astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

Vênus retrógrado na Astrologia

Vênus retrógrado não necessariamente representa conflitos, desafios e términos

Por Astrolink em Astrologia básica

Modo claro

10 minutos de leitura

Muita gente acredita que Vênus retrógrado é capaz de abalar relacionamentos, impulsionar términos e provocar conflitos. Mas isso não é de todo verdade. Os movimentos de retrogradações planetárias são popularmente conhecidos como um período desafiador na Astrologia, entretanto, quando analisamos com mais calma cada movimentação e as suas particularidades, não conseguimos encontrar este apelo e segredos ocultos fatídicos.

Os momentos de Vênus retrógrado não necessariamente representam conflitos ou desafios, mas de acordo com alguns astrólogos, podem indicar mudanças na forma de se relacionar e interagir por mais tempo com outros astros em movimento, já que permanecem no mesmo signo por um tempo um pouco maior.

Neste artigo convidamos você a abrir a mente quanto ao que acha que sabe sobre o movimento de retrogradação de Vênus e como este astro pode ativar oportunidades ou desafios no seu Mapa Astral.

Vênus e seus significados

Antes de falar sobre Vênus retrógrado, é importante que você entenda um pouco mais sobre as associações feitas pela Astrologia em relação ao planeta, seus significados e interpretações.

Na Astrologia, Vênus possui certa semelhança com a Lua e Netuno, por suas relações com as cargas emocionais, a sensibilidade e a subjetividade. É um astro que sugere sutileza, sensibilidade e sofisticação, é como direcionamos nossos talentos criativos, os relacionamentos que atraímos com frequência, etc.

Afeto, sensualidade, sedução, valores, atração, alegria, prazer e as emoções e sentimentos que sentimos quando nos relacionamos socialmente ou estando em relacionamentos amorosos estão dentro de seu escopo. É símbolo da beleza, o lado feminino que habita em todos nós.

Um ponto de atenção é sobre a associação de Vênus às nossas relações pessoais: isso precisa ser interpretado sob um aspecto ainda mais amplo. Não se trata apenas de relacionamentos amorosos. Os grupos, amigos, família, colegas e até mesmo nossa relação com pessoas desconhecidas podem sofrer influências das movimentações de Vênus.

Vênus retrógrado e seu ciclo astronômico

Outro ponto importante para que você entenda Vênus retrógrado é compreender seu ciclo planetário. Ele forma um padrão único no sistema solar e segue uma simetria perfeita.

Normalmente, o astro se desloca entre 1 e 2 graus por dia, levando cerca de 224 dias para completar sua volta em torno do Sol. Desta forma, a cada 3 ou 4 semanas, Vênus se movimenta entrando em um signo após o outro.

Entretanto, a cada 18 meses, aproximadamente, Vênus inicia o seu movimento retrógrado. Nessa condição, o astro começa a desacelerar, dando a impressão de estar andando mais devagar do que seu ritmo natural, retornando os graus na mandala astrológica. Vênus retrógrado pode passar até 4 meses em um mesmo signo.

Aqui é importante fazer uma pausa esclarecedora. O movimento retrógrado dos planetas, que passa a impressão de o astro estar "se movendo para trás", é uma ilusão de ótica criada a partir do nosso ponto de referência, o planeta Terra.

Isso significa que, nenhum planeta se move para trás e, por isso, o movimento retrógrado é fruto do nosso ponto de observação. Como o astro está mais próximo da Terra, a diferença de velocidade entre o trânsito da Terra e de Vênus faz parecer que ele está mais lento.

Preste atenção na imagem abaixo: nela é possível perceber que, durante seu período de retrogradação, Vênus faz um movimento que parece um “laço” no céu. Esse movimento é notado a partir da nossa perspectiva terrestre.

Trânsito de vênus retrógrado

Planetas retrógrados, portanto, não necessariamente indicam problemas ou existência de questões a serem trabalhadas. Indicam, apenas, que o planeta passará mais tempo do que o normal “parado” em uma mesma área do seu Mapa Astral, podendo gerar movimentações importantes naquele espaço.

Vênus, por exemplo, passaria por uma determinada área do seu Mapa Astral por um período pouco maior do que 20 dias - depois, seguiria em frente, criando pequenas movimentações.

Em suas retrogradações, que ocorrem a cada 18 meses, Vênus permanece cerca de 120 dias ativando um mesmo local. Desta forma, suas influências podem ser intensificadas, tornando-se fáceis de serem percebidas. Assim é natural que nos sintamos inclinados a dar atenção para aqueles tópicos por mais tempo.

Outro ciclo planetário importante é o chamado Ciclo Sinódico, que se refere ao período necessário para que um planeta, visto da Terra, retorne à mesma posição em relação ao Sol e à Terra. A análise desse ciclo foi importante na história da Astrologia porque ele demonstra os momentos em que a estrela mais brilhante no céu - Vênus - ficaria visível.

Para que você entenda melhor, o Ciclo Sinódico é como a análise das fases lunares, que indica os momentos em que há um alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra, tornando os astros visíveis, e, portanto, mais fáceis de serem interpretados.

Entretanto, o que chamou a atenção dos estudiosos em relação ao Ciclo Sinódico de Vênus é que eles perceberam que o astro segue um padrão simétrico que se repete ao longo do tempo.

Quando observamos os últimos 20 anos de Vênus Retrógrado, por exemplo, é possível notar que as retrogradações aconteceram em:

Áries/Peixes

  • Março a abril de 2001
  • Março a abril de 2009
  • Março a abril de 2017

Libra/Escorpião

  • Outubro a novembro de 2002
  • Outubro a novembro de 2010
  • Outubro a novembro de 2018

Gêmeos

  • Maio a junho de 2004
  • Maio a junho de 2012
  • Maio a junho de 2020

Aquário/Capricórnio

  • Dezembro de 2005 a janeiro de 2006
  • Dezembro de 2013 a janeiro de 2014
  • Dezembro de 2021 a janeiro de 2022

Virgem/Leão

  • Julho a setembro de 2007
  • Julho a setembro de 2015
  • Julho a setembro de 2023

Percebe que as retrogradações de Vênus acontecem sempre nos mesmos signos, no mesmo período, a cada 8 anos? Assim, temos a formação geométrica, dentro da mandala astrológica, de uma estrela de cinco pontas, como mostra na figura abaixo.

Pentagrama formado no céu pelo trânsito de Vênus retrógrado

Nessa representação, é possível observar que a cada 8 anos as mesmas casas astrológicas são ativadas por Vênus retrógrado. Na prática, isso significa que assuntos semelhantes aos que encaramos no passado podem retomar nossa atenção.

Isso pode se intensificar caso você tenha algum planeta posicionado nos graus de retrogradação de Vênus no seu Mapa Astral.

Dessa forma, percebemos que os 40 dias de retrogradação de Vênus se estendem para além deste período, uma vez que as questões destacadas durante este trânsito tendem a retornar para a sua vida, com novas roupagens, no decorrer dos anos.

Importante notar também que nem sempre Vênus retrógrado apresentará interferências significativas no seu Mapa Astral. Portanto, para saber qual retrogradação do astro será importante para você, é preciso analisar se seu mapa astral tem planetas posicionados nos signos de retrogradação de Vênus.

Com essa informação em mãos, analise momentos anteriores da sua vida (sempre voltando 8 anos na sua história) para perceber qual retrogradação mais causou interferências significativas.

Mapa Astral Grátis

Essa informação permite prever quais futuras retrogradações de Vênus serão significativas para você. Assim, é possível buscar novas realidades para seus relacionamentos, seja com você mesmo, seja com os demais.

É importante comentar que o ciclo sinódico de Vênus sofre variação ao longo dos anos - ou seja, quando analisamos dados astrológicos dos séculos passados, podemos observar a retrogradação de Vênus ocorrendo em signos que não ocorrem atualmente, como Touro ou Câncer.

Além disso, ao longo dos anos, é possível perceber leves mudanças nos ângulos de Vênus. Como resultado disso, teremos novamente a presença de Vênus retrógrado em Touro a partir de 2044.

Afinal, o que é Vênus retrógrado?

Em resumo e de forma técnica, Vênus retrógrado é quando o astro fica em um ponto no ciclo orbital mais próximo da Terra e, por isso, passa a impressão de estar se movendo mais lentamente - ou de estar andando para trás.

Astrologicamente, Vênus retrógrado diz respeito a um trânsito astrológico capaz de trazer ênfases específicas determinadas áreas de um Mapa Astral que contém o signo de retrogradação - e isso pode ser intensificado caso o mapa em questão tenha posicionamentos planetários nessa área.

Portanto, determinar as influências de Vênus retrógrado, de maneira geral, é um desafio bastante particular, uma vez que os significados deste movimento podem variar de acordo com cada Mapa Astral.

Entretanto, é de conhecimento geral que Vênus está associado às nossas relações, ao amor e ao princípio estético (que tem relação com a estética harmônica do movimento do astro do sistema solar). Portanto, Vênus retrógrado pode ser interpretado como um período de reflexão, revisão e reavaliação dessas áreas.

Neste momento, é como se o ciclo cósmico celeste te convidasse a agir com sinceridade, de acordo com as influências do seu mapa - ou seja, a ser você mesmo. Vênus retrógrado também pode ser interpretado como um convite à reflexão sobre que tipo de amor você está dedicando para si e para os outros.

O senso comum da Astrologia geralmente associa Vênus retrógrado com períodos de términos de relacionamentos ou conflitos. Porém, isso não é necessariamente verdade. Uma interpretação mais correta é relacionada à intensificação das influências do astro nas áreas que correspondem a ele em sua vida, especialmente se existirem conflitos relacionados a elas.

Como saber se tenho Vênus retrógrado no meu Mapa Astral?

Para você descobrir se tem Vênus retrógrado no seu Mapa Astral, o primeiro passo é fazer seu Mapa Astral no Astrolink. Se por acaso você tem Vênus retrógrado no mapa astral, saiba que os períodos de retrogradação do astro podem ser mais intensamente ativados na sua vida. Principalmente quando Vênus retrógrado no mesmo signo em que você tem Vênus no Mapa Astral, pois este será um trânsito notável, o retorno de Vênus, mas que também acontece com o astro em movimento direto.

Os períodos cíclicos de Vênus geralmente representam situações na nossa vida que nos marcam pelo próximo ciclo completo. Portanto, se no seu Mapa essa intensidade emocional já está naturalmente ativada, o estudo sobre o ciclo pode representar influências significativas no decorrer da sua história.

Ao compreender o ciclo sinódico de Vênus e observarmos seus padrões ao longo do tempo, podemos identificar tendências e temas recorrentes em nossas vidas. Essa consciência nos permite aproveitar ao máximo a retrogradação do astro, utilizando-as como uma ferramenta para crescimento pessoal, a cura emocional e a evolução em nossos relacionamentos.

Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

Próximas datas de Vênus retrógrado:

22/07/2023 - Vênus retrógrado aos 28º de Leão
03/09/2023 - Vênus direto aos 12º de Leão
01/03/2025 - Vênus retrógrado aos 10º de Áries
12/04/2025 - Vênus direto aos 24º de Peixes
03/10/2026 - Vênus retrógrado aos 08º de Escorpião
13/11/2026 - Vênus direto aos 22º de Libra
10/05/2028 - Vênus retrógrado aos 19º de Gêmeos
22/06/2028 - Vênus direto aos 03º de Gêmeos
16/12/2029 - Vênus retrógrado aos 24º de Capricórnio
26/01/2030 - Vênus direto aos 08º de Capricórnio
20/07/2031 - Vênus retrógrado aos 26º de Leão
01/09/2031 - Vênus direto aos 10º de Leão

Para saber de que forma os trânsitos celestes influenciam sua vida, faça seu mapa astral completo!

Categorias

O céu no momento...

terça-feira, 23 de abril de 2024 | 02:33