Como funciona a astrologia?

Uma breve introdução à astrologia
Como funciona a astrologia?
por Astrolink em Astrologia

Signos, Mapa Astral, trânsitos, horóscopo... Quem começa a estudar astrologia se depara com inúmeros termos e ferramentas que nos auxiliam nesta jornada evolutiva. Acontece que este é um estudo muito amplo e precisamos entender todas as suas nuances para utilizarmos da melhor forma possível.

Indo além do caráter preditivo, a astrologia é um estudo que promove o autoconhecimento. Este nasceu através da observação da movimentação dos astros no céu e a relação que isso tem com as dinâmicas que acontecem aqui na Terra. Embarcar neste conhecimento é compreender que somos parte de um todo e, portanto, somos regidos pelas mesmas leis universais.

"O que está em cima é como o que está embaixo."Árvore

De acordo com o princípio da Correspondência, existem padrões em todos os planos pelos quais caminhamos e, através do estudo dos cosmos, podemos compreender as tendências existentes em determinado momento, pois há relação entre um e outro. Ou seja, analisamos os eventos que ocorrem no céu e os que acontecem aqui na Terra, criando uma correlação entre eles.

Dessa forma, observamos os planetas como uma espécie de ponteiro de um relógio, uma vez que eles nos indicam as tendências envolvidas naquele momento de acordo com a energia dos mesmos e com a faixa de signo e casa astroógica em que eles se encontram.

Sabendo disso, compreendemos também que nenhum fato, evento, nascimento ou contato são acidentais ou em vão, mas sim parte de uma mecânica universal que nos leva em diante na jornada evolutiva, interconectando cada acontecimento e nos envolvendo na engrenagem que move o todo. Mapa Astral e o Horóscopo são guias nessa caminhada, se unindo ao ambiente em que vivemos, às experiências pelas quais passamos e ao nosso próprio grau de amadurecimento.

Signos e Casas na AstrologiaSignos e casas

Para entendermos como o Mapa Astral e o Horóscopo funcionam, precisamos compreender, de fato, o que são os signos e as casas astrológicas. Contudo, vale ressaltar que os princípios abordados aqui são da astrologia tradicional, o que pode ser mudado de acordo com a corrente de estudos que você segue, como a astrologia védica, por exemplo.

Os signos são faixas imaginárias feitas ao redor da Terra, assim como os trópicos de Câncer e Capricórnio que estudamos em geografia. Quando os antigos observaram que o movimento dos astros através do globo terrestre indicava diferentes comportamentos e acontecimentos, dividiram o planeta em 12 faixas exatamente iguais e nomeou cada uma com base nas constelações. Essas linhas divisórias não se alteram ou se movem, sendo as mesmas até hoje, mesmo que essas estrelas tenham se movimentado e mudado de lugar. Por isso, a ideia de que os signos mudaram devido à movimentação celeste é extremamente falha.

As Casas Astrológicas também correspondem a 12 divisões no céu, mas ao contrário dos signos, podem mudar de posição e sofrer alterações de tamanho, uma vez que são definidas de acordo com horário e local, considerando latitude e longitude. Elas simbolizam as diferentes áreas da vida, como amor, ego, família, relações sociais, finanças, trabalho, status, etc.

Trânsitos, Mapa Astral e HoróscopoTrânsitos, map astral e horóscopo

Conforme faz os movimentos de translação e rotação, a Terra vai percorrendo o sistema solar, encontrando os outros corpos celestes em diferentes posições. Esses astros, por sua vez, "iluminam" as faixas que correspondem aos signos naquele momento e local, indicando diferentes tendências.

Para exemplificar, vamos supor que Vênus esteja em Libra neste momento. Isso significa que o planeta do amor está posicionado de tal forma que ilumina a faixa imaginária que corresponde a este signo aqui na Terra. É o que chamamos de trânsito astrológico. Sabendo disso, identificamos as tendências oriundas deste movimento, que, no caso, são: busca por harmonia, companheirismo, amores e paixões em alta, sociabilidade, entre outras.

O Mapa Astral é uma foto do céu em relação à Terra no momento em que uma pessoa nasce. Nesta imagem, conseguimos observar todos os trânsitos que ocorriam naquele segundo e a posição das Casas naquele local. Nele, conseguimos observar todos os potenciais e limitações que aquele ser pode encarar ao longo da vida. Esta é uma ferramenta fixa, ou seja, não se altera e é única para cada indivíduo.

O Horóscopo analisa todos os trânsitos planetários, apontando as energias envolvidas naquele momento e possíveis caminhos e desafios a serem seguidos. Unindo este item ao Mapa Astral, que é uma ferramenta pessoal, conseguimos observar o que o céu naquele instante indica para nossa vida.

Em suma, o Mapa Astral aponta tudo aquilo que você pode fazer e os desafios que você pode encontrar no meio do caminho, enquanto o Horóscopo assume uma posição de “orientador”, indicando momentos mais adequados para realizar tal ação ou se resguardar, além de apontar o que você pode esperar se permanecer seguindo em uma direção.

Leia mais artigos do Astrolink ver todos

As Casas AstrológicasAs Casas Astrológicas
As casas astrológicas são separações, dividem o campo celeste em 12 áreas distintas e são como as áreas das nossas vidas. Ter um signo em uma determinada casa, significa poder se expressar ou adquirir algo para em seguida ponderar sobre as consequências e fazer uma nova ação, se necessário.
A História da AstrologiaA História da Astrologia
Entenda como tudo começou. A Astrologia se desenvolveu de forma mais criteriosa na Mesopotâmia, com um conjunto de elementos classificados e organizados entre si pelos povos da Babilônia, Pérsia, Suméria e Assíria, além dos Caldeus.
Como ler seu Mapa AstralComo ler seu Mapa Astral
Um guia completo para você aprender passo a passo Como ler seu Mapa Astral, incluindo os planetas, signos, casas, aspectos e links para diversos artigos relevantes.


O céu no momento...

Sábado, 17 de Abril de 2021 | 07h50
Sol 27° 38' Ari
Lua
Nova
25° 43' Gem
Fase Crescente
ver ciclo lunar
Mercúrio 25° 49' Ari
Vênus 03° 19' Tou
Marte 26° 20' Gem
Júpiter 26° 14' Aqu
Saturno 12° 28' Aqu
Urano 09° 54' Tou
Netuno 21° 58' Pei
Plutão 26° 46' Cap
Quiron 09° 57' Ari
Lilith 19° 48' Tou
Nodo Norte 11° 27' Gem
Aspectos ativosorbe
SolSextilLua1.92
SolConjunçãoMercúrio1.82
SolConjunçãoVênus5.67
SolSextilMarte1.31
SolSextilJúpiter1.41
SolQuadraturaPlutão0.87
LuaSextilMercúrio0.10
LuaSextilVênus7.59
LuaConjunçãoMarte0.61
LuaTrígonoJúpiter0.51
LuaQuadraturaNetuno3.75
MercúrioSextilMarte0.51
MercúrioSextilJúpiter0.41
MercúrioQuadraturaPlutão0.95
MarteTrígonoJúpiter0.10
SaturnoQuadraturaUrano2.57
SaturnoTrígonoNodo Norte1.03
Ler mais

Signos no Astrolink

Piscianos    9.07 %
Arianos    8.88 %
Cancerianos    8.78 %
Geminianos    8.66 %
Taurinos    8.62 %
Aquarianos    8.31 %
Virginianos    8.17 %
Leoninos    8.12 %
Escorpianos    8.00 %
Capricornianos    7.91 %
Librianos    7.87 %
Sagitarianos    7.60 %