Lua na Astrologia

Lua - Hábitos e emoções

A Lua era chamada de Luna pelos romanos, Selene e Ártemis pelos gregos e ainda foi chamada de muitos outros nomes em outras mitologias. Ela representa a natureza básica de nossos instintos e sentimentos. Pessoas intuitivas muitas vezes encontram um posicionamento muito forte da lua. O astro tem uma influência direta sobre a mente e essa influência pode ser captada e sentida de diversas formas durante cada fase.

Características e dignidades da Lua:


Astronomicamente, a Lua é uma extensão da Terra, é o seu satélite natural e por estar muito próxima da Terra, sua força gravitacional influencia as marés e a vida no planeta como um todo. Já na Astrologia, é um arquétipo com muitos simbolismos e em seu glifo astrológico, as linhas crescentes são duplicadas, indicando o alto nível de receptividade, percepção e sensibilidade envolvidos. Enquanto a Lua física orbita a Terra, nos esquemas astrológicos ela imediatamente vem após o Sol como prioridade. O Sol e a Lua são como se fossem o Pai e a Mãe.

O astro reflete a luz solar para o nosso planeta durante a noite, nos iluminando enquanto descansamos e restauramos nossas energias para o dia seguinte. Pelo alto grau de receptividade envolvido, na astrologia o astro simboliza nossas emoções, intuição, hábitos, nossas reações imediatas aos acontecimentos (aquelas que são exibidas de forma rápida sem tempo para pensar direito sobre o que aconteceu) e lado mais inconsciente, assim como nossos primeiros anos de vida. Simboliza também o povo e as mulheres em geral, irmãs mais velhas, tias, alguém que ajudou a cuidar de você, a esposa e a mãe.

A Lua se desloca entre 12 e 13 graus por dia e para completar todo o seu ciclo no zodíaco, leva em média 29.5 dias, ficando dois dias e meio em cada signo. A Casa 4 é associada a Lua, que rege o signo de Câncer e tem como dia da semana a segunda-feira - ou Monday ("moon day" em inglês). Tem sua exaltação no signo de Touro e sua queda em Escorpião.

Nosso poder interior

A Lua é basicamente um fator emocional e não racional. Sua influência em nossa personalidade tende a ser instintivas, ela é dada aos caprichos do signo que ela está utilizando para operar. Representa o lado esquerdo do corpo, controlado pelo hemisfério direito do cérebro. Está conectada aos ciclos da natureza assim como aos ciclos do nosso corpo e aos nossos hábitos enraizados, sendo a chave seletora das nossas emoções.

O signo onde está a nossa Lua mostra o que nos faz sentir emocionalmente nutridos, seguros, satisfeitos e as coisas que fazemos na ânsia de satisfazer a si e aos outros. É o lado da nossa personalidade que expressa o gosto pelas pequenas coisas da vida no dia a dia.

Enquanto a energia do Sol mostra para os outros a nossa autoafirmação, quem somos no mundo, a energia da Lua mexe com o nosso íntimo, nos dá sensibilidade e intuição, mostra quem somos internamente. Representa tudo que fazemos sem raciocinar, toda comunicação não verbal feita através das nossas emoções, de forma intuitiva ou instintiva. É fato que muito do que expressamos através das nossas emoções acaba construindo nossa visão do mundo. Por isso, entender as influências da Lua em relação aos nossos mecanismos psicológicos é fundamental para nos autoconhecermos.

A Lua é um arquétipo feminino e por isso trabalha também com o conceito da maternidade e tudo que envolve essa questão. Não somente retratando a própria relação real entre mãe e filhos, como também, abordando um lado psicológico em que você promove o auto acolhimento, o ato de dar colo a si próprio como forma de sarar feridas emocionais ou se nutrir.

Além desse papel curador, ela também responde pelas emoções mais enraizadas, por isso o que vai prevalecer em sua análise são os esejos e necessidades emocionais do indivíduo, e não a razão. E nesse caso, é preciso aceitar esses sentimentos e lidar com eles de acordo para mantermos o nosso equilíbrio emocional e psicológico.

Como símbolo do nosso mundo interior, aquele que apenas as pessoas mais próximas e íntimas conseguem ter contato por completo, é o lado que se revela à portas fechadas. É também o chamado "Eu desprotegido", que tem que agir por instinto e que geralmente aparece quando enfrentamos uma crise. Por conta disso, algumas pessoas podem não se sentir confortáveis ​​com sua plena expressão. Em momentos de grande stress, as características da lua geralmente são expostas e fazem com que a pessoa se sinta um pouco fora de controle ou não, dependendo de sua configuração no mapa astral.

Um dos principais motes da Lua na astrologia são os hábitos que temos, tudo que fazemos intuitivamente, quase sem raciocinar. É o chamado "estado de espírito" e como reagimos a cada situação: se ficamos alegres, tristes ou com raiva com mais facilidade.

Como rainha da noite, também é um dos símbolos do nosso sono e os sonhos, do passado e da memória que temos dele. Direciona o nosso senso de pertencer a alguma coisa, de fazer parte de algo ou ter mais apreço sobre um tipo de comportamento ou outro. Aguça nosso sentido agregador, nossa necessidade de segurança, conforto e bem-estar.

Lua

O que a Lua pode influenciar no seu mapa astral

A Lua pode ser considerada como um dos fatores mais importantes de um mapa astral, muitas vezes dizendo mais sobre uma pessoa do que a própria posição do Sol. Para obter mais êxito na vida e possuir um equipamento psicológico e emocional forte e equilibrado, que dará conta das muitas situações que atingem nossa psique no cotidiano, analisar e compreender o modo de operação da Lua no mapa se faz muito importante.

Entender a Lua também pode dar informações sobre sua experiência com a mãe biológica e / ou também ajudar a descrever como a pessoa age ao ser sua própria mãe. Ou seja, a forma como você se sensibiliza com seu estado emocional ao lidar com as suas próprias necessidades. Nosso signo lunar é uma informação valiosa para entender como é a vida interior dos membros da nossa família, dos amigos e potenciais parcerias amorosas e quanto as emoções do outro são afins às nossas.

Assim como ao analisar e cuidar do seu Sol você garante sua sanidade e criatividade, ao cuidar da sua Lua, você garante a manutenção do seu estado de felicidade e nutrição. Alguns astrólogos mais ligados a astrologia cármica dizem que o posicionamento do Sol em um mapa astral, quando bem desenvolvido em uma existência anterior, transforma-se na Lua na existência atual. Ou seja, o signo solar vira o signo lunar.

O posicionamento da lua pode explicar por que duas pessoas com o mesmo signo solar podem ser tão diferentes. Se você nasceu com o seu sol e a lua no mesmo signo, o efeito é aumentado, podendo criar tanto uma harmonia quanto uma amplificação dos traços do signo. Esta é uma relação chave na astrologia e se há um cabo de uerra entre a vontade essencial de agir e as emoções, pode haver um conflito entre as propostas do sol e da lua no mapa astral.

A Lua também garante a nossa capacidade de reagir e lidar não só com as nossas emoções, como com a dos outros. No que diz respeito às casas astrológicas, a Casa 4 é a posição mais forte para se ter a Lua, junto com o signo de Câncer. Outras casas boas para a Lua são a 2, 5, 9, 10 e 11. As casas 6 e 8 não são consideradas bons lugares para o posicionamento lunar. Nas casas, indica a área da vida em que nos sentimos mais emocionais e flutuantes. Também dá pistas sobre o que acontece no ambiente doméstico.

Se a Lua estiver em conjunção com qualquer planeta, seu modo de operação será modificado, especialmente se forem aspectos com orbes muito próximas. Por exemplo, se Marte está em conjunção com a Lua, qualidades de Marte como agressividade, coragem, assertividade e outras terão mais chance de fazer parte da personalidade visível dessa pessoa, onde tais atributos também serão carregados de energia emocional.

No mapa astral dos homens (ou de pessoas com a energia masculina muito pronunciada na personalidade), indica o tipo de mulher ou energia feminina que a pessoa se sente mais confortável, que escolheria como companheira. Nesse sentido, a Lua não age como Vênus, no sentido sensual e erótico do desejo, por exemplo. A Lua atua no sentido do que precisamos, não do que queremos.

O escopo da lua no mapa também pode dizer muito sobre nossos interesses, hobbies e as coisas que nos fazem bem, onde de forma automática podemos ser atraídos.  Por exemplo, uma Lua na Casa 8 pode fazer a pessoa se interessar mais por coisas ocultas, segredos, mistérios e até mesmo ocultismo e astrologia. Assim como na Casa 9 pode trazer uma maior paixão por absorver conhecimento e a prezar por otimismo, exploração e liberdade. Na Casa 10, a nossa carreira, reputação, fama e objetivos de vida. A casa astrológica onde a Lua se posiciona no mapa astral também é a área da vida onde a pessoa pode ser mais secreta.

A lua (junto com a casa 2) também é um guia de hábitos e preferências alimentares. Se pegarmos as características da Lua, do Sol e do nosso Ascendente, misturar tudo bem misturado, temos a essência mais básica da nossa personalidade.

O lado equilibrado da Lua sugere aumento da simpatia e mexe com nossa capacidade de compreender melhor os nossos sentimentos e reações assim como os da outra pessoa, agregando a nossa empatia. Desperta nossa vontade de ajudar o próximo, de nos dedicar, nutrir e proteger, além de aguçar nossa afetividade, intuição e instintos. Traz mais satisfação com as nossas emoções, com quem somos internamente além de proporcionar mais tranquilidade, segurança, bem-estar e conforto. Ajuda ainda em uma melhor adaptação ao ambiente que nos cerca.

Seu lado negativo ou tenso pode trazer vulnerabilidade e instabilidade emocional, geralmente sob a forma de dependência psicológica, falta de amor-próprio, sentimento de inferioridade, humor variável, carência ou necessidade de ter sempre alguém ou algum processo cuidando de você, te dando carinho, atenção e segurança. A pessoa pode se tornar mais tímida, passiva, negligente, depressiva, irritada ou imatura, com tendência a comportamentos de puro capricho. Abre portas também para o medo, deixando a pessoa com a sensação de que está desprotegida ou de que não é amada. Ela então passa a se fazer de vítima, sentindo pena de si ou se embrenhando em fantasias e devaneios vitimistas. Tudo isso dependerá de como a Lua está passeando e interagindo com outras forças no seu mapa astral. A casa 4 também se faz importante neste tipo de análise.

Analisar a Lua (assim como a casa 4) também mostra como funcionamos dentro do nosso lar, na nossa intimidade e isolados do mundo exterior. Em uma relação, conforme ficamos mais íntimos, acabamos deixando escudos de lado e mostrando cada vez mais o nosso verdadeiro lado emocional. Assim, alcançar a confiança em um relacionamento depende muito de conhecer e compreender as influências que a Lua exerce sobre cada indivíduo.

Revelar o nosso lado lunar para os outros é uma demonstração de confiança. A medida que nos tornamos mais íntimos a alguém ou ficamos muito confortáveis com sua presença, tendemos a revelar as facetas de nossa lua natal e também se valer de suas características para agradar a outra pessoa. Este ato irá expor partes da nossa personalidade que devem ser sempre alimentadas e respeitadas, sendo cada vez mais expostas de forma natural e automática dentro do relacionamento a medida que nos sentirmos protegidos e confiantes de que a intimidade permitida está sendo fluida e respeitada.

O signo onde a Lua está mostra o que mais pode nos deixar satisfeitos e felizes, mas também o que nos magoa e afeta, portanto, uma dica astrológica muito interessante é...

Nunca agrida a sua Lua.

Esta é uma frase / dica com muitas chances de ser confirmada pela maioria das pessoas: ao terem o modo de operação de suas luas contrariados ou pressionados, pode ocorrer um extremo desconforto e muita reatividade. Uma Lua em Touro, por exemplo, deixa a pessoa mais calma, não se irritando com facilidade, lidando bem com crises e tendo uma maior aversão à flutuações emocionais (embora aconteça uma explosão abrupta após um longo período de contrariedade). Pode fazer a pessoa prezar bastante por tranquilidade, segurança e estabilidade. Já uma Lua em Áries pode fazer o oposto, com que a pessoa tenha suas emoções sempre à flor da pele, se sentindo mais inquieta e prezando por movimento, competição e não se sentindo tão agredida caso haja mudanças imediatas em sua condição.

A vida muitas é vezes difícil, exaustiva e bate forte. Descanso, conforto e recuperação são necessidades psíquicas inerentes a todos nós e periodicamente precisamos nos reenergizar e nos confortar. Cuidar dessas necessidades é a tarefa da Lua em nosso mapa astral. É a Lua a quem recorremos para restaurar nosso senso de segurança emocional. Para alguns, isso significa manter um lado social ativo e comunicar seus sentimentos, já para outros, pode significar um refúgio solitário do corpo e da mente. Quando entendemos a nossa essência lunar, saímos do automático e passamos a ter uma maior inteligência emocional.


O que estão falando sobre a Lua no Astrolink...

Últimos tópicos.
tópico respostas
Michael Signo: Capricórnio Ascendente: Touro Lua: Escorpião
Sua opinião sobre Lua em Escorpião
60
Lucas Henrique Signo: Gêmeos Ascendente: Leão Lua: Peixes
Lua na Casa 8
82
Verônica Borges Signo: Sagitário Ascendente: Gêmeos Lua: Peixes
Lua em peixes
45
stefani Barbosa Signo: Touro Ascendente: Leão Lua: Peixes
Lua aflita
59
Natalia Radke Signo: Aquário Ascendente: Capricórnio Lua: Câncer
Como posso controlar minha lua em câncer?
56
Carla Souza Signo: Touro Ascendente: Aquário Lua: Sagitário
oque vocês acham sobre lua em sagitário?
79

A influência da Lua nos Signos

A influência da Lua nas Casas Astrológicas

A Lua e você...

Descubra a importância do astro Lua no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber qual signo ou casa este astro está posicionado e quais são seus benefícios!



O céu no momento...

Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020 | 02h44
Sol 29° 17' Lib
Lua
Nova
13° 08' Cap
Fase Crescente
ver ciclo lunar
Mercúrio 07° 05' Esc R
Vênus 22° 57' Vir
Marte 18° 35' Ari R
Júpiter 19° 47' Cap
Saturno 25° 46' Cap
Urano 09° 04' Tou R
Netuno 18° 32' Pei R
Plutão 22° 33' Cap
Quiron 06° 10' Ari R
Lilith 00° 05' Tou
Nodo Norte 21° 19' Gem
Aspectos ativosorbe
SolConjunçãoMercúrio7.80
SolQuadraturaSaturno3.51
SolQuadraturaPlutão6.72
SolTrígonoNodo Norte7.96
LuaSextilMercúrio6.06
LuaQuadraturaMarte5.44
LuaConjunçãoJúpiter6.64
LuaTrígonoUrano4.08
LuaSextilNetuno5.40
MercúrioOposiçãoUrano1.98
VênusTrígonoSaturno2.81
VênusTrígonoPlutão0.40
VênusQuadraturaNodo Norte1.64
MarteQuadraturaJúpiter1.20
MarteSextilNodo Norte2.74
JúpiterSextilNetuno1.24
JúpiterConjunçãoPlutão2.78
NetunoQuadraturaNodo Norte2.78
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.05 %
Arianos    8.85 %
Cancerianos    8.79 %
Geminianos    8.69 %
Taurinos    8.63 %
Aquarianos    8.27 %
Virginianos    8.20 %
Leoninos    8.16 %
Escorpianos    8.00 %
Librianos    7.89 %
Capricornianos    7.89 %
Sagitarianos    7.58 %