astrolink-galaxy

Veja seu Mapa Astral Grátis!

Já tem cadastro? 

O Elemento Ar

Ar - Yang

Por Astrolink em Astrologia básica

Modo claro

10 minutos de leitura

Na Astrologia, o elemento Ar tem relação com o aspecto mental, com o intelecto, com a comunicação e com intercâmbio. São signos de Ar GêmeosLibra e Aquário. Quem tem predominância do elemento Ar no Mapa Astral costuma ser uma pessoa animada, expansiva, comunicativa e cheia de energia.

Ao contrário da paixão e impulsividade do elemento Fogo, o elemento Ar prioriza a razão. A mente é o aspecto mais importante e deve ser desenvolvido, nesse sentido os processos de socialização e comunicação são essenciais. Ao se relacionar com os outros, podemos trocar ideias e crescer intelectualmente.

Em comum com o Fogo, o Ar tem um lado expansivo e animado, quase sempre otimista, que serve justamente para se comunicar, sempre em busca de estímulo intelectual, desbravando novas visões de mundo e criando seus próprios valores e ideais a partir da experiência de compartilhamento.

Como a racionalidade tem a prioridade, o lado dos sentimentos pode ficar prejudicado, gerando dificuldade para lidar com pessoas muito emocionais, por exemplo. Geralmente pessoas com predominância do elemento ar habitam em suas mentes, se desligando um pouco da realidade e se afastando dos outros. Mas, como o lado social é estimulado e importante, o ar costuma ajudar e apoiar os outros, criando grupos que compartilhem os mesmos ideais e projetos, mesmo com essa necessidade de ficar mais isolado. Na verdade, a pessoa de ar precisa preservar seu espaço, não gosta de ter amarras para pensar e transmitir suas ideias da forma que bem entender.

O símbolo do seu elemento é um triângulo apontando para cima com uma linha horizontal através dele. O triângulo ascendente representa que é quente e procura ascender, mas o componente úmido bloqueia sua subida total.

 

Assim, a tendência é não criar tantas raízes e não se ater tanto aos detalhes, sendo pessoas mais desprendidas dos limites do mundo material. O problema é que com isso torna-se mais difícil colocarem suas ideias em prática, já que podem ficar sempre variando seus desejos e opiniões. Como a tendência é se interessarem por muitas coisas ao mesmo tempo, podem não ter força de vontade suficiente para se concentrarem em nenhuma delas especificamente, sendo muito mais difícil terminar o que começaram. Seus sentimentos não são mostrados facilmente e nem sempre agem conforme falam ou pensam, embora geralmente são os primeiros a questionar alguma coisa.

Voltando ao cerne do elemento, é no Ar que encontramos todo tipo de ondas de energia: eletromagnéticas, luminosas, sonoras, além de uma infinidade de partículas flutuantes, misturadas a gases em um incrível sistema compartilhado de transmissão e recepção. Toda essa natureza que inspira conexão é expressada em seus signos, que possuem uma necessidade inerente de se comunicar, criar vínculos sociais e manter uma sintonia social dinâmica.

Pessoas aéreas costumam se pautar pelas ciências e/ou pelas notícias, buscando argumentos verdadeiros ou sensatos e não se deixando impressionar facilmente por ideias sem as fundamentações que considera adequadas. Para essas pessoas, tudo tem que ter uma boa explicação, uma lógica por trás. Não basta idealizar, é preciso estabelecer um propósito.

Por isso, pessoas com um peso maior desses signos geralmente têm uma maior dificuldade para a intuição e um apego maior à métricas e à racionalidade. O conflito nesse caso é que como elemento não inspira foco e solidez e é mais afeito à dispersão, algumas ideias e conceitos podem se perder rapidamente.

Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

 

Como equilibrar o elemento Ar no Mapa Astral?

Quando há falta de Ar

Pode parecer brincadeira, mas quando há pouca predominância do elemento ar, parece que falta fôlego mesmo. Há menos vontade de interagir com os outros e a pessoa pode se isolar bastante dos amigos e das interações sociais. A mente começa a ficar preguiçosa e ela não tem nem vontade de conversar, logo a troca de ideias não existe. Sem estímulo intelectual, não há desenvolvimento da consciência nem a busca por propósitos mais elevados.

Quem tem a energia do Ar muito baixa, até sente necessidade de socialização e comunicação, mas de forma diferente. Pode ser uma pessoa mais tímida ou retraída, com receio de que suas ideias não sejam interpretadas de forma correta. Procura sempre se explicar para ter certeza de que é compreendido, mas muitas vezes prefere não falar nada. Assim, procura se expressar através da escrita. Viver no mundo das ideias também não tem tanto apelo, pois o intelecto nada mais é do que uma ferramenta para aprender através da prática.

Para recarregar o tanque de ar, a pessoa precisa oxigenar sua mente. Sem comunicação e interação, o ar continuará faltando. Uma mente estagnada logo fica sufocada, por isso, é essencial o convívio com outras pessoas que possam estimular seu intelecto. Essa troca constante de ideais e experiências é o combustível para a expansão mental. Sair, encontrar os amigos, bater aqueles longos papos de onde nascem várias ideias e insights bacanas, principalmente com aquele amigo que também adora falar sem parar. Não dá pra se se encontrar agora? Pode ser pela internet, não tem problema. Não tem ninguém disponível? Faça um passeio no parque, uma caminhada ou uma corrida. A leitura, a meditação e o mergulho em seu interior também é importante, pois através da autoanálise, também desenvolvemos nosso intelecto e nos reequilibramos, encontrando soluções com nossas próprias análises.

Ar demais também é tóxico

Se o nosso ar fosse composto 100% de oxigênio, ficaríamos intoxicados rapidamente. Quando uma pessoa tem uma predominância do elemento Ar em seu Mapa Astral, pode ocorrer um desequilíbrio nas características desse elemento. A necessidade de comunicação fica muito mais ativa, por exemplo, o que faz com que a pessoa queira falar o tempo todo e expressar suas ideias, ao mesmo tempo em que busca incessantemente conhecimento.

A obsessão por estimular a mente e verbalizar pode acabar deslocando a pessoa da realidade e das relações. Ela começa a viver em um mundo de ideias, e para isso precisa de liberdade total para socializar e encontrar os mais variados tipos de pessoas. Criar vínculos torna-se mais difícil, as pessoas entram e saem de sua vida com muito mais rapidez, servindo muito ao propósito de criar experiências e trocas de ideias. Por conta disso, suas relações acabam sendo medidas pelo nível de estímulo que os outros podem provocar. Quanto mais sua mente for estimulada, mas motivada e interessada a pessoa se torna. Assim, prioriza essa sintonia verbal nos relacionamentos muito mais do que carinho ou sentimentos. Conseguir equilibrar o excesso dessa energia é um desafio, mas que deve ser encarado para ter mais foco em suas relações e vida social.

GêmeosGÊMEOS é o signo dos "porques". Gosta de transmitir ideias e propagar informações, tendo a curiosidade como mola propulsora, sempre em busca de novidades, coisas interessantes ou intelectualmente desafadoras. É o ar em seu estado agitado (vento forte), inquieto, disperso, diversificado e dinâmico. A energia geminiana promove o despertar da intelectualidade e onde quer que se posicione é uma energia curiosa, leve, que tem a ver com dualidade - como o próprio nome do signo sugere. Tende a se perder na variedade de escolhas que precisa fazer.

LibraLIBRA é o signo dos "pingos nos is" e transmite justiça, harmonia e beleza estética, buscando parcerias e politização. É o ar mais calmo, uma leve brisa, revelando quietude, observação, ponderação, temperança, julgamento e diplomacia. Um possível problema é a indecisão gerada pela insegurança, que pode prejudicar o andamento ou agilidade de seus planos. Disso surge a tendência do signo em deixar que o outro escolha a melhor opção, pois com isso não precisam se comprometer e ceder às suas dúvidas.

AquárioAQUÁRIO é o signo das contestações e transmite inovação, ideias igualitárias e quebra de paradigmas, desconstruindo sistemas obsoletos ou muito rígidos, sendo um signo ligado ao inconformismo e voltado para a revolução social, sempre buscando o progresso. É o ar violento, agitado como um furacão, revelando insubordinação, imprevisibilidade, revolução, radicalismo, excentricidade, turbulência e libertação. Há aqui também uma predisposição para a insatisfação crônica, fazendo com que ocorra uma súbita perda de interesse por aquilo que se está buscando, gerando instabilidade e imprevisibilidade.

 

Lembrando, uma pessoa com grande influência dos signos de Ar de fato parecerá mais volátil. Isso significa que pode haver uma distância maior entre ela e a matéria, preferindo cultivar a mente, a imaginação, o movimento, a agilidade, a variedade, a pressa e a comunicação. Precisa sempre de novos estímulos, de circular por aí. Os pensamentos se tornam mais rápidos, assim como as moléculas de gás que estão distantes entre si e também se movem rapidamente. A pior coisa para essas pessoas é ficarem presas a qualquer condição tediosa, repetitiva ou limitada. Precisam sempre de reciclagem pois isso as motiva.

O aprendizado é importante e geralmente os signos do elemento ar não suportam o silêncio absoluto por muito tempo (embora Libra tenha um pouco mais de apreço pela quietude). Tendem a admirar muito as pessoas que falam bem, que têm propriedade em seus discursos. Cada signo, ao seu modo, precisa ouvir o que o outro tem a dizer e todos estão atentos ao que o outro está transmitindo.

Pense sempre no Ar como algo volátil e atrelado ao intelecto e a comunicação. É uma energia que estimula a mente e dá força aos nossos pensamentos e a propagação de informações.

Agora que você já conhece melhor o elemento fogo na Astrologia, te convidamos a entender melhor sobre os 4 elementos e as influências que eles exercem em nossa personalidade

 

Categorias

O céu no momento...

terça-feira, 23 de abril de 2024 | 01:14