astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

Entendendo as Qualidades dos Signos

Cardinal, Fixo e Mutável

Por Astrolink em Astrologia básica

Modo claro

8 minutos de leitura

Os 4 elementos, que formam a espinha dorsal do estudo da Astrologia podem ser expressados em diferentes variações. A primeira é a divisão dos 12 signos pelos 4 elementos, que é chamada de triplicidade, ou seja, para cada elemento teremos um grupo de 3 signos. A segunda é a divisão dos 12 signos pelas 3 expressões desses elementos, onde o resultado é chamado de quadruplicidades - ou modos, qualidades. Assim, teremos um grupo de 4 signos para cada expressão.

Assim como os elementos, essas qualidades possuem valores e características próprias. Cada um dos quatro elementos irá apresentar uma expressão cardinal, uma expressão fixa e uma expressão mutável. Os 12 signos do Zodíaco nada mais são do que nomes para essa combinação de elemento + qualidade.

A energia que contempla o elemento Fogo em sua expressão Cardinal é chamada de Áries. A energia que contempla o elemento Terra em sua expressão Fixa é chamada de Touro, a do elemento Ar com expressão Mutável é chamada Gêmeos e por aí vai, seguindo a ordem zodiacal.

A Astrologia segue basicamente a dinâmica das estações, onde cada um desses períodos de três meses de duração é composto de um começo, meio e fim. Todo mês, tais períodos se manifestam na natureza de uma maneira variada. O início do inverno, por exemplo, não é tão frio como o meio. O meio do verão é geralmente um pouco mais quente do que o fim. As três qualidades representam as três partes das estações e a forma como os signos interagem com os elementos.

Nenhuma qualidade é melhor do que a outra, são apenas complementares e interdependentes. Os signos cardinais tendem a iniciar as coisas, dar o primeiro passo. Os signos fixos fazem a manutenção e sustentabilidade do que foi iniciado, concretizando e gerindo as coisas. Os signos mutáveis trabalham com a transição, o fluxo, a liberação, transformação e adaptação das coisas. É sempre bom que um mapa astral possua equilíbrio entre as qualidades para que a pessoa tenha a capacidade inata de gerir seus projetos e desempenhar seu convívio de uma forma mais fácil, independente e pragmática.


CARDINAL

A qualidade CARDINAL marca o início da temporada e o poder da iniciação, sendo a marca dos signos de Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Tendem a ser energias diretas, orientadas para a ação, para o progresso, para o direcionamento das coisas. Recebem bem a tendência à mudança e abordam as coisas de maneira impaciente, tendo afinidade com liderança e autoafirmação.

Inovação é outra característica positiva da expressão cardinal, mas ao mesmo tempo em que é gerada uma força para iniciar coisas, pode trazer dificuldades para continuar e manter o que foi iniciado, necessitando então da combinação e ajuda de outras energias de sustentação.

Os signos cardinais: Áries (fogo), Libra (ar), Câncer (água) e Capricórnio (terra) têm uma tendência para impulsividade em suas ações e ter audácia e coragem para se posicionarem onde quer que desejem, algo que também pode atrair precipitação e impaciência. Atividade, criatividade e empreendendorismo também fazem parte de seu leque de possibilidades.

ÁRIES é o tipo cardinal que afirma-se através de sua impulsividade, vitalidade e grande energia assertiva. É muito bom em ter ideias e iniciar as coisas;

CÂNCER é o tipo cardinal que progride mais lentamente, de forma mais comedida, andando de lado, manipulando e contornando as situações, utilizando suas emoções para abrir os caminhos;

LIBRA é o tipo cardinal que tende a usar seu lado ponderado para atrair as pessoas e as situações que deseja, abrindo seu caminho com a ajuda das pessoas. Graças à sua temperança e aparente gentileza, geralmente consegue ser bem recebido. Possui uma certa indecisão inerente, refletindo e fazendo planos para que a melhor decisão seja tomada em vez de ir com muita sede ao pote;

CAPRICÓRNIO é o tipo cardinal que se move de forma lenta, discreta e cautelosa, embora dotado de grande ambição. Como resultado, geralmente consegue abrir seus caminhos com sua resiliência e experiência passando de forma quase despercebida, aproveitando dessa vantagem para avançar e exercer domínio sobre as pessoas e situações.


FIXO

A qualidade FIXA corresponde ao meio da temporada e o poder de sustentação, sublinhando Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Tendem a ser energias que gostam de rotina, não tendo tanta afinidade com mudança ou espontaneidade em suas abordagens, agarrando-se aos seus ideais e defendendo-os até o fim.

A etimologia da palavra "fixo" vem do latim "fixus", que quer dizer "preso", ou seja, parado, de difícil movimentação, "preso a algo", e nesse caso, ao seu próprio modo de ser e agir. São pilares de sustentação, cada um utilizando a expressão do seu elemento.

Os signos fixos: Touro (terra), Leão (fogo), Escorpião (água) e Aquário (ar) têm uma tendência para a preservação, dificilmente se desviando de seus propósitos, mantendo hábitos e escolhendo o que já é conhecido e estabelecido. Disso podem surgir características como teimosia e estagnação, embora costumem ter muita força de vontade para trabalhar em busca de seu sustento ou manter o foco nas tarefas, demonstrando tenacidade, força moral e completando seus projetos (embora possam levar algum tempo para começá-los).

Seus desejos e emoções tendem a ser intensos e podem gostar de manter as coisas por um bom tempo, sejam bens materiais ou relacionamentos.

São os estabilizadores do zodíaco e atuam de forma mais focada, concentrada com tenência a fazer as coisas mais sólidas e bem-feitas, com disciplina e em um ritmo interno bem definido. Continuam o que foi iniciado e se aprofundam, de forma constante, estável e muitas vezes por longos períodos. Se regozijam quando estão sustentando algo, resolvendo algum problema que precise de concentração ou que inspire desafio.

Uma das vantagens dos signos fixos é conseguir sustentar alguma coisa até o fim. Isso tem prós e contras, pois também pode haver dificuldade em "largar o osso" mesmo quando há sinais aparentes de que não vale mais a pena investir esforços naquilo ou que a derrota é iminente. Inflexibilidade, teimosia, rigidez e dificuldades em fazer mudanças e adaptações tendem a ser coisas mais possíveis onde quer que os signos de Touro, Leão, Escorpião e Aquário se posicionem ou atuem.

TOURO é o tipo fixo com uma pegada mais material e visível, necessitando obter seu conforto no reino físico e sensorial. Não larga facilmente as coisas e tende a se concentrar em um assunto de cada vez;

LEÃO é o tipo fixo centrado em si mesmo, na sua autoridade e entusiasmo próprios, sendo dotado de grande energia física e moral. Assim, consegue gerir e concluir seus projetos com firmeza e determinação;

ESCORPIÃO é o tipo fixo mais emocional e não costuma variar suas emoções, mantendo-as sempre de uma forma mais profunda e passional. Ama ou odeia com mais facilidade, raramente seus sentimentos estão no meio termo. Sabe perfeitamente como controlar suas emoções, parecendo bastante reservado;

AQUÁRIO é o tipo fixo em suas opiniões, podendo ser intelectualmente rígido e intolerante. Isso pode é até um pouco paradoxal, pois é a energia mais original e imprevisível, mas mesmo assim parece ter dificuldade em mudar de ideia de uma forma mais fluida.


MUTÁVEL

A qualidade MUTÁVEL representa o fim da temporada e o poder de mudança e adaptação, sendo a marca de Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes. Tendem a ser energias mais flexíveis e adaptáveis, como um camaleão, que muda para se ajustar ao ambiente onde se encontra e sempre busca novos aprendizados e novos ares. É orientada para a aprendizagem, adaptabilidade e novas experiências, recebendo bem a variedade.

Os signos mutáveis: Gêmeos (ar), Sagitário (fogo), Peixes (água) e Virgem (terra) têm uma tendência para a volatilidade, a mudança, velocidade, a pressa e inspiram certa superficialidade. No entanto, tendem a se ajustar muito bem a todas as situações. São mais complexos e possuem uma natureza dual que pode ser confundida com instabilidade. Tendem a ser também mais flexíveis, tolerantes e astutos por conta dessa mutabilidade toda.

Por outro lado, essa mesma ação mutável também pode trazer dúvidas e indecisão. Por baixo de toda essa possível alternância e fluidez, existe uma enorme força propulsora de adaptação a qualquer situação.

GÊMEOS é o tipo mutável em seu domínio mental. De uma hora pra outra pode mudar de assunto, com uma tendência a possuir menos profundidade e falar bastante;

VIRGEM é o tipo mutável nas áreas práticas da vida, sendo bastante perfeccionista e buscando constantemente novos meios para se melhorar a si mesmo e os processos que se propõe a fazer;

SAGITÁRIO é o tipo mutável em suas ideias e atividades, querendo praticar várias ao mesmo tempo e sendo o signo mais entusiasmado, sempre em busca de novas descobertas e aventuras;

PEIXES é o tipo mutávei no campo das emoções, mudando rapidamente do mais alto êxtase emocional à mais profunda melancolia. É o tipo mais difícil por possuir uma vida interior tão rica e complexa.


Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

Decorando as as expressões dos elementos

Qualidade FOGO TERRA AR ÁGUA
Cardinal Áries Capricórnio Libra Câncer
Fixo Leão Touro Aquário Escorpião
Mutável Sagitário Virgem Gêmeos Peixes

Categorias

O céu no momento...

sábado, 27 de abril de 2024 | 16:52