astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

Ascendente x Descendente: você e o outro

Nosso equilíbrio também está no próximo

Por Astrolink em Astrologia e cotidiano

Modo claro

14 minutos de leitura

Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

Certamente você já ouviu falar sobre o Ascendente na astrologia. Mas, e o Descendente? A combinação destes dois posicionamentos do Mapa Astral pode indicar muito sobre uma pessoa, mas o que pouco se sabe é que esta análise também pode sugerir o tipo de parceria amorosa que você busca para uma relação.

O Ascendente (início da Casa 1) rege o nosso potencial pessoal, sendo o local que iniciamos as coisas e nos apresentamos. Representa a nossa personalidade, a forma como nos mostramos ao mundo. Enquanto isso, em oposição a esta, temos o Descendente (início da Casa7), que fala sobre o "eu" em relação aos outros. É aqui que encaramos a sociedade e nos relacionamos com os outros, seja de forma profissional ou amorosa, como será abordado aqui neste texto.

Eixo Asc Dsc

É na casa 7 que percebemos a existência do outro, em que o Ego (o Eu, a individualidade) expresso na Casa 1, tem a oportunidade de interagir com as demais coisas em seu entorno, rivalizando, interagindo, se unindo, montando sociedades e muitas vezes interagindo de forma afetiva ou matrimonial.

Como Ascendente e Descendente estão posicionados em Casas Astrológicas opostas, esses signos são opostos complementares. Isso significa que são "duas metades de um inteiro", apresentam características diferentes, mas que se complementam.

Saiba mais sobre signos opostos

Sendo assim, enquanto o Ascendente representa o nosso Ego, podemos dizer que o Descendente nos mostra o contraste do que somos, ou seja, uma interpretação do mundo e das pessoas íntimas e em parceria em torno de nós, à partir de nosso olhar particular. Em outras palavras, é ver e interpretar os outros à partir do nosso olhar organizacional e psicológico.

Por isto, muitas vezes há um fascínio e a atenção destas características opostas, embora complementares e de mesmo sentido. Afinal, na Casa 7, temos a oportunidade de experienciar o outro através das relações.

Se alguém se caracteriza como afetivo (ascendente em Libra, Peixes e Câncer, por exemplo), será normal para ele manifestar proteção, amparo, acolhimento de forma natural. Assim, podem, se não estiverem atentos, imaginar que "todos" sejam assim.

É mais que natural percebermos por contraste, todos os 5 sentidos funcionam assim. Portanto, quando começarmos a nos relacionar de forma mais íntima, iremos estranhar as características opostas (Áries, Virgem, Capricórnio) e perceber mais não quando forem afetivos, mas sim quando deixarem de ser afetivos.

Perceberemos do lado de fora, o contraste daquilo que somos. Se tiver o Ascendente em Virgem, por exemplo, ser organizado e econômico poderá ser algo natural. Assim, se do lado de fora as pessoas forem organizadas, elas não são julgadas ou classificadas como organizadas e sim "normais". Assim, não as perceberemos por não chamarem atenção por semelhança a nosso Ego infantil.

Perceberemos melhor então aquelas que não são tão organizadas, pois entram em contraste com nosso Ego. Assim, quanto mais organizada é uma pessoa, mais ela acredita estar sempre "topando com desorganização". Pois se o que é organizado não é nada mais que normal, a memória da experiência não é tão fixada.

De fato, o Eu poderá estar sendo enganado pela percepção de si mesmo que projeta no mundo. Neste caso, com a Casa 7 em Peixes, podemos interpretar o outro de forma equivocada como: "é uma pessoa confusa, desorganizada, incerta, etc.", mas nem sempre o outro é tão assim como acreditamos.

Se a pessoa com o Ascendente em Virgem nunca esquece a tampa da pasta de dentes fora do tubo, e seu parceiro (Casa 7 em Peixes) em 5 anos, esqueceu duas ou três vezes, logo vai interpretar e classificar o outro como: "você sempre esquece".

Se observarmos mais atentamente, o termo "sempre" é irreal e desproporcional. Se não percebermos isto, por exemplo, será uma questão de tempo e convivência com o(a) parceiro(a) para que ele(a) torne-se, em nosso imaginário, alguém que tenha as características do signo da sétima casa.

Dai, chamaremos isto de "destino". Se sou organizado, sempre topo com desorganizados. Se sou corajoso, sempre topo com covardes e conciliadores, etc. Assim, poderemos estar apenas nos relacionando com a percepção distorcida do outro criada por nós mesmos.

Desta forma, a casa 7 é muitas vezes a forma como percebemos o outro com o qual temos intimidades ou cumplicidades e não exatamente quem é a pessoa. Estamos nos relacionando muitas vezes com a sensação do outro que julgamos estar lá fora.

Os eixos - diferentes versões das mesmas coisas

  • Áries / Libra: Ambos admiram a justiça (pelas próprias mãos ou pelo entendimento), a juventude (pela força ou pela beleza), o destaque (pelo protagonismo ou pela simpatia).
  • Touro / Escorpião: Ambos os signos têm as mesmas características como o controle (pelo corpo ou pela psicologia), amam a vida (um foca a vida e se afasta da morte, o outro olha para a morte o tempo todo, para saber onde ela está e não o pegar), focam a nutrição e a preservação (um foca o trazer alimento para o corpo para mantê-lo e o outro eliminar aquilo que pode nos matar e eliminar sêmens para que algo de mim continue vivo depois da morte).
  • Gêmeos / Sagitário: Ambos adoram conteúdos (Gêmeos as notícias e a informação rápida, e Sagitário as implicações e reflexões éticas das mesmas coisas), ambos adoram saber (Gêmeos conhecer as cidades a geografia, como se fala, saber como se vive, do que se trata, as curiosidades de um local, enquanto Sagitário prefere fazer as malas, viver a pesquisa de campo, beber o vinho ao invés de falar dele, sentir o cheiro da terra ao invés de saber sua classificação), gostam de se relacionar (Gêmeos de forma conceitual, noticiosa, intelectual e ideológica, e Sagitário de forma antropológica, vivencial, criando vínculos historiográficos, fotográficos e viscerais).
  • Câncer / Capricórnio: Ambos tendem a ser complementares pois focam-se em conservar (Câncer o lar, a casa, e Capricórnio os bens, os documentos comprobatórios, os recibos sociais), adaptar (Câncer adaptar parentes, filhos, criando respeitabilidade e Capricórnio ensinando os mesmo a serem justos, corretos com as regras sociais, respeitando as hierarquias e normativas estabelecidas do lado de fora da família). Ambos são protetores (Câncer em proteger para adaptar e serem os filhos aceitos no seio dos conhecidos e parentes e Capricórnio, proteger o nome, o crédito, o CPF, terem heranças para estarem mais adaptados e serem socialmente respeitados no futuro).
  • Leão / Aquário: Ambos tem a mesma características mas com manifestações opostas como o destacar-se (Leão pelo clássico, o legendário, o traje de gala o digno e Aquário pelo raro, vintage ou rejeitado e renegado e o jeans rasgado). O desejo de atrair olhares (Leão pelo pedigree, pelo nome, pela fama e Aquário pela rebeldia, pela tatuagem provocativa e pelo não enquadramento) Portanto, estamos apenas falando de estilo pois a afinidade e os objetivos são os mesmos.
  • Virgem / Peixes: Ambos tem aspectos comuns como auxiliar (Virgem de forma prestativa e pragmática e Peixes de forma afetiva e empática) Educar (de forma pedagógica e instrutiva e de forma moral ensinando a pescar, e Peixes procurando fazer o outro se sentir ouvido e acolhido, respeitado, entendendo as fragilidades e dando muitas vezes o Peixe).

Áries x Libra

Ascendente em Áries - Descendente em Libra

O Ascendente em Áries Áries é a dinâmica do impulso, que gosta de tomar a iniciativa, ser o pioneiro, desbravar caminhos, onde a vida pode ser uma eterna montanha-russa. Libra estará na sétima casa, portanto, portanto a sensação é de que o o outro não é tão corajoso, intrépido, intenso e portanto, pode criar uma sensação de que o outro é acomodado, não tem iniciativa, não se manifesta (projeção) tanto quanto o Eu. Entretanto, o outro poderá ser igualmente firme e pró-ativo de forma diferente ou elegante, manifestando isto pela admiração, pela beleza e não pela força. Pode mostrar a coragem pelo "entender o lado do outro" e desculpar-se como um dos maiores exemplos de um ato de coragem. Se conseguir perceber isto, verá que os opostos admiram as mesmas coisas de formas diferentes.

Touro x Escorpião

Ascendente em Touro - Descendente em Escorpião

As pessoas com o Ascendente em Touro podem não compreender o outro que não busca o tempo todo e tão somente os valores que o caracterizam seu Eu, distorcendo a percepção externa. Podem sentir uma atração mais forte por características escorpianas, devido a forte sensualidade deste signo e a energia sexual bem aguçada. Além disso, pessoas com características escorpianas têm maior afeição ao poder, o que atrai Touro, que busca segurança.

Gêmeos x Sagitário

Ascendente em Gêmeos - Descendente em Sagitário

Ascendente em Gêmeos tende a ser mais alegre, espontâneo, simpático e, principalmente, curioso. Este é um signo conhecido por buscar saber de tudo um pouco, sem se prender a uma única coisa. Uma pessoa com características e sinais corporais de Sagitário é um excelente par, uma vez que a busca por curiosidade de Sagitário pode saciar a curiosidade geminiana. Ambos são complementares pois funcionam no mesmo sentido mas em direções opostas.

Câncer x Capricórnio

Ascendente em Câncer - Descendente em Capricórnio

Quando no ascendente, Câncer se caracteriza pelas emoções afloradas e sentimentos reminiscentes, gerando apego ao que fez parte de sua história pessoal. As lembranças do passado e a inclinação ao saudosismo de períodos de proteção e amparo podem ser motivadoras para se criar novas histórias. Como Capricórnio estará na sétima casa, a sensação será a de que o outro não é tão romântico, é duro, inflexível e pouco intuitivo, ou insensível aos sentimentos, quando de fato é muitas vezes apenas uma sensação criada pela projeção.

Leão x Aquário

Ascendente em Leão - Descendente em Aquário

Este Ascendente gosta de mostrar a que veio, provar o seu lugar no mundo e, principalmente, ser enaltecido. Esta pessoa, por conta de uma energia física que lhe chama muito a atenção, pode focar-se e autocentrar-se e em alguns casos se tornar autorreferente. Assim, pode dedicar muito tempo para seus próprios projetos pessoais. Como a sétima casa estará em Aquário, o indivíduo pode julgar o outro muito distante, impessoal e desatento, pois que muitas vezes a exigência de atenção do outro é grande. Assim, existem aspectos desafiadores e de tensão neste eixo, que podem desembocar em embates intensos, criativos e dramáticos que podem levar a rupturas se não compreendidas.

Virgem x Peixes

Ascendente em Virgem - Descendente em Peixes

A praticidade e o perfeccionismo do Ascendente em Virgem podem se chocar com o emotivo e sonhador signo de Peixes, mas é uma relação que há muito para se construir. Virgem precisa compreender que nem tudo é perfeito ao mesmo tempo e que consegue se mostrar útil para cuidar de uma pessoa tão desapegada ao material, compreensiva e empática. Nestes casos, um temperamento prático e funcional pode estar estruturando o Eu no Ascendente. O Descendente obrigatoriamente estará em Peixes e por isto a sensação será a de pouca praticidade, dificuldade em especificar seus desejos, desorganização, imprevisibilidade, etc. Sempre lembrando a possibilidade das projeções, pode ser que o outro não seja assim. Muitas vezes estamos percebendo apenas o contraste de nossa própria estrutura.

Libra x Áries

Ascendente em Libra - Descendente em Áries

O Ascendente em Libra se mostra ponderado, extremamente preocupado em não desagradar o outro para não desagradar ninguém. Para sair do lugar, nada como um empurrãozinho de uma pessoa com características arianas, que estão mais ocupadas fazendo do que se importando com a opinião alheia. E é isso que pode vir a atrair este posicionamento. O funcionamento do eixo, já descrito mais acima, neste caso pode criar a sensação de agressividade da parte do outro, a presença de um destaque masculino ainda insólito na estrutura. Em mapas masculinos heterossexuais, por exemplo, pode-se sentir atraído ou interpretar a mulher como tentando liderar a relação, ou a mesma possuir traços mais claros de masculinidade.

Escorpião x Touro

Ascendente em Escorpião - Descendente em Touro

O magnetismo e os intensos sentimentos do Ascendente em Escorpião, junto a grande necessidade de profundidade e controle, vão de encontro ao afeto, a sedução e a busca por segurança e estabilidade que poderá vir de encontro às características de Touro na sétima casa. A passividade pode ser uma das características observadas como projeção. O silêncio do outro lado por uma questão projetiva, pode gerar desconfiança no relacionamento. Como as características de Escorpião estão sendo projetadas na outra pessoa, pode-se entender e interpretar que o outro está a planejar algo, ocultando algo e assim sofrer-se sem necessidade.

Sagitário x Gêmeos

Ascendente em Sagitário - Descendente em Gêmeos

Ascendente em Sagitário é o grande amante da liberdade, ao mesmo tempo que tem um apego pelo intelecto. Assim, o eterno viajante do Zodíaco vive se aventurando, explorando novas culturas, novas correntes filosóficas e etc. A curiosidade geminiana desperta um interesse especial aqui. Em geral, as projeções se manifestam criando a sensação de que o outro é sério em demasia. Deveria confiar mais e discutir menos a relação. Assim, pode ser estimulado, mas sentir-se cansado das polêmicas desgastantes que poderiam ser resolvidas com mais ironia, descontração, sexo e deixar a vida tomar conta um pouco mais, ao invés de explicar demais (acredita que o outro faz isto) preferiria mais "deixa para lá".

Capricórnio x Câncer

Ascendente em Capricórnio - Descendente em Câncer

Maturidade, foco no crescimento profissional, busca incessante por segurança e consolidação, e dificuldade de demonstrar sentimentos e confiar, que se esconde por trás de um semblante sério. Nada como uma intensidade emocional e apego às pequenas - e atávicas - coisas da vida para quebrar esta armadura de Capricórnio. Uma pessoa com características de Câncer é capaz de fazer isso. As reclamações podem estar relacionadas à falta de comprometimento e seriedade dos parceiros. A sensação criadas é de que sócios ou maridos são fracos, emotivos, sensíveis, pouco práticos ou que mimam em demasia filhos ou funcionários e não os preparam para a vida lá fora, quando muitas vezes o outro também faz isto, mas isto não é percebido, pois quando o faz, é considerado como "normal" e "básico".

Aquário x Leão

Ascendente em Aquário - Descendente em Leão

Para Aquário, chamar a atenção e liderar as minorias, excluídos, inconformistas e deslocados é uma forma de destacar-se e assumir protagonismo. As relações onde os vínculos de estímulo e motivação sem proximidade e compromissos de reciprocidade enquanto forem estimulantes se tornam comuns. Se houver estímulo, respeito às liberdades e individualidades, a cumplicidade e os interesses em comum podem construir relações mais Socráticas de Philos e amizades de forma mais sólida. Contudo, este sentimento é abordado de forma muito racional. Leão complementa trazendo paixão e atitudes mais viscerais, instintivas, teatrais e intensas. A projeção implica em sentir-se cobrado e limitado pelo outro. O aprisionamento pode ser outro ponto importante da projeção. Esta sensação muitas vezes é irracional, pois não se pode compartilhar sem perder uma certa liberdade e autonomia. A busca por pessoas vistosas, fortes acaba por ser atraente para a exaltação da individualidade, usando o outro como forma de plataforma. Como se justificasse: " tenho alguém que todos desejam, mas isto não é relevante", apesar de adorar estar nesta posição que considera especial.

Peixes x Virgem

Ascendente em Peixes - Descendente em Virgem

Sensível, empático, no mundo interno de suas expectativas emocionais e apaixonado pelo fascínio da existência de objetos, pessoas, práticas, momentos e locais capazes de transformações incríveis que irão resgatá-lo de um mundo que não corresponde a suas expectativas internas, com certa dificuldade de lidar com assuntos densos, de ordem prática e mundana: este é o Ascendente em Peixes. O mundo externo pode parecer ameaçador e muitas vezes frustrante para este ascendente. Assim, processos práticos, demorados, pouco excitantes e nada poéticos e inspiradores podem não ser motivadores. Desta forma, cobranças de datas, prazos, horários, entre tantas demandas do mundo material podem ser deixadas para o outro resolver. A projeção pode fazer com que se ache o parceiro, sócio, integrante da banda, ou da companhia de teatro ao longo do tempo enfadonhos, chatos e pouco estimulantes, apesar de necessários. A paixão e a fantasia podem desaparecer, se o convívio se tornar constante.

 

Categorias

O céu no momento...

terça-feira, 23 de abril de 2024 | 00:51