Lua - Hábitos e emoções
A Lua era chamada de Luna pelos romanos, Selene e Ártemis pelos gregos e ainda foi chamada de muitos outros nomes em outras mitologias. Ela representa a natureza básica de nossos instintos e sentimentos. Pessoas intuitivas muitas vezes encontram um posicionamento muito forte da lua. O astro tem uma influência direta sobre a mente e essa influência pode ser captada e sentida de diversas formas durante cada fase.
Características e dignidades da Lua:
- Qualidade: Frio e Úmido
- Palavra-chave: Emoção
- Tópico: Lado emocional, senso de proteção
- Domicílio:
Câncer
- Exaltação:
Touro
- Queda:
Escorpião
- Exílio:
Capricórnio
A Lua, na astrologia, representa a natureza básica de nossos instintos e sentimentos, parcialmente responsável pela grande intuição de muitas pessoas que a têm bem posicionada em seus mapas. É um astro que tem relação direta sobre a psiquê e isso pode ser captado e sentido de diversas formas durante cada uma de suas fases e posicionamentos.
É símbolo de nossas emoções, intuição, hábitos, reações espontâneas, zona de conforto e o lado mais inconsciente e reativo da nossa personalidade. Simboliza também a mulher, o feminino e o instinto materno. Além disso, também é um dos símbolos do sono e dos sonhos, do passado e da memória que temos dele. Aguça nosso sentido agregador, nossa necessidade de segurança, conforto e bem-estar.
Curiosidades sobre a Lua
- Se desloca entre 12 e 13 graus por dia e leva cerca de 29 dias para completar todo o seu ciclo no zodíaco
- Fica dois dias e meio em cada signo
- A casa 4 é associada à Lua, que rege o signo de Câncer. Este é o posicionamento lunar mais forte
- Tem como dia da semana a segunda-feira - ou Monday ("moon day" em inglês). Representa o lado esquerdo do corpo, controlado pelo hemisfério direito do cérebro
- Tem exaltação no signo de Touro, queda em Escorpião e exílio em Capricórnio
Nosso poder interior
A Lua está conectada aos ciclos da natureza, assim como aos ciclos do nosso corpo e aos nossos hábitos enraizados, sendo um dos elementos que interage com as nossas emoções. Representa tudo que fazemos sem raciocinar, toda comunicação não-verbal feita de forma emocional de forma intuitiva ou instintiva.
Como regente do nosso mundo interior, é o lado que se revela à portas fechadas. É o que dita a forma como agimos por instinto, que aparece quando enfrentamos uma crise. Em momentos de grande estresse, as características lunares são expostas e podem fazer com que a pessoa aja de forma menos racional e mais passional e emocional.
Analisar a Lua também mostra como funcionamos dentro do nosso lar, na nossa intimidade, quando isolados do mundo exterior. Em uma relação, conforme ficamos mais íntimos, acabamos deixando escudos de lado e mostrando cada vez mais o nosso verdadeiro lado emocional, ou seja, nossa lua. Assim, alcançar a confiança em um relacionamento depende muito de conhecer e compreender as influências lunares exercidas sobre cada indivíduo.
Lua, feminino e maternidade
A Lua é um arquétipo feminino e trabalha também com o conceito da maternidade e tudo que envolve essa questão. Não somente retratando a própria relação real entre mãe e filhos, como abordando um lado psicológico em que você promove o autoacolhimento, o ato de dar colo a si próprio como forma de se nutrir.
Responde também pelas nossas emoções mais enraizadas. Portanto, o que prevalece em sua análise são os desejos e necessidades emocionais do indivíduo, e não a razão. Entender a Lua no mapa astral também pode dar informações sobre a experiência com a figura materna e ajuda a descrever como a pessoa age ao ser sua própria mãe. Sendo assim, o signo lunar é uma informação valiosa para compreender o interior dos membros familiares, dos amigos e interesses amorosos, além de indicar o quanto as emoções do outro são afins às nossas e como reagimos diante dos sentimentos alheios.
Lua no Mapa Astral
Este pode ser considerado um dos posicionamentos mais importantes de um mapa astral. Enquanto a energia do Sol apresenta a nossa autoafirmação, quem somos no mundo e a nossa criatividade, a energia da Lua mexe com o nosso íntimo, nos dá sensibilidade e intuição, mostra quem somos internamente e o que nos faz feliz e nos nutri. O Sol e a Lua são como o Pai e a Mãe no zodíaco.
O posicionamento da Lua pode explicar porque duas pessoas com o mesmo signo solar podem ser tão diferentes. Contudo, se você nasceu com o seu Sol e a Lua no mesmo signo, o efeito é aumentado, podendo criar harmonia e amplificação dos traços do signo.
Se a Lua estiver em conjunção com qualquer planeta, por exemplo, seu modo de operação pode ser diferente. Por exemplo, se Marte está em conjunção com a Lua, características deste planeta, como agressividade, coragem, assertividade e outras, podem fazer parte da personalidade visível da pessoa e tais atributos também serão carregados de energia emocional.
No mapa astral dos homens (ou de pessoas com a energia masculina muito pronunciada na personalidade), indica o tipo de mulher ou energia feminina que a pessoa se sente mais confortável, que escolheria como companheira. Nesse sentido, a Lua não age como Vênus, no sentido sensual e erótico do desejo, por exemplo. A Lua atua no sentido do que precisamos, não do que queremos.
Lua e os interesses pessoais
A Lua no Mapa Astral também pode dizer muito sobre nossos interesses, hobbies e as coisas que nos fazem bem. Por exemplo, a Lua na Casa 9 pode trazer mais paixão por absorver conhecimento e por agir com otimismo, explorar o mundo e sentir liberdade. Já na Casa 10, a nossa carreira, reputação, fama e objetivos de vida ganham foco.
A lua (junto com a casa 2) também é um guia de hábitos e preferências alimentares. Se pegarmos as características da Lua, do Sol e do nosso Ascendente temos a essência mais básica da nossa personalidade.
Lua em equilíbrio x Lua em desequilíbrio
O lado equilibrado da Lua sugere simpatia e garante um melhor tato e capacidade de compreender nossos sentimentos e reações, assim como os de outra pessoa, agregando em nossa empatia. Desperta nossa vontade de ajudar o próximo, de nos dedicar, nutrir e proteger, além de aguçar nossa afetividade, intuição e instintos. Proporciona mais tranquilidade, segurança, bem-estar e conforto e ainda ajuda em uma melhor adaptação ao ambiente que nos cerca.
Seu lado negativo ou tenso pode trazer vulnerabilidade e instabilidade emocional, geralmente sob a forma de dependência psicológica, falta de amor-próprio, sentimento de inferioridade, humor variável e carência. A pessoa pode se tornar mais tímida, passiva, negligente, depressiva, irritadiça ou imatura, com tendência a comportamentos de puro capricho ou mimo. Abre portas também para o medo, deixando a pessoa com a sensação de que está desprotegida ou de que não é amada, passando então a fazer de vítima, sentindo pena de si ou se embrenhando em fantasias e devaneios vitimistas.
Tudo isso dependerá de como a Lua está posicionada e interagindo com outras forças no seu Mapa Astral. A Casa 4 também se faz importante neste tipo de análise.
Lua nos signos
O signo em que está a Lua no Mapa Astral mostra o que nos faz sentir emocionalmente nutridos, seguros, satisfeitos e as coisas que fazemos na ânsia de nos satisfazer e aos outros.
Lua em Áries: Emoções em constante ebulição. Quem tem esta Lua, tende a ser impaciente, sentindo dificuldade em esperar que as coisas aconteçam no tempo que devem acontecer.
Lua em Touro: Preza por estar em um clima mais familiar, calmo e agradável. É mais realista, prático, precisa de segurança e não gosta de muitas mudanças acontecendo o tempo todo.
Lua em Gêmeos: Criatividade aflorada, adaptabilidade e inquietação emocional por conta do grande fluxo de sentimentos experimentados o tempo todo. Verbaliza seus sentimentos com facilidade.
Lua em Câncer: Dedicada aos seus de uma forma acolhedora, pacífica e emotiva. A segurança de seus lares e da vida familiar é muito importante, as pessoas próximas são fonte energia.
Lua em Leão: Idealista e capaz de fazer grandes sacrifícios em prol das causas em que acredita e das pessoas em quem confia.
Lua em Virgem: Tende a ser mais racional em relação aos seus sentimentos. Este é o posicionamento lunar de pessoas mais curiosas e analíticas, que se interessam pelos problemas dos outros.
Lua em Libra: Pessoas gentis, simpáticas, justas e agradáveis. Nutrem certa afinidade pelo aspecto social da vida.
Lua em Escorpião: Grande intuição, geralmente utilizada em benefício de seus objetivos pessoais. São pessoas mais difíceis de se chocar com qualquer coisa e com grande profundidade emocional.
Lua em Sagitário: Adaptável, acredita em algo maior e tem a sensação de que vai dar tudo certo. Otimismo é fonte de energia.
Lua em Capricórnio: Emoções sólidas e bem ancoradas na realidade, assim como um maior desejo pela sensação de estar no controle. Emoções mais sérias e introspectivas.
Lua em Aquário: Lida bem com o terreno das possibilidades, com as invenções e a visão do futuro. Tende a renegar emoções mais irracionais.
Lua em Peixes: Sinônimo de ter mais empatia em sua postura emocional, conseguindo se colocar no lugar do próximo com facilidade, denotando compaixão.
Revelar o nosso lado lunar para os outros é uma demonstração de confiança. A medida que nos tornamos mais íntimos a alguém ou ficamos muito confortáveis com sua presença, tendemos a revelar as facetas de nossa lua astral e também se valer de suas características para agradar a outra pessoa. Este ato irá expor partes da nossa personalidade que devem ser sempre alimentadas e respeitadas, sendo cada vez mais expostas de forma natural e automática dentro do relacionamento a medida que nos sentirmos protegidos e confiantes de que a intimidade permitida está sendo fluida e respeitada.
O signo onde a Lua está mostra o que mais pode nos deixar satisfeitos e felizes, mas também o que nos magoa e afeta, portanto, uma dica astrológica muito interessante é...
Nunca agrida a sua Lua
Esta é uma dica com muitas chances de ser confirmada pela maioria das pessoas: ao terem o modo de operação de suas Luas contrariados ou pressionados, pode ocorrer um extremo desconforto e muita reatividade.
A vida muitas é vezes difícil, exaustiva e bate forte. Descanso, conforto e recuperação são necessidades psíquicas inerentes a todos nós e periodicamente precisamos nos reenergizar e nos confortar. Cuidar dessas necessidades é a tarefa da Lua em nosso Mapa Astral. É a ela a quem recorremos para restaurar nosso senso de segurança.
Para alguns, isso significa manter um lado social ativo e comunicar seus sentimentos, já para outros, pode significar um refúgio solitário do corpo e da mente. Quando entendemos a nossa essência lunar, saímos do automático e passamos a ter uma maior inteligência emocional.
O que estão falando sobre a
Lua no Astrolink...
tópico | respostas | |
---|---|---|
![]() |
João Pedro Alves Campos
![]() ![]() ![]() O que vocês acham de lua em Áries? |
179 |
![]() |
Saymon Tavares
![]() ![]() ![]() Quem tem lua em signo de ar tem dificuldade em lidar com sentimentos muito fortes por racionalizar demais eles ? |
220 |
![]() |
Michael
![]() ![]() ![]() Sua opinião sobre Lua em Escorpião |
130 |
![]() |
Lucas Henrique
![]() ![]() ![]() Lua na Casa 8 |
93 |
![]() |
Luan Fred
![]() ![]() ![]() A pálida e fria lua em capricórnio! |
211 |
![]() |
Matheus Matias
![]() ![]() ![]() Por que lua em Leão é tão problemática? |
132 |
A influência da
Lua nos Signos
A influência da
Lua nas Casas Astrológicas
Lua e você...
Descubra a importância do astro Lua no seu mapa astral.
Crie a sua conta grátis ou efetue o login para saber qual signo ou casa este astro está posicionado e quais são seus benefícios!
O céu no momento...
Domingo, 3 de Julho de 2022 | 13h04![]() | ![]() |
![]() Nova | ![]() Fase Crescente ver ciclo lunar |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Aspectos ativos | orbe | ||
---|---|---|---|
Sol | Quadratura | Júpiter | 3.91 |
Sol | Sextil | Urano | 6.25 |
Lua | Sextil | Mercúrio | 3.58 |
Lua | Trígono | Marte | 1.48 |
Lua | Oposição | Saturno | 5.67 |
Mercúrio | Sextil | Marte | 2.11 |
Mercúrio | Trígono | Saturno | 2.09 |
Mercúrio | Quadratura | Netuno | 1.26 |
Marte | Quadratura | Plutão | 1.06 |
Netuno | Sextil | Plutão | 2.31 |
Signos no Astrolink
Piscianos ![]() |
9.00% |
Arianos ![]() |
8.81% |
Cancerianos ![]() |
8.79% |
Geminianos ![]() |
8.67% |
Taurinos ![]() |
8.63% |
Aquarianos ![]() |
8.30% |
Leoninos ![]() |
8.21% |
Virginianos ![]() |
8.21% |
Escorpianos ![]() |
8.01% |
Capricornianos ![]() |
7.90% |
Librianos ![]() |
7.88% |
Sagitarianos ![]() |
7.60% |