Como manter uma relação saudável

Relações de codependência podem atrapalhar a vida em diferentes âmbitos
Como manter uma relação saudável
Por Astrolink em Relacionamento

A intimidade das relações traz um maior contato entre os indivíduos, seja qual for o tipo de relacionamento, profissional, amoroso, familiar, entre outros. A responsabilidade de tratar o próximo com respeito e seriedade é um compromisso que evita a mágoa e problemas para o relacionamento. O problema é que muitas vezes, não sabemos se estamos levando uma relação saudável ou não, comprometendo o nosso bem-estar emocional e até mesmo físico.

Mas o que significa se comprometer com alguém? A resposta é simples: se colocar no lugar do outro, entender suas características, receios e ter empatia, não ser complacente com atitudes erradas, saber dialogar, politizar e prezar por um respeito mútuo.

As ligações entre as pessoas

Você sabe identificar uma boa conexão sentimental? Existem casos onde as pessoas não mantêm tanto contato e mesmo assim apresentam uma sintonia incrível. Relações assim são aquelas em que, independente do tempo, têm uma base sólida e não sentem necessidade de manutenção a todo instante. Confira abaixo alguns dos sinais:

Empatia: a capacidade de compreender o outro e de se colocar no seu lugar é um dos sinais mais importantes da conexão emocional. E esse vínculo torna o relacionamento mais forte.
Paz interior: quando dois indivíduos que desenvolvem um compromisso de respeito entre si, é comum que se sintam em paz e tranquilos, o resultado é uma troca energética rica e harmoniosa, cheia de alegria.
Crescimento: Respeito e parceria são necessários para o desenvolvimento dos indivíduos como seres humanos, esses aspectos proporcionam a construção de um ambiente positivo para ambos, com ganhos de experiência, suporte mútuo ou até mesmo, financeiros.

Como manter uma relação saudável?

Para que uma conexão, independente do tipo, seja saudável, é preciso que existam dois fatores: ética e responsabilidade. Quer saber o tipo de relação mais favorecida? Veja abaixo!
Profissional — É preciso ter em mente que diversas ações podem influenciar uma parceria. Ser ético e respeitar as diferenças são atitudes que contribuem para um clima positivo na empresa.
Amorosa — Nunca brinque com os sentimentos alheios. Respeite, ouça e tome decisões junto da pessoa parceira. E, claro, não desconte em outros, a sua própria insegurança.
Amizade — seja responsável e saiba que um amigo não precisa estar sempre presente para que a relação seja real. Cobranças desnecessárias podem atrapalhar esse tipo de relacionamento. Por outro lado, não seja oportunista e apareça apenas quando é conveniente.

Saiba como conquistar responsabilidade e equilíbrio nos relacionamentos

É comum encontrar pessoas decepcionadas com relacionamentos anteriores. Por isso, é importante falar sobre responsabilidade com a pessoa parceira e ser sincero com as suas intenções. Às vezes, aquilo que não tem sentido para você pode significar muito para o outro.

Ao ter esse tipo de consciência, você deixa claro tudo aquilo que pode oferecer para o relacionamento e o que espera receber. É como se as duas partes fizessem um acordo entre si, de modo que ninguém crie expectativas que nunca serão concretizadas. Essa é uma forma simples de evitar que alguém saia machucado ou alguma sociedade, ou plano falhe.

O senso de responsabilidade resulta em uma vida mais simples e harmônica. Ao partilhar coisas, ideias, sentimentos e diálogos, as relações humanas, deixam de ser tão complexas e assustadoras. Quer melhorar a convivência de um relacionamento? Dê uma olhada nessas dicas:

Dê exemplo: se as pessoas ao seu redor possuem dificuldade para dividir, que tal mostrar como se faz? Partilhe sentimentos, exemplos práticos, histórias, risadas ou o que você julgar que seja importante para a relação. Gradualmente, um ambiente de segurança é criado, estimulando a outra pessoa a fazer o mesmo.
Tente entender: às vezes, a dificuldade em partilhar não é apenas má vontade, mas sim algum tipo de trauma sofrido pelo outro. Portanto, estabeleça o diálogo e tente entender o que está acontecendo. Isso consegue tornar a partilha algo mais natural e, lentamente, melhorar a convivência.
Seja paciente: mesmo dando exemplos e compreendendo a pessoa que está na relação com você, o ato de partilhar pode demorar. Nesse caso, tenha paciência e não deixe de fazer sua parte!

Codependência: um sinal de alerta para redobrar a sua atenção!

Após estabelecer o relacionamento e o compromisso com a pessoa parceira, outros problemas podem surgir, como, por exemplo, a codependência.

Isso acontece quando um indivíduo se torna excessivamente dependente de outro, inclusive emocionalmente, atitude pouco saudável. Nessa situação, é comum que uma pessoa aceite mais ações que o outro, inclusive aquelas que não são respeitosas. Com o tempo, uma das partes renuncia sua individualidade e, consequentemente, bem-estar.

Mas como evitar a codependência? Pela aceitação da realidade: sua e do outro. Por isso o diálogo é tão importante. Se as atitudes pouco éticas dentro de um relacionamento passa a fazer parte da rotina, converse!

Caso não funcione, procure formas respeitosas de se afastar da pessoa, pois forçar uma mudança pode esgotar o respeito e paciência que inicialmente existiu entre as partes. É importante conhecer as próprias expectativas, não exigir demais do outro, e também não se forçar a se contentar com algo frustrante.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

Marte e a energia sexual em cada signoMarte e a energia sexual em cada signo
Na Astrologia, Marte também é conhecido como o planeta do desejo e do sexo, e associado aos signos tende a apresentar características particulares de cada um deles. A posição de Marte no Mapa Astral pode dizer mais sobre quais são as coisas que excitam e que alimentam o prazer.
Intimidade e relacionamentosIntimidade e relacionamentos
A intimidade é essencial para sair do raso, mas para conquistá-la é preciso entrega e cumplicidade de todas as partes envolvidas. Quando existe a intimidade, conquistamos o prazer de poder agir com naturalidade e mostrando nossas verdades.


O céu no momento...

Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2022 | 11h19
Sol 01° 23' Aqu
Lua
Cheia
11° 16' Vir
ver ciclo lunar
Mercúrio 05° 49' Aqu R
Vênus 12° 21' Cap R
Marte 27° 46' Sag
Júpiter 04° 49' Pei
Saturno 14° 13' Aqu
Urano 10° 49' Tou
Netuno 21° 07' Pei
Plutão 26° 36' Cap
Quiron 08° 55' Ari
Lilith 20° 43' Gem
Nodo Norte 29° 30' Tou R
Aspectos ativosorbe
SolConjunçãoMercúrio4.44
SolConjunçãoPlutão4.78
SolTrígonoNodo Norte1.88
LuaTrígonoVênus1.09
LuaOposiçãoJúpiter6.44
LuaTrígonoUrano0.45
VênusTrígonoUrano1.54
PlutãoTrígonoNodo Norte2.89
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.01 %
Arianos    8.81 %
Cancerianos    8.78 %
Geminianos    8.65 %
Taurinos    8.63 %
Aquarianos    8.31 %
Virginianos    8.20 %
Leoninos    8.18 %
Escorpianos    8.02 %
Capricornianos    7.92 %
Librianos    7.88 %
Sagitarianos    7.62 %