acontecimentos terrestres, mas, posteriormente, só a gripe continuou sendo chamada de influenza.

Aliás, o termo "gripe", começou a ser usado somente um tempo depois, tendo origem no francês "grippe", usado pela primeira vez no final do século XVII. Esta era uma época onde a medicina e a astrologia andavam praticamente juntas e ambas bebiam da fonte da alquimia.

Outros termos igualmente curiosos que nos acompanham através dos tempos são:

Blue StarCosmético - esta palavra deriva da palavra grega "cosmos", que significa basicamente "beleza", "ordem", "harmonia", "organização". Em seu contexto contemporâneo, a palavra "cosmético" está relacionada com tudo o que é relativo à beleza humana.

Blue StarDesastre - o termo vem do latim "dis aster", que significa literalmente "má estrela", "astro ruim". A palavra era comumente utilizada para expressar como os astros eram responsáveis por alguns eventos catastróficos que ocorriam aqui na Terra e sua conotação continua a mesma nos tempos atuais.

Blue StarPânico - a palavra é derivada do nome de um Deus da mitologia grega chamado Pan, que talvez seja mais conhecido pela sua versão romana, chamada Fauno. Este Deus era frequentemente referenciado como o causador de medos e aflições. A palavra "pânico" já foi associada a vários sentidos ao longo da história, mas a associação mais frequente é do acometimento de um estado de medo e terror. Já no século XX, assumiu também um outro significado bem diferente, sendo utilizada para refreenciar algo espantoso, bem diferente do sentido original atrelado ao sentimento de desespero e pavor absoluto.

Blue StarCrucifixo - Embora bastante utilizada na religião católica, a palacra crucifixo também é um símbolo derivado da cruz astrológica. Antigas igrejas medievais ainda usavam a cruz sem a haste comprida e com o círculo em volta, um símbolo com mais afinidade ainda à cruz zodiacal. Tal palavra designa uma das 3 cruzes do zodíaco - a Cruz Fixa, que tem a ver com os signos de Touro, Leão, Escorpião e Aquário.

Blue StarCereal - a palavra tem como etimologia o nome da deusa Ceres, que é a versão romana da deusa grega Demeter, uma deidade ligada a agricultura e a grãos.

Blue StarJaneiro - o nome do mês é associado ao Deus romano Janus, que tinha duas faces e era associado a começos, assim como passagens, portões, finais e períodos de transição. Era geralmente descrito como tendo duas faces que olhavam para caminhos opostos, uma para o passado e o outra para o futuro, algo que vem à calhar para ser o nome do primeiro mês do ano. Não há associação entre este Deus romano e sua contraparte grega.

Blue StarSacrifício - Esta é uma palavra que deriva de Sacro Ofício, que quer dizer um trabalho sagrado, desempenhado por um bem maior muito além de si mesmo. Quando dizemos que Peixes é um signo capaz de realizar sacrifícios, apenas constatamos o poder que esta energia tem ao se doar, ter compaixão e entrega em prol de um bem maior, coletivo e universal.

Blue StarMercurial - Relativo a Mercúrio. Quando dizemos que uma pessoa é mercurial ou teve atitudes mercuriais, significa que teve um "comportamento ou humor que se altera inesperadamente", sendo pessoas mais temperamentais.

Blue StarVenéreo - relativo a Vênus. Palavra que designa doença transmitida através de relações sexuais. Na astrologia, Vênus é o astro ligado aos órgãos genitais e ao erotismo.

Blue StarMarcial - relativo a Marte. Significa que algo ou alguém é inclinado à guerra, é belicoso, tem postura militar ou guerreira. Sua origem é vinculada ao Deus da guerra da mitologia romana, Marte, que por sua vez é uma adaptação do deus grego Ares. A palavra "marcial" se desdobra também para Artes Marciais, que segundo a mitologia, são as artes ensinadas por Marte aos homens.

Blue StarJovial - relativo a Júpiter. Aquilo ou aquele que manifesta alegria, que tem graça, leveza, bom humor, que brinca. Vem do latim Jovis (outro nome arcaico que se usava para Júpiter), que é o deus grego Zeus, o pai dos deuses. Curiosamente, Jovial é também um dos adjetivos atrelados ao signo de Sagitário, que é regido por Júpiter e possui características similares às citadas.

Blue StarSaturnino - vem de Saturno. A palavra é utilizada quando queremos descrever um estado melancólico e sombrio, bem típico das pessoas com influência muito forte de Saturno.

Blue StarCaprichoso - possivelmente relativo a Capricórnio. Pode se dizer que a palavra "capricho" é utilizada quando queremos dizer que algo é "esmerado, bem realizado, bem apresentado". Vem do italiano capriccio e do latim caper, que significa "cabra", e também do grego kápparos, dado o comportamento obstinado deste animal. Algumas dessas características também podem ser observadas no modo de operação do signo de Capricórnio em seus diversos posicionamentos.

Blue StarPlutoniano - o termo é relativo a Plutão e seu significado tem ligação aos infernos, a coisas infernais, intensas, profundas e poderosas. Do latim plutônio, a palavra deriva do Deus romano Plutão (que é Hades na mitologia Grega), que rege o submundo.

Categorias

O céu no momento...

quinta-feira, 28 de março de 2024 | 23:56