Lua na Astrologia

Lua - Hábitos e emoções

A Lua era chamada de Luna pelos romanos, Selene e Ártemis pelos gregos e ainda foi chamada de muitos outros nomes em outras mitologias. Ela representa a natureza básica de nossos instintos e sentimentos. Pessoas intuitivas muitas vezes encontram um posicionamento muito forte da lua. O astro tem uma influência direta sobre a mente e essa influência pode ser captada e sentida de diversas formas durante cada fase.

Características e dignidades da Lua:


A Lua, na astrologia, representa a natureza básica de nossos instintos e sentimentos, parcialmente responsável pela grande intuição de muitas pessoas que a têm bem posicionada em seus mapas. É um astro que tem relação direta sobre a psiquê e isso pode ser captado e sentido de diversas formas durante cada uma de suas fases e posicionamentos.

É símbolo de nossas emoções, intuição, hábitos, reações espontâneas, zona de conforto e o lado mais inconsciente e reativo da nossa personalidade. Simboliza também a mulher, o feminino e o instinto materno. Além disso, também é um dos símbolos do sono e dos sonhos, do passado e da memória que temos dele. Aguça nosso sentido agregador, nossa necessidade de segurança, conforto e bem-estar.

Curiosidades sobre a Lua

Nosso poder interior

A Lua está conectada aos ciclos da natureza, assim como aos ciclos do nosso corpo e aos nossos hábitos enraizados, sendo um dos elementos que interage com as nossas emoções. Representa tudo que fazemos sem raciocinar, toda comunicação não-verbal feita de forma emocional de forma intuitiva ou instintiva.

Como regente do nosso mundo interior, é o lado que se revela à portas fechadas. É o que dita a forma como agimos por instinto, que aparece quando enfrentamos uma crise. Em momentos de grande estresse, as características lunares são expostas e podem fazer com que a pessoa aja de forma menos racional e mais passional e emocional.

Analisar a Lua também mostra como funcionamos dentro do nosso lar, na nossa intimidade, quando isolados do mundo exterior. Em uma relação, conforme ficamos mais íntimos, acabamos deixando escudos de lado e mostrando cada vez mais o nosso verdadeiro lado emocional, ou seja, nossa lua. Assim, alcançar a confiança em um relacionamento depende muito de conhecer e compreender as influências lunares exercidas sobre cada indivíduo.

Lua, feminino e maternidade

A Lua é um arquétipo feminino e trabalha também com o conceito da maternidade e tudo que envolve essa questão. Não somente retratando a própria relação real entre mãe e filhos, como abordando um lado psicológico em que você promove o autoacolhimento, o ato de dar colo a si próprio como forma de se nutrir.

Responde também pelas nossas emoções mais enraizadas. Portanto, o que prevalece em sua análise são os desejos e necessidades emocionais do indivíduo, e não a razão. Entender a Lua no mapa astral também pode dar informações sobre a experiência com a figura materna e ajuda a descrever como a pessoa age ao ser sua própria mãe. Sendo assim, o signo lunar é uma informação valiosa para compreender o interior dos membros familiares, dos amigos e interesses amorosos, além de indicar o quanto as emoções do outro são afins às nossas e como reagimos diante dos sentimentos alheios.

Lua no Mapa Astral

LuaEste pode ser considerado um dos posicionamentos mais importantes de um mapa astral. Enquanto a energia do Sol apresenta a nossa autoafirmação, quem somos no mundo e a nossa criatividade, a energia da Lua mexe com o nosso íntimo, nos dá sensibilidade e intuição, mostra quem somos internamente e o que nos faz feliz e nos nutri. O Sol e a Lua são como o Pai e a Mãe no zodíaco.

O posicionamento da Lua pode explicar porque duas pessoas com o mesmo signo solar podem ser tão diferentes. Contudo, se você nasceu com o seu Sol e a Lua no mesmo signo, o efeito é aumentado, podendo criar harmonia e amplificação dos traços do signo.

Se a Lua estiver em conjunção com qualquer planeta, por exemplo, seu modo de operação pode ser diferente. Por exemplo, se Marte está em conjunção com a Lua, características deste planeta, como agressividade, coragem, assertividade e outras, podem fazer parte da personalidade visível da pessoa e tais atributos também serão carregados de energia emocional.

No mapa astral dos homens (ou de pessoas com a energia masculina muito pronunciada na personalidade), indica o tipo de mulher ou energia feminina que a pessoa se sente mais confortável, que escolheria como companheira. Nesse sentido, a Lua não age como Vênus, no sentido sensual e erótico do desejo, por exemplo. A Lua atua no sentido do que precisamos, não do que queremos.

Quer saber como essas informações afetam a sua vida?

Lua e os interesses pessoais

A Lua no Mapa Astral também pode dizer muito sobre nossos interesses, hobbies e as coisas que nos fazem bem. Por exemplo, a Lua na Casa 9 pode trazer mais paixão por absorver conhecimento e por agir com otimismo, explorar o mundo e sentir liberdade. Já na Casa 10, a nossa carreira, reputação, fama e objetivos de vida ganham foco.

A lua (junto com a casa 2) também é um guia de hábitos e preferências alimentares. Se pegarmos as características da Lua, do Sol e do nosso Ascendente temos a essência mais básica da nossa personalidade.

Lua em equilíbrio x Lua em desequilíbrio

O lado equilibrado da Lua sugere simpatia e garante um melhor tato e capacidade de compreender nossos sentimentos e reações, assim como os de outra pessoa, agregando em nossa empatia. Desperta nossa vontade de ajudar o próximo, de nos dedicar, nutrir e proteger, além de aguçar nossa afetividade, intuição e instintos. Proporciona mais tranquilidade, segurança, bem-estar e conforto e ainda ajuda em uma melhor adaptação ao ambiente que nos cerca.

Seu lado negativo ou tenso pode trazer vulnerabilidade e instabilidade emocional, geralmente sob a forma de dependência psicológica, falta de amor-próprio, sentimento de inferioridade, humor variável e carência. A pessoa pode se tornar mais tímida, passiva, negligente, depressiva, irritadiça ou imatura, com tendência a comportamentos de puro capricho ou mimo. Abre portas também para o medo, deixando a pessoa com a sensação de que está desprotegida ou de que não é amada, passando então a fazer de vítima, sentindo pena de si ou se embrenhando em fantasias e devaneios vitimistas.

Tudo isso dependerá de como a Lua está posicionada e interagindo com outras forças no seu Mapa Astral. A Casa 4 também se faz importante neste tipo de análise.

Lua nos signos

O signo em que está a Lua no Mapa Astral mostra o que nos faz sentir emocionalmente nutridos, seguros, satisfeitos e as coisas que fazemos na ânsia de nos satisfazer e aos outros.

  • Lua em Áries: Emoções em constante ebulição. Quem tem esta Lua, tende a ser impaciente, sentindo dificuldade em esperar que as coisas aconteçam no tempo que devem acontecer.

  • Lua em Touro: Preza por estar em um clima mais familiar, calmo e agradável. É mais realista, prático, precisa de segurança e não gosta de muitas mudanças acontecendo o tempo todo.

  • Lua em Gêmeos: Criatividade aflorada, adaptabilidade e inquietação emocional por conta do grande fluxo de sentimentos experimentados o tempo todo. Verbaliza seus sentimentos com facilidade.

  • Lua em Câncer: Dedicada aos seus de uma forma acolhedora, pacífica e emotiva. A segurança de seus lares e da vida familiar é muito importante, as pessoas próximas são fonte energia.

  • Lua em Leão: Idealista e capaz de fazer grandes sacrifícios em prol das causas em que acredita e das pessoas em quem confia.

  • Lua em Virgem: Tende a ser mais racional em relação aos seus sentimentos. Este é o posicionamento lunar de pessoas mais curiosas e analíticas, que se interessam pelos problemas dos outros.

  • Lua em Libra: Pessoas gentis, simpáticas, justas e agradáveis. Nutrem certa afinidade pelo aspecto social da vida.

  • Lua em Escorpião: Grande intuição, geralmente utilizada em benefício de seus objetivos pessoais. São pessoas mais difíceis de se chocar com qualquer coisa e com grande profundidade emocional.

  • Lua em Sagitário: Adaptável, acredita em algo maior e tem a sensação de que vai dar tudo certo. Otimismo é fonte de energia.

  • Lua em Capricórnio: Emoções sólidas e bem ancoradas na realidade, assim como um maior desejo pela sensação de estar no controle. Emoções mais sérias e introspectivas.

  • Lua em Aquário: Lida bem com o terreno das possibilidades, com as invenções e a visão do futuro. Tende a renegar emoções mais irracionais.

  • Lua em Peixes: Sinônimo de ter mais empatia em sua postura emocional, conseguindo se colocar no lugar do próximo com facilidade, denotando compaixão.


Revelar o nosso lado lunar para os outros é uma demonstração de confiança. A medida que nos tornamos mais íntimos a alguém ou ficamos muito confortáveis com sua presença, tendemos a revelar as facetas de nossa lua natal e também se valer de suas características para agradar a outra pessoa. Este ato irá expor partes da nossa personalidade que devem ser sempre alimentadas e respeitadas, sendo cada vez mais expostas de forma natural e automática dentro do relacionamento a medida que nos sentirmos protegidos e confiantes de que a intimidade permitida está sendo fluida e respeitada.

O signo onde a Lua está mostra o que mais pode nos deixar satisfeitos e felizes, mas também o que nos magoa e afeta, portanto, uma dica astrológica muito interessante é...

Nunca agrida a sua Lua

Esta é uma dica com muitas chances de ser confirmada pela maioria das pessoas: ao terem o modo de operação de suas Luas contrariados ou pressionados, pode ocorrer um extremo desconforto e muita reatividade.

A vida muitas é vezes difícil, exaustiva e bate forte. Descanso, conforto e recuperação são necessidades psíquicas inerentes a todos nós e periodicamente precisamos nos reenergizar e nos confortar. Cuidar dessas necessidades é a tarefa da Lua em nosso Mapa Astral. É a ela a quem recorremos para restaurar nosso senso de segurança.

Para alguns, isso significa manter um lado social ativo e comunicar seus sentimentos, já para outros, pode significar um refúgio solitário do corpo e da mente. Quando entendemos a nossa essência lunar, saímos do automático e passamos a ter uma maior inteligência emocional.


O que estão falando sobre a Lua no Astrolink...


A influência da Lua nos Signos

A influência da Lua nas Casas Astrológicas

Lua e você...

Descubra a importância do astro Lua no seu mapa astral.

Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber qual signo ou casa este astro está posicionado e quais são seus benefícios!



O céu no momento...

Domingo, 24 de Outubro de 2021 | 11h07
Sol 01° 15' Esc
Lua
Cheia
13° 21' Gem
ver ciclo lunar
Mercúrio 12° 59' Lib
Vênus 18° 06' Sag
Marte 25° 53' Lib
Júpiter 22° 23' Aqu
Saturno 07° 01' Aqu
Urano 13° 15' Tou R
Netuno 20° 47' Pei R
Plutão 24° 23' Cap
Quiron 09° 44' Ari R
Lilith 10° 51' Gem
Nodo Norte 01° 54' Gem
Aspectos ativosorbe
SolConjunçãoMarte5.36
SolQuadraturaSaturno5.77
SolQuadraturaPlutão6.86
LuaTrígonoMercúrio0.38
LuaOposiçãoVênus4.74
LuaTrígonoSaturno6.34
LuaQuadraturaNetuno7.43
VênusQuadraturaNetuno2.69
MarteQuadraturaPlutão1.50
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.04%
Arianos    8.84%
Cancerianos    8.80%
Geminianos    8.67%
Taurinos    8.62%
Aquarianos    8.29%
Virginianos    8.19%
Leoninos    8.15%
Escorpianos    8.01%
Capricornianos    7.90%
Librianos    7.89%
Sagitarianos    7.60%